Ir para conteúdo

Gramado, Canela e PN Serra Geral - Julho/2009


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal! Acabei de voltar de Gramado, os cubinhos de gelo estão derretendo então já posso escrever meu relato de viagem! (os preços das coisas eu vou colocar tudo junto no final do relato pra facilitar)

 

Essa foi uma trip vapt-vupt decidida num momento de surto psicótico de stress paulistano. Entrei no site da Gol e me deparei com aquelas mega promoções. A passagem pra Porto Alegre estava R$ 79,00 o trecho. Não pensei duas vezes! Escolhi um final de semana que eu poderia “matar” a sexta e mandei ver! Os dias foram 24, 25 e 26/07.

 

Como eu já conhecia POA, resolvi ir pra Serra Gaúcha curtir um friozinho de inverno, mesmo sendo um destino para casais e eu estar viajando sozinha. Reservei minha vaga no Hostel Gramado, afinal de contas, albergue sempre tem viajantes independentes em qualquer época do ano!

 

Sexta-feira, 24/07/09

 

Saí de SP na madruga de sexta debaixo da maior chuva! Meu vôo era às 5:45h, mas como eu fui de carona pro aeroporto, cheguei lá 2:00h e fui me juntar à galera no “dormitório” da sala de embarque (entenda-se bancos duros, gelados e desconfortáveis). O vôo saiu no horário mas chegou em POA com 1h e pouco de atraso, umas 8:40h. Olhei pela janelinha do avião e o sol brilhava no céu azul lá fora, mas logo o comandante anunciou “Srs passageiros, sejam bem vindos à Porto Alegre! A temperatura atual é de 2º”. Brrrrrrrrr!!! Frio!!!!! ::Cold:: No desembarque alguns funcionários usavam máscara por causa da gripe “oinc oinc”, mas nada de pânico, a maioria circulava normalmente.

 

Peguei minha mala na esteira (que inacreditavelmente foi uma das primeiras a sair) e na saída do aeroporto já avistei o microônibus da Infraero que faz o traslado gratuito até o metrô. Ele te deixa na boca da rampa de acesso, muito prático! De lá até a rodoviária são só 3 estações, indo no sentido Mercado. Cheguei na rodoviária e consegui pegar o bus das 9:30h. Acho que na alta temporada eles saem de 30min em 30min, em outras épocas deve ser de hora em hora.

A estrada pra Gramado é ótima e tem paisagens lindas! Como eu dormi bastante no aeroporto e durante o vôo, fiquei acordada curtindo o visual!

 

A viagem é rápida e tranqüila, +/- 2h pra chegar lá. Chegamos na rodoviária de Gramado às 11:30h, peguei um circular sentido Canela/Saiqui e desci quase em frente ao hostel.

 

O hostel é bem charmosinho, como tudo por lá (até o cemitério é bonito!) e o atendimento excelente! Fui recepcionada pela Vanessa, que depois descobri que é filha do dono, que também é dono das 2 maiores baladas de Gramado e mais um hotel.

 

Fui pro meu novo aposento (quarto coletivo com 4 beliches) colocar uma roupa mais quentinha para começar a explorar a cidade. A idéia inicial era alugar uma bike e conhecer os pontos turísticos mais próximos na pedalada, inclusive em Canela que não tem muita opção de transporte aos parques. Mas eu já estava sentindo meus ossos e pulmões congelando naquele frio! Alugar um carro sozinha ia pesar no bolso, mas por sorte conheci duas cariocas lá e acabamos fechando tudo juntas! Show de bola, não ia mais morrer de frio nem comer fondue à noite sozinha! (isso sim é deprê!)

 

Pegamos um mapinha de Gramado/Canela, contato da locadora, restaurantes e seguimos em direção ao Centro. Conhecemos a maior parte dos pontos turísticos a pé mesmo: Vale do Quilombo, Igreja São Pedro, Lago Joaquina Rita Bier, Lago Negro, Rua Coberta, R.Borges de Medeiros, lojinhas de chocolate (não comprei nada, só degustei alguns pq não sou muito fã de chocolate). Isso tudo num dia só e a pé! Os outros lugares não fiz questão de ir (Mundo a Vapor, Museu do Automóvel, Aldeia do Papai Noel) e outros não fui porque não deu tempo (Mini Mundo, vinícolas, Maria Fumaça, 3 Coroas, agroturismo).

 

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS

 

1.jpg.1e3e828ac823ba5a6935ff53806305ad.jpg

É muito fácil circular pela região, a cidade é bem sinalizada, as pessoas educadas, com um mapinha na mão chega-se em qualquer lugar. Assim como em países de 1º mundo, lá os motoristas param para os pedestres passarem (mas atravesse sempre na faixa de pedestres, caso contrário o motorista não vai saber se você quer atravessar ou está só curtindo a paisagem) Cuidado ao dirigir, vá sem pressa, não atropele ninguém, e se morar em cidade grande, cuidado para não ser atropelado ao atravessar a rua na sua terra de origem!

 

Pra estacionar nas ruas e avenidas principais tem que usar o parkímetro, tipo o zona azul em SP. É um aparelhinho vermelho que fica no meio fio, tem um a cada 4 ou 5 vagas se não me engano, e é cobrado por tempo (de 20min a 1h). Acho que era 1,20 por uma hora. Quando parar, é só procurar os monitores (tá escrito MONITOR nas costas do uniforme), falar quanto tempo vai ficar e pagar pra ele. Ah, as vagas nas ruas são demarcadas! Excelente porque assim ninguém te espreme e você não precisa fazer malabarismos pra tirar o carro!

 

Outra coisa que me impressionou é a limpeza das ruas! Não se vê lixo no chão, muito menos cocô de cachorro! Aliás, não se vê cachorro/gato pelas ruas. Os poucos dogs que eu vi estavam com os respectivos donos e algumas vezes melhor vestidos do que eu!

 

Pra almoçar, fomos no Kilo & Kilo na Av. das Hortênsias, perto da Igreja São Pedro. Acho que o quilo era R$ 27,00 ou R$ 30,00. Não achei tão barato, mas a fome era muita e o tempo, curto. Bem ao lado do restaurante ficava a locadora de carro indicada pelo hostel. Como o carro só estaria disponível no final da tarde, deixamos reservado e fomos bater perna. Demos um giro pela cidade e no final do dia estávamos curtindo o lindo visu do Lago Negro! Tomei um quentão (que diferente de SP, onde quentão é pinga com gengibre e açucar, lá é só vinho quente) pra esquentar porque o sol estava baixando, e junto, a temperatura. Por sorte o carro ficou pronto e a santa moça da locadora foi buscar a gente no Lago antes de virarmos picolé! Voltamos para o hostel quentinhas no carro!

 

A programação da noite era comer fondue e ir pra festa de 6 anos do Botequim Santana, vizinho de parede com o hostel. Para jantar, escolhemos o C’Est Mieux que parecia bom e os alberguistas tinham desconto de 25% na seqüência, que inclui fondue de queijo, carne e chocolate à vontade. Fomos lá mesmo! O restaurante é bom, a comida também, ambiente acolhedor e atendimento nota 10! Agora, a música... aquilo tava de matar! Além do cara cantar mal, o acompanhamento era com teclado que parecia toque polifônico de celular, sem contar o repertório, que incluía pagode e outras músicas estranhas! Gosto não se discute, respeito quem curte (eu até ouço dependendo do ambiente), mas como fundo musical de restaurante em Gramado definitivamente não combina! Mas tudo bem, com umas garrafas de vinho, foco na comida e um bom papo vc acaba abstraindo o resto!

 

3.jpg.2feeffd9e770a6f1a4eb56d58859e8f8.jpg

Quando saímos do restaurante os carros na rua estavam cobertos de gelo! Frrrrrrrrrriiioooooo!!!!!!!! ::Cold:: Fomos pro Centro procurar um termômetro e demos de cara com um marcando -4º! Brrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!!!! Bora pro hostel! (dica pra quem ficar no albergue em épocas frias: a torneira do lavado ao lado da recepção é aquecida; as do banheiro principal são ultra geladas!)

 

4.jpg.96ea257bea0f7985cc13667d0403addf.jpg

Chegamos lá mais de meia noite. Estufadas de tanto comer e cansadas de andar o dia inteiro, desistimos da balada/night. Ficamos no pé da lareira trocando idéia com um cara de Natal, uma galera de João Pessoa e o recepcionista do hostel. Tudo gente boa!

 

O legal de conversar com os locais é que a gente fica sabendo dos “causos” da região. Por exemplo, soube que em Gramado também rola assalto! Pois é, essa cidade toda perfeitinha e aparentemente segura também tem o seu índice de violência! O Johnatan (recepcionista) contou que já foi vítima de uma gangue dia desses. Ele voltava pra casa tarde da noite quando de repente foi abordado por 5 caras de bike e com faca na mão! Assustado, já ia tirar a carteira e celular do bolso pra entregá-los, mas aí um dos assaltantes gritou, apontando a faca: “Anda logo, passa o moletom!” Hã??? Moletom??? E o resto das coisas? Não, ele queria O MOLETOM! Então tá! O John passou o moletom e os caras saíram em disparada pela rua escura, num plano de fuga para esse mega elaborado assalto! Esse foi o “causo” da Gangue do Moletom.

 

Outro “causo” bizarro aconteceu numa certa manhã quando um rapaz abordou uma senhora e levou sua bolsa. No que ele saiu correndo, um padeiro vinha passando pela calçada com uma fornada de pães no ombro e viu tudo. Ah, não pensou duas vezes, meteu a fornada na cabeça do trombadinha e recuperou a bolsa da mulher! Foi pão voando pra tudo que é lado! Ele virou o “Herói do Pão”. Detalhe que 10 min depois ele passou em frente ao bar lá perto e viu o trombada tomando cerveja com os amigos! Coisas de cidade pequena!

 

::lol3::::lol4::::hahaha::::hein:

 

O papo tava ótimo, mas como o dia seguinte seria puxado, fomos dormir um pouco.

 

Sábado, 25/07/09

 

O programa do dia era visitar o Parque Nacional da Serra Geral em Cambará do Sul (120km de Gramado), onde fica o Cânion Fortaleza. Como estávamos de carro e o dia bem limpo, resolvemos ir sem guia mesmo. Acordamos cedo, tiramos algumas fotos da grama/árvores/telhado/carros todos branquinhos da geada, tomamos café e caímos na estrada!

 

5.jpg.de8e041ff1e8bcbc988cb64f8bdc2990.jpg

Só o trajeto até lá já vale o passeio! Muito lindo, cheio de pinheiros e araucárias, campos em vários tons de verde contrastando com um céu azul sem nenhuma nuvem pra atrapalhar! Em alguns pontos ainda tinha gelo sobre a grama e árvores. A estrada até Cambará é boa, asfaltada, só alguns trechos são bem ruinzinhos e esburacados, mas dá pra ir tranqüilo.

 

6.jpg.a2be02ecbcdf14fe67c852a5e95c1819.jpg

Em Cambará paramos na Casa do Turista pra pegar uns mapas e informações sobre o parque e ir ao banheiro (na Serra Geral não tem estrutura nenhuma, banheiro, lanchonete, etc, só natureza pura mesmo!), compramos um misto quente e água pra levar e partimos rumo ao Parque.

 

São 23km de estrada de terra totalmente esburacada e pedregosa percorridos em aproximadamente 1h! Uma aventura à parte, e nosso Celta 1.0 alugado mandou muito bem!

 

Na entrada do parque tem uma guarita onde anotam a placa do carro e te desejam boa viagem! Uns poucos metros à frente, logo depois da ponte, chegamos à trilha da Pedra do Segredo. Trilha fácil, demarcada pela passagem de pessoas, tem uma placa de madeira bem gasta e meio apagada, mas dá pra ler.

 

7.jpg.ac9eb8f9ad772a6fe17dc2f91d81d572.jpg

8.jpg.1276fef75061ca22a86f78535b3979ad.jpg

Uns 10min de caminhada tranqüila, atravessamos um riozinho em cima da cachoeira (dá pra pisar nas pedras) e paramos na beira do precipício pra comer nosso misto quente (que a essa altura já estava frio) com guaraná e vista panorâmica!

 

9.jpg.3049368566a90068198ad07e0e3d1126.jpg

Continuando por uma trilha chegamos ao lado oposto à cachoeira onde podemos vê-la de frente, linda, deslumbrante! Olhei lá longe e vi algumas pessoas no lugar onde eu fiz meu lanchinho, parecia um bando de formiguinhas no meio daquela paisagem imponente!

 

10.jpg.f75fe53ddf056f8cb24224fafa9e61bf.jpg

Continuando na mesma trilha chegamos à Pedra do Segredo, um bloco monolítico de 5m de altura e umas 30t equilibrado numa base de uns 50cm. Como isso é possível??? Segredos da Natureza!

 

11.jpg.9c811f055be3d2de63a0405f57e522c2.jpg

Ficamos lá curtindo o sossego por um tempo e zarpamos rumo ao Mirante do Fortaleza. No caminho pro carro topamos com um animal que achei que fosse um cachorro, depois concluí que era uma raposa, mas na verdade era um graxaim! ("parente próximo da raposa, é um mamífero carnívoro da família dos canídeos, encontrado nos campos úmidos do Sul do Brasil, no Paraguai, Norte da Argentina e Uruguai, sendo conhecido como zorro de las Pampas nestes três últimos países" Fonte: Wikipedia e colaboração/correção do nosso amigo Cacius ::cool:::'> ) O coitadinho devia estar com fome pois veio em nossa direção, meio receoso, de mansinho, mas quase lá! Infelizmente o único alimento que eu tinha foi detonado lá no topo da cachoeira uns minutos atrás. Aí veio um maldito carro barulhento e espantou o bichinho pro meio do mato. Dei tchau e seguimos viagem.

 

12.jpg.e919dfb15b16c3e49708a978dee7851e.jpg

Continuamos na estrada esburacada até chegar ao fim da linha para carros. De lá até o mirante tem que ir à pé, e olhando de baixo parece muuuuuuito longe. Nisso já eram 16:30 e o sol no inverno se põe por volta das 17:20, ficando escuro e muito frio bem rápido. A galera queria desistir e apreciar o visu lá de baixo mesmo, mas pensei com os meus botões “Eu vim aqui pra chegar até o mirante, então eu vou nem que seja correndo!”. Aí eu gritei “VOU E VOLTO EM 40 MINUTOS! ME ESPERA AQUI EMBAIXO!” e disparei morro acima. Subi tão rápido que cheguei lá em cima suando em bicas apesar do vento gelado! E pra minha surpresa não era tão longe assim! Demorei só 10min pra alcançar o topo! Nossa, o que é aquilo! Dá pra ter um panorama de 360º, avistando o litoral catarinense, a praia de Torres e os 7km de paredões do cânion. Sem palavras! As fotos não traduzem 1/10 do que é estar lá em cima! Sentei nas pedras pra recuperar o fôlego e apreciar aquela maravilha. Uns minutos depois vi minha galera subindo também! Hehehehe! Fiquei feliz que tomaram coragem! Ficamos lá um tempo mas o sol estava baixando rápido, então tivemos que descer logo antes que escurecesse.

 

13.jpg.b5d12d808a459f5a2c38a475538fdc80.jpg

14.jpg.7bf5986ee657122e23dc2700dd6c66ac.jpg

Chegamos no carro e partimos por volta das 17:10 felizes e realizadas! No caminho de volta ainda fomos presenteadas com um pôr-do-sol magnífico no meio das montanhas, e pra fechar com chave de ouro, na estrada para Gramado totalmente escura, um céu forrado de estrelas e a lua sorrindo pra gente! Simplesmente perfeito!

 

15.jpg.72c37fa20a74716eb7ecf2fbb6c415c3.jpg

De volta ao hostel percebemos que passamos o dia inteiro com 2 mistos e 1 guaraná no estômago, que começou a reivindicar seus direitos. Bom, nada melhor do que ir ao Café Colonial e comer até explodir! Fomos daquele jeito mesmo, de tênis, moletom e sujas de lama! Ué, to pagando igual, qual o problema?

 

Meus amigos, é tanta comida na mesa que o estomago fica cheio só de olhar! E vem tudo de uma vez, doce, salgado, chá, café, leite, chocolate, suco, vinho (água, refri, cerveja, outros sucos são cobrados à parte). Quase não sobra lugar pra apoiar o prato! E não dá pra saber o que é cada coisa, o garçom vem, explica tudo em 30s e já sai andando. Além de tudo isso ainda tem um buffet de sobremesa incluso! Sobrou muita comida na mesa, e fiquei me perguntando o que eles fazem com as sobras. Jogar fora é desperdício, e se reaproveitar é... bom, deixa pra lá!

 

Voltamos pro hostel felizes e satisfeitas, mas sujinhas. Tomamos um banho e como era minha última noite em Gramado resolvi ir pra balada mais tarde, apesar do cansaço. Fomos ao Bill Bar, a uns 200m do hostel. Bem legal, tem vários ambientes, pista eletrônica, banda, bilhar, boliche. Estava lotado quando chegamos, mas foi ótimo, assim não passamos frio!

 

16.jpg.21058ddbc273c12d9edc59a143229740.jpg

Como estava muito frio, fomos de carro apesar de ser perto. Na hora de ir embora, tinha uma camada de gelo cobrindo o carro. Demoramos um tempão pra descongelar o pára-brisa, mas pelo menos dentro estava quentinho!

 

Domingo, 26/07/09

 

Depois de intensas atividades no sábado, me dei ao luxo de dormir até as 9:00 (!!!) mas não podia demorar muito afinal de contas era meu último dia lá e ainda tinha muito o que fazer! Minhas amigas cariocas ainda ficariam mais uns dias e apesar de terem mais tempo me acompanharam na programação “fast food” de domingo!

 

Tomamos café da manhã, arrumei minha mala, me despedi da galera do hostel (essa é a pior parte!) e fomos pra rodoviária comprar a passagem pra POA, só pra garantir! Como meu vôo sairia as 22:55, peguei o bus das 19:15 pois teria tempo de folga pra chegar no aeroporto.

 

Passagem comprada, bora pra vizinha Canela curtir minhas últimas horas na serra! O dia estava lindo e o melhor, não fazia frio! Estava uns 12º por volta do meio dia, contra 5º ~ 6º nos dias anteriores.

 

No caminho paramos na loja de chocolates da Florybal pra tirar umas fotos, mas não compramos nada, pois estava lotado e achei meio caro!

 

Fomos direto pro Alpen Park, onde tem várias atrações, esportes radicais, passeios de quadriciclo, etc. Como eu tinha pouco tempo, escolhi ir só no trenó e no cinema 4D.

 

A fila do trenó estava grande mas andou rápido, demorou uns 20min, o tempo deu comer meu pinhão com quentão! Hehehe! Como estávamos em 3, as cariocas foram num duplo e eu no individual. É bacana, o trenó passa no meio das árvores, a paisagem é bonita, mas acho que poderia ter um pouco mais de emoção! Tudo bem, deu pra dar umas risadas e tomar um vento na cara! Na saída tem um quiosque vendendo as fotos que eles tiram de vc se esgoelando no trenó. Não comprei pq achei caro. (15,00 a foto impressa e 10,00 o CD)

 

De lá fomos pro Cinema 4D, filme do dia “A Ilha Perdida”. Achei esse bem mais legal que o trenó! É muito bem feito, tem uma hora que até respinga água na sua cara! (detalhe que no verso do ingresso tem várias recomendações, e uma delas diz: “Para evitar acidentes não corra durante o trajeto!” :?::?::?: ). Ah, prefira os assentos da frente. A imagem é 4D mas se vc for baixinha(o) que nem eu e sentar um cabeção na sua frente vai atrapalhar um pouco.

 

Fiquei com vontade de fazer o passeio de quadriciclo, mas o tempo corria rápido e ainda queria conhecer o Parque do Caracol e da Ferradura.

 

17.jpg.6ba118aa5b607b8aab41dba5c70cbe70.jpg

Fomos pro centro de Canela almoçar, achamos um restaurante de comida mineira por 7,90 o buffet livre! Mas atenção que SÓ o buffet é livre, a carne é pedida à parte, que no meu caso veio 1 bife a rolê de uns 10cm, e não pode repetir! Mas o resto é à vontade: salada, arroz, feijão, farofa, fritas, polenta, couve, macarrão. Até que tava bom pelo preço, gosto de comidinha caseira mesmo!

 

De lá seguimos rumo ao Parque do Caracol. A rua principal estava congestionada, então fui cortando pelas paralelas até conseguir sair da muvuca. Acabamos saindo na rua da prefeitura, câmara municipal, fórum, tudo naquele estilo parecendo casinha de boneca! Foi ótimo, não pegamos nadica de trânsito!

 

O parque também estava bem cheio, talvez por ser domingo de sol e o frio ter dado uma trégua. O parque é bem grande, tem várias trilhas pra corredeiras, área de piquenique, trenzinho... mas primeiro passamos no mirante pra ver a linda Cascata Caracol! É realmente linda, diferente de todas as outras que já vi! A escadaria que leva à base da cascata estava em manutenção. Uma pena, mas acho que nem agüentaria descer e subir os 900 degraus no estado em que eu me encontrava, quase sem dormir!

 

18.jpg.58cf9e0ed645c88a37a850e62ee1c1d9.jpg

19.jpg.d1501cf2ec13a5bc1e8a336e9a2e40f8.jpg

Seguindo a trilha que vai pras corredeiras tem um outro mirante menor, mais tranqüilo também. Vi uns bancos de madeira sob as árvores e não pensei duas vezes! Fui deitar pra tirar um cochilo! Ah, que delícia dormir com o barulho da cachoeira! Nem sei quanto tempo fiquei lá, mas deu pra repor um pouco minhas energias!

 

Depois do cochilo continuamos a trilha pelo parque, agora meio lesadas de sono, mas foi ótimo, tava numa paaaaazzz... Um pouco mais pra frente tem umas áreas gramadas pra piquenique e não tinha ninguém lá. Adivinha? Deitamos de novo, dessa vez na grama, olhando pro céu azul cortado por araucárias e pinheiros.

 

20.jpg.527c0aae4eb381a1be379b31880e29b1.jpg

Como tudo que é bom dura pouco, estava chegando a hora de partir. Demos uma passada na feira de artesanato do parque, e até que tinha coisas bem em conta lá! Comprei uma luva super quente (e olha que minha mão é uma pedra de gelo!), uma touca fofinha com a parte de fora em couro e 2 pares de meias muito quentinhas também! Tudo deu R$ 50,00 e se fosse em dinheiro ainda tinha desconto! (em SP a mesma touca fofinha custa 59,00!)

 

Como já era quase 17:00 não deu tempo de ir ao Parque da Ferradura. Voltamos pra Gramado porque eu tinha umas lembrancinhas e encomendas pra comprar. Depois de pegar um mega trânsito na principal, largamos o carro em frente à rodoviária e fomos procurar uma loja de queijos e vinhos indicada por uma mochileira daqui. É a Budega’s Queijos e Vinhos na Borges de Medeiros, mas já estava fechada. Uma pena!

 

Paramos no Pasteleiro ao lado da Igreja São Pedro pra comer o famoso pastel, que realmente é muito bom! Os pastéis têm nome de clássicos do cinema. Tem 3 tamanhos, acho que é curta, média e longa-metragem, e vc ainda pode misturar até 4 sabores! Eu comi um médio de strogonoff (007) e foi a minha janta!

 

Voltamos correndo pra rodoviária porque ainda tinha que comprar a cuca (pão doce caseiro que só tem no RS, simples ou recheado, muuuuuuito bom!) que minha amiga pediu, e como era ela quem ia me buscar no aeroporto de Sampa, se eu não levasse era capaz dela me largar lá! Rsrsrs

 

Tem um lugar bem ao lado da rodoviária que vende as famosas cucas. Eles assam o pão na hora, tem vários tipos: cuca simples ou recheada com chocolate, côco, frutas; pão sovado, pão de milho, pão de calabresa... Delícia! Ainda consegui comprar uns queijos e salames na loja do lado (R$ 8,00 cada) e fui toda feliz pra rodoviária, com um monte de sacola, mais mala, mais mochila!

 

Me despedi das minhas novas amigas cariocas com dor no coração, não sem antes combinarmos de nos reencontrar em SP ou RJ, e segui para Porto Alegre.

 

No caminho de volta fiquei relembrando cada momento da viagem e vi que foi tudo perfeito! Nenhuma reclamação! Mais uma trip realizada com sucesso pra guardar na memória e no coração! ::love::

 

E que venham as próximas!!!

 

Um abraço a todos!

 

Erikinha

 

::kiss::

 

21.jpg.119f2bf96f16c85b27d078ce1abaffb4.jpg

Ah, conforme prometido, segue alguns preços para referência (Julho/2009):

Hostel Gramado – 35,00/dia em quarto coletivo (alberguista)

Bilhete unitário de metrô – 1,70

Ônibus executivo POA/Gramado – 25,35

Ônibus executivo Gramado/POA – 24,10

Circular Gramado/Canela – 1,60

Aluguel de bike – 20,00/dia ou 5,00/hora

Aluguel de carro Flex 1.0 – 75,00/dia (por 4 dias na Gramadense Locadora)

Seqüência de fondue no C’Est Mieux – 40,00 (hospedes do hostel têm 25% de desconto)

Café Colonial Bela Vista – 34,00

Quentão (vinho quente) – 3,00

Porção de pinhão cozido – 3,00

Chocolate quente da Lugano - 5,00

Pastel médio do Pasteleiro – 6,90

Cuca simples ou recheada - 5,00

Pão sovado ou de milho - 3,00

Queijo - 8,00 a peça (na Budega's tava 3 por 15,00)

Parque do Caracol – 10,00

Litro do alcool - 1,69 (gasolina eu não lembro, o carro era flex)

Pedágio para Cambará do Sul - 6,70 (1 na ida e 1 na volta)

 

Em tempo:

- Em Gramado tem sinal de todas as operadoras de celular, inclusive Nextel. Já nos cânions o sinal some na maior parte do tempo, mas tem alguns pontos que funciona.

 

- Em Gramado tem quase todos os grandes bancos: Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Banrisul, 24hs, etc. Em Cambará não vi nenhum, mesmo porque não rodei por lá!

2.jpg.ba8244e8f897da69b8bcdd1a6cdd895c.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Erikinha Japinha Show de Bola!

 

Parabens pelo relato. Muito Bom mesmo. Se vc ainda não escreveu um livro, já pode viu? ::otemo::

 

Aproveitou o pouco tempo, e frio, legal!

 

Anexo uma foto "dele" no Itaimbezinho, também como onde vc bem disse, a descrição é 1/10 de estar lá.

 

 

Bjs e sdds ::carai::otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_62988_Imagem20_080.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Serginho, amei essa foto do Coyote!!!!! Que fofo!!!!

 

Então, nas trips eu sempre levo meu caderninho pra registrar os momentos, mas nunca consigo passar a limpo, fica aquele garrancho de quem escreve no ônibus, trem, jegue, barco... mas um dia vou organizar tudo bonitinho sim, e quem sabe dá um livro! Nem que seja sem fins lucrativos pra inspirar as pessoas a desbravar esse mundão afora!

 

Bjs e sds! (vamos ver se marcamos um HH essa semana pra trocar figurinhas!)

 

Erikinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Erikinha, demais seu relato, estou indo com meu maridão dia 12 de agosto, tipo 2ª lua de mel, sem os filhos, uhuhuhuhuhuhuuhuhu!!!!!!!!!!1

Vamos ficar na pousada ST Hubertus, na frente do lago negro e vamos para Gramado de carro alugado de Poa, será nossa 1ª viagem ao Sul e estamos muito ansiosos, adorei suas dicas e já anotei tudinho, beijocas. ::Cold:: Daniela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Dani!!! Que maravilha! Tenho certeza que vcs vão amar tudo por lá!!!! Parece que vc está na Europa com a alegria e hospitalidade dos brasileiros! Perfeito!

 

Bjs e boa viagem!!!

 

Erikinha

 

Erikinha, demais seu relato, estou indo com meu maridão dia 12 de agosto, tipo 2ª lua de mel, sem os filhos, uhuhuhuhuhuhuuhuhu!!!!!!!!!!1

Vamos ficar na pousada ST Hubertus, na frente do lago negro e vamos para Gramado de carro alugado de Poa, será nossa 1ª viagem ao Sul e estamos muito ansiosos, adorei suas dicas e já anotei tudinho, beijocas. ::Cold:: Daniela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Elis!!!!! Que bom que gostou! A trip foi demaaaaaais!!!! Como vcs vão ficar mais tempo com certeza vão aproveitar tudo e mais um pouco! Eu to querendo voltar na época das hortencias pra ver o que faltou! E tem tb o Natal Luz que deve ser maravilhoso!!!

 

Se precisar de mais infos de lá me liga ou manda email!

 

Super beijo!!!

 

Erikinha

 

Showwwwwwwwwwwwwww Erikinhaaaaaa

 

Muito bom seu relato de viagemmm... tenho certeza de q foi uma ótima viagem... tomarei nota nas dicassss... valeuuuu

bjusss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Belo relato, Erikinha M, que bom que gostou da viagem.

Só uma correção, vc não fotografou um guará, e sim um gaxaim, algo entre uma raposa e um cachorro do mato.

Outra info: Em Cambará tem Bansicredi (banco cooperativo) e Banrisul, banco do Estado que integra a Rede Verde Amarela. Se seu banco faz parte da rede, vc não se incomoda. Outra, entre Canela e Cambará vcs passaram por São Francisco de Paula, uma cidade bem estruturada, com cerca de 50.000 habitantes. Qualquer imprevisto, é um auxílio.

Sérginho Big, a foto do Coiote é do Itaimbezinho, aposto que lá no final da trilha do cotovelo... perto da cascata, antes do mirante redondo. A Erikinha esteve no Fortaleza. Outro canion, outro parque, outro visual. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Cacius! Tem razão, procurei no Google e vi que o lobo-guará é bem maior! O "meu" animalzinho Graxaim tava mais pra raposa, muito bonitinho e parecia bem dócil! Já alterei no relato, valeu! (coloquei os créditos lá! hehehe!)

 

Quanto a Cambará, não consegui rodar pela cidade pelo tempo apertado. Mas quero voltar pra ficar lá uns dias e conhecer os arredores: Itaimbezinho, Malacara, São José dos Ausentes, etc. Na Casa do Turista peguei uma mapa ninja, bem detalhado da região! Já to marcando os proximos destinos! ::otemo::

 

Bjo grande!!!

 

Erikinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ah, só complementando, no caminho pro Fortaleza passamos por uma pousada chiquérrima chamada Cafundó! Hehehe! Não entramos mas de fora já dá pra ter uma idéia do naipe do lugar! Fica a dica pra quem tem algum sobrando e gosta do contato com a natureza sem perder o conforto da civilização! Como diz na abertura do site "Cafundó nem é longe pra dedéu mas é perto do céu!" :wink:

 

http://www.pousadacafundo.com.br/

 

Abs!

 

Erikinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...