Minha namorada queria conhecer Machu Picchu. Foi assim que começou a ideia de um mochilão na América do Sul.
Eu gosto muito de planejar viagem. Pra mim, a viagem já começa no planejamento.
A estratégia é primeiro traçar o roteiro sempre se baseando em dois fatores: atrações fundamentais e melhor forma de aproveitar o tempo e o dinheiro.
No nosso caso a atração fundamental era Machu Picchu (depois de algumas poucas pesquisas acabei incluindo o Salar de Uyuni e o deserto de Atacama).
Quanto a melhor forma de aproveitar o tempo e o dinheiro, geralmente no início do roteiro ela se resume a: por onde chegar; por onde sair; e qual a ordem das cidades a serem visitadas.
Pro mochilão clássico Bolívia/Chile/Peru existem basicamente duas opções:
- roteiro circular, chegando e saindo por Santa Cruz de la Sierra;
- roteiro open jaw, chegando por Lima/Cusco e saindo por Calama (San Pedro de Atacama)/Santiago (ou o inverso, chegando pelo Chile e saindo pelo Peru).
Eu estava quase decidido por fazer o open jaw, já que a TAM estava com preços muito bons, permitindo inclusive stop over na ida ou na volta. Porém, acabei percebendo que se usasse minhas milhas do Smiles conseguiria emitir as passagens pela Gol pagando apenas as taxas, e essa acabou sendo nossa opção.
Após muita pesquisa, nosso roteiro circular ficou assim:
16/12 - Terça - Maringá - São Paulo - Santa Cruz de la Sierra - Sucre
17/12 - Quarta - Sucre - Potosi - Uyuni
18/12 - Quinta - Uyuni - começa o tour pelo Salar de manhã
19/12 - Sexta - Uyuni
20/12 - Sábado - Uyuni - San Pedro de Atacama
21/12 - Domingo - San Pedro de Atacama - Space tour
22/12 - Segunda - San Pedro de Atacama - Arica
23/12 - Terça - Tacna - Arequipa
24/12 - Quarta - Arequipa
25/12 - Quinta - Arequipa - Canyon del Colca (versão de 1 dia)
26/12 - Sexta - Arequipa
27/12 - Sábado - Cusco
28/12 - Domingo - Cusco
29/12 - Segunda - Vale Sagrado/Ollantaytambo - Águas Calientes - de trem
30/12 - Terça - Água Calientes - Machu Picchu - Cusco - de trem
31/12 - Quarta - Puno - Copacabana - Réveillon
01/1 - Quinta - Copacabana
02/1 - Sexta - Isla del Sol - Copacabana - La Paz
03/1 - Sábado - La Paz
04/1 - Domingo - La Paz - Chacaltaya
05/1 - Segunda - La Paz - Santa Cruz de la Sierra - São Paulo - Maringá
É um roteiro curto e estamos preparados para os problemas que podemos enfrentar por conta dos poucos dias, além de sabermos que essa época é bem chuvosa.
Detalhes e otimizações do roteiro que podem servir de dica pra outras pessoas:
- De Santa Cruz para Sucre e de La Paz para Santa Cruz vamos fazer de avião. É barato e mais rápido e seguro que de ônibus;
- A companhia aérea Amaszonas oferece um voo para Sucre na parte da tarde, então não vamos precisar passar a noite em Santa Cruz que, pela grande maioria dos comentários, é uma cidade chata;
- Alguns deslocamentos vamos fazer de ônibus noturno (economia de uma diária de hotel): de San Pedro de Atacama até Arica e de Cusco até Puno.
- Pagar com moeda estrangeira a hospedagem no Chile evita o pagamento de 19% de IVA (dica da fatimartini).
- Vai subir Huaynapicchu? Compre o boleto com atencedência, porque lota rápido.
É muito complicado achar informações atualizadas, especialmente na Bolívia. O Aletucs, mestre da Bolívia aqui do mochileiros, tá tirando diversas dúvidas, gente fina ele.
Pitacos sobre o roteiro e informações atualizadas são sempre bem-vindos.
Minhas atuais dúvidas são: o que fazer em San Pedro de Atacama em dois dias? o que tem de imperdível em Arequipa? qual é a boa do réveillon de Copa? tá compensando levar Real em vez de Dólar?
Minha namorada queria conhecer Machu Picchu. Foi assim que começou a ideia de um mochilão na América do Sul.
Eu gosto muito de planejar viagem. Pra mim, a viagem já começa no planejamento.
A estratégia é primeiro traçar o roteiro sempre se baseando em dois fatores: atrações fundamentais e melhor forma de aproveitar o tempo e o dinheiro.
No nosso caso a atração fundamental era Machu Picchu (depois de algumas poucas pesquisas acabei incluindo o Salar de Uyuni e o deserto de Atacama).
Quanto a melhor forma de aproveitar o tempo e o dinheiro, geralmente no início do roteiro ela se resume a: por onde chegar; por onde sair; e qual a ordem das cidades a serem visitadas.
Pro mochilão clássico Bolívia/Chile/Peru existem basicamente duas opções:
- roteiro circular, chegando e saindo por Santa Cruz de la Sierra;
- roteiro open jaw, chegando por Lima/Cusco e saindo por Calama (San Pedro de Atacama)/Santiago (ou o inverso, chegando pelo Chile e saindo pelo Peru).
Eu estava quase decidido por fazer o open jaw, já que a TAM estava com preços muito bons, permitindo inclusive stop over na ida ou na volta. Porém, acabei percebendo que se usasse minhas milhas do Smiles conseguiria emitir as passagens pela Gol pagando apenas as taxas, e essa acabou sendo nossa opção.
Após muita pesquisa, nosso roteiro circular ficou assim:
16/12 - Terça - Maringá - São Paulo - Santa Cruz de la Sierra - Sucre
17/12 - Quarta - Sucre - Potosi - Uyuni
18/12 - Quinta - Uyuni - começa o tour pelo Salar de manhã
19/12 - Sexta - Uyuni
20/12 - Sábado - Uyuni - San Pedro de Atacama
21/12 - Domingo - San Pedro de Atacama - Space tour
22/12 - Segunda - San Pedro de Atacama - Arica
23/12 - Terça - Tacna - Arequipa
24/12 - Quarta - Arequipa
25/12 - Quinta - Arequipa - Canyon del Colca (versão de 1 dia)
26/12 - Sexta - Arequipa
27/12 - Sábado - Cusco
28/12 - Domingo - Cusco
29/12 - Segunda - Vale Sagrado/Ollantaytambo - Águas Calientes - de trem
30/12 - Terça - Água Calientes - Machu Picchu - Cusco - de trem
31/12 - Quarta - Puno - Copacabana - Réveillon
01/1 - Quinta - Copacabana
02/1 - Sexta - Isla del Sol - Copacabana - La Paz
03/1 - Sábado - La Paz
04/1 - Domingo - La Paz - Chacaltaya
05/1 - Segunda - La Paz - Santa Cruz de la Sierra - São Paulo - Maringá
É um roteiro curto e estamos preparados para os problemas que podemos enfrentar por conta dos poucos dias, além de sabermos que essa época é bem chuvosa.
Detalhes e otimizações do roteiro que podem servir de dica pra outras pessoas:
- De Santa Cruz para Sucre e de La Paz para Santa Cruz vamos fazer de avião. É barato e mais rápido e seguro que de ônibus;
- A companhia aérea Amaszonas oferece um voo para Sucre na parte da tarde, então não vamos precisar passar a noite em Santa Cruz que, pela grande maioria dos comentários, é uma cidade chata;
- Alguns deslocamentos vamos fazer de ônibus noturno (economia de uma diária de hotel): de San Pedro de Atacama até Arica e de Cusco até Puno.
- Pagar com moeda estrangeira a hospedagem no Chile evita o pagamento de 19% de IVA (dica da fatimartini).
- Vai subir Huaynapicchu? Compre o boleto com atencedência, porque lota rápido.
É muito complicado achar informações atualizadas, especialmente na Bolívia. O Aletucs, mestre da Bolívia aqui do mochileiros, tá tirando diversas dúvidas, gente fina ele.
Pitacos sobre o roteiro e informações atualizadas são sempre bem-vindos.
Minhas atuais dúvidas são: o que fazer em San Pedro de Atacama em dois dias? o que tem de imperdível em Arequipa? qual é a boa do réveillon de Copa? tá compensando levar Real em vez de Dólar?