Membros Kley Postado Dezembro 26, 2014 Membros Postado Dezembro 26, 2014 Vou tentar ser breve no relato, mas com informações que poderá ajudar quem ainda tiver dúvidas sobre estes lugares, não coloquei valores detalhados de quase nada mas qualquer coisa perguntem eu tenho os valores e respondo, planejamos a viagem a algum tempo e pesquisamos tudo no inicio seria somente Colômbia (Cartagena e Bogotá) mas depois de alguns imprevistos cortamos Cartagena do roteiro e incluímos Cuzco e lá fomos nós eu e minha irmã para nossa tão planejada viagem. Embarcamos no dia 02 de dezembro, nosso voo estava previsto para decolar às 09h30min saindo de Guarulhos. Como moramos em Sumaré RMC de Campinas resolvemos pegar o primeiro ônibus que sai da rodoviária de Campinas para o aeroporto de Guarulhos às 04h15min para não correr riscos chegar atrasados já que o trânsito em SP é sempre imprevisível e a viagem duraria cerca de 2h melhor é chegar cedo do que ficar na correria com atrasos. Chegamos em Guarulhos e já tinha uma pequena fila no check in da Avianca, fizemos o check in e aguardamos a entrada na sala de embarque tudo tranquilamente sem nenhum contratempo, embarcamos e decolamos pontualmente rumo à tão esperada Bogotá chegamos em Bogotá no horáriolocal as 12:30, desembarcamos tranquilamente e na imigração não tem nada de mais, perguntas básicas, oque veio fazer? Onde vão ficar? E pronto carimbado e liberado, na saída segui as dicas que peguei aqui no Mochileiros troquei somente U$ 20 para o táxi e o restante troquei no centro de Bogotá, tinha uma noção de que o valor do táxi do aeroporto até o Hostel Lima Limón na Candelária ficaria em torno de COP 26.000, não mais que isso, pagamos COP 24.000 pegamos um taxista simpático que falou sobre a cidade deu algumas dicas e alguns alertas e conversamos sobre a Colômbia e sobre o Brasil sobre diferenças e coincidências um percurso de uns 20 minutos. Vou tentar ser breve no relato, mas com informações que poderá ajudar quem ainda tiver dúvidas sobre estes lugares, não coloquei valores detalhados de quase nada mas qualquer coisa perguntem eu tenho os valores e respondo, planejamos a viagem a algum tempo e pesquisamos tudo no inicio seria somente Colômbia (Cartagena e Bogotá) mas depois de alguns imprevistos cortamos Cartagena do roteiro e incluímos Cuzco e lá fomos nós eu e minha irmã para nossa tão planejada viagem. A primeira impressão que tive de Bogotá foi o trânsito caótico e maluco onde a regra é buzinar bem louco o trânsito até para padrões paulistanos, mas aos poucos você se familiariza com aquele "buzinasso". Entregues na porta do Hostel Lima Limón por nosso amigo taxista fizemos nosso check in e fomos a caminho do Serro Monserrat como estava em nosso roteiro, demorou pouco tempo para que começasse a entender as Carrerras e Calles de Bogotá. Vou falar brevemente do Hostel, se alguém tiver perguntas pode perguntar, o Hostel é muito bem localizado e o preço é bom só. Não chega a ser ruim, mas precisa de muita coisa, só tem 3 banheiros onde um deles vivia entupido, a água da ducha caia para todos os lados menos em seu corpo, a temperatura da ducha ia do 0 ao 100 em segundos, o café era servido somente as 08:00 e no esquema quem comeu comeu, os atendentes "moradores" indiferentes não tinham dicas, e não sabiam nada por concreto, eu não voltaria a me hospedar lá mas para quem só quer dormir e não tiver que fazer mais nada podem se hospedar tranquilamente. Ficou breve né, kkkk? Primeiro passo em Bogotá era subir no Monserrat para ver o pôr do Sol e lá fomos nós, confesso que a altitude pegou eu e minha irmã na subida é assim que começamos a subir com o teleférico sentimos um pouco de falta de ar, ficamos admirando a imensidão de Bogotá lá do alto até pegar um pouco de fôlego e subir as escadarias, até a catedral de Monserrat que se localiza no alto do serro, para quem é católico ou gosta de visitar igrejas vale a visita já que já estávamos lá em cima porque não entrar na catedral, por dentro é simples comparada as outras igrejas que se tem em Bogotá porém é muito bem cuidada e limpa assim como tudo lá em cima, ao lado da catedral tem uma feirinha de artesanato e algumas comidas de feirinha também, como estava frio e ainda estávamos com falta de ar paramos para tomar um chá de coca com aguapanela (um preparado se eu não me engano é água com uma espécie de rapadura que eles usam esses preparos para chás e sucos) e uma espécie de pastel ( de massa folhada com doce de leite). Tiramos fotos ficamos observando a cidade de lá de cima e esperamos o por do Sol ( onde uma nuvem gigante atrapalhou)quando descemos já estava escurecendo e de lá de baixo podemos ver os enfeites de Natal acesos. Voltamos andando para o nosso Hostel e pudemos começar a sentir o espírito do bairro Lá Candelaria que é o bairro boêmio artístico de Bogotá, o bairro todo é muito interessante desde a arquitetura das construções, os grafites nos muros, as pessoas nas "Calles" , os restaurantes e as micro padarias. Sem contar com toda particularidade do Lá Candelaria o bairro também fica próximo de vários pontos turísticos podendo se percorrer grande parte andando (Museu Botero, Centro Cultural Gabriel Garcia Márquez, Casa da Moeda, Casa Nariño, Plaza Simon Bolivar) é tudo muito próximo um lugar do outro, por isso recomendo se hospedar por Lá Candelaria lembrando que é a região central da cidade e centro é centro e apesar de Bogotá ser muito bem policiada é uma cidade grande como qualquer outra e ser discreto com aparelhos eletrônicos pertences pessoais é sempre bom. Finalizamos o primeiro dia um pouco exaustos ainda por conta da viagem, mas felizes tudo foi melhor do que esperávamos e recomendo a visita ao Serro Monserrate e a hospedagem na região da Candelária. No segundo dia foi o dia que dispensamos para a Plaza Simón Bolivar e museus, andamos muito por parte do centro pois fomos ao Museu do Oro também é ele fica um pouco distante dos outros museus que iríamos (Botero e Casa da Moeda) primeiramente fomos ao Plaza Simon Bolivar, que é menor do que parece nas fotos e muito suja e mal cuidada também, pichações, excesso de ambulantes e estavam montando a decoração de natal, então estava cheia de fios e postes e grades o que a deixava mais desinteressante, local indispensável para se conhecer em Bogotá porém de todos os pontos turísticos que fui este foi o único que não correspondeu às expectativas. Caminhamos um pouco pelo centro, paramos para tomar um café com "arepas con queto" e ficamos abismados com a negociação de esmeraldas no meio das ruas e seguimos até o " Museu del Oro" outro ponto imperdível para se conhecer em Bogotá o museu realmente é fantástico gigante muito bem cuidado e organizado, com milhares de peças em ouro (obviamente) e algumas salas com exibições de vídeo contando a história do mistura de raças na Colômbia ( ao contrário de nós, eles têm um grande orgulho de ser uma mistura de raças ponto pra eles) o museu é nota 10 e da pra perder fácil umas 3h lá. Saímos do Museu del Oro e fomos direto para o Museu Botero que assim como todos os museus que visitamos também dá um show, obras de Botero expostas( óbvio também) tem visitas guiadas em determinados horários é "de grátis" e tem obras também de Picasso, Miró, Monet e outros vários pintores famosos, o Botero vive hoje entre sua casa no México e Itália e tem mais centenas de obras expostas no mundo todo entre pinturas, gravuras e esculturas, sua mais recente exposição é itinerante são gravuras que retratam a violência e intolerância no mundo ( tudo isso foi uma funcionária do museu que me disse). No mesmo prédio onde se encontra o museu Botero fica também o Museu da Moeda e o Museu de arte Contemporânea, todos ficam no prédio histórico onde se localizava a primeira casa da moeda da Colômbia e hoje se abriga os museus e centros de exposições. Como já estávamos cansados e andamos o dia todo pelo centro resolvemos voltar para o Hostel descansar um pouco pois as 16h era a nossa visita guiada pela Casa " palácio" Nariño, fizemos o agendamento pelo site e preenchemos um formulário e eles nos respondem com a autorização data e hora da visita e foi sem dúvida nenhuma uma escolha ótima, a visita é muito interessante, guiada por um soldado que vai explicando toda a história do palácio e o lugar simplesmente é ostentação pura, detalhe que era a casa de Nariño...aquilo tudo aquele palácio gigantesco era uma casa de uma família kkkk, o ponto chato da visita é que não se pode fotografar, filmar etc e o sistema de segurança que passamos antes de entrar é muito rigoroso mas recomendo mesmo assim. Final do dia voltamos para o Hostel fizemos uma mantinha por lá mesmo e fomos dormir que no outro dia a intenção era Zona Rosa ( onde se encontra bares, baladas, condomínios, shoping de um padrão mais elevado), uma região um pouco distante da Candelaria, dormimos cedo e acordamos cedo também pois nosso dia seria longo na parte da manhã fomos até a Plaza dos Toros, uma arena de touradas que existe em Bogotá e infelizmente esta fechada por tempo indeterminado para reformas, uma pena. Ela fica ao lado do Planetário de Bogotá e próxima ao edifício Torre Colpatria o maior da cidade. Como não tinha nada planejado para o momento já que a Plaza dos Toros estava fechada resolvemos entrar no Planetário e mais uma vez escolha certa lugar nota 10, todo estruturado, tecnológico com guias explicando passo a passo tudo sobre o nosso universo mais uma dica imperdível. Saímos do planetário e fomos à Torre Colpatria, pois ficamos sabendo que se podia ter uma vista panorâmica da cidade toda lá de cima, mas infelizmente segundo um dos funcionários só podia subir ao topo aos finais de semana e dentro de um determinado horário uma pena. Ficamos andando pela região e desistimos de ir para Zona Rosa, andamos e andamos para conhecer tudo por ali e paramos então no famoso café Juan Valdez uma rede de cafeteria que a única coisa que muda dela para o Starbucks é o nome, pessoalmente eu não curto este tipo de cafeteria e não vi muita graça no produto em si Juan Valdez assim como não vejo no Starbucks mas tem muito paga pau para as franquias eu curti mais tomar um café nas micro padarias de Lá Candelaria do que no JuanValdez, tem uma outra rede de cafeterias que também fomos conhecer chama Oma e tem mais lojas em Bogotá do que a Juan Valdez achei a Oma mais interessante e com mais variedade de produtos ( mas ai vai do gosto, da loja em que visitou e blá-blá-blá). Voltamos para a região da Candelária onde resolvemos jantar pratos típicos experimentamos o tão famoso Ajiaco e a Bandeja Paisa, adoramos o Ajiaco onde comemos era muito bem servido e dava para duas pessoas "normais" comer o bandeja Paisa a mesma coisa bem servido e servia até duas pessoas. O Ajiaco é uma espécie de sopa creme de batatas, com frango ou carne, pedaço de milho acompanhado de arroz, alcaparras e abacate ( tanto o Ajiaco quanto a bandeja Paisa possuem versões que podem variar de acordo com a região da Colômbia )adoramos o Ajiaco e comemos mais de uma vez, a bandeja Paisa é uma espécie de Virado à Paulista, arroz, carne de porco, feijão gigante, ovo frito, carne moída,abacate, linguiça e um molhinho de Aji, tudo muito bonito e tudo muito apetitoso porém tudo também sem gosto o prato é muito sem tempero que pra se ter noção com tanta coisa no prato o mais gostoso era o molhinho de Aji, depois notamos que a culinária colombiana se usa muito pouco tempero( onde comemos ao menos foi assim) é assim também com seus doces que tem um doce na medida certa, não aprovamos a Bandeja Paisa pois para nosso paladar faltou tempero kkkk, é claro que acompanhamos os pratos com cerveja Club Colômbia pra mim a mais gostosa que experimentei lá. Voltando para o Hostel pausa na Chorro de Quevedo para mais cerveja e ver um grupo de música Criolla se apresentar tava muito legal, acabamos chegando mais tarde no Hostel no outro dia iríamos para Zipaquirá na Catedral de Sal. Acordamos cedo e tomamos café e fomos direto para a estação do Transmilenio decidimos ir desta maneira pois seria muito mais barato e conheceríamos também a rota do Transmilenio é simples e não tem erro, você pega o Transmilenio até a última estação Pal Norte se eu não me engano (qualquer dúvida perguntem e eu respondo depois) desce nesta estação e ao lado dela tem os micro ônibus saindo para Zipaquira entre em um e diga que vai descer próximo a Catedral de Sal, chegando lá eles te mostram o caminho que é uma rua reta e tem placas informando também é pronto já está na entrada da Catedral de Sal ai começa umas escadas e pronto chegou!!!! A Catedral de Sal também foi mais um ponto que é melhor do que imaginei, gigante, super bem organizada, com guia, lojinhas lá dentro vendendo jóias ( a preço justo) não deixem de ir é excelente mesmo para quem não é religioso. Saímos de lá e fomos de trenzinho aqueles de criança até o centro histórico de Zipaquirá e o maquinista nos deixou próximo a um ponto de ônibus que ia até Bogotá, pegamos um micro ônibus e MEODEOS, pensem numa coisa que chegando em Bogotá parecia uma lata de sardinha ao quadrado???Pensaram??? Era o micro ônibus tão cheio tão cheio que faltava ar kkkkk, chegando em Bogotá para ajudar um trânsito totalmente parado realmente um perrengue, queria sair mais cedo para não pegar o horário de pico e pegamos mesmo assim. E pra finalizar deram informação errada e fomos parar na periferia de Bogotá com o Transmilenio o lado bom é que conhecemos como funciona a linha, pois tivemos que ir até uma estação onde todas as linhas se juntam " a Sé do Transmilenio" fizemos uma baldeação e conseguimos chegar no nosso destino mas foi um sufoco a volta de Zipaquirá. O dia seguinte estavareservado para o ecoturismo na região de Bogotá mas com as opções que tínhamos eram nulas andar a cavalo pelas montanhas por 5h,o tempo também não estava ajudando estava mudando, resolvemos cancelar nosso ecoturismo, queríamos mesmo era saltar de parapente em alguma montanha da região mas o tempo fechou naquele dia e foi o único dia de chuva que pegamos acabamos ficando de boa na parte da manhã e depois do almoço fomos para Zona Rosa pegamos um táxi e no meio do caminho a chuva apareceu mais forte ainda e acabamos ilhados dentro do Shoping Andino kkkkk, bom shoping cheio de lojas de grife e gente cheirosa é bem arrumada " mas" shoping é shoping até ensaiamos uma voltinha pela região mas a chuva realmente não deixou pegamos um táxi e voltamos para a Candelaria pelo caminho deu para perceber que tem muita gente também endinheirada em Bogotá, como as avenidas naquela região são grandes e arborizadas e como a estrutura é outra. Como prefiro viajar para menos lugares com maior quantidade de tempo o nosso sábado estava livre fomos ao Centeo Cultural Gabriel Garcia Marques (nada de interessante somente uma livraria, um restaurante café e preços salgados) e decidimos ir ao Museu da Casa da Moeda o que fez toda a diferença, fomos abordados por uma guia do museu é realmente tivemos A aula de história daquela região infelizmente não lembro o nome dela, mas ela é "chévere " como todos os bogotanos que conhecemos, percebemos que temos uma colonização muito parecida, uma exploração indígena e uma escravidão muito semelhante, com o diferencial que eles foram explorados por espanhóis e nós por portugueses, vale muito a pena conhecer este museu mas procurem um guia pois vai descobrir histórias incríveis, a noite nos preparamos para conhecer o famoso restaurante Andres Carne de Rés na cidade de Chía próxima a Bogotá fechamos com um Bus Party e lá fomos nós e os gringos no caminho eles vão enchendo a gente de RON com coca cola e tequila e já chegamos um pouco "altos" no Andres, o localse resume pelo excesso tem excesso de tudo, de atendentes, de mesas, de produtos no cardápio, de tamanho nas bebidas, de preço , de enfeites e detalhes, o lugar é bem turistao não seria um lugar que eu frequentaria se morasse por lá mas recomendo a visita, pois o povo é simpático e animado desde os frequentadores até o staff. No domingo como seria um dia santo em Bogotá onde todos compram velas e acendem em frente suas casas e nas ruas, acordamos tarde, pois saímos na noite anterior comemos uma sopinha pra quebrar a bebida da noite anterior ficamos trocando ideia com o pessoal no Hostel e saímos para ver o festival das velas se é que pode ser chamado assim passamos pelas ruas da Candelária onde já havia velas nas calçadas, e fomos até a Simon Bolivar onde já tinha uma multidão de pessoas com velas nas mãos, pelo que pudemos observar as pessoas acendem as velas e fazem pedidos a cidade fica toda cheia de velas fica até bonito de ver e lá pelas 20h começou uma queima de fogos muito legal. Voltamos e deixamos tudo pronto, pois na madrugada de segunda iríamos a Cusco com uma pequena escala em Lima e teríamos que acordar bem cedo, pois nosso voo sairia as 05h30min. Arrumando as malas já estava com saudade de Bogotá uma cidade cheia de coisas lugares e gente educada e interessante antes de ir embora já estava com gostinho de quero mais. A Colômbia é um país que vou voltar e quero conhecer um pouco mais depois desta viagem é muito, pois a Colômbia é muito Chévere! Próxima parada: Cusco –Peru! Citar
Membros Kley Postado Dezembro 26, 2014 Autor Membros Postado Dezembro 26, 2014 Na madrugada do dia 08 de dezembro pegamos nosso vôo para Cuzco com uma pequena escala em Lima, chegamos muito cedo ao aeroporto de Bogotá fizemos o check in e ficamos aguardando o horário de embarque aos poucos a sala de embarque ia enchendo e nosso vôo foi lotado para Lima. Chegamos em Lima tranquilamente tivemos que fazer mais um check in pegar nossas bagagens e despachar novamente e passar pelo batalhão de taxista no aeroporto de Lima, esperamos o embarque para Cuzco uns 40 minutos e lá fomos nós vôo tranquilo vista linda das montanhas e mais montanhas pelo percurso do avião e chegada tranquila também no aeroporto de Cuzco onde já começamos a sentir a forte influência da população indígena na região no pouso a comissária da as boas vindas em inglês, espanhol e quéchua achei isso bem legal. Pegamos um taxi no aeroporto mesmo (eles vão tentar te enfiar a faca o cabo e a mão junto), mas não vá com o primeiro que aparecer e chore muito no preço, pois o aeroporto não fica longe da Praça das Armas e o valor junto é no máximo 20 soles até aquela região. Chegamos ao hostel Pariwana (excelente e recomendo) hostel grande, bem organizado, banheiros limpos e com privacidade, duchas perfeitas, café das 07h00min às 12h00min, restaurante, agência de turismo... Enfim recomendado! Fizemos nosso check in por volta das 14h00minh e como ele fica muito próximo a Praça das Armas lá fomos nós atrás de fechar o passeio para o Valle Sagrado e Machu Picchu para não perder tempo, fechamos ambos na mesma agencia que agora não me lembro o nome, mas fica muito próximo do hostell. Fechamos Valle Sagrado para o dia seguinte e MP para dois dias depois, para não ficar tão cansativo, pois os locais são distantes e o passeio dura o dia todo. O tour pelo Valle Sagrado saiu por 25 soles + 70 soles do valor do ingresso para a entrada nos locais e um guia (Ollantaytambo, Pisac, Chinchero, Maras (distrito))o ingresso você compra no primeiro sítio arqueológico que visita, adoramos o tour e a explicação do guia eles buscam a gente no hostell e de lá partimos, pegaram a gente no horário combinado sem erro o guia foi bem simpático e atencioso e os lugares que conhecemos fantásticos, um lado negativo é as paradas “estratégicas”em pontos de vendas (artesanatos, prata, foto com cholas) o que acaba entardecendo demais o passeio do resto tudo perfeito. No dia seguinte como estávamos de boa sem roteiro saímos para conhecer a cidade na parte da manhã e a tarde fomos fazer um city tour aqueles com ônibus de dois andares, bem turísticos mesmo. Passeio interessante, pois o percurso passar por lugares em que com certeza não iríamos como a região central de Cusco e o outro lado da cidade que pertence aos cusqueños e não aos turistas também recomendado, achamos a cidade de Cuzco linda principalmente a região histórica onde ficamos, muito limpa e muito bem cuidada, a outra parte da cidade é um caos mas isso é semelhante em qualquer cidade deste seguimento uma espécie de lado A para os turistas e lado B para a população, mesmo assim adoramos a cidade toda. No outro dia era a tão esperada ida para MP fechamos o passeio na mesma agencia onde fechamos o Valle Sagrado, nós já tínhamos decidido que faríamos a rota alternativa pela Hidroelétrica de Santa Teresa antes de chegar a Cuzco, o pacote saiu por U$ 100 um preço bem em conta em vista das outras opções que se tem, pois estava dentro do nosso orçamento e do tempo que tínhamos para fazer a viagem, pacote de 2 dias e uma noite incluída o transporte Cuzco x Sta Teresa e Sta Teresa x Cuzco, hospedagem, refeições do primeiro dia almoço e jantar + entrada de MP, guia em MP,como o percurso a pé pela linha do trem para nós não seria tão difícil pois é uma reta no meio de lindas paisagens,cachoeiras e montanhas lá fomos nós, saímos as 8:30 de Cusco e seguimos, dentro de uma Van nova e por algum tempo confortável as primeiras 2h de viagem é tranquilo mas depois...pesquisamos tanto sobre o percurso a pé sobre a linha do trem que esquecemos de pesquisar o percurso “até” a linha do trem, a estrada até Santa Teresa e medonha, nunca senti tanta tensão na minha vida, e são 2h de estrada o que na sua cabeça se transforma em 10h, sentimos tanta tensão pois não sabia sobre este percurso nem me liguei que ia pegar esta estrada. Quando chegamos em Santa Teresa o motorista nos apresenta ao guia que vai voltar a nos encontrar depois de 3 h em Águas Calientes (o guia vai de ônibus)e lá ele nos acomodaria em um hostell não tão ruim, porém o cheiro de mofo era insuportável a ponto de colocar creme dental no nariz pra suavizar o cheiro e olha que eu não tenho problemas com cheiros e nem com alergia fiquei imaginando as pessoas que tem, seguimos as instruções do guia e pé na estrada. Fim do pesadelo com a estrada e tudo certo com o guia ai meus amigos foi só maravilha a caminhada pelos trilhos da pra ver todas as montanhas que cercam MP lá de baixo é muito tranquila (depois da estrada que pegamos tudo é tranquilo) é fácil fácil o percurso você cruza com outros mochileiros indo e vindo e em mais ou menos 3h você encontra a cidade de Águas Calientes lá nos encontramos novamente o Davi o nosso guia que mostrou o restaurante onde ia ser servido o jantar e seria combinado como seria a ida a MP no dia seguinte, tudo ficou combinado para quem iria subir a pé teriam que acordar as 04:30 pois era uma boa caminhada cerca de 1:30h e o pessoal de busão poderiam acordar as 05:30h pois o percurso de ônibus é de 30 minutos ele nos encontraria passando a entrada as 06:30h já dentro de MP o ônibus custa U$ 10 o percurso nós fomos de busão pois não tínhamos dormido direito na noite anterior (ansiedade, cansaço e cheiro de mofo), subimos as 05:30 que é o horário que começa a sair os ônibus, chegamos na entrada uma pequena fila pois não tinha ainda aberto a bilheteria para entrarmos, depois da abertura foi tudo tranquilo e conforme o combinado entrada rápida, guia pontual, fizemos uma visita guiada por cerca de 2h o que é muito legal, não recomendo visitar MP sem um guia, depois da visita guiada ficamos livres para tirar fotos e ficar caminhando para ver mais detalhes de MP por cerca de 2:30h lá por volta do meio dia descemos de MP, realizados pois o lugar é muito mais do que imaginamos não esperava tanto assim de MP, descemos de busão também e paramos na ponte que cruza o rio de lá foram mais 2:30h de caminhada de volta a Santa Teresa pois a Van estava esperando a gente para levar o pessoal de volta para Cuzco. Chegamos antes do combinado e 14:45 as vans começar a partir de volta para Cusco, e lá fomos pelas estradas medonhas até Cuzco viajamos por cerca de 6h até chegar em Cuzco e poder descansar tranquilamente no Pariwana. Citar
Membros Kley Postado Dezembro 26, 2014 Autor Membros Postado Dezembro 26, 2014 No sábado estava previsto para ir conhecer as Salinas de Maras Moray acabamos não indo ficou pra próxima ficamos por perto das redondezas mesmo fomos ao Mercado San Pedro a umas galerias de artesanato e fotografar um pouco mais a região, queríamos ficar de boa pois no outro dia iríamos cedo para Lima onde faríamos uma escala de 12h. O mercado de San Pedro é interessante, porém nada que alguém que more em SP ou em alguma cidade que tenha um mercadão não tenha visto (a não ser a parte de carne que se você conhecer corre o risco de não comer mais carne) tem artesanatos, produtos da china, comidas típicas, sucos, frutas, carnes e frangos. Vale a pena ir, mas sem nenhum tipo de pretensão pois como é um lugar turístico o valor de tudo lá é maior e a qualidade não é boa. Andamos compramos lembrancinhas e voltamos para o hostel para arrumar as malas e descansar para o dia seguinte voltar para o Brasil com uma escala em Lima. Deixamos tudo pronto na noite e no outro dia cedinho fizemos nosso check out pedimos um taxi e seguimos rumo a Lima já com saudades de Cuzco e com gostinho de quero mais da viagem que estava no final, chegamos em Lima às 10:30 da manhã como nossa bagagem iria direto para SP só deixamos a bagagem de mão no aeroporto e partimos só com documentos e máquina fotográfica, pegamos um táxi rumo a Plaza de las Armas e no caminho já fui surpreendido não tinha noção do tamanho da cidade segundo o taxista disse eles tem 11 milhões de habitantes pegamos transito até no domingo e percorremos todo o centro até a Plaza de las Armas de taxi, estava tendo a troca de guardas em frente a Casa Presidencial tinha TV, platéia, muitos turistas e muito ambulante e toda a cavalaria do exército peruano gostamos muito, pena que dava pra ver muito pouco do que acontecia por causa da arquibancada montada em frente a Casa Presidencial para acomodar a platéia, andamos pelo calçadão de Lima, muitas lojas legais, preços semelhante aos daqui, porém deu pra perceber que o centro de lá ainda mantém uma força de comércio existem lojas legais e as pessoas vão ao centro fazer compras o que por aqui a maioria das lojas e da população já migrou pra os shopings. Ficamos um pouco mais pelo centro e resolvemos pegar um taxi até Miraflores e no percurso mais uma vez fiquei bobo com o tamanho de Lima, avenidas largas, edifícios gigantes na parte comercial da cidade até chegar no bairro de Miraflores, nem preciso falar como é bonito, cheio de opções de restaurantes e lojas, carros importados nas ruas, pessoas correndo no calçadão, voando de parapente, Miraflores é um dois bairros elitizados de Lima e consequentemente tudo lá é elitizado também, almoçamos por lá mesmo, tomamos um café no “Juan Valdez” de Lima, andamos pelo calçadão e ficamos esperando o por do Sol (o que não deu tempo de ver) por volta das 18:30 pegamos um taxi e fomos para o aeroporto, percorremos toda orla de Miraflores é bem grande alguns kilometros de orla, tudo estava em reforma e o mar estava escondido atrás dos tratores e canteiros de obra, chegamos no aeroporto tranquilamente com um pequeno congestionamento na entrada, ficamos fazendo hora até o embarque já que já havíamos feito o check in em Cuzco, embarcamos no horário certo e o vôo seguiu tranquilamente para SP, chegando em SP o misto de saudade de quem ficou e saudade do que deixamos para trás aquela ressaca de viagem já começava a bater e a vontade de começar agilizar a próxima já estava começando, não tiraria nada desta viagem foi perfeita, lugares, pessoas, paisagens tudo perfeito conforme o script, Bogotá, Cusco, MP e Lima realmente me surpreendeu cada qual da sua forma, roteiro que recomendo a todos! Obrigado a todos os relatos que e li e que influenciaram na decisão de armar este roteiro, qualquer dúvida podem perguntar no que puder ajudar to ajudando!!! Citar
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