Ir para conteúdo
Steffen

Auxílio para montar roteiro na Alemanha em maio.

Posts Recomendados

Olá!

Sou novo no fórum e gostaria de ajuda para montar um roteiro de viagem. Minha maior dúvida em quantos dias em cada lugar.

Pretendo viajar dia 06/05/15 e chegar em Frankfurt na manhã do dia 07/05 e voltar dia 27/05 à noite, saindo de Berlim.

Cidades do roteiro:

Frankfurt (apenas local de chegada)

Rota Romântica

Munique (daytrip Salburg)

Viena (daytrip Bratislava)

Praga

Dresden

Berlim (daytrip Potsdam)

Penso em alugar um carro em Frankfurt e prosseguir até Würzburg e descansar lá no primeiro dia e depois continuar na rota romântica e devolver o carro em Munique. Passar alguns dias nesta cidade e fazer um day trip até Salzburg. Depois de Munique, ir de trem até Viena. Ficar uns dias em Viena. Pensei em fazer um daytrip até Bratislava. Depois de Viena, ir de trem até Praga e passar alguns dias lá. Gostaria de conhecer Dresden, só não sei se é melhor dormir uma noite lá. A última base seria Berlim e fazer um bate-volta até Potsdam.

Viajaremos, minha esposa e eu. Não gostamos de muito agito, como bares, danceterias. Minha esposa gostaria de conhecer castelos, gostou da rota romântica e da rota dos contos de fadas. Mas acho que se incluíssemos a rota dos castelos e ainda a do conto de fadas não daria tempo, pois gostaríamos de conhecer as coisas com calma e não mudar de hotel todo dia. Havíamos pensado também em conhecer Lucerna na Suíça, mas ficaria um pouco na contramão. Incluímos Praga, pois fica no caminho e parece ser uma cidade interessante e bonita. Minha dúvida é em relação a língua, pois entendo inglês, mas falo pouco, me dou melhor no alemão, apesar de

estar um pouco enferrujado. Porém, não sei nada de checo. Escolhemos conhecer a Alemanha e a Áustria devido a origem de nossos antepassados, para conhecer melhor a cultura e ainda para que eu possa praticar um pouco a língua.

Minhas dúvidas: Quantos dias em cada lugar? Qual horário do dia partir para a próxima cidade? Em quais lugares dormir na rota romântica? Vale a pena fazer um bate-volta até Bratislava, a partir de Viena? É preciso a carteira internacional de habilitação para dirigir na Europa? Alguma sugestão de bate-volta?

Minha vontade era de conhecer vários lugares na Alemanha, na Áustria e na Suíça alemã, mas pelo que pesquisei aqui no fórum, não seria uma boa ideia. Muito corrido e pouco proveitoso.

Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende do seu ritmo de viagem, mas para fazer as coisas com alguma calma eu recomendaria a seguinte quantia de dias em cada local: Munique(3 dias, +1 dia para cada bate-volta), Viena(3 dias +1 para Bratislava), Praga(3 dias), Dresden(1 dia), Berlin(4 dias, +1 para Potsdam), Estrada Romantica, depende de quantos e quais locais da estrada forem visitar, no total são mais de 30 cidades, mas escolhendo as melhores, seriam no mínimo uns 2 ou 3 dias.

Pessoalmente eu gosto de ir de uma cidade para outra sempre que possível no começo da noite, assim tenho toda a manhã e boa parte da tardes livres para aproveitar a cidade e lá pelas 18:00 horas, quando as atrações turísticas já estão fechando mesmo, e eu estou começando a cansar, vou para a estação de trem. Pegando um trem para a próxima cidade para chegar na cidade de destino antes das 23:00 horas, a tempo de ir para o hotel dormir e acordar descansado e disposto no dia seguinte.

Bratislava fica a 1 hora de Viena, não tem nada demais e imperdível lá na minha opinião pessoal, se tiver tempo suficiente acho que vale a pena ir, mas se o tempo estiver apertado, eu cortaria Bratislava.

Em teoria, você pode dirigir com a carteira brasileira, mas a habilitação internacional é melhor, se a polícia lhe parar na estrada, vai ser bem mais fácil e rápido se livrar da fiscalização com a PID do que com a carteira brasileira. E ela não costuma ser cara, aqui no PR, até o ano passado custava menos de R$ 100, este ano eu não sei, por aumentou tudo, você pedia ela pela internet e chegava pelo correio em 2 semanas.

Quanto ao idioma, em Praga, na parte mais turística todo mundo fala ao menos um pouco de inglês e arranha um pouco de alemão, então acredito que não teria maiores problemas, e na hora que a coisa apertar, nada como usar a boa e velha mímica, apontar com o dedo, fazer gestos, etc...

Se possível inclua Nürnberg e Rothenburg ob der Tauber entre as cidades a serem visitadas na Estrada Romântica/castelos, e também inclua Fussen, que você pode tanto fazer de carro como parte da Rota Romântica/Castelos ou então como um bate-volta de trem a partir de Munique.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado, Adriano.

Eu gostaria de saber como melhor encaixar Nuremberg no roteiro, pois vi que não fica na rota romântica.

Compartilhar este post

Link para o post

A logística de como encaixar Nürnberg vai depender de quais locais você for visitar na Estrada Romântica, como eu falei acima, são quase 30 cidades e se estende por mais de 300 km, mais ou menos por quase toda parte sul da Alemanha, se for visitar todas você precisa de quase um mês inteiro para visitar só a Estrada Romântica, então na prática, as pessoas escolhem umas 3 ou 4 cidades da Estrada Romântica que mais lhe agradem e visitam somente estas.

Se você visitar as cidades no inicio da Estrada, próximo de Würzburg, dá para finalizar a Estrada Romântica em Rothemburg ob der Tauber ou alguma cidade próxima de lá e devolver o carro em Nürnberg e seguir para Munique de trem.

Agora se você escolher as cidades mais ao sul da Estrada Romântica, dá para encaixar Nürnberg como um bate-volta de 1 dia a partir de Munique.

Uma observação adicional, apesar de ficar na Estrada Romântica, Fussen/Neuschwanstein fica muito ao sul, longe da parte principal da estrada romântica. Então, se Neuschwanstein faz parte dos locais que você queira visitar, geralmente fica melhor visitar Neuschwanstein de trem, como um bate-volta de 1 dia a partir de Munique.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, Adriano!

Na sua opinião valeria a pena tirar uns dias da rota romântica para ir até Lucerna? Em caso afirmativo, seria melhor ir de carro, trem, ônibus? A partir de onde?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou da opinião de que se é para ir a Lucerna ou Suíça, tem que ficar no mínimo uns 3 dias dias livres por lá para aproveitar o que a Suíça oferece, e também para valer a pena o deslocamento e o monte de dinheiro gasto, por que tudo o que envolve Suíça é caro.

Lucerna não é lá muito acessível de fora da Suíça, você vai gastar praticamente 1 dia inteiro para chegar lá e outro dia inteiro para ir embora, então para incluir Lucerna, teria que abrir mão de algum outro lugar, simplesmente tirar 1 ou 2 dias de algum outro lugar não resolve.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de uma ajuda em relação aos hotéis, pois minha esposa anda de muletas e se cansa em caminhar distâncias maiores ou subir muitas escadas. Saberias informar quais bairros ou hotéis ficam numa posição mais próxima de meios de transporte ou numa localização estratégica para conhecer a cidade?

As cidades que faltam reservar hotéis em seqüência do roteiro são: Munique (4 noites), Viena (3 noites), Praga (3 noites), Dresden (1 noite) e Berlim (5 noites). A chegada em Munique será de carro e lá devolvido. O deslocamento restante entre uma cidade e outra será de trem e o voo sairá de Berlim.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Indicar hotéis sempre é complicado, pois a gente geralmente conhece só 1 ou 2 na cidade, então eu evito indicar, até por que um local que eu estive a 2 anos atras, pode ter fechado, mudado de dono, a qualidade ter caído ou aumentado, ou então estar muito caro nas datas que você precisa viajar. Então eu não costumo indicar hotéis, é melhor você mesmo pesquisar isto, com base nas restrições, necessidades e orçamento que você tem disponível.

Quanto a localização:

- Em Munique, se possível fique no centro no bairro Altstadt, é a melhor localização, mas também a mais cara. A região da estação de trem reúne a maioria dos hotéis de Munique e possui fácil acesso de metrô ou TRAM ao centro onde ficam a maioria da atrações;

- Em Viena o melhor local também é o o centro Innerstadt, mas também é a mais cara, caso não ache nada dentro do que você está disposto a gastar dê uma olha na região da rua Marienhil, é proximo do centro e trem metrô fácil até o centro.

- Em Praga, se ossivel pegue um hotel no centro histórico, se não for possível, escolha algo na região de IP Pavlova, de onde você chega fácil em qualquer lugar de TRAM.

- Dresden eu visitei num dia só, cheguei de manhã vindo de Berlin e fui embora a Praga a noite, então não pesquisei nada sobre hotéis e localização, mas a regra é a mesma, quanto mais central, mais fácil o acesso as atrações e mais caro o hotel.

- Em Berlin fique no bairro Mitte, que é onde fica praticamente tudo o que interessa. Mas como o bairro é bem grande, não vai conseguir ser possível evitar ficar andando de metrô, ônibus ou Tram, então escolha um hotel próximo a uma estação de metrô para facilitar os deslocamentos.

Uma observação, os metrôs na Europa em sua maioria foram projetados e construídos a mais de 50 anos atras, quando não se tinha muita preocupação com acessibilidade. Muitas das principais estações já foram adaptadas com elevadores, rampas, ou escadas rolantes, mas algumas das estações menores ainda tem escadas para você subir, então pode ser um pouco problemático para pessoas com problemas de mobilidade.

Outra observação importante também, a maioria dos hotéis mais econômicos está em prédios antigos, de 3 ou 4 andares, que originalmente não foram projetados para terem elevador. Em muitos hotéis foram adaptados elevadores, mas nem sempre eles vão até o último ou primeiro andar, então na hora que for fazer as reservas, preste atenção a este detalhe, verifique se o hotel possui elevador, escolha um que lhe agrade e leia algumas avaliações de hospedes no www.booking.com ou www.tripadvisor.com.br, veja o que os hóspedes falam a respeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado por todas estas informações. Ajudaram bastante na escolha dos hotéis. Espero não estar abusando, mas marinheiro de primeiro viagem tem muitas dúvidas. Quanto mais pesquiso, mais questões aparecem. Pesquisando sobre a rota romântica para saber quais cidades visitar, achei sugestões de, por exemplo, trocar a visita de Würzburg por Bamberg que não faz parte da rota, mas seria mais interessante. Conheces a cidade? Será que valeria a pena?

Compartilhar este post

Link para o post

Estas duas em específico eu não conheço, visitei outras, mas Bamberg está na lista de cidades que quero visitar na próxima vez que for a Alemanha...

Bamberg é especialmente interessante para apreciadores de cervejas, é quase que uma "Meca" das cervejas alemãs... Não que tenha só isto lá, a cidade em si é bem interessante também mesmo para quem não toma cerveja, mas o que move o turismo em Bamberg é a visitação as cervejarias.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora