Ir para conteúdo

Viagem pelo nordeste de carro


Posts Recomendados

  • 3 meses depois...
  • Membros

Olá amigos,

boa tarde.

 

Estamos programando nossa viagem de carro, em férias, de Uberlândia/MG até Porto Seguro/BA. Serão aproximadamente 1.330 kms e pretendemos ir "numa tacada só" indo por Montes Claros, passando por Pedra Azul, Almenara, Jacinto, Salto da Divisa, Itagimirim, Eunápolis e, depois, chegando em Porto Seguro. Alguém saberia me dizer como estão as condições da pista nestes trechos?

 

Outra pergunta: Entre Pedra Azul e Almenara, pelo que vejo no mapa, existem duas opções de rota: 1ª opção: Saindo de Pedra Azul pela BR-251 e depois pegando a MG-105 até Jequitinhonha, e depois seguindo pela BR-367 até Almenara ... ou, 2ª opção: Saindo de Pedra Azul pela BR-251, e depois seguindo pela MG-406 até Almenara. Qual seria a melhor opção?

 

Nota:

Pelos meus cálculos acho que estaremos em Pedra Azul mais ou menos lá pelas 19:00 hs., portanto, à noitinha ... e pretendemos continuar a viagem no mesmo dia até Porto Seguro (serão mais 341 kms de viagem), porém, nunca viajamos pelo roteiro acima citado (desconhecimento total!!!! Rsrsrsrs). Acho que estaremos descansados para enfrentar esses 341 kms, pois, o veículo é novo e confortável e serão dois motoristas dirigindo alternadamente durante a viagem ... o único inconveniente é o desconhecimento total do roteiro ... Vocês acham que convém????

 

Muito obrigado antecipadamente, àqueles que conhecerem o caminho e se dispuserem a opinar.

 

Abraços fraternos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Desculpe-me a sinceridade mas, além de não conhecerem nada do roteiro, não fazem idéia do que estão querendo fazer.

 

Vocês querem rodar 1.670Km num único dia, o que daria, se a média de 100km/h fosse verdadeira, 17 horas de estrada. Dividido por dois são 8 horas e meia de volante para cada um, sem parar para comer, beber água, mijar, etc. Claro, isso até seria possível numa autobahn alemã com um A8 a 250km/h, porém você está no Brasil.

 

Para te ajudar, o roteiro que está querendo fazer não tem nada parecido a Anhanguera, Bandeirantes ou a 050 (para vocês). As estradas são, em sua maioria, de mão simples e com caminhões. Então, vamos dizer que acrescente 1/3 de tempo para trânsito, comer, beber, mijar. Estamos falando então em mais 5 horas aproximadamente, o que dariam então 22 horas de estrada, 11 horas de volante para cada um.

 

Eu já fiz Campinas/SP a João Pessoa 4 vezes de carro pela 116/101 que o Google Maps me dá 38 horas de estrada. Porém eu sempre levei 3 dias para fazer este trajeto e por mais que me esforçasse, nunca consegui reduzir este tempo. Os problemas vão desde a estrada lixo, caminhões, cidades que você corta (e precisa reduzir a velocidade porque não sabe se vai atravessar um bode ou uma criança em sua frente), até crateras lunares no meio da pista. Simplesmente, não dá.

 

Então, eu lhe respondo com uma pergunta: você acha que convém?

 

Saudações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Meu amigo,

 

Primeiramente, muito obrigado pela pronta resposta e pela sinceridade. O amigo tem razão no seu comentário.

 

Entretanto, não são 1.670 kms., mas, sim, 1.335 kms., o que, mesmo assim, não deixa de lhe tirar a razão. Realmente, mesmo sendo 1.335 kms., o veículo sendo bom e confortável e irmos em 2 motoristas, a viagem será muito cansativa e “puxada” e achamos que NÃO CONVÉM. Diante disso, reconsideramos nosso plano e decidimos que, dependendo das demais respostas que obtivermos dos colegas, vamos manter nosso plano da rota ser por Montes Claros e decidimos nos hospedar em Pedra Azul (994 kms) e, depois, no dia seguinte, descansados, seguirmos viagem até Porto Seguro (341 kms). Vamos sair daqui em torno de 4:00 horas da manhã e, se tudo correr bem, sem correria, temos plano de estarmos chegando em Pedra Azul lá pela noitinha (20:00 hs), onde, então, conforme já citado, vamos nos hospedar.

 

Mas ... continuamos no aguardo do pronunciamento dos colegas sobre nosso questionamento a respeito das condições da pista no roteiro entre Pedra Azul e Porto Seguro. É neste trecho que reside nossa maior preocupação, eis que, conforme citamos no nosso post anterior, existem duas alternativas de rotas. Queremos saber qual seria a melhor. Se algum amigo tiver conhecimento da situação da pista neste roteiro, por favor, nos comunique.

 

Forte abraço ao amigo que gentil e prontamente nos deu este bom feedback e aos demais que, porventura, puderem ajudar.

 

Continuamos no aguardo de mais pronunciamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Amigo, não sei se já fez a viagem outro, mas se não fez, não faça! Ao menos não por este caminho. Acabei de fazer exatamente esse trajeto que vc menciona e nem vou mencionar os danos no meu carro, um C4 novo, devido ao péssimo estado da estrada entre Pedra Azul - Almera, cerca de 96km de terra, buracos, ribanceiras apavorantes, animais na pista e toda sorte de obstáculos, nem o trecho de asfalto com crateras gigantes entre Almenara e Eunápolis. Vou dizer apenas que por conta principalmente desses trechos COLOQUEI A VIDA DA MINHA FAMÍLIA EM RISCO! A estrada é muito perigosa, com vários trechos em que caminhões ultrapassam em locais proibidos. Muitas pessoas morreram nesse caminho e vi diversos depoimentos na internet mas infelizmente não fiz essa pesquisa antes. Eu agradeço a Deus por estarmos todos bem hoje é só termos mesmo o prejuízo financeiro da suspensão do carro, que foi pro vinagre. Chegamos em Porto Seguro sim, depois de muito sofrimento. Mas voltamos para Goiânia por Vitória da Conquista, um caminho muito mais longo, com alguns problemas também, mas um verdadeiro paraíso perto do que enfrentamos. Meu conselho então é esse, vá para Porto Seguro de carro sim, mas JAMAIS por Pedra Azul e Almenara. E vá com muito cuidado, pois só vai enfrentar estradas de mão dupla no caminho. Outra coisa, só viaje de dia, especialmente na Bahia. Há muitos relatos de assaltos. Desculpe se te desanimei mas espero que esse relato ajude a você e a outras pessoas que pesquisarem também. Não desejo a experiência que tivemos nem a meus inimigos, se é que tenho algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...