Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trip no Viaduto 13- Vespasiano Correa/ RS

Postado
  • Membros

]Vou deixar aqui o relato do meu dia no Viaduto 13 em Vespasiano Correa /RS.

Em primeiro lugar, deixa eu contar um pouco a história do lugar...

"O Viaduto do Exército, conhecido também como Viaduto 13, é a denominação dada a um viaduto ferroviário existente na Ferrovia do Trigo, a EF-491, no trecho entre os municípios de Vespasiano Correia e Muçum, no Rio Grande do Sul

A denominação 13 tem sua origem no fato de ser o 13º de uma sequência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum, conhecida como a "Princesa das Pontes"

Foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro durante a década de 1970, tendo sido projetado desde o final da Segunda Guerra Mundial, pela empresa Serviços de Engenharia Emílio Baumgart (SEEBLA). Com seus 143 metros de altura e 509 de extensão, foi inaugurado pelo então presidente Ernesto Geisel em 19 de agosto de 1978, e é tido como o maior viaduto ferroviário da América Latina e o segundo mais alto do mundo, superado apenas pelo Viaduto Mala Rijeka, em Montenegro, de 198 metros de altura."

download.jpg.ec02a0fa511bd83ea6f3ed6939400503.jpg

Vamos lá:

encontrei na net um grupo de POA que organiza trilhas e no site deles vi essa para o viaduto 13 (http://www.triptri.com.br).

Fiz o pagamento de R$ 59,00 que foi referente ao Transporte, um ônibus bem confortável.

Fui sozinha para a Trip, nos encontramos no posto da PUC em Poa e saímos exatamente as 06:00 de lá.

Chegamos em Vespasiano Correa as 9:30, e iniciamos a trilha até o V13.

Lá em cima tinha uma equipe de rapel que esperava quem quisesse se aventurar a descer os 143 metros da ponte!

Para subir até o V13, fomos caminhando em trilha. Da +ou- uma meia hora de caminhada. Da para ir de carro também, a estrada é boa, mas nada se comprara a ir entrando no clima do lugar!

Como disse, tinha a equipe do rapel esperando os aventureiros; Foi minha 1º vez e só tenho uma coisa para dizer "FARIA TUDO DE NOVO".

a Equipe do Jacaré da Montanha (http://jacaredamontanha.blogspot.com.br/2013/06/rapel-viaduto-13-as-fotos-ja-estao-no.html) foi super atenciosos comigo e com os outros tripeiros ali presentes. Muitos eram a 1ª vez também. Mostraram e nos passaram muita segurança para descer.

10592706_947615695254334_5746714828917969970_n.jpg.487acb79cbbcb2bb896d9263bf91b0dd.jpg

Tive algumas dificuldades com a corda, porque ela era pesada e não tinha força nos braços para puxa-la, mas depois de algumas tentativas foi.

143 metros de muita emoção, paz e contato com Deus! Tu viaja para um lugar que nem você acredita! Siimm, esse é o poder da natureza!

10552498_10201547911420137_2736357876453180803_n.jpg.1b047fbf00931276c77e937adc76970f.jpg

Demora em torno de uns 15 a 30 minutos, dependendo da tua habilidade. No meu caso foi 30min! ehehe

Em baixo tem umas cantinas onde o pessoal residente vende lanches, bebidas...

Eu havia levado alguns lanches me acomodei num canto e almocei.

Descer foi fácil né!? Mas agora tinha que subir tudo de novo e fazer as trilhas nos trilhos do trem!

Conheci um pessoal bem legal no almoço e compartilhamos nosso sentimento no rapel. Nos reunimos e fomos fazer as trilhas juntos!

DSC03802.JPG.b59a40f343c0a6894f84a04247b05c9f.JPG

Isso que é o mais legal nessas trips, tu conhece um pessoal que está ali pelo mesmo motivo que você, que colocou uma mochila nas costas e foi sem saber o que esperavam!

Novamente subimos até o V13, meia hora de caminhada no sol quente pra caramba! (Recomendo levar muito protetor solar e água).

Fizemos 2 trilhas, a 1ª foi nos trilhos suspensos e a 2ª nos tuneis;

1ª tilha- Trilhos sem proteção- Caminhamos 1 hora até chegar na ponte sem proteção.

Quando falo assim, é porque nela não existe proteção mesmo! hehe

Entre os trilhos, meu pé cabia completo, e nos lados não tinha algo que pudêssemos nos segurar.

Fiquei meio apreensiva no começo porque era um tropeço e deu... 143 metros pra baixo!

Fui bem na calma. É uma sensação de tensão, mas ao mesmo tempo você quer fazer aquilo!

10610600_10201548268469063_5749394226730131605_n.jpg.e76ee9c3f7bfe441b314a7417e3a7045.jpg

Depois de atravessar tu vai sentir aquele sentimento de "Consegui"... é muito bom!

Descansei um pouco e tive que voltar pelos trilhos de novo, sem proteção!

Caminhamos novamente até a 2ª trilha..

2ª trilha- Nos túneis- Para fazer essa trilha deve levar lanterna, porque é muito escuro dentro dos túneis e se vai levar a lanterna do celular, certifique-se que está bem carregado. Nessa trilha levamos umas 3,5 horas (ida e volta).

Novamente recomendo muita água, pois a caminhada é longa.

DSC03789.JPG.22055640814d59c20abe1505e4fa105a.JPG

Seguimos a trilha no escuro, só com as lanterninhas e vontade de chegar até a cachoeira que lá tem.

Passamos por 2 tuneis longos e bem escuros e por 2 mais curtos e que conseguíamos ver a luz do fim do túnel hehe

DSC03805.JPG.25cdf8cebad002b19916d69ed3e30858.JPG

O Tiago, quem organizou a trip, nos falou sobre a existência do trem de carga e nos orientou para que tivéssemos cuidado caso ele passasse.

O que ele não esperava e nem nós, é que naquele dia o trem ia passar!

Tínhamos saído do 3º túnel e em questão 1 min escutamos um barulho de buzina e umas luzes vindo de dentro do túnel.

Quando vimos que era o gigante chegando, o cansaço, as dores nos braços e pernas sumiram! A adrenalina foi la em cima e nos atiramos no mato ao lado do trilho!

Pensa em pessoas felizes em ver o trem passando! Pareciam 5 crianças, que não sabiam o que faziam, se gravavam a passagem do gigante de 60 vagões ou se tirava foto ou se apenas olhava!

DSC03842.JPG.2908f7237cd0ae9733f5c467a8af7dcb.JPG

Tivemos sorte de já ter saído do túnel quando o trem passou, mas caso estivéssemos dentro do túnel, a orientação era se encostar na parece de braços abertos! #tenso né!?

Enfim, voltamos a caminhada a procura da cachoeira...

Na entrada do 5º túnel la estava ela...

Do lado do túnel tem uma pedra bem escorregadia que leva a cachoeira. Tem que cuidar para não escorregar, mas é tranquilo e vale a pena!

Todas energias renovam ao ver aquela queda d'água que tu olha e parece não ter fim...

DSC03863.JPG.dbe7657bb7e2aea768398b2e76324e9f.JPG

Nosso ônibus partiria as 18:00 então tivemos que voltar tudo de novo no rapidão!

Quando voltamos estava tão cansada que dormi o caminho todo até POA.

Recomendo o passeio para todo mundo! É um superar limites ! É um "estou com medo, mas vou igual" !

Tem lugares tão maravilhosos tão próximas da gente e que não temos nem noção da total magnitude!

Espero que tenham gostado!

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.