Ir para conteúdo

Compartilhando meu Projeto de Vida - Viver e Trabalhar Viajando


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Brother, essas duas viagens com 18 anos foram realmente sensacionais. Eu era um molecão sem a menor noção da vida e fui sozinho pra países árabes, com uma cultura totalmente diferente. Foi um aprendizado espetacular! Na Am do Sul viajei com mais 2 amigos, o que foi um pouco mais tranquilo. Hoje em dia prefiro viajar sozinho, entro mais em contato com o lugar e fico mais aberto a conhecer novas pessoas, mas não dispenso uma viagem com boas companhias jamais.

 

Seu projeto de vida está numa etapa muito boa, ir para a Itália, conhecer uma cultura diferente, um povo diferente, se deparar com um arquitetura totalmente nova. Assim é o jeito ideal (na minha opinião, obviamente) para se inserir no mundo das viagens, e aos poucos você vai vendo se uma volta ao mundo ou uma viagem sem data para volta é o que quer mesmo. É bom deixar claro que eu não sou contrário às RTW ou viagens por tempo indeterminado, admiro muito quem as faça, mas não é o que quero pra mim hoje. Veja bem, HOJE; daqui a alguns anos pode ser meu maior sonho, inclusive a maioria dos viajantes de RTW fazem essas viagens no final dos seus 20 e início dos 30.

 

Boa sorte aí nessa viagem pra Itália.

 

Valeu!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Bah BITY obrigado pela atenção e pela opinião, conversar com uma mente aberta e compreensível que enriquece as pessoas.

E aliás cara, você já viajou para onde e qual teu próximo destino?

 

Então, André...

minhas viagens pelo Brasil estão ficando muito repetitivas, mas devido a minha falta de planejamento das trips e não pela falta de diversidade do país que é muito grande neste sentido. Chega um determinado momento que você precisa estudar e planejar melhor as viagens. Seria como observar um objeto. A uma distância muito grande você não vê nada, o mesmo ocorre se você o colocar na ponta do nariz. Delimitar adequadamente o roteiro ou o local a ser visitado é mais importante que visitá-lo. Um bate volta, como observo muitos "gringos" fazerem, para mim, tem pouco utilidade. Por outro lado, ficar muitos dias num só local torna a trip entediosa. Trips com muitos deslocamentos são caras e cansativas e viver na estrada é perigoso e insalubre.

Um olhar diferente para determinados locais se torna interessante, agrega valor à viagem.

 

Por isso, eu estou fazendo um curso de fotografia e vídeo (no Senac) pensando em agregar valor às viagens.

Minha viagem aos desertos da Bolívia, ao Atacama e à Machu Picchu,em meados deste ano, já foi feita com a Gopro e câmera profissional, porém ainda sem conhecimento técnico de foto e vídeo.

Agora em Dezembro, farei viagem ao Sul da Bahia, com um pouco de conhecimento destas técnicas. Não curto muito praia, a menos que seja deserta. O mesmo ocorre com relação à ilhas. Porém, farei Itacaré, Morro de São Paulo, Boipeba, Canavieiras e Belmonte para diversificação de roteiros. Mesmo porque curto muito acampar, ver o luar e o pôr do sol; passeios semelhantes a este eu fiz no início do ano, porém eu acho o interior e litoral de São Paulo muito iluminados para luar e muito lotados para acampamento. Talvez em Canes e Boipeba eu encontre condições melhores.

Para 2015, estou planejando uma viagem para a Europa no meio do ano (sem roteiro definido) e Buenos Aires. A Eurotrip será uma viagem que demandará muita pesquisa, vez que fujo um pouco das grandes metrópoles. Talvez seja uma reação a forte influência que sempre tive de São Paulo.

O que me atrai nas cidades globais é a urbanização da pobreza, a periferia e os moradores de ruas, características bem mais marcantes em nossas cidades que na Europa. Entretanto, talvez retratar estes aspectos nas cidades de lá, sirva como contraponto.

Ainda, que digam que grandes cidades nunca adormecem, passar a noite na “rua” e observar o acordar de uma grande cidade de um ponto estratégico (ponte, mirante, etc) muito me fascina.

No Brasil, refazerei o caminho real, no mesmo trajeto feito por Felipe Cerquize, mas me abstraindo, por limitações óbvias (risos), da visão poética retratada por ele no seu livro. Gosto muito deste roteiro, porque ele me permite uma visão segundo a formação histórico econômica que adquiri na Universidade. Porém, não sei se estarei disposto a reviver este período.

 

Se esta viagem não vingar, farei um roteiro pelo sertão nordestino com veículo 4x4. Se o caminho real é o caminho por onde passou a riqueza (semelhante à Potosi, na Bolívia), o sertão nordestino é, em grande parte, onde a riqueza nunca chegou! Retratá-lo em preto e branco seria grandioso, porém encontrar a beleza e as cores, em regiões inóspitas parece mais desafiador. É com este último olhar que um dia farei este roteiro. Porque é fácil encontrar beleza e inteligência em locais ricos, mas o que me motiva é encontrar sabedoria, generosidade e simplicidade nos locais humildes.

O que é um país senão um povo e sua cultura? O nosso, a meu ver, está aí nestes locais que ainda não conseguimos descobrir, resgatar e valorizar.

 

Pelo que li, após minha primeira postagem, você está mudando (com um amigo) para a Itália.

Nestas condições e com todo o planejamento que você está fazendo, não tem como dá errado. No mais é só pesquisar muito, conhecer a comunidade brasileira lá para pegar mais informações,

talvez visitar o consulado brasileiro mais próximo de onde você fixará residência.

Sou da opinião do João, de que você deveria fazer desta viagem uma experiência e não uma decisão de vida, ou seja, você deveria fixar um período para ela, por exemplo, um ano. Tentar atrelá-la à faculdade que você faz aqui no Brasil. Um intercâmbio com alguma faculdade da Itália ou Europa seria muito proveitoso.

Em decisões como esta na vida, muito vale o ensinamento de Nirgil Thompsom: “Tente por três vezes algo que você nunca fez. Primeiro, para superar o medo. Segundo, para aprender. Terceiro, para saber se gosta.”

 

A saudade da família e amigos, num primeiro momento, é muito grande. E hoje, com todos os recursos de comunicação, este problema está bastante minimizado. Seja qual for o caminho que você siga, com certeza o seu crescimento pessoal, em todos os aspectos, deixarão confortados, aqui no Brasil, todos aqueles que te amam.

Sucesso!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Adorei o seu tópico!

Eu sou casada e te digo que mesmo quem tem família pode sonhar com uma vida assim.

Trabalho em casa com o meu Amor (design) e temos planos parecidos com os seus, estamos encaminhando um negócio que será administrado 100% pela net.

O negócio é rentável e vai consumir muito do nosso tempo, com a vantagem de que pode ser administrado de qualquer parte do país ou do mundo.

Meus planos não são tão aventureiros, ainda teremos nossa casa e tal...

Muita sorte e não desista do seu sonho.

Link para o comentário
  • Membros
Brother, essas duas viagens com 18 anos foram realmente sensacionais. Eu era um molecão sem a menor noção da vida e fui sozinho pra países árabes, com uma cultura totalmente diferente. Foi um aprendizado espetacular! Na Am do Sul viajei com mais 2 amigos, o que foi um pouco mais tranquilo. Hoje em dia prefiro viajar sozinho, entro mais em contato com o lugar e fico mais aberto a conhecer novas pessoas, mas não dispenso uma viagem com boas companhias jamais.

 

Seu projeto de vida está numa etapa muito boa, ir para a Itália, conhecer uma cultura diferente, um povo diferente, se deparar com um arquitetura totalmente nova. Assim é o jeito ideal (na minha opinião, obviamente) para se inserir no mundo das viagens, e aos poucos você vai vendo se uma volta ao mundo ou uma viagem sem data para volta é o que quer mesmo. É bom deixar claro que eu não sou contrário às RTW ou viagens por tempo indeterminado, admiro muito quem as faça, mas não é o que quero pra mim hoje. Veja bem, HOJE; daqui a alguns anos pode ser meu maior sonho, inclusive a maioria dos viajantes de RTW fazem essas viagens no final dos seus 20 e início dos 30.

 

Boa sorte aí nessa viagem pra Itália.

 

Valeu!

 

Me desculpe a demora em responder, precisei finalizar a faculdade e agora ela já está devidamente trancada :D

 

Que demais cara, não sei nem o que esperar da viagem porque não tenho outra experiência que me diga como isso vai poder ser (apenas uma viagem ao Paraguai e Uruguai, mas que não chegam nem perto da mesma proporção). Um dos meus sonhos é viver essa experiência de estar nos países árabes também, quero que minha maneira de pensar seja desafiada em cada viagem então vou tentar me tornar o mais "nativo" possível de cada lugar que eu estiver, isso que realmente proporciona uma experiência única quando tu conhece lugares ou pessoas diferentes. Aliás, ganhei de aniversário esse livro aqui que é muito sensacional, traz muito essa ideia de experimentar viver como se fosse nativo em cada lugar da Europa, recomendo demais cara!

 

?pro_id=3868953&qld=90&l=370&a=-1

 

Siim cara, concordo plenamente que o cara tem que sempre levar em consideração a mudança de pensamento, de fato hoje isso é o que eu quero fazer com minha vida, mas quem sabe de acordo com os próximos anos vou me remodelando e me encaminho para outra coisa que seja diferente do que penso hoje.

 

Seria como observar um objeto. A uma distância muito grande você não vê nada, o mesmo ocorre se você o colocar na ponta do nariz.

 

Bah BITY, sensacional tua analogia, já tinha parado pra pensar nesse aspecto da coisa toda, mas com uma analogia bem feita sempre fica muito mais claro as coisas, muito útil teu conselho. Realmente, eu to utilizando toda minha energia todos dias pra fazer esse projeto alavancar, e como eu tava falando com o meu amigo, a gente nunca esteve tão certo de que era isso que queria fazer na vida. Me sinto muito "vivo" cada dia que acordo, realmente sou outra pessoa, mesmo se eu não fosse (o que não é uma opção), só o que até agora eu mudei com essa atitude já valeria a pena a viagem. Sem brincadeira.

 

Cara que sensacional tu estar correndo atrás de agregar valor as tuas viagens através da fotografia, tenho um grande amigo meu que trabalha com cinematografia e admiro muito meesmo o trabalho e a paixão que ele tem. Espero que isso você também tenha essa chama dentro de ti que vai te fazer gastar cada gota de suor pra conseguir as melhores fotos. E se de alguma maneira eu puder ajudar seja onde eu estiver, pode contar comigo (seja com estadia onde eu estiver, dicas, qualquer coisa), seria muito legal te conhecer. Um dos princípios que me norteiam é que a nossa rede de parcerias é a ferramenta mais forte pra agregar valor a quem a gente é, então estou sempre disponível aí para o que vocês precisarem e eu possa ajudar.

 

Pelo que li, após minha primeira postagem, você está mudando (com um amigo) para a Itália.

 

Sim, nós estamos estruturando toda viagem junto. Nosso sonhos seguem um caminho paralelo, então a gente tá unindo forças pra conseguir fazer isso dar certo pra nós dois. Toda semana a gente tem estipulado um objetivo pra cada um de nós e um objetivo "coletivo", então toda semana a gente tá garimpando e construindo muita informação, a viagem já tá nos trilhos. Quando eu tiver algum tempo confortável eu compartilho essas informações de alguma maneira bem bacana pra vocês também poderem aproveitar o que a gente tá conseguindo encontrar (por exemplo, já estamos começando a falar italiano, pretendemos no final de janeiro já conseguir conversar razoavelmente).

 

Adorei o seu tópico!

Eu sou casada e te digo que mesmo quem tem família pode sonhar com uma vida assim.

Trabalho em casa com o meu Amor (design) e temos planos parecidos com os seus, estamos encaminhando um negócio que será administrado 100% pela net.

O negócio é rentável e vai consumir muito do nosso tempo, com a vantagem de que pode ser administrado de qualquer parte do país ou do mundo.

Meus planos não são tão aventureiros, ainda teremos nossa casa e tal...

Muita sorte e não desista do seu sonho.

 

Que demais Maria! Me interesso muito em conhecer a história de vocês que levou a escolherem esse caminho, não é uma escolha fácil de tomar então com certeza tem todo um porquê e muitas histórias por trás haha

 

E se o seu negócio é pela internet quem sabe eu posso lhe auxiliar de alguma maneira, se tiver alguma coisa pode me pedir/perguntar.

 

Obrigado a todos pelos desejos de sucesso e desejo a todos o dobro!

Nós somos o único representante do nosso sonho na face da Terra, temos que correr atrás se não ninguém vai fazer isso por nós ::cool:::'>

Link para o comentário
  • Membros

Cara esse deve ser o melhor tópico de discussão queja li aqui! Sou do sul como vcs (floripa), levava uma vida normal até o começo deste ano, estudando pro vestiba, trabalhando num hotel 5 estrelas e gastando tudo em festas e bares. Tudo mudou quando fui demitido um dia antes do meu aniversário, sem motivo! Fiqueimeio mal, mas sentia no fundo que não foi uma coisa ruim.. logo percebi que foi o melhor presente que recebi, peguei a grana da recisão e fui fazer 60 dias na América Latina, minha família não entendeu o porque não comprei uma moto com a grana, me chamaram de louco e tudo. Voltei e decidi montar um hostel, minha mãe me ajudou e agora estamos começando o negócio que esta dando muito certo.

Para o começo do próximo ano, planejo uma viagem para Europa e Oriente Médio.. quem save não noa encontramos por lá rsrs.

Não vamos deixar este tópico morrer!

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Meu, curti muito as postagens aqui. Tenho vontade de fazer isso, mas o maior problema é o medo do que me espera no exterior. Estou pesquisando no Google e afins, juntando grana (não sei se é o certo)... entretanto, tenho alguns empecilhos: namorada, família (se eu contar a minha ideia eles ficarão malucos) e insegurança. A princípio seria Europa msm a minha ideia, mas, e dps? Não sei. A ideia é boa e tem alguns sites para auxiliar a encontrar o trampo temporário. Ouvi dizer (e li tbm) que se o viajante tem alguma formação artística, musical e etc., fica melhor ainda, pois pode fazer shows na rua, bares, galerias etc...

 

Vão na fé os caras que querem seguir com a ideia; talvez eu me inspire ;)

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Ei, rapaz. Adorei. Penso semelhante, pois até a profissão que estou desenvolvendo, gerenciamento de projetos, tem esta finalidade. Jamais ficar encostado em um canto.

 

Ficaria horas e horas debatendo com você. Mas tenho preguiça de teclar.

 

Enfim. Desejo que tudo de certo pra você e que seja um inspiração para outras pessoas. Pois está vida é uma vida de acúmulo de experiência e não de coisas.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...