Ir para conteúdo

Em fevereiro... Tem carnaval! (Saiba como desfilar nas escolas de samba do Rio)


Posts Recomendados

  • Membros

Falta menos de um mês para o carnaval e a nossa dica não poderia ser outra: vá Sapucar!

Não por acaso, a festa carioca ganhou a fama de ser “o maior show da terra”. Cada escola investe cerca de R$ 6 milhões por desfile e, acredite em nós, você precisa assisti-los, pelo menos uma vez na vida! Para os mais animados, o conselho vai além: invista em uma fantasia e caia na folia.

 

O Rio de Janeiro recebe no carnaval mais de um milhão de foliões. Em 2015, serão 456 blocos arrastando multidões em todos os cantos da cidade. Além disso, as doze principais escolas de samba vão desfilar no domingo e na segunda pela Marquês de Sapucaí. E, para completar, ainda tem os bailes de gala e as feijoadas. Ou seja, cerveja! Opções não faltam para se jogar nos dia do reinado de Momo!

 

Pra quem quer curtir a folia ao ar livre, os blocos fervem por toda a cidade. Alguns, como o Monobloco e o Bloco da Preta, atraem mais de 400 mil pessoas em seus desfiles. O Cordão da Bola Preta, o mais famoso e antigo de todos, chega a arrastar mais de 1,5 milhão de foliões pelo centro da cidade. Nos últimos anos, o bloco Sargento Pimenta, que toca músicas dos Beatles no ritmo de carnaval, e o Bangalafumenga, têm se destacado e atraído milhares de pessoas em suas apresentações no Aterro do Flamengo. Há também os tradicionais, que desfilam ao som de marchinhas pelas ruas da zona sul, como a Banda de Ipanema e o Suvaco do Cristo; e o diferenciado Cordão do Boitatá, nosso preferido, que se apresenta parado, em um palco, poupando o “trabalho” de ir atrás da banda.

 

Quem quiser ficar no meio da muvuca, pode ir todos os dias para o bairro da Lapa. Tradicional reduto boêmio do Rio, por ali, a folia não para. Em qualquer horário, está sempre cheio de pessoas nas ruas e nos bares, que têm programação especial durante esses dias, com apresentações de músicos ao vivo.

 

carnaval3.jpg.a9dfc0044d3bebcf51a49735541c5a35.jpg

 

Ok, os blocos são bacaninhas para quem gosta de um agito e trazem “aquele” clima de carnaval e tal. Mas, marchinhas à parte, o espetáculo mesmo é na Marquês de Sapucaí! No sambódromo, acontecem as apresentações que deram fama à cidade e se tornaram marca registrada do Brasil. Agremiações de enorme tradição na cultura popular brasileira, como Mangueira, Portela e Salgueiro, atravessam os quase 800 metros da pista em busca do tão sonhado título de melhor do ano.

 

Os desfiles começam na sexta-feira, com apresentações das escolas do grupo de acesso, que saem também no sábado. A grande campeã garante o direito de desfilar no grupo especial, no ano seguinte. Escolas tradicionais como Império Serrano, Estácio de Sá e Caprichosos de Pilares desfilam nesse grupo.

 

No domingo e na segunda, começa o show das grandes escolas. Pontualmente às 21h30, as agremiações do grupo especial iniciam seus desfiles. Muito samba, vibração, alegorias e fantasias de encher os olhos.

 

carnaval2.jpg.ba314cee047f0402d1212ad73b662bb8.jpg

 

Para assistir, pode-se comprar o ingresso diretamente com a Liga das Escolas de Samba, por telefone. Porém, a essa altura do campeonato, eles já estão esgotados e a melhor opção passa a ser a compra direto com agências de turismo. Ao todo, são 13 setores de arquibancadas, divididos em lados pares e ímpares.

 

Para quem quer conforto, as frisas são espaços fechados, para seis pessoas, que ficam no mesmo nível da pista. Mas, se você quiser cacifar um pouco mais, vá de camarote. Alguns oferecem open bar, massagens e outros mimos para quem compra a entrada.

 

E, se quiser participar da festa, desfile! É mais fácil do que se imagina. As escolas (menos Grande Rio e Vila Isabel) possuem alas comerciais, que vendem fantasias, sem a necessidade de participar de ensaios. Você paga, busca a fantasia (algumas alas até entregam nos hotéis) e garante a participação no maior espetáculo da Terra. Mas, fique atento, a compra da fantasia não dá o direito de assistir aos desfiles do dia, apenas participar da apresentação da escola escolhida.

 

A maneira mais prática e segura de achar as alas comerciais é pelos sites de cada escola. Evite as páginas picaretas que vendem fantasias de várias escolas. São voltados para gringos e costumam cobrar até três vezes do valor real.

 

Mais dicas para o carnaval do Rio e todos os links para compra de fantasias você encontra no nosso blog: http://sresralao.com/carnaval-no-rio-de-janeiro/

 

montagem2.jpg.b3ff4501f2cee43e2bf71cd79edce9ef.jpg

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...