Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trabalho Voluntário pela Aiesec em Praga - 6 semanas

Postado
  • Membros

Em setembro eu resolvi fazer um intercâmbio com a Aiesec, fazendo trabalho voluntário em algum lugar. Eu queria ir para o Centro da Europa ou para o Sudeste da Ásia, lugares que sempre me interessaram, mas o preço das passagens me fez concentrar na Europa.

Primeiro eu fui a Aiesec da minha cidade, assinei o contrato e paguei a taxa de mil reais. Uma menina de lá ficou como minha ep manager, para me ajudar no processo. Eu comecei a pesquisar o banco de dados da Aiesec, marcando os países que me interessavam, mas deixei em aberto as datas por conselho da Aiesec, já que em muitos lugares as datas são flexíveis. Mandei email para as vagas que me interessaram na Polônia, República Tcheca, Hungria, Sérvia, Bulgária. Alguns me responderam, outros só depois que minha EP manager cobrou. Alguns marcaram entrevista por skype. O primeiro a me chamar foi, por felicidade, o que mais me interessou, o Edison Project em Praga.

Quando olhei a descrição da vaga, já sabia algumas coisas importantes, como a carga horária que eu deveria trabalhar (30h), se deveria trabalhar sábado (não), se as escolas ofereciam algo (alojamento e almoço). É bom olhar isso, porque algumas vagas eram para trabalhar em cursinhos pagos de línguas com nada incluído, o que me pareceu exploração. Mas se você vai trabalhar em uma escola, um hospital ou orfanato, já é compreensível, mas é bom saber para decidir quanto dinheiro levar.

Recomendo muito para quem está interessado na Aiesec que leia relatos online, mesmo se o trabalho do qual a pessoa está falando não seja exatamente o que você quer. As pessoas geralmente falam se a Aiesec local era legal, respondia os emails rápido, deu assistência lá. Por exemplo, todo mundo que eu conheci em Praga estava muito satisfeito com a ajuda deles, enquanto todo mundo que eu conheci que foi para Nova Delhi estava decepcionado e acabou fazendo um trabalho diferente do que foi contratado para fazer.

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi, Lilianol, tudo bom?

Então, quebrando tudo fica:

1000 reais de taxa da Aiesec

2800 pelo vôo (tava uma época cara)

1000 reais de seguro saúde

1500 reais em Praga durante o intercâmbio de seis semanas (tinha estadia e almoço, quando tava em casa de família tinha as outras refeições também)

2000 com as duas semanas de viagem antes.

Então cerca de 6300 com o intercâmbio e mais dois com a viagem antes.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Muito obrigada, Miroel, que bom que você gostou.

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá, tudo bem ?

Primeiramente quero dizer que adorei seu relato ! É incrível e bastante motivante. Desde que comecei a pensar

na ideia de fazer intercâmbio pela aiesec sempre dei um foco maior no sudeste asiático, mas o preço da passagem

me deixava um pouco sem saber o que fazer; e depois de ler sobre as 6 semanas que você passou em Praga já estou

considerando muito a possibilidade de ir para o leste europeu. Porém, algumas coisas não ficaram muito claras para mim,

então gostaria que você me esclarecesse um pouco mais.

Por qual empresa aérea você realizou a viagem? E quais você acredita que tenha os melhores preços?

( estou fazendo esta pergunta pois não conheço muitas companhias aéreas e queria ter mais opções quando chegasse o

momento de fazer o intercâmbio e além do mais, as poucas que eu conheço estão com preços de aproximadamente R$ 4 200

só de ida, o que achei bem caro). Outro ponto de gostaria de saber um pouco mais à respeito é sobre o projeto

desenvolvido em Praga, em que ele consiste e o que é o Edison Project ?

Postado
  • Autor
  • Membros

Ei, Pedro, tudo bom?

Que bom que você gostou do relato! a idéia é ser motivador mesmo, já que essa experiência foi tão importante para mim.

Nossa, o preço da passagem tá muito caro! Eu fui de Tam mesmo, e paguei 2.800, mas já achei caro porque comprei de última hora. Esse ano fui para a Itália e paguei 2.200. Tem algumas dicas para achar uma passagem mais barata: 1) olhe em sites como Skyscanner para achar as companhias que fazem um trecho, depois olhe no próprio site das companhias, tipo o site da Tam, costuma ser mais barato. 2) olhe no modo incógnito, para garantir que as empresas não estão rastreando que você está procurando e aumentando os preços para você. Os preços não são os mesmos para todo mundo que olha no mesmo momento. 3) você falou que esse é o preço da passagem só de ida, você tá procurando ida e retorno? Muitas vezes isso é bem mais barato do que comprar só a ida, é uma forma da empresa te forçar a comprar os dois lá.

Quanto ao Projeto Edison, acho que ele é super interessante. É um projeto sobre tolerância e diversidade, então pessoas de vários países, geralmente em grupos de 8, vão para escolas públicas em 10 cidades da República Tcheca para falar dos seus países. Você pode ter alunos entre 7-18 anos, de todos os níveis de inglês, então é importante ser flexível e ter várias atividades planejadas. Você também deve levar coisas que representem o Brasil, como bandeira, artesanato e comida. Mais do que aprender fatos como sua língua e capital do seu país, eu achei interessante como eles formam uma conexão e aprendem que as pessoas de um país do terceiro mundo ou de um país muçulmano não tem nada a ver com a imagem que a mídia passa.

Espero que isso te ajude, mas qualquer coisa, pode me mandar outra mensagem que eu estou à disposição. Um abraço, Julia

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Obg pelo relato, sou novo (virgem na vdd) no assunto de intercambio mas tenho imensa vontade de fazer um, clareou bem as ideias sobre a AIESEC.

Postado
  • Autor
  • Membros

Espero que dê certo! Intercâmbios mudaram minha vida.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.