Ir para conteúdo

Rio de Janeiro - Dicas pras suas férias


Posts Recomendados

  • Membros

Oi gente!

 

Como eu amo o Mochileiros e adoro ajudar turista (vai saber por quê), decidi fazer esse relato de fim de ano pra ajudar quem chega ou quem pensa em vir pro Rio nessas férias. Moro aqui minha vida toda e sei mais sobre essa cidade do que sobre mim mesma, então vai lá:

 

1) Como está o Rio?

 

- Quente. Muito quente. Nem cogite roupas de frio, nem se você estiver pensando em ir pra Petrópolis, Teresópolis, etc.

- Caro. Sempre que chega o verão as coisas tendem a dar uma inflacionada, principalmente no quesito praia. Graças à +qd+ Copa do Mundo, as coisas inflacionaram ano passado e quando chega o verão acontece a inflação sobre a inflação. Certamente isto está acontecendo por todo o Brasil, mas acredito que o Rio (e os cariocas, Deus me livre) tem sofrido mais.

 

 

2) E a segurança?

 

Não anda muito boa, mas até março a segurança é reforçada em alguns pontos da cidade (a saber: zona sul, lapa à noite, cinelândia pela manhã/tarde, outros lugares turísticos e alguns de muito movimento, como em alguns pontos do metrô). Você que é turista não tem muito mais o que fazer além da área da zona sul/centro/tijuca/barra, mas nós reconhecemos turistas há quilômetros de distância. Tem coisas que só turista faz (do tipo entrar numa rua deserta que mais NINGUÉM está entrando só pra ver qual é da parada), e aqui se vacilar o jacaré abraça. Copacabana, por exemplo, é um dos bairros da zona sul com maior número de assaltos, porque é o lugar com maior concentração de turistas.

 

Minhas dicas são: só ande com máquinas fotográficas em lugares mais movimentados e turísticos. Acabou de usar, coloque na bolsa, não fique caminhando enquanto olha a paisagem ou as fotos. Use doleira. Se voltar da balada, pegue um táxi, de preferência de companhia ou usando o easy taxi (ou app similares). Preste atenção ao seu redor quando pegar algo de valor da bolsa ou mochila, e confie no seu instinto: achou que alguém está te olhando demais ou vindo com muita firmeza na sua direção, atravesse, saia de perto. Melhor prevenir, nunca se sabe. Preste atenção nos ônibus, em quem está nele, em quem está entrando. Arrastão na praia costume acontecer aos fins de semana, então, se der, vá durante a semana e use o fim de semana para conhecer algum outro lugar (tem vários!). De qualquer forma, não acontece o tempo todo, então se acontecer com você, amigo mochileiro, você vai ter dado um azar danado.

 

 

3) Ai, mas não sei andar na cidade! Todo mundo vai ver que eu sou turista.

 

Quem tem boca vai à Roma. Pergunte, todo mundo gosta de dar informação, seja de ônibus, de qual é a melhor estação do metrô pra ir à tal lugar, de como sair de um ponto a outro. Quando não sabem já chamam o amigo do lado que está passando pra descobrirem todos juntos. Pegue as informações no hotel, veja mais ou menos os lugares próximos que dá pra fazer em um dia, sei lá, e encare a rua. Acho que a experiência é inclusive mais interessante.

 

Dica: ::love:: COUCHSURFING! ::love:: A comunidade carioca no Couchsurfing é enorme, tem sempre alguém ali pra tirar suas dúvidas, te falar qual a boa, te chamar pra tomar uma cerveja e te ajudar no que der. https://www.couchsurfing.com/

 

 

4) Todo mundo fala pra ficar na zona sul, mas é muito mais caro que tudo!

 

É verdade, mas você terá mais segurança e estará mais perto da maioria dos lugares que você irá visitar. Da zona sul também saem ônibus e metrô pra vários outros lugares do Rio, então o dinheiro acaba compensando em táxis e conduções.

 

 

5) Onde comer?

 

Vai ficar em hostel? Compre em algum mercado próximo e faça, é o mais barato. Se não, procure nos restaurantes por menu executivo, sempre tem um prato por até 20 reais, na maioria das vezes com alguma bebida. Nos shoppings sempre tem vários, então qualquer coisa só cair lá.

 

 

Onde ir?

 

Essa é uma pergunta difícil, já que vai do perfil de cada um. Tem de tudo: praia, praia longe (como as depois da Barra, pouquíssimo frequentadas), museus lindos e 5843094687958 paisagens pra se admirar.

 

 

Onde comprar coisas?

 

Saara (mais perto) e Mercadão de Madureira (mais longe). Fim. Não compre souvenirs em mais nenhum outro lugar, a menos que você seja uma dessas pessoas que se amarre em gastar dinheiro sem muita necessidade.

 

 

E balada?

 

Também é muito pessoal. Tem pra quem goste de música brasileira, quem goste de eletrônica, hip-hop, funk, trap, pop, héteros, LGBTs, quem não se importa, quem se importa até demais, gastando pouco, esbanjando nos combos...vai do seu estilo.

 

 

Vou no carnaval! Qual a boa?

 

A boa é seguir a agenda oficial e não oficial dos blocos, fazer sua lista e cair na folia (compre coisas no Saara!). Pra quem quiser se informar sobre o Carnaval da Sapucaí, com o desfile das escolas de samba, não saberei responder por razões de: não curto e não tenho informações (mas nada contra, só não é minha praia).

 

Agenda dos blocos: http://diariodorio.com/agenda-2015-dos-blocos-de-rua-rio-de-janeiro/ (geralmente esse é o site mais completo)

 

 

...acho que fico por aqui. Quem tiver qualquer dúvida pode perguntar. Lembrando que obviamente cada um tem sua visão sobre (um)a cidade, essa é a minha nesse momento bem específico do Rio de Janeiro.

Aproveitem! (e me chamem pra beber!)

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi Mayra,

Estarei indo para o Rio em abril, próximo ao feriado do dia 21, vou ficar na Tijuca casa de uma amiga, mas ela estará trabalhando e não poderá passear comigo. Irei com minhas duas filhas, 16 e 10, então a idéia é conhecer os pontos turísticos mesmos. Minha dúvida é onde consigo ir tranquila por minha conta e onde é melhor comprar passeio com agência já que é minha primeira visita ao Rio.

Outra coisa é que ficarei quatro dias, tem dicas de passeios fora os de prache (cristo e pão de açúcar)?

Obrigada pelas dicas!!

Link para o comentário
  • Membros

Oiiiii!!!

 

Nossa adorei suas dicas, era exatamente o que estava procurando...vou agora dia 23 de janeiro passar o final de semana (e ver o show do foo fighters!) e suas dicas me ajudaram muito...

 

Tinha me esquecido completamente do Saara..kkkk

 

Vou ficar em um hostel no botafogo, acredito que será muito legal!!

 

E se vc quiser, vamos marcar de beber mesmo!! vlw!

Link para o comentário
  • Colaboradores
Oi Mayra,

Estarei indo para o Rio em abril, próximo ao feriado do dia 21, vou ficar na Tijuca casa de uma amiga, mas ela estará trabalhando e não poderá passear comigo. Irei com minhas duas filhas, 16 e 10, então a idéia é conhecer os pontos turísticos mesmos. Minha dúvida é onde consigo ir tranquila por minha conta e onde é melhor comprar passeio com agência já que é minha primeira visita ao Rio.

Outra coisa é que ficarei quatro dias, tem dicas de passeios fora os de prache (cristo e pão de açúcar)?

Obrigada pelas dicas!!

 

Diuceia, posso te dar umas dicas, pois fiquei hospedada na Tijuca tb na minha primeira visita ao Rio, ano passado, na mesma condição sua... na casa do meu irmão mas sem ele pra me guiar, haha.

 

Não sei exatamente o "tamanho" da Tijuca e onde vc vai ficar, mas onde fiquei é muito tranquilo. Estação de metrô a uns 10 min a pé, praças com muita gente até tarde da noite e vários bares onde ia tomar uma cerveja a noite! O deslocamento de metro é tranquilo, veja onde tem estação perto da sua hospedagem.

 

Para 4 dias eu sugeriria que ficasse assim:

 

dia 1: cristo de manhã e pão de açúcar a tarde. Quando fui comprei as entradas antecipadas pela internet, com hora marcada, e me livrei de uma fila de duas horas. Comprei a do Cristo pras 9hs e a do Pão de Açúcar pras 14h. De um pro outro fui de taxi e ficou 20 pila, baratinho!

dia 2: rolê pelas praias... se vc tiver disposição, desça em Copacabana e vá andando em direção ao Leblon, se cansar pegue um busão e complete o trajeto.

 

Nos outros dois dias vc tem que escolher o que atrai vc e suas meninas. Eu fiz assim:

dia 3: quinta da boa vista, zoológico, museu nacional e redondezas.

dia 4: tour guiado no maracanã (amei, compre antes pela net pra evitar filas) de manhã e centro a tarde, com visita ao Museu de Arte do Rio (MAR), ECBB, Correios, Candelária, etc!

dia 5: praia do pepe, barra da tijuca. Longe pra caramba, mas bem bonita.

dia 6: fui na feira de são Cristóvão, bem legal, e a tarde fiquei de boa na piscina pq tava um milhão de graus e eu tinha cansado de andar, rs.

 

Abs e se prepare para o sol de rachar! :D

Link para o comentário
  • Membros

OI GENTES!

 

Desculpa a demora pra responder, não recebi nenhum e-mail avisando que tinham respondido no tópico .____.

 

Diuceia, eu particularmente me amarro na Tijuca. Agora são quatro metrôs que tem lá (Saens Pena, Uruguai, Afonso Pena e São Francisco Xavier), acredito que qualquer lugar que você fique esteja segura em relação a isso. Veja o endereço certinho da sua amiga e procure no Google Maps. Não recomendo se for muito próximo ao Maracanã, lá é meio tensinho pra quem não sabe andar pela cidade, mas se for mais pra Tijuca mesmo é tranquilo. Tem várias opções de comida e bebida por lá, e são bem mais baratas que Zona Sul.

 

Tem uma música muito boa do Planet Hemp sobre o Rio de Janeiro (zerovinteum) que diz "a vida boa mas só vive quem não tem medo / olho aberto malandragem não tem dó". É bem por aí mesmo: a maioria dos lugares que você provavelmente irá é relativamente tranquila, mas tem que estar esperta, atenta ao que acontece à sua volta. Também não vai andar a esmo pela Tijuca de madrugada, né? É só ter senso.

 

Não recomendo agência. Como a amiga disse aqui em cima dá pra comprar pela internet, ou então na hora mesmo. Pro Corcovado vende no shopping Rio Sul - que, olha que legal, é super perto do Pão de Açúcar. Mesmo sendo feriado é abril, baixa temporada, não acredito que terão filas enormes no Pão de Açúcar não.

 

Existem tantas, mas TANTAS outras coisas maneiras a serem feitas além de Pão de Açúcar e Cristo...tire um dia pra andar pelo centro. CCBB, Igreja da Candelária, Palácio Tiradentes, MAR, Biblioteca Parque Estadual, SAARA (melhor lugar do mundo), Cinelândia e Theatro Municipal (se informe sobre visitas guiadas por lá). Tire outro dia pra praia, lógico; eu prefiro Ipanema, acho mais seguro, mais bonita e (BEM) mais limpa que Copacabana. Como a amiga falou, uma boa pode ser caminhar pela orla, é um super programa.

Terceiro dia eu faria Jardim Botânico (7 ou 14 reais, acho) ou Parque Lage (gratuito, ao lado do Jardim Botânico, nem 1/100000000 do bem cuidado JB), Lagoa Rodrigo de Freitas...sei lá mais o quê. A amiga aqui em cima deu a dica de praia da Barra; essa do Pepe ainda é movimentada, mas existem mais distantes (Prainha, Restinga) que são desertas e paradisíacas.

 

Feira de São Cristóvão e Quinta da Boa Vista também são bem maneiros. Não recomendo o tour pelo Maracanã porque ele passou pela reforma e agora é só mais um estádio padrão FIFA (literalmente). Também não sou fã de Zoológicos e não recomendaria.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...