Ir para conteúdo

TRIP ANTIEGEMÔNICA À CHAPADA DIAMANTINA - 2014


Posts Recomendados

  • Membros

TRIP ANTIEGEMÔNICA À CHAPADA DIAMANTINA - 2014

 

Sempre que vou fazer um mochilão eu corro aqui no Mochileiros.com para pegar informações e sempre sou ajudado pelos bons camaradas daqui, então resolvi criar disposição para fazer o meu relato sobre a Chapada Diamantina, espero que ajude os próximos viajantes...

Bem, nossa viagem começa com a formação do grupo, fomos em 12, ressaltando que ninguém se conhecia, todos nós nos conhecemos através do mochileiros.com, formamos um grupo no WhattsApp, e só fomos nos ver no dia de começar a trip já no aeroporto de Salvador...

Estávamos divididos da seguinte forma:

Carro 1, que foi alugado em salvador: Edvane (BA), Eliza (SP), Rodrigo(RJ), Erika (DF) e Letícia(PR).

Carro 2, que é meu: Breno(PE), Cris(SP), Aline(RJ), Tacio(SP) e Bárbara(RJ)

O Fábio(BA) foi em sua moto e o Marcelo(PE) foi de bus para a chapada e lá fez alguns roteiros conosco e outros com agência.

Logicamente todos ganharam singelos apelidos conforme os dias passavam e a intimidade aumentava.

Todo o roteiro foi idealizado pela Edvane, que depois desta viagem já abriu uma agência e agora leva pessoas para a Europa no melhor estilo "aquela novela que tinha a morena"... Brincadeira, mas a Edvane foi a grande responsável por ter dado tudo tão certo!!!!!!!!!

 

DIA 1

Bem, iniciando o relato propriamente dito, nossa viagem começou em 01/08/2014, o encontro da turma ocorreu no aeroporto de Salvador na madrugada do dia 1 para o dia 2, já que todos estavam vindo de seus respectivos estados.

De cara já mostrei pra galera que tava no meu carro o que os esperava, já que eu não sou lá um bom motorista e meu senso de direção é tão bom quanto. Resultado, primeiros 40 minutos de viagem e nós já estávamos perdidos, mas enfim...rs

 

DIA 2

Chegamos a Lençois por volta das 11h da manhã e fomos direto para a pousada onde iríamos nos hospedar, a POUSADA DA HELIA, que fica próximo à rodoviária de Lençois. A pousada é muito boa, bem charmosa, agradável, com chuveiro quente e ar condicionado (só que não conseguimos ligar o ar), pagamos R$ 40,00 a diária, com café da manhã incluso!

Almoçamos em um restaurante self service no centro de lençois. Não lembro o nome do lugar, mas fica no bequinho próximo à pizzaria NATORE. Embora eu não goste muito de self service, eu gostei do lugar, boa comida, preço e atendimento bacanas!

Ainda no primeiro dia resolvemos ir para o Ribeirão do meio, já que é uma caminhada relativamente curta e estávamos todos muito cansados, pois estávamos viajando desde o dia anterior! Eu já havia ido ao ribeirão e levei a galera, mas é uma caminhada super fácil, qualquer pessoa sabe mostrar o caminho!

Chegando ao Ribeirão experimentamos o famoso escorregador natural. A Cris foi a que mais gostou da descida, e o Tacio foi o que mais gostou da descida da Cris!! rsrsrs Concorda Erika?!
Deu pra relaxar bastante e a turma não teve dificuldade para se integrar! Fábio, para forçar a amizade, aproveitou que na descida para o Ribeirão tem 2 pqlhocinhas que vendem algumas comidinhas e já pagou um caldo de cana para todos! 
 

Na volta para a pousada nós tivemos a ideia de irmos assistir ao por do sol no morro Pai Inácio. Começava aí uma verdadeira corrida contra o tempo. Eu e Edvane, que éramos os motoristas, tivemos q provar q sabíamos empurrar o pé no acelerador, já que o Pai Inácio fechava às 17h. Mas eu tenho um Gol e não um carro, ou seja, chegamos atrasados, mas com muita conversa o guarda nos liberou e conseguimos fazer a subida do morro, que eu avaliaria como leve e pode ser feita por qualquer pessoa, inclusive idosos e crianças. A entrada custa R$ 5!

Tudo valeu a pena, o por do sol, o friozinho e a união daqueles 11 desconhecidos tornou aquele momento inesquecível! O Pai Inácio, na minha opinião, deve estar em todo roteiro pela Chapada, pois é de fácil acesso e encantador!

A noite saímos para jantar no centro de lençois. Há diversas opções d restaurantes, bares e pizzarias, para todos os gostos e preços! Lençois tem uma estrutura bem bacana, com mercadinhos, farmácias, banco do Brasil, enfim...

DIA 3

No dia seguinte fomos para o Vale do capão, na cidade de Palmeiras, cerca de 80 km de Lençois. Lá fizemos a trilha da cachoeira da Fumaça. É uma trilha não muito difícil, dá pra fazer sem guia mesmo e não exige tanto preparo físico! Nem vou ficar falando o quanto os lugares são fantásticos, pois acabaria sendo muito repetitivo, quem quiser imagens dá uma olhada no facebook da galera da trip!

Na descida da cachoeira da fumaça comemos muitos dos famosos pasteis de jaca da chapada, pagamos R$ 3,50 por cada pastel e R$ 8,00 por cada jarra de suco! A Eliza teve que vender um rim para pagar os 8 pasteis que comeu, fora o suco!

Todos comidos (favor não pejorativar este texto) , fomos então para Conceição do Gatos, que fica a cerca de 15 minutos de carro do início da trilha da Fumaça. Lá chegando encomendamos nosso almoço na casa do Sr. Zezão e fomos para o banho na pequena cachoeira que fica na propriedade do próprio Sr. zezão, enquanto nosso almoço ficava pronto! A cachoeira é bem relaxante e o acesso se dá por uma trilha de 3 a 5 minutos. Mas o destaque mesmo foi o almoço. Comemos e bebemos à vontade de uma comida deliciosa, pagando R$ 22,00 cada, com direito a um licorzinho de limão para desgustação. Mas melhor que a comida foi o forró que rolou depois. Sr Zezão se garantiu no pandeiro e nós cantamos e dançamos MUITO! Destaque para este que vos escreve, que como bom sertanejo adora dançar um forró. E destaque MÁXIMO (em letras garrafais) pa Cris e seu passo quebra coluna, aplicado sem dó nos rapazes do grupo!!!! rsrs

Pronto! Depois desse momento já éramos todos melhores amigos de infância, o que não foi difícil já que a turma era esplêndida. Demos muita sorte...

Depois o pessoal do meu carro e o Fábio fomos até a vilinha de Caetá-açu, no Vale do Capão, que estava pouco movimentada, já que não era período de alta turística... Comemos, passeamos pela vilinha e compramos algumas lembracinhas...

Voltamos para a pousada e lá a maioria decidiu ir descansar, já que o dia já tinha sido bastante intenso. Porém, eu, a Aline, o Fábio e o Tacio resolvemos sair para beber(são 3 pinguços. Eu, porém, fui só por conta da amizade! rs) Bebemos em 2 barzinhos, onde também comemos e acabamos por terminar a noite no café bacana, tomando umas cervejas e programando o dia seguinte. O papo já fluia fácil...

Ah, neste dia conhecemos o Marcelo, que já estava na pousada da Helia!

 

DIA 4

Neste dia resolvemos dividir o grupo. O pessoal do carro 1 resolveu ir para Andarái para conhecer alguns lugares por lá e tbm já preparar nossa partida para o Vale do pati, que seria no dia seguinte!

O pessoal do meu carro, junto com o motoqueiro fantasma, também chamado de Fábio, e mais o Marcelo, fomos para a cachoeira do sossego, ainda em Lençois! Não é uma trilha fácil, nem do ponto de vista de localização nem do ponto de vista físico, porém eu já havia feito outras vezes e como o pessoal estava disposto, fizemos sem maiores problemas. Eu até pensei muito em virar guia e deixar essa onda de concurso público depois dessa experiência, mas a realidade que sou péssimo em se tratando de localização no espaço bateu a minha porta e eu logo desisti!! =(

A cachoeira do sossego é um espetáculo (como td na chapada) e demos sorte de ter pouca gente no dia em que fomos. conseguimos dormir, aproveitar a queda d'água, nadar no poço, curtir o visual maravilhoso e papear bastante!

No retorno ao centro de Lençois caiu a ficha que estávamos na rua, pois a diária na pousada da helia já tinha encerrado, então resolvemos já aprontar nossas coisas para o dia seguinte em que partiríamos para o vale do pati.  Compramos o que faltava e fizemos as malas ali no meio da rua mesmo, afinal, isso é mochilão, lidar com imprevistos, não ter vergonha de nada, ir fazendo com que as coisas dêem certo, isso faz a viagem ser legal, esses pequenos momentos são muito importantes!

Partimos então para Andaraí. Lá deixamos o carro na pousada e pegamos dois táxis para que nos deixassem em Mucugê, onde o restante da turma já estava! Ficamos em uma pousada bem confortável, creio que o nome era casa das pedras, por R$ 33,00 a diária, mas com um péssimo café da manhã, ruim mesmo!!!

Chegando a Mucugê já exaustos, tivemos a prova que realmente a intimidade já estava enorme. O tempo deu uma fechada e rolou a primeira briga coletiva. Os motivos só quem tava lá vai saber. As repercussões, choros e palavrões também vão ficar restritos ao grupo! Mas foi um momento importante pra nós tbm!!

Depois disso resolvemos eu, o Rodrigo, a Aline e o Fábio ir a um lugar pra esquecer o desentendimento anterior. Escolhemos então o cemitério!!! Simm, somos estranhos!! rsrs É o cartão postal de Mucugê, o cemitério bizantino, que fica há poucos minutos do centro, mas como já passava da meia noite fomos de carro! O cemitério tem uma iluminação bacana e é um lugar bem bonito, eu então na minha sagacidade pulei o muro (não sou vândalo, mas não tinha como não entrar) e fui ver por dentro, realmente um lugar bem legal!

 

DIA 5

Foi o dia da nossa saída para o Vale do Pati! Contratamos a trilha com um guia chamado Leo Serrão, que cobrou uma diária de R$ 50,00 por pessoa. Contratamos um carro que levou nós 12 até o povoado de Guiné, onde começaria nossa trilha. pagamos R$ 14,00 por pessoa do carro!

Iniciamos a travessia do Vale do Pati! Eu não vou descrever muito o pati pra não correr risco de me perder em delongas desnecessárias, já que sou APAIXONADAÇO por aquele lugar!

No primeiro dia passamos rapidamente pela igrejinha, onde tomamos umas cervejas (sempre elas, as cervejas). Passamos também pela cachoeira dos funis e por outras cachoeiras menores no caminho!

Nosso pouso foi na casa de André, um dos filhos de Dona Raquel. As diárias nas casas dos nativos custam R$90,00 com direito a café da manhã e jantar, que eram servidos na casa de dona raquel. A comida era deliciosa, e um banquete! Todos comiam à vontade e a comida, repito, era deliciosa, mas lógico que o cansaço e a fome davam um tempero especial!!

À noite rolou um violão e uma fogueira na casa de André!! Aquele lugar, com aquele céu estrelado, boa música e aquelas pessoas já tão especiais compuseram o cenário perfeito, mágico! E aqui entra em cena uma das personagens principais desta trip, A CATUABA!! O povo descobriu catuaba e foi paixão forte e à primeira vista! Bebemos MUITA, MUITA, MUita catuaba nestes dias de Pati. Surgiram então cantores, bailarinos, tocadores de cabaça, japonesas com olhos abertos, puxadores de quadrilha, tudo isso sob efeito daquela bebidinha doce que te deixa virado! enfim, a catuaba ganhou lugar de destaque!

Dormimos em colchões bem confortáveis na casa de André, onde o banheiro é precário mas bem limpo!

A água é hiper fria e à noite, assim como pela manhã cedinho, faz um friozão, mas tudo suportável, nada que tire a alegria de estar ali! Pelo contrário, essas coisas ajudam a dar um tom roots à trip!

 

DIA 6

Neste dia tentamos ir ao cachoeirão por cima! Levamos chuva o caminho inteiro! Um frio amuado!!! Quemdo chegamos lá não dava pra ver nada, tava tudo nublado! Não foi uma trilha digamos agradável, por conta da chuva e do frio, mas nada também que baixasse a bola da galera!

De volta à casa de André preparamos café, batida de maracujá e, é lógico, catuaba, muita catuba... Ficamos papeando perto do fogão de lenha pra espantar aquele frio, daí depois jantamos e curtimos um show exclusivo da banda "Os filhos de Raqué", que animou nossa noite e colocou todo mundo pra dançar forró!! Foi muito legal, mais uma noite inesquecível!

 

DIa 7

Neste dia o Marcelo e Edvane tiveram que voltar para Andaraí! O restante da turma foi então para o morro do castelo. Desta vez demos sorte, o dia estava lindo e conseguimos aproveitar toda a trilha e todo o visual do castelo, inclusive a caverna que existe no meio da trilha! repito, não vou ficar falando o quanto o lugar é lindo, eu só posso dizer uma coisa VÁ, VC NÃO VAI SE ARREPENDER, a vista é impressionantemente linda, fora a energia do lugar!

Voltamos para a casa de André, pegamos as mochilas e fomos para a casa de Jailson, na prefeitura! Lá chegando jantamos e começou então a jogatina! Uno e dominó esquentaram a noite, com direito até a desafio internacional de UNO, com Brasil x Espanha, onde fui derrotado na final por uma espanhola chamada Carmen!!!!! Por sinal, temos que falar destes 3 espanhois que conhecemos na prefeitura, uma galera muito gente boa ligada a movimentos sociais, que nos fizeram companhia até altas horas da madrugada!

 

DIA 8

Choro e lágrimas, era o dia de deixar o Vale do Pati, um lugar INCRÍVEL, que eu tenho certeza transformou um pouco a todos nós com sua energia, paisagens incríveis e com o contato e afeto que ele proporcionou entre aqueles destemidos mochileiros!

Saímos por Andaraí, pegando a ladeira do império, enorme por sinal, e a região insuportavelmente quente do ramalho, que dá acesso a Andaraí! Se preparem, Andaraí aparece e somo 52714574754 vezes, parece que nunca chega!

Chegamos mortos a andaraí e fomos fazer a coisa lógica a se fazer nesse momento, beber né?! rs

Seguimos depois para a pousada onde descansamos um pouco e depois saímos para comer no centro, coisa rápida... Na volta eu, Eliza, Tacio e Rodrigo ainda encaramos mais umas disputadíssimas partidas d uno, afinal era nossa última noite ao lado dessa menina incrível, mas com olho junto e viciada em jogos de azar que é a eliza, ela iria viajar para o sul da BA no dia seguinte!

 

DIA 9

Fizemos as malas e seguimos para o Poço azul, em Nova redenção! O lugar é bem turístico, isso me desagrada um pouco, prefiro lugares mais roots, mas é inegavelmente lindo! Fizemos flutuação, que custou R$ 15,00! O lugar é impactante de tão transparente e azul que é a água!

Partimos então para conhecer Igatu, e lá nos encantamos tanto pela cidade que resolvemos fugir do roteiro e dormir por lá mesmo! Passeamos durante toda a tarde e toda a noite por Igatu, um lugar cheio de coisas para ver e muito charmoso, que eu lhes garanto, tem que estar no roteiro de vcs.

 

DIA 10

Em Igatu o dono de um restaurante nos indicou 3 cachoeiras que valiam mt a pena conhecer, 3 quedas, Cristais e cacheira da Fenda. Diante disto resolvemos nos dividir novamente, quando então a Vane, Erika e Leticia seguiram para Ibicoara para conhecerem a cachoeira do Licuri, e enquanto isso Eu, Rodrigo, Aline, Barbara, Tacio, Cris (meu carro já tinha virado uma van), e também o Fábio, fomos conhecer as 3 cachoeiras. Contratamos um guia por R$ 20,00 por pessoa, o nome dele é Martin, gente finíssima, morador de Igatu, que foi muito paciente conosco e muito agradável! O passeio valeu muito a pena, as cachoeiras são muito lindas e com poços ótimos para se nadar!

Da trilha fomos direto para Ibicoara. Conseguimos uma pousada na entrada da cidade por R$ 30,00 por pessoa, a pousada é boa, só não foi mt bom o café da manhã, mas deu pra saciar legal!

A esta altura eu, que havia saído de Araripina-PE, batia a marca dos 3000 km rodados!

 

DIA 11

Contratamos 2 guias, o Marcone e o Wilians, pra nos guiarem nos passeios que faríamos em Ibicoara. O primeiro deles foi a Cachoeira do Buracão!! Fizemos um trecho de carro, atravessando rio e tudo. Meu golzinho 1.0 nunca me deu tanto orgulho!!! A cachoeira é FANTÁSTICA! Uma queda d'água absurda, um visual que Deus se inspirou bem pra fazer!

Os guias nos levaram para ver a cachoeira por baixo e por cima!

Chegamos a ibicoara já a noite, novamente exaustos, mas extasiados com tanta coisa boa! Ibicoara é meio ruim de lugar pra comer, e nós resolvemos então ir a um restaurante mais afastado do centro, creio que é kabana de alguma coisa, confesso que esqueci o nome! A comida tava muito boa, pagamos cerca d R$ 30,00 por pessoa, eu comi um estrogonofe de cogumelos! O lado ruim foi que demorou UMA ETERNIDADE para sair a comida!!!

 

DIA 12

O dia começou com a despedida de um dos caras mais legais e de um grande amigo que essa trip me trouxe, o Fábio... Uma amizade pra se levar pra sempre, com certeza!

Saímos para a trilha da Cachoeira da Fumacinha! Fomos acompanhados pelos guias! Uma parte do roteiro se faz de carro, que ficam estacionados na entrada da trilha. É seguro, tem um rapaz que tem uma casa em frente e olha o carro! É uma trilha de média a difícil, são 9km. O que ninguém imaginava era a grandeza do que nos esperava!

A Cachoeira é fantástica, me rendeu uma das fotos mais lindas da minha vida (vide meu FB), créditos para meu amigo Tacio, um cara com uma sensibilidade ímpar para fotografar!

O poço da fumacinha é hiper gelado, tem que tá muito disposto para encarar, mas pra quem já tinha até pulado muro de cemitério... Eu não queria deixar passar nada, nada mesmo, então resolvi pular e ir até embaixo da queda!! Digo sem medo, aquilo é uma experiência com Deus incrível! Aquela imagem, seu corpo adormece, se vc se deixar levar pela energia daquilo tudo, vc vai longe dentro dessa exepriência...

Acampamos na trilha! Foi uma das noites mais incríveis da viagem, não só pra mim, mas pra todos... Fizemos uma fogueira, cozinhamos nosso jantar, comemos todos juntos e depois ficamos ao redor da fogueira! O banheiro (buracos no chão) geraram polêmica, menos para o Rodrigão que tava adorando o clima roots e fazer cocô no buraco!!!

Algumas pessoas foram dormir, mas eu resolvi esperar a lua sair por trás das montanhas e chegar até uma pequena cachoeira que havia ali perto! Foi um dos momentos mais lindos da minha vida, só que isto não é assunto pra este relato. Essas experiências pessoais são indescritíveis!!!! só o que posso dizer é que devemos buscá-las a todo custo, pois são transformadoras!!!!

 

DIA 13

Ficamos curtindo a cachoeira que havia perto do nosso acampamento e depois fizemos a trilha de volta! Aline quase não chega viva, depois de 4 quedas e um início de afogamento!! rsrs

A melancolia já tomava conta, afinal era nossa última noite juntos!

 

DIA 14

Pegamos a estrada de volta para Salvador! Lógico não dava pra ser tranquilo, né? Pegamos a estrada errada! A reforma na pista causou Filas inerminaveis de carros nas estradas interditadas. Pegamos um monte de atalhos que davam e outros que não davam certo. Mas ficou tudo bem no final, chegamos a tempo ao aeroporto de Salvador.

 

Bem, esse é meu relato! Lógico que texto nenhum vai expressar a grandeza do que foi estar nesses lugares, mas dá pra tirar uma ideia que posa ajudá-los! Qualquer dúvida pode entrar em contato comigo pelo meu face que ajudarei no que puder!

 

Pode programar sua ida á Diamantina, vc não vai se arrepender, é uma experiência única, para e em todos os sentidos!!!

Meus companheiros de viagem MUITO OBRIGADO, Erika, Eliza, Cris, Rodrigo, Fábio, Marcelo, Edvane, Barbara, Tacio, Leticia e Aline, vc foram fantásticos, cada momento com vcs foi único! Vlw por dividirem comigo um pouco de suas vidas!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...