Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Membros

Quando eu era escoteiro, construíamos uma espécie de espiriteira-vela, que funcionava com parafina.

 

Com latinhas de atum, enrolávamos uma tira de papelão (de largura igual a altura da lata), colocávamos na latinha e preenchíamos os espaços com parafina derretida. Antes que secasse, colocávamos um paviozinho de barbante.

No acampamento, era só acender o pavio; em pouco tempo o papelão se incendiava e ia queimando junto com a parafina.

Dava para cozinhar arroz para quatro ou cinco pessoas com um desses e, se sobrasse parafina, dava pra apagar com um abafador e usar mais tarde.

 

Um pouco pesado e volumoso, mas uma boa alternativa para quem prefere algo mais seguro do que o álcool.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
O meu, eu fiz utilizando um daqueles jogos americanos, feitos com varetas de madeira. Ele é bem leve!! Acho que não chega a 100 Gramas.

Recortei no tamanho que queria, passei cola Pritt na madeira (cola branca achei que ficaria muito dura e não daria maleabilidade para enrolá-lo) e colei folhas de aluminio nele, para não queimar a madeira (com a parte opaca da folha de aluminio virada para a madeira, para não "Gratiná-la").

 

Renan, vi um esquema deste tipo não só para proteger a chama do vento, mas também para evitar a perda de calor da panela em locais muito frios (http://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1238). É feito um furo no meio da panela maior para encaixá-la no fogareiro, e a panela menor fica justa nesta, mas não muito para sobrar um espaço para oxigenar a chama. Estava pensando em fazer o mesmo para uma espiriteira feita em casa, com latinha de cerveja. Além de proteger a chama e evitar a perda de calor da panela, torna o uso mais seguro dentro da barraca (caso seja extremamente necessário). Assim que estiver pronto eu posto fotos pro pessoal conferir aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Galera, tenho uma espiriteira a alcool, R$ 10,00 e com uma dúvida: Coloquei a medida de 3 tampinhas de alcool e ele em 12 minutos (tempo q durou aceso) não ferveu 500 ml de água (esquentou bastante, formou até bolhas de ar no fundo da panela). Coloquei 4 tampinhas pra ver se duraria mais tempo aceso e durou os mesmos 12 minutos de fogo. O que poder ser? Como fazer para que ela permaneça acesa mais tempo e ferva a água? Como conseguiram ficar 35 minutos com ela acesa?

 

vlw....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Galera, tenho uma espiriteira a alcool, R$ 10,00 e com uma dúvida: Coloquei a medida de 3 tampinhas de alcool e ele em 12 minutos (tempo q durou aceso) não ferveu 500 ml de água (esquentou bastante, formou até bolhas de ar no fundo da panela). Coloquei 4 tampinhas pra ver se duraria mais tempo aceso e durou os mesmos 12 minutos de fogo. O que poder ser? Como fazer para que ela permaneça acesa mais tempo e ferva a água? Como conseguiram ficar 35 minutos com ela acesa?

 

vlw....

 

Roberto, tenta colocar no fundo da espiriteira, um pouco de lá de vidro. Mas cuidado que essa porcaria pode te fazer coçar todo!!

Ela vai absorver o alcool, que durará mais tempo.

 

 

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olha, já usei 2 tipos de espiriteira feita em casa, e já usei só um pote com álcool dentro, e até esse último ferveu a água tranquilamente (não tão rápido quanto os outros é claro). Mas sempre usando aquele álcool de posto. Eu não sei direito os termos certos mas pelo que vi ele dura mais e esquenta mais do que o álcool comum, então tenta fazer um teste com esse para ver se você consegue um resultado melhor.

Se der poste uma foto da sua espiriteira ai que fiquei curioso! hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bom, vou fazer o teste aqui com a panela maior. O álcool que usei foi o tradicional, de 92 (vírgula qualquer coisa) que se compra em supermercado, mas já havia testado também com etanol, tendo o mesmo tempo de queima. Alguém aqui também comentou sobre colocar estopa no fundo do fogareiro, é isso mesmo?

 

Vou tirar umas fotos....

 

vlw......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...