Membros dougbd2003 Postado Dezembro 11, 2014 Membros Postado Dezembro 11, 2014 Pessoal! Queria ajudar a todos com um relato de minha viagem agora para a Bolívia e Chile. Roteiro de 12 dias de 22Nov a 03Dez, passando por Santa Cruz de La Sierra, La Paz, Uyuni, Salar do Uyuni, San Pedro de Atacama e Santiago. Espero que ajude em seus roteiros.... Primeiramente... a viagem foi com mais 3 amigos (2 homens e a namorada de um deles)... os preços serão colocados como minha estadia, já que o casal ficava em quartos privados em algumas vezes. Todas as passagens de avião e também as estadias já estavam reservadas. Não era minha primeira vez na Bolívia (em 2006 já tinha ido... inclusive em La Paz e Salar do Uyuni) mas seria minha primeira vez em San Pedro do Atacama. Meus amigos nunca tinham ido em nenhum dos dois lugares. 22Nov Moramos em BH/MG e saímos de avião, com milhas da Gol, com destino a Santa Cruz de La Sierra, com conexão em São Paulo. Saímos de BH as 07:30 hs da manhã e chegamos em Santa Cruz as 12:10 hs, horário local. Em Santa Cruz passamos pela alfândega - todos tiveram que abrir as malas, menos eu... é um sistema aleatório em que você aperta um botão e se der vermelho passa na vistoria e se der verde pode passar. Ninguém teve problemas... nosso vôo para La Paz era as 14:10 horas pela empresa Amaszonas (pagamos 98 dólares cada um). É uma empresa pequena com avião CRJ 200, de menor porte, mas o vôo foi bem tranquilo.... tivemos uma escala em Cochabamba. Chegamos em La Paz as 15:50 hs, dentro do previsto... fizemos câmbio de dólar no aeroporto a 6,88 e pegamos um táxi (80 bolivianos) até o hostel Loki. O hostel é bom, a localização é razoável (próximo ao Mercado das Bruxas e de restaurantes - cerca de 5 quadras). Ficamos em quarto quádruplo (todos juntos)... Pagamos 120 bolivianos por 2 diárias cada um. Nossa intenção era já fazer a reserva para Uyuni mas a empresa Todo Turismo estava fechada... no final não conseguimos ir com esta empresa pois não havia mais vaga. Fomos a rua Sagárnaga, a pé, para fecharmos nosso passeio a Coroico - Downhill... fizemos com a empresa Xtreme no dia 24Nov. Pagamos 360 bolivianos com bicicleta com suspensão dianteira... estava incluído café da manhã, roupas apropriadas para bike, equipamentos de segurança, almoço, uma camiseta e um CD com gravações e fotos. A noite comemos no restaurante Little Italy, na Calle Murillo (cerca de 6 quadras do albergue).... comi uma lasanha e paguei cerca de 60 bolivianos com o refrigerante. 23Nov Acordamos cedo para sairmos por conta própria a Tiwanaco. Tomamos café no hostel (café com pão somente - muito fraco) e seguimos de táxi (15 bolivianos) até o cemitério e de lá pegaríamos ônibus até Tiwanaco. Chegando no local não havia ônibus a Tiwanaco e tivemos que fechar uma van privada a 300 bolivianos (caro demais, mas era o jeito pois estávamos com pouco tempo). O caminho a Tiwanaco é complicado devido o trânsito de El Alto ser terrível e caótico, mas, no mais, foi tudo tranquilo. Pagamos 80 bolivianos para entrar em Tiwanaco e visitamos o museu, o sítio principal, etc... voltamos a La Paz cerca de 14 horas (a van ficou nos esperando) e paramos em El Alto para seguirmos de teleférico (linha vermelha) até La Paz. Para chegar ao teleférico passamos por uma feira de pulgas que vende de tudo... muito legal e muito grande... o motorista da van disse para termos cuidado pois era perigoso. O teleférico é ótimo (pagamos 3 bolivianos cada) e rápido... a vista da cidade de La Paz é bem diferente... Chegando na estação fomos ao centro comer algo. Comi sanduíche no Pollo Copacabana (combo a 30 bolivianos com refrigerante e batata). 24Nov Acordamos bem cedo pois era o dia do passeio do Downhill Coroico... era um passeio muito esperado. A Xtreme nos pegou no hostel para seguirmos o passeio. Seguimos por cerca de 06 horas do hostel. O caminho ao início do Downhill é lindo e anda-se de van por cerca de 1 hora. A primeira parada é para tomar o café da manhã, já incluído no preço, vestir a roupa e colocar os equipamentos e pegar bicicletas. O início da descida é em asfalto e a segunda parte em estrada de terra. O passeio é incrível e muito radical... gostei muito... Do passeio fomos direto para a rodoviária onde compramos passagem para Uyuni com a empresa Panasur, ônibus leito, as 19:00 horas, mas a empresa, as 18:50 horas disse que não havia ônibus... .foda... fomos alocados na empresa Omar, em um ônibus semi leito, pagando 120 bolivianos. A viagem durou cerca de 10 horas e foi razoavelmente tranquila. Sugiro irem de Todo Turismo que, apesar de ser 250 bolivianos, não se passa o aperto que passamos. 25Nov Chegamos em Uyuni e fomos a empresa Cordillera Traveler para fechar o passeio. Como ela ainda não estava aberta fomos tirar fotos na cidade e tomar café. Fechamos o passeio com a empresa Cordillera por 900 bolivianos e ainda tínhamos que pagar taxa de 30 bolivianos para entrar na Isla no Salar do Uyuni e também 150 bolivianos na Laguna Colorada e 15 bolivianos na imigração boliviana na divisa com o Chile já que nosso passeio era com destino a San Pedro, ou seja, não voltaríamos a Uyuni. O carro da empresa Cordillera é bom e seguimos primeiro para o cemitério de trens, já bem próximo ao Salar... passamos pelo Museu de Sal, no vilarejo de Colchani, e chegamos a Isla onde há muitos cactos e a vista do salar é linda. Sempre no caminho íamos parando para tirar fotos. O salar é lindo e é meu lugar preferido na América do Sul. Almoçamos no Hotel de Sal e por volta das 18 horas chegamos no povoado de San Juan, para pernoitar. É um alojamento razoável, com quartos privados e duplos. Tomamos café no alojamento e tomamos banho quente (10 bolivianos). Por volta das 20 horas foi servido o jantar e fomos dormir. 26Nov Segundo dia de passeio pelo salar... após tomarmos café já saímos para o mirante do vulcão Ollague... é um lugar lindo com pedras para se tirar foto com o vulcão ao fundo. Daí partimos para visitar as lagoas começando pela Canapa, Hedionda e Honda... todas lindas, apesar de não estarem tão cheias. Na lagoa Honda foi servido o almoço. No local há estrutura de hotel e também banheiros. Depois do almoço passamos pela Arbol de Piedra... linda... no meio do nada e chegamos por volta das 16 horas a Laguna Colorada. Na entrada da laguna se paga 150 bolivianos, conforme citado acima. Tiramos muitas fotos nas lagos e nos caminhos neste dia. Chegamos no abrigo por volta das 17 horas e já havia um café preparado para o grupo. O abrigo era com quartos coletivos (ficamos 6 no mesmo quarto). Neste abrigo não havia água quente para o banho e tomamos banho de lenço umedecido mesmo... Após o jantar fomos dormir pois no outro dia levantaríamos as 04 horas para irmos aos geisers. 27Nov Acordamos, tomamos café e saímos para irmos aos geisers... 05 da manhã... o frio era intenso. Importante salientar que o frio no salar era bem intenso a noite mas nos abrigos a situação é bem tranquila. Na parte externa era um frio do caramba. Os geisers são espetaculares. Estavam mais bonitos do que quando fui em 2006. Estavam altos e fortes. Após isso fomos para as águas termais (hot springs). Paga-se 6 bolivianos para entrar na água. O frio já era mais ameno. Há estrutura para trocar de roupa no local. A água estava maravilhosa... muito quente e a sensação de frio fora e quente na água é muito boa. Depois do "banho" seguimos até a Laguna Verde. Ela é linda (em 2006 ela estava muito mais bonita), mas agora estava com pouca água e não tinha a cor esverdeada linda, com o vulcão Licancabur ao fundo.... tiramos fotos e fomos para a fronteira. Na fronteira paga-se 15 bolivianos para sair do país. Trocamos de carro (a van ia voltar a Uyuni com uma norueguesa que fez o passeio do salar com a gente) e fomos para San Pedro. Passamos pela imigração chilena e foi tudo tranquilo. Fomos deixados na porta do Hostal Campo Base, onde passaríamos os próximos 4 dias. O hostal Campo Base é excelente. Não tenho nenhuma reclamação de lá. Recebi todas informações necessárias para os passeios, restaurantes e tudo que precisava. O local é muito organizado e limpo. Fechei todos os passeios no próprio hostal por um preço bem melhor que outras pessoas que fizeram por outras empresas. Depois deixo o valor aqui no relato. Fiquei em quarto quádruplo. Saimos para comer e fizemos câmbio de dólar (600 pesos chilenos). Almoçamos em um restaurante que nem lembro o nome porque havia esquecido o papel com as indicações do hostel. Pagamos 4000 pesos e a comida foi razoável. A cidade de San Pedro é charmosa e aconchegante... achei tudo um pouco caro mas vale a pena. Voltamos ao hostel para arrumar nossas coisas e descansar um pouco. Saímos a noite para comer algo e depois retornamos. No hostel se oferece um café de 19:30 as 21:30 hs todos os dias... não fomos informado disso mas participamos....rsrsrs. No outro dia íamos ao Salar de Tara. 28Nov Pagamos 40.000 pesos neste passeio, que foi de 08 as 18 horas, com café da manhã e almoço incluso. A primeira parte do passeio foi pela Reserva Nacional de Los Flamencos. É uma lagoa bem bonita com muitos flamingos. Neste local tomamos nosso café da manhã. Depois seguimos para las Vegas de Quepiaco e para a formação rochosa conhecida como Monjes de La Pakana. Neste local se avista o Salar de Tara ao fundo. É bem alto. No final do passeio fomos a uma ponto de apoio onde almoçamos empanadas e retornamos a San Pedro por volta das 17 horas. É um passeio longe de San Pedro e um pouco cansativo. A noite fomos comer no restaurante Delicias Del Carmen, indicado pelo hostel. A comida é boa e vem muita coisa... um prato serve 2 pessoas tranquilamente. Pagamos cerca de 11000 pesos por pessoa (preço um pouco salgado). Voltamos ao hostel pois no outro dia era o passeio dos Geisers Del Tatio e íamos sair as 04:30 horas da manhã. 29Nov Geisers Del Tatio - pagamos 17000 pesos e 5000 pesos para entrar. Saímos as 04:40 horas para os geisers. A viagem de San Pedro até lá demora cerca de 1:15 horas. Ao chegarmos na entrada (com -6.9 graus) pagamos a taxa de 5000 pesos e fomos conhecer os geisers. São muito bonitos mas achei os do Salar do Uyuni mais legais. A guia explicou todo processo de formação deles e achei bem legal. A segunda parte do passeio é ir até as águas termais, dentro do parque Geisers del Tatio. neste local pode se banhar mas não animei pois no dia seguinte já ia para o Termas de Puritama. Depois de 50 minutos já partimos... em alguns locais para-se para tirar fotos. A terceira e última parte do passeio é no povoado de Machuca... só há uma rua e menos de 10 pessoas vivem no local. Comi espetinho de carne de Lhama...rsrs ... muito bom. Há pessoas da comunidade vendendo roupas típicas e artesanais... Voltamos a San Pedro e chegamos por volta das 13:30 horas. Almoçamos no restaurante Pika del Indio (excelente comida e preço - pagamos 4000 pesos no prato). Ele havia sido indicado pelo hostel. Após o almoço voltamos ao hostel para arrumar as coisas para ir ao passeio da Laguna Cejar. Laguna Cejar - pagamos 13000 pesos e 4000 de entrada. Segundo a recepção do hostel a entrada na Laguna Cejar, a partir de 01Jan15, será de 30000 pesos, ou seja, tornará muito caro o passeio (algumas empresas até deixarão de fazer este passeio). De San Pedro até a Laguna Cejar são cerca de 40 minutos. Na Laguna Cejar não é possível banhar-se. Tiramos algumas fotos e fomos a Laguna Piedras, ao lado da Cejar, onde se pode banhar. No local há uma estrutura, não muito boa, para se trocar de roupa. A sensação de flutuar na Laguna Piedras é ótima. Devido a alta concentração de sal não é possível afundar. Muito bom. Pena que é pouco tempo para se curtir. Tivemos cerca de 30 minutos na laguna somente. Ao sair da água você fica todo branco de tanto sal. Na estrutura que falei acima também tem um chuveiro frio com água para se lavar e trocar de roupa. Da Cejar fomos aos Ojos del Salar que são dois "buracos", no meio do nada, com água. É possível banhar em um dos "buracos" mas não há estrutura para trocar de roupa e tomar banho. A água é fria... Depois fomos a Laguna Tebinquiche, onde também não é possível banhar-se. Havia pouca água mas a lagoa é linda... fizemos um lanche no local e ficamos para ver o pôr do sol (lindo). Retornamos a San Pedro por volta das 21:30 horas e fomos lanchar e descansar. 30Nov Termas de Puritama - pagamos 12000 mais 15000 de entrada (15000 as manhas e aos sábados, domingos e feriados, e 9000 as tardes). Acordamos as 08 horas e tomamos café. Saímos para Puritama as 09 horas. São cerca de 50 minutos de van até o termas. A van para em um local e é preciso descer uns 500 metros para se chegar ao termas. Pagamos 15000 pela entrada e já fomos curtir as piscinas de água quente. São cerca de 9 piscinas formadas no trajeto da água. Fomos direto para a piscina 1 e não sabíamos que era privada. Depois de cerca de 20 minutos fomos informados pelo segurança que teríamos de sair. Fiquei chateado com o guia por não ter nos avisado. Fomos para as outras piscinas e curtimos muito... a água não é tão quente como eu imaginei mas é gostosa. As quedas d'água são como uma hidromassagem. Apesar de ser um bom passeio achei que não valeu a pena pelo preço pago. Retornamos para San Pedro por volta das 14 horas e já tínhamos passeio ao Vale de La Luna as 16 horas. Almoçamos no restaurante Il Santi (em frente ao Pika del Indio) que também é muito bom, apesar de um pouquinho mais caro que o Pika. A comida é rápida e saborosa (pagamos cerca de 5000 pesos com refrigerante). As 16 horas fomos a empresa Desert Adventure (com quem também fizemos a Laguna Cejar) - gostei desta empresa - para seguirmos para o Vale de La Luna. É o passeio mais tradicional e mais próximo de San Pedro. Pra mim foi o mais interessante também. Pagamos 7000 pesos mais 2000 de entrada no vale. O passeio é muito legal... passeia-se de van pelo deserto e pelo vale e também a pé. Há muitos locais para tirar fotos... na segunda parte do passeio se caminha por cerca de 1 horas em um vale, uma fenda, entre as montanhas de pedras... o guia vai explicando tudo desde o porque do nome até como se deu a formação das pedras e do vale. Depois da caminhada fomos a um mirante de onde de vê todo vale de la Luna e também um lindo pôr do sol.... vale muito a pena! Voltamos a San Pedro apenas para arrumar as malas e dormir... sairíamos as 06:00 hs para Calama, em um transfer contratado no próprio hostel (10000 pesos) para Calama e de lá seguiríamos para Santiago. Ao final fomos até o Vale de La Muerte mas como estava escurecendo não aproveitamos muito. O frio já estava mais intenso e apenas tiramos algumas fotos. É isso aí pessoal... espero que tenha ajudado... qualquer dúvida ou informação que precisarem entrem em contato. Abraços Citar
Membros julianatrento Postado Dezembro 15, 2014 Membros Postado Dezembro 15, 2014 Oi! Nessa época, o sol se pôs a que horas? Vc lembra? Obrigada! =) Citar
Membros leopbicalho Postado Dezembro 15, 2014 Membros Postado Dezembro 15, 2014 showw seu relato Citar
Membros Patricia CWB Postado Dezembro 15, 2014 Membros Postado Dezembro 15, 2014 Muito obrigada pelo belo relato! Estou planejando meu 1° mochilão com destino ao Atacama para Set/2015, e pretendo visitar o Salar de Uyuni. Minha dúvida: Posso concluir a viagem no Salar de Uyuni saindo de lá direto para o aeroporto de Calama? Quais as formas de transporte possíveis? Citar
Membros sara_izabeliza Postado Dezembro 16, 2014 Membros Postado Dezembro 16, 2014 muito bom o relato, continua =) Citar
Membros dougbd2003 Postado Dezembro 17, 2014 Autor Membros Postado Dezembro 17, 2014 Oi!Nessa época, o sol se pôs a que horas? Vc lembra? Obrigada! =) Juliana... o sol se punha exatamente as 20 horas no Atacama... no Salar do Uyuni era um pouco mais cedo... mas dava pra aproveitar muito o dia. Abs Citar
Membros dougbd2003 Postado Dezembro 17, 2014 Autor Membros Postado Dezembro 17, 2014 Muito obrigada pelo belo relato! Estou planejando meu 1° mochilão com destino ao Atacama para Set/2015, e pretendo visitar o Salar de Uyuni. Minha dúvida: Posso concluir a viagem no Salar de Uyuni saindo de lá direto para o aeroporto de Calama? Quais as formas de transporte possíveis? Patrícia... obrigado pelo elogio. Dá sim pra ir direto para o aeroporto... na verdade você vai ter que passar em San Pedro de qualquer forma. Os transfers são contratados em San Pedro. Verifique o horário de chegada na fronteira e já marque um transfer para assim que chegar em San Pedro. O meu transfer foi marcado diretamente pelo hostal Campo Base. Sugiro entrar em contato com eles.. A empresa Cordillera Traveler, com quem eu fiz o passeio do Salar (Uyuni a San Pedro) também agenda os transfers para Calama e se você fizer o passeio do Salar com eles pode já acertar isso também. Existe a possibilidade de ônibus de San Pedro a Calama mas como não usei eu não sei te informar. Espero ter ajudado. Citar
Membros dougbd2003 Postado Dezembro 17, 2014 Autor Membros Postado Dezembro 17, 2014 muito bom o relato, continua =) Valeu Sara. Citar
Membros dougbd2003 Postado Dezembro 17, 2014 Autor Membros Postado Dezembro 17, 2014 showw seu relato Valeu Leo. Citar
Membros anlessa Postado Dezembro 17, 2014 Membros Postado Dezembro 17, 2014 "Laguna Cejar - pagamos 13000 pesos e 4000 de entrada. Segundo a recepção do hostel a entrada na Laguna Cejar, a partir de 01Jan15, será de 30000 pesos, ou seja, tornará muito caro o passeio (algumas empresas até deixarão de fazer este passeio)." Oi, Vc pode explicar melhor a parte do aumento de preço em 2015? Vou pra lá em fevereiro e fiquei tensa com essa informação..rss PS. Ótimo relato! Citar
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