Ir para conteúdo

Barra Grande setembro 2014


Posts Recomendados

  • Membros

Viajei sozinho para passar algums dias por lá. Cheguei a Ilhéus de avião por volta de 13hs (Azul).

Peguei um táxi no aeroporto para a rodoviária (R$ 27). O motorista me disse que é comum pessoas se juntarem no aeroporto e alugarem um táxi direto para Barra Grande, que sai a cerca de R$ 250. Disse também que eu provavelmente não conseguiria lugar no ônibus das 14hs, para camamu, e que deveria ter comprado pela Internet com antecedência. O ônibus tinha lugar. É da Águia Branca, que vem de Itabuna para Bom Despacho. Custa uns 20 reais. E entra em Itacaré antes de ir a Camamu.

 

Cheguei a Camamu perto das 17hs e parece que é o último horário da lancha rápida. Existe um barco lento, que leva umas 2 horas, mas só sai uma vez por dia, se não me engano às 12h. É mais barato e pode ser uma curtição. Mas já no desembarque havia uns caras nos conduzindo para a lancha. E depois soube o porque: representam o serviço de uma associação local, mas me cobraram 30 reais, quando pela Camamu Adventure, uma empresa mais confiável é 25 reais.

 

A viagem é rápida (meia hora) e bonita. Como prefiro ficar em hostel encontrei o único que lá tem, aberto há dois meses. Ganga Zumba (procurem no Face, Booking ou Hostelworld). Gostei muito, é rústico, e parece que se está na casa de um parente. O dono, Angelo, é muito gente boa, te trata como um amigo, e conhece tudo por lá. O preço no dormitório é 30 reais. Uma suite para casal é 80 reais. Mas isso é preço de baixa temporada, sem café da manhã. Mas como tem cozinha aberta e mercado junto, não é problema. Fica bem perto da praia mas a uns 500m do centrinho, também não vem a ser um problema.

 

O problema nessa minha viagem é que fechou o tempo. Todo o período em que estive o sol aparecia pouco e era a toda hora substituído por chuva. Pior é que o vento sul acabou com a visibilidade na maior atração da região, as piscinas naturais de Taipu de Fora. Mas a região é tão bonita que mesmo assim valeu muito a pena.

 

Recomendações:

 

- andar pelas praias; Taipu de Fora é bem longe, mas se pode ir lá por jardineiras (10 reais); à esquerda do pier anda-se até a embocadura do rio Carapitanga, com bares na beira da praia; estava muito deserto e assim se podia tomar banho pelado (uma delícia, quem nunca experimentou devia fazê-lo); à direita do pier vai-se à ponta do Mutá e depois Três Coqueiros e Bombaça;

 

- comida: Gravatá, muito saudável, saladas, 32 reais o quilo; Fonte dos Frades (Badaró), PF bem servido a 20 reais se peixe, mais barato se carne ou frango; Cravo e Canela, bufê a 15 reais, no dia em que fui só tinha feijoada, mas foi bem recomendado, quando é dia de movimento tem mais variedade e peixe a 20 reais; Acarajé da Maria, muito bom, a 5 reais;

 

- toma-se excelentes sucos (de cacau é uma delícia) a preços incríveis, tipo 5 reais a jarra;

 

- passeio nas ilhas: pega-se um barco, a 30 reais e vale bem a pena; o nosso parou na ilha do Sapinho para almoço e comi um casquinho de aratu excelente (10 reais) e agulhinhas fritas (fracas);

 

- alugar um quadriciclo: para ir mais longe; fui a Taipu de Fora, Lagoa do Cassange e Farol, um belo passeio; custa 80 reais pelo dia todo; só tem um problema, pela condição dos caminhos, pula mais que cabrito...

 

Na volta eu tinha um voo para Salvador às 14:45. Descobri depois que não há ônibus de Camamu para Ilhéus pela manhã. E o de tarde chegaria depois de meu vôo. Assim abandonei esse vôo e voltei no ônibus da 10h para Bom Despacho e tomar o ferryboat para Salvador. Problema, o ônibus - sempre Águia Branca - devia chegar às 13:45 a tempo de pegar o ferry das 14h. Mas, qual, o ônibus chegou após as 15h! Tive que pegar o ferry das 16h, chegando a Salvador às 17h, já começando a hora do rush... Mas a viagem de ônibus - que é semi-leito e custa 30 reais - é muito agradável, mesmo durando mais de 5 horas.

 

Espero voltar lá em outra época, passado o período de chuvas, que se encerra por agora. Atenção que no verão os preços sobem muito. O quadriciclo pode chegar a 250 reais!

 

Em suma, é uma região paradisíaca, que vale muito a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...