Membros Márcio Mafia Postado Março 6, 2015 Membros Postado Março 6, 2015 Fiz o Vale do Paty sozinho na virada desse ano (2014-2015) e decidi compartilhar o relato aqui no site. Por várias vezes já pesquisei aqui sobre meus destinos de viagens e hoje estou contribuindo pela primeira vez. Espero que a primeira de muitas. Prefácio: Conheci a Chapada Diamantina em 2003. De lá pra cá foram diversas trilhas, longas e curtas, e até curtos períodos de moradia na cidade de Andaraí. Quando conheci o Vale do Pati fiquei pasmo. Já tinha feito outras trilhas longas, mas aquela em especial havia me tocado profundamente. Não só os visuais dos paredões, as cachoeiras, e as belezas naturais. Me atraiu também o clima bucólico e utópico em que vivem os habitantes daquele isolado vale. Passei anos rodando o Vale do Pati, de cima a baixo. Fui com diversas companhias, levei pessoas, guiei, fui guiado, mas há alguns anos as trilhas foram ficando de lado, frente à correria do dia-a-dia. Decidi começar o ano de 2015 fazendo uma trilha. 1o Dia: Saí de Salvador às 22:45 da noite de 29/12, no ônibus da empresa Real Expresso, em direção à cidade de Palmeiras (essa linha sai diariamente, o valor ficou por volta de R$70,00 o trajeto Salvador-Palmeiras). Tirando o frio do ar-condicionado do ônibus , a viagem foi tranquila, e chegou ao destino por volta das 5h da manhã do dia seguinte. Em Palmeiras, é fácil encontrar carros de lotação (preço: R$ 10,00 por cabeça) até a vila de Caté-Açu, mais conhecido pela alcunha de Vale do Capão, onde começaremos a trilha. Chegando à vila faltando 15 minutos pras 6h da manhã, logicamente tudo estava fechado. Aqui vem uma dica: da vila do Capão até o lugarejo do Bomba, onde a trilha se inicia de fato, são quase 6 km. Vale a pena tentar acertar anteriormente, ou esperar pra conseguir um transporte, pois a caminhada leva quase 2 horas e os carros que trazem as pessoas da cidade dificilmente topam essa corrida a mais, alegando que a estrada é muito ruim. No Capão há serviço de moto-táxi, imagino que a corrida saia a R$ 10,00 (foi o que paguei 3 dias depois para ir até a cachoeira do Riachinho, que fica à mesma distância). Eu, como não quis esperar para ver se encontrava um transporte, parti pra vencer a distância a pé mesmo. Levei uma hora e meia, chegando ao início da trilha, na placa que indica o limite do Parque Nacional da Chapada Diamantina, às 07:30. Aqui começamos a trilha para o Vale do Pati. O primeiro desafio é a subida até os Gerais dos Vieira. Levei 1h pra vencê-la. Felizmente, a maior parte do caminho é protegido do sol pela vegetação, mas ainda assim, talvez pelo meu preparo físico sedentário, senti bastante. Cheguei aos gerais às 08:30 e ao encontrar o primeiro córrego decidi parar pra tomar café da manhã e descansar um pouco. Comi uns sanduíches que havia preparado na noite anterior, umas barrinhas de cereal e suco instantâneo. Meia horinha e eu já estava novo. Parti para a travessia dos gerias dos vieira. Essa parte da trilha exige certa cautela. O caminho é bem fácil e bem marcado no chão, o único ponto a se atentar é a bifurcação que vai para o Vale do Pati pela Cachoeira do Calixto. Ela fica um pouco depois do primeiro córrego e segue para a esquerda. Como eu queria ir pelo Quebra-bunda e subir os gerais do Rio Preto, segui pela trilha da direita (a mais marcada no chão). Porém os grandes desafios aqui são a distância e o sol. O gerais parece que não tem fim e quase não há sombras. Felizmente existem alguns córregos em que se pode pegar água até chegar na subida do Quebra-bunda. Me perdi aqui no tempo. Não sei exatamente a que horas cheguei ao último córrego dos gerais dos vieira. Nesse ponto eu realmente estava muito cansado, principalmente por causa do sol que estava bem forte. É importante ficar atento nessa parte da trilha também. Além de ir por cima dos gerais do rio Preto, há também uma trilha que segue por baixo e desce para o Pati pela base do morro Branco do Pati. Para subir o Quebra-bunda é preciso pegar a trilha da direita bem no último córrego. A subida do Quebra-bunda, apesar do nome, não oferece grandes dificuldades. Venci em mais ou menos meia hora. A partir daqui, é atravessar os gerais do rio Preto sempre acompanhando a serra. A caminhada é ainda mais longa que os gerais do Vieira. Dica: pegue água no último córrego antes da subida, pois lá em cima não tem água! E nem sombra! Porém o visual é indescritível! Aqui temos algumas das clássicas vistas do Vale do Pati. Mais ou menos no meio do caminho há um mirante com um visual incrível, vale muito a pena parar para tirar umas fotos. Referência: No último quarto de distância dos gerais do rio Preto há um muro antigo de pedra que atravessa a trilha. A descida para o Vale do Pati pela pirambeira fica mais ou menos vinte minutos depois do muro. Todo Cuidado é pouco nessa descida, ela é BEM íngreme e há algumas pedras soltas. Depois da descida, para chegar à Igrejinha, ponto de apoio onde acampei, pega-se a trilha da esquerda. Cheguei no camping aproximadamente às 14h. Foram oito horas de trilha nesse primeiro dia. A Igrejinha ou Ruinha é um conhecido ponto de apoio do Vale do Pati. É possível acampar (R$ 12,00 por pessoa), dormir dentro da casa principal (salão coletivo) ou alugar um quarto. 2o Dia: Depois de um primeiro dia exaustivo, confesso que relutei em levantar cedo na manhã seguinte. Eu não tinha roteiros pré-definidos, de modo que tinha em mente decidir na hora as trilhas que faria no Vale. Por isso levantei, tomei café e depois fiquei deitado na barraca meditando e ouvindo as conversas dos grupos de trilheiros que iam se preparando e saindo para as caminhadas. Acabei decidindo fazer a cachoeira dos Funis, que apesar de já conhecer a queda principal, ainda não tinha descido todo o rio e visto todas as quedas. Como já estava alimentado, me troquei sem pressa, preparei uma mochilinha de ataque saí por volta das 8h. A trilha começa na Igrejinha mesmo. Pra seguir para a cachoeira dos Funis descendo o rio é preciso pegar a trilha da esquerda na saída da Igrejinha, ao invés da trilha da direita que leva ao cume. O curioso dessa trilha (e que eu não sabia) é que ela passa pelo cemitério do Vale do Pati. Dá para avistá-lo lá de cima da pirambeira, mas eu não sabia como chegar até ele. Chegando ao cemitério, é só seguir contornando-o e pegar a trilha que vai para o rio. Chegando ao rio, é possível descer pelo leito ou por trilhas laterais que acompanham a margem. Eu preferi descer pelo leito para não perder nenhum detalhe das quedas. Cuidado: sempre ouvi falar sobre abelhas que habitam a região da cachoeira dos Funis na altura da primeira queda. Em todo o caso, percorri a trilha sem fazer muito barulho. O leito do rio da cachoeira dos Funis é bem bonito. Tem várias pequenas quedas pelo caminho que se alternam entre grandes lajedos pelos quais a água corre. Outro fato que torna essa trilha bem bonita (nesse sentido, descendo o rio e não subindo) é que chega-se às cachoeiras pelo topo. A todo momento somos surpreendidos pelo visual dos morros do Castelo e Branco do Pati ao fundo do vale. São três quedas principais, as maiores. A primeira e a terceira se parecem, e a segunda é a clássica cachoeira dos Funis. Entre elas existem várias pequenas quedas também de rara beleza. Esse dia foi muito banho de cachoeira e sol no lombo. Cheguei de volta à Igrejinha por volta das 14h. Decidi descansar o resto do dia e voltar pro Capão no dia seguinte. 3o Dia: A volta para o Capão foi feita pelo mesmo caminho da ida. O grande diferencial foi que nesse dia o sol deu uma trégua. A trilha foi BEM mais leve e rápida. Saí da Igrejinha às 7h da manhã e terminei de subir a pirambeira às 07:45. Às 09:45 eu já tinha descido o Quebra-bunda. Levei mais 1h para cruzar os gerais dos vieira. Parei pra lanchar no mesmo córrego que parei na ida e cheguei no vilarejo do Bomba faltando dez pra meio-dia. 5 horas de trilha! Aqui tomei a decisão de NÃO voltar andando do Bomba ao Capão e resolvi esperar até conseguir um transporte pra vencer essa etapa final. Por sorte eu estava comendo um delicioso pastel de palmito de jaca (já era o segundo), quando passou um motoqueiro e eu, na cara-de-pau, pedi uma carona. Colou! Ainda não eram 14h quando eu cheguei à vila. Os campings no Capão estavam quase todos lotados, mas eu achei um lugarzinho no Camping do Seu Dai, ponto de encontro clássico em Caté-Açu. Como minha passagem ainda era para a noite do dia 2, eu ainda aproveitei a noite na vila, que estava animada com apresentações circenses, e o dia seguinte na cachoeira do Riachinho, que apesar de cheia de gente, estava deliciosa. Os motoboys estavam cobrando R$ 10,00 pelo trajeto de 5 km até o Riachinho. Passei o dia 2 no local. Dica: vale muito a pena descer o canion, pois há outros poços e quedas muito belas e mais tranquilas com relação à quantidade de pessoas (que normalmente é grande em feriados). De volta à vila, almocei um P.F. vegetariano (hehe) comprei uns lanches e voltei para o camping, para dar uma descansada e desarmar a barraca. O esquema da volta para Palmeiras é o mesmo da ida, carros de lotação a R$ 10,00 por cabeça. Peguei o que sai da vila às 21:00hrs (se não me engano tem outro que sai 12:00hrs), chegando em Palmeiras por volta das 21:30hrs. Aí foi pegar o Real Expresso das 22:15hrs de volta a Salvador. Citar
Membros Guimarães1502428695 Postado Março 6, 2015 Membros Postado Março 6, 2015 Muito legal. Senti-me viajando por lá também. Quem sabe um dia tomo coragem. Citar
Membros Márcio Mafia Postado Junho 1, 2015 Autor Membros Postado Junho 1, 2015 Valeu Guimarães! Vai sim! O Vale do Paty é um passeio imperdível e dá pra qualquer um fazer! Citar
Membros Xarlor Postado Novembro 19, 2015 Membros Postado Novembro 19, 2015 Quero fazer nessa virada do ano! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.