Ir para conteúdo

Viagem ao Peru : Lima e Ica em fevereiro de 2015 ! PASSEIO A CARAL !


Posts Recomendados

  • Membros

A Paz !

Olá amigos. Dando continuidade ao meu relato, hoje eu gostaria de discorrer sobre um passeio não muito conhecido...trata-se de se retroceder 3000 anos na História e chegar aos antepassados remotos das civilizações andinas. CARAL : CIVILIZAÇÃO DE PAZ...bem, sou graduada em Direito e em História e absolutamente fascinada pela História da nossa querida América Latina. Para algumas pessoas, um passeio deste não significa mais do que ver um " bando de prédios velhos caido aos pedaços ",mas quem ama História, vai me entender. É fato que Caral e Tihuanaco na Bolívia rivalizam em qual seria a mais velha civilização americana. Até o momento, estudiosos pendem para Caral. Bem, vamos começar.

Desde minha primeira ida ao Peru em 2013 eu queria fazer este passeio. Porém as agências cobravam em dólares é uma fortuna por isso...até 200 dólares por pessoa ! Até que um dia pesquisando na internet, vi uma moça comentando, não me lembro se foi aqui no mochileiros, de um passeio promovido pelo próprio Ministerio del Turismo do governo peruano. Adivinha cobrando quanto ? Apenas 95 soles ! Já incluindo transporte, ingresso ao complexo, guia e almoço ! Além do mais o passeio sempre é duplo, ou seja, de manhã uma atração e Caral pela tarde. Então o SENHOR me iluminou e compreendi que seria este. Eis o site : zonacaral.gob.pe . Aí estão todas as informações, a programação e como fazer o pagamento.Tudo muito ágil e confiável e posso afirmar que o serviço foi nota 10 ! Carão é conhecida como civilização de paz porque até hoje nada foi encontrado em suas ruínas que remetessem à violência, tal qual os mochilas do norte do Peru. Parece que eles viviam tranquilamente com os povos a sua volta e até realizavam intercâmbios com povos mais distantes, da selva...foram encontrados vestígios de materiais provavelmente inexistentes naquele vale...vale ressaltar que até hoje ali apenas se encontraram 2 restos mortais, de uma mulher e de um bebê cuidadosamente envolto em muitas mantras o que aliado a outros fatos, fez os arqueólogos declinarem da possibilidade de um sacrifício humano. Ou seja, ainda não se encontrou seu cemitério...

Bem, no domingo dia 15 de fevereiro la estávamos as 6:15 da manhã eu, meu pai e meu noivo Ivan ( ele é peruano e vive em Lima ). Logo chegou o ônibus assim como os demais turistas e entre russos, ingleses, mexicanos, brasileiros e peruanos lá fomos nós. São cerca de 170 km. No caminho passamos em Pasamayo, umas curvas bastante conhecidas por seus declives e abismos...incrível como de um lado vemos o abismo e do outro levantamos a cabeça e não conseguimos alcançar o fim das dunas de tão altas que são ! Depois paramos em um muito bom restaurante para o café da manhã e demos uma boa reforçada reunindo eu, meu pai, o Ivan e sua família que nos brindou neste passeio lindo. Seguimos estrada e chegamos na 1 etapa do passeio que naquele domingo foram as ALBUFERIAS DE MEDIO MUNDO. Elas são uma lagoa gigante com um belo ecossistema natural frente ao Pacífico onde as famílias peruanas gostam de se refrescar neste calor de fevereiro. Foi muito legal. Cerca de 12:30 partimos para Caral e ainda dentro do ônibus o guia nos alertou que quando chegássemos no parque o ônibus ficaria estacionado num ponto é que caminharíamos " um pouquinho " até a plataforma do almoço antes de fazer a visita guiada....ahhhh...esta foi uma das melhores partes...atravessamos uma grande ponte que passava sobre um rio de águas cristalinas...margeamos plantações imensas de abacates, maracujás, melancias, cana de açúcar e dezenas de outras coisas...tudo o que eu não imaginava ver num deserto...havia uma charrete para levar os turistas por 3 soles por pessoa até um determinado ponto. Mas quisemos ir caminhando...aquilo era lindo demais...sem falar nas montanhas entrecortando o céu azul daquele dia...que atmosfera...que lindo...e tudo isso porque o SENHOR permitiu, ALEILUIA ! Caminhamos, caminhamos, subimos barrancos, subimos...foi muito engraçado pois há estávamos super cansados e com fome...rimos muito no caminho ! Finalmente chegamos ao restaurante e nos deram o almoço...foi um tipo de PF caralense! Batata, batata doce, frango com ervas e chocho além de um tipo de feijão gigante...tudo isso acompanhado por um copo de chincha morada ! Eita, isso é o que eu chamo de imersão cultural ! Jajaja

image.jpg.de483f5d9de349878e34551791b5151a.jpg

image.jpg.3233b8da1332ae9f34e47e3934223c3d.jpg

image.jpg.5ba644b6c9ec1c464e793bbcc649f5a9.jpg

image.jpg.dc8054dda5c5b4a965d1a5ef8d347271.jpg

image.jpg.acfdec17fb93f4bc34e96b66e3802e42.jpg

image.jpg.1901d003e2e2005917c80c675f049f0d.jpg

image.jpg.f74bdbf1ac12bae203386deed7df82e2.jpg

image.jpg.38f4f3d00b9c8485a09f37db95e8e774.jpg

image.jpg.655af5dda710b2e68712c9eeceee1a83.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...