Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 21
- Visualizações 16k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
betodbf 13 posts
-
Suzy Turista 2 posts
-
Bruna M.Correard 1 post
-
Perriraz 1 post
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
DIA 02 Circuito das cavernas (12km; nível moderado; 8h; R$30/pessoa a taxa de visitação, fora o guia) + mirante do centro geodésico Primeira parada do dia – mirante do centro geodésico. Consegui
Vi poucos relatos dessa região aqui e em outros sites. Pra quem quer conhecer, aqui vai detalhes de viagem à região da Chapada dos Guimarães e Bom Jardim – MT
Informações:
1. O fuso horário de Cuiabá é 1h a menos de Brasília.
2. “Chapada dos Guimarães” é o nome da cidade base pros passeios e também é o nome do Parque Nacinal. O nome da cidade tem origem da cidade de Guimarães, em Portugal.
3. Junho e julho na chapada é mais frio, tem mais dias com neblina, pode atrapalhar em alguns passeios ou dar uma vista interessante de cima do morro de São Jerônimo.
4. Bom Jardim (BJ) é um distrito da cidade de Nobres, mas não precisa ir a esta pra ir até aquela.
5. Em BJ, a melhor época pra conhecer é de maio a setembro – fora das chuvas.
6. Um passeio muito procurado em BJ é o Aquário Encantado e é mais cheio nos finais de semana. Na semana é mais tranqüilo fazê-lo.
7. Farofa de banana, ventrecha de pacu (frito, é um pedaço com 2 a 3 espinhas grandes do peixe) e bolo de arroz são pratos típicos da região.
8. A maioria dos passeios é necessário guia; nas propriedades privadas paga-se também uma taxa de entrada.
A viagem pra Chapada começa saindo de SP dia 04/08/14 às 16:55 pela gol, chegada em Cuiabá pelas 18:05. Reservei um carro na Avis (no site, eles dizem que você pega o carro no aeroporto, mas eles não tem stand no aeroporto; tive que ligar pra eles me pegarem lá). O escritório deles fica PERTO do aeroporto, que fica em Várzea Grande, do lado de Cuiabá. Em volta do aero, muita obra inacabada – efeito copa... Pedi na reserva um novo Uno, é mais alto pra andar fora de estrada, mas chegando lá... não tinha uno. Fui de gol 1.0 – também é alto, quase deu conta do passeio, leiam o pq mais na frente. O GPS foi certinho pro hotel – Intercity Premium Cuiabá. Muitos hotéis ainda caros.
Dia 01
Circuito das cachoeiras (6,8km; nível moderado; média de 5h; sem taxa de entrada) + Mirante Alto do Céu (1,3km; nível fácil; 1h; entrada de R$10)
De Cuiabá pra Chapada dos Guimarães são 68km, pela MT-251. Há um balão (que vai pra usina do Manso) após os primeiros 14km que virando à esquerda vai pra Bom Jardim e direto vai pra Chapada. Meu guia lá foi o Amorésio (tel. 65 9604-1981/9259-8680; e-mail amoresio@yahoo.com.br), pessoa simples, extrovertida, também é artesão, conhece fauna, flora e formação geológica local. Combinei de me encontrar com ele às 8:30 na praça principal da cidade, mas me enrolei na saída de Cuiabá e fui chegar lá pelas 9. Ele já estava me esperando com o Carlos, também turista, paulista, que iria fazer os mesmos passeios que eu nos 3 primeiros dias. Juntaram-se a nós a Jô, de floripa, e a Nicole (inglesa, mas de português fluente). Passamos primeiro na cachoeira Véu de Noiva, cartão postal da chapada, entrada gratuita. Apenas contemplação, é vista de cima. A visitação e banho embaixo dela foram proibidos há vários anos após a morte de um turista lá. Ficamos um tempo pra fotos e fomos pra entrada das cachoeiras. Pelo circuito são um total de 7 (que pra mim, ficam em 6, pois a última nós só vemos a parte mais alta; não vemos ela de frente): 7 de setembro, Sonrisal, Pulo, Degrau, Prainha, Andorinhas e Independência. Num sol quente, o banho refresca bem a caminhada. A mais bonita pra fotos achei a das Andorinhas. Levem um lanche pra substituir almoço se forem fazer outro passeio depois desse. O pôr-do-sol fomos para o Alto do Céu (Jô e Nicole não foram), onde vemos os paredões, o morro de São Jerônimo, uma elevação rochosa chamada Ninho das Águias (não tem águia aqui na América do Sul; a maior ave de rapina local é o gavião real, que é quem faz o ninho por lá) e bem ao longe, avista-se os prédios de Cuiabá. Só fui me instalar na pousada no fim do dia. Fiquei na Pousada Villa Guimarães – muito confortável, no centro, café da manhã excelente (o chef, Salomão, é espanhol, e sempre tem um prato diferente que ele faz na hora), mas tem um custo mais alto. Tem outras opções mais em conta e também tem áreas de camping na cidade. Jantei um espetinho completo muito bom e farto por preço acessível – se não me engano entre 15 e 20 reais. Esqueci o nome do local, mas lá na praça é cheio de pontos que vendem espetinhos.