Ir para conteúdo

Pedra do Sino (RJ)


Posts Recomendados

  • Membros

Pedágio?

 

Para começar a viagem, já a aventura de nos encontrarmos, já que cada um morava em um canto do Rio de janeiro. Renato, que até ali era certo no passeio, não atendia o telefone de jeito nenhum, por isso o Daniel foi lá para casa, e juntos no carro fomos encontrar com o Granja que vinha no sentido contrário da linha amarela. Depois de muuuuito esperar por ele na saída do pedágio, me aparece o infeliz, suado e cansado. Aparentemente, não é permitido cruzar a linha amarela a pé, e ele foi até o carro ouvindo sermões dos guardinhas que encontrava pelo caminho... :P

 

2 horas de viagem depois, chegamos ao parque nacional serra dos órgãos, subindo pela entrada principal, em teresópolis. Pagamos a entrada para quem vai pernoitar (nosso caso), e começamos a subida. Para quem se interessar é melhor reservar antes, pois parece que há um limite de 200 pessoas por dia (100 para pernoite).

 

Seguem abaixo os custos do parque:

 

Visitação

Ingresso parte baixa R$ 3,00

Ingresso parte baixa – moradores do entorno R$ 1,50

 

Estacionamento

Estacionamento de veículos (por dia)* R$ 5,00

Estacionamento de motos (por dia)* R$ 3,00

* estacionamento disponível apenas nas Sedes Teresópolis e Guapimirim.

 

Camping

Pernoite por pessoa R$ 6,00

 

Trilhas de Montanha

Bate e volta R$ 12,00

1 pernoite R$ 24,00

2 pernoites R$ 36,00

Cada pernoite adicional R$ 12,00

 

A trilha até a pedra do sino demora cerca de 4hs, mas como subimos tarde decidimos ir direto para o abrigo (3hs), onde passaríamos a noite. A trilha, apesar de longa, não me pareceu tão íngreme – para quem conhece as trilhas do Rio, achei mais puxada que o Pico da Tijuca, e menos do que a Pedra da Gávea.

Com paradas esporádicas para água e comida (durante o caminho você consegue recarregar sua água), chegamos 3 horas depois ao abrigo, já escurecendo e começando a sentir aquele friozinho característico...

 

 

20090806143050.JPG

 

20090806143149.JPG

 

 

Encontrei jesus

 

Ao chegar ao abrigo, um chalé ao lado do camping, vimos que a noite seria mais longa do que esperávamos, já que não havia eletricidade e as camas eram beliches de madeira com um colchonete fino por cima só para enganar. Conseguimos uma lanterna emprestada com Jesus (Jesus é o funcionário do parque responsável pelo abrigo, que mora lá em cima metade do mês e é apaixonado por carrinhos em miniatura) e usando a luz do celular para enxergar um mínimo possível conseguimos arrumar nossas coisas e tentar um banho.

 

Banho Quente: R$ 2,00 o minuto (máx. 5min)

Banho Frio: R$ 1,00 o minuto (máx. 8min)

 

Depois de uma caminhada longa, resolvi me dar o luxo de um banho quente de 5min (sim, depois de 5min Jesus fecha a água), e tocamos a fazer um panelão de miojo no fogãozinho que havia na cozinha, (segundo a lenda, cujo botijão Jesus leva nas costas por toda a trilha). De barriga cheia e saboreando a água do miojo quentinha como se fosse a melhor sopa das nossas vidas naquele frio infernal, fomos deitar às 22hs, já que iríamos acordar bem cedo no dia seguinte para ver o sol nascer na pedra do Sino.

 

Para os mais desavisados, fica aqui um conselho: apesar de parecer sensato quando vc está fazendo a mochila, nunca, jamais, em hipótese alguma, deixe de levar suas luvas, saco de dormir, casacos e seja lá o que você tiver para se aquecer só para reduzir o peso na mochila. Se você acredita no Pedro Bial quanto ao filtro solar, então acredite em mim e na sua mãe, LEVE O CASACO, PQ VC VAI PASSAR FRIO!

 

Como o garotão aqui estava devidamente desprotegido para o frio da madrugada a 2000m de altitude, passei, literalmente, a noite toda tremendo de frio (sério, cheguei ao ponto de colocar os pés dentro da mochila pra ver se aquecia...), numa que foi provavelmente uma das piores noites da minha vida. Meu companheiros de aventura, que também não estavam lá essas coisas em termos de agasalhos, também não conseguiam dormir, e passamos a madrugada toda em reviravoltas nas camas até que resolvemos simplesmente ficar conversando para passar o tempo até a hora de subir para o Sino.

 

20090806143319.JPG

 

20090806143459.JPG

 

 

Deus salve o presidente

 

Às 4:30 da manhã nos levantamos (levantar, não acordar, já que nunca chegamos a dormir), arrumamos nossas coisas e lá fomos nós 3 rumo ao pico, novamente com a ajuda da lanterninha de Jesus e dos celulares potentes. Depois de uns 20min de caminhada chegamos a um platô, onde sentamos para apreciar os primeiros raios de sol no horizonte. Logo se juntaram a nós 2 outros mochileiros, o Ramón e o Marcello, que continuaram conosco o resto da aventura até o Rio. O Ramón segurava o tempo todo uma garrafa de conhaque, e quando perguntei que marca era ele deu aquele sorrisinho - “Presidente. Depois de hoje, nunca mais falo mal do presidente...” – e me ofereceu um gole, para aquecer. Assistimos à base de presidente o resto do espetáculo que era o sol nascendo, as nuvens abaixo de nós formando ondas que pareciam um mar, e subimos para a pedra do Sino. Ali, nos juntamos a mais um grupo que já estava e ficamos descansando e apreciando a vista. A paisagem é sensacional, e descobri que de lá dá pra ver até o cristo redentor e a baía de Guanabara. Depois de algumas horas ali, quando o sol começava a ficar forte, iniciamos nossa jornada de volta para o Rio. Enquanto o Ramón e o Marcello desmontavam sua barraca, pegamos o resto dos nossos pertences no abrigo, nos despedimos de Jesus, e partimos para a longa trilha de volta, com mais de 3hs de descida até o carro.

 

Apesar do perrengue que eu passei com o frio, recomendo a todos que puderem que façam essa aventura (devidamente preparados, claro). Acho que nem preciso de muito para convencer vocês, vou deixar as fotos falarem por mim... 

 

 

20090806143558.jpg

 

20090806143629.jpg

 

20090806143718.JPG

 

20090806143814.jpg

Link para o comentário
  • Membros
Belo, passeio... Só um detalhe na pedra do sino é proibido o consumo de bebida alcolica. ::putz::

Portando um conselho meu seria... vá equipado "sempre" e beber agente bebe todas depois no bar... para comemorar!

 

 

::carai::

 

Grupo Knife

Salve o Planeta.

 

 

Verdade, mas os rapazes conseguiram passar pela segurança da guarita com uma garrafa, então... De qualquer maneira não recomendo que ninguem leve, sob risco de ser confiscado...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

20090806143629.jpg

 

Cara, esta foto... sem noção! Que visual! ::hahaha::

Filiped, esta foto tem retoques ou é "só" o momento mesmo? Qual equipo e como fez os efeitos, pode contar?

No mais, um relato bem bom, daqueles que dá vontade de voar porta afora, arrumar o equipo e partir na hora!

Faltou só o contato pra reservas do abrigo, bota aí ::otemo::

Sobre bebidas na trilha. Não acho um crime tomar um golinho na janta ou antes de dormir. Mas temos que ter em mente que "eu tenho bom senso" (frase de todos). Mas na prática, a teoria é outra... ::prestessao::

O organismo debilitado por um trilha pesada se intoxica com álcool muito mais fácil do que naquela balada do final de semana, descansado e bem alimentado. Trilha não é lugar pra ter ressaca, fica perigoso. Isso tudo sem chegar nos extremos de neguinho tomar todas e dar trabalho enquanto bêbado, querendo voar, ficar machão, escampau ::toma::

Óbvio que não é o que se viu no seu caso (aliás, nem foi vc que levou), mas fica o recado, de qualquer maneira.

Link para o comentário
  • Membros

As reservas para o abrigo podem ser feitas por telefone (21) 2642-8365 ou por email: abrigo4@uol.com.br

 

essa foto tem truque sim... não fui eu quem tirou, foi um amigo, mas ele usou um efeito de photoshop chamado HDR, que faz uma sobreposição de imagens a diferentes exposições. Vc tira a mesma foto 3 vezes com niveis de iluminação diferentes, e depois o photoshop junta, o que suaviza a iluminação geral da foto.

 

Quanto à bebida, só pra deixar claro ninguem ficou bebado não, foram só uns golinhos pra esquentar... eu é que não ia encarar 4hs de caminhada de ressaca... De qualquer maneira é proibido a entrada no parque com bebidas alcoolicas.

Link para o comentário
  • 5 anos depois...
  • Membros

Galera,

 

Estou querendo subir a pedra do sino com minha namorada no inverno.

 

Não sou muito experiente em camping. Gostaria de saber se um dos sacos abaixo junto com um isolante é de boa para não sentirmos muito frio.

 

Antartik - Nautika ("A temperatura obtida varia de -7° C a 3° C." - Segundo descrição do produto)

 

Mormaii Concha III (temperaturas entre -5 e +8ºC - segundo descrição do produto)

 

Usarei o mesmo equipamento no pico da bandeira.

 

Ainda não comprei, estou na dúvida se teria necessidade de algo melhor ou não.

 

Alguma ajuda?

 

Obrigado

Link para o comentário
  • Membros

Galera,

 

Estou querendo subir a pedra do sino com minha namorada no inverno.

 

Não sou muito experiente em camping. Gostaria de saber se um dos sacos abaixo junto com um isolante é de boa para não sentirmos muito frio.

 

Antartik - Nautika ("A temperatura obtida varia de -7° C a 3° C." - Segundo descrição do produto)

 

Mormaii Concha III (temperaturas entre -5 e +8ºC - segundo descrição do produto)

 

Usarei o mesmo equipamento no pico da bandeira.

 

Ainda não comprei, estou na dúvida se teria necessidade de algo melhor ou não.

 

Alguma ajuda?

 

Obrigado

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...