Ir para conteúdo

Favela Santa Marta no Rio de Janeiro


Posts Recomendados

  • Membros

Visitei a favela Santa Marta em março de 2013 quando estive pela primeira vez no Rio de Janeiro. E foi, sem duvida, uma das melhores coisas que conheci na cidade maravilhosa.

 

Na época eu estava com uma amiga e ela me perguntou “Por que você quer entrar na favela? Em São Paulo a gente já tem Paraisópolis!” e lembro de responder algo do tipo “mas aqui é mais legal, fica no alto do morro, nos pés do Cristo e o Michael Jackson já veio aqui!” Ela riu e fomos checar de perto por que estava tão na moda o Favela Tour.

 

104.jpg

 

No pé do morro fiquei admirando aquela arquitetura (que acho fascinante) e logo uma mulher que trabalhava no tour nos abordou. Custava R$ 40 (por pessoa) a visita guiada mas como eramos brasileiras fechamos por R$ 30!

Subimos pelo bondinho implantado desde 2008, que facilitou, e muito, a vida dos moradores. Era por volta do meio dia então estávamos na companhia de várias crianças que saiam da escola naquele horário. Encontramos uma gringa holandesa que estava morando no morro, ela pagava um aluguel por volta de R$800 (em 2013) e estava adorando a experiencia de morar na favela.

 

105.jpg

 

Quem nos acompanhou no tour foi o Vitor, morador da Santa Marta, que foi nos contando a historia da favela e os problemas enfrentados pela comunidade. Uma coisa que descobrimos foi que a favela começou a ser construída de cima para baixo (até hoje acho isso maluco) e hoje os donos dessas casas, que são as mais antigas, estão praticamente proibidos de fazer reformas, já que há um interesse do governo (devido a vista privilegiada e a boa localização) para construir hotéis e restaurantes no local.

 

106.jpg

 

A fama da favela veio em 1996 quando Michael Jackson gravou parte do clipe “They Don’t Care About Us” e depois disso varias cenas de novelas e filmes, como Tropa de Elite, já foram gravados no morro.

Há uma escultura de bronze do Michael desde 2010 e um painel de mosaicos de pastilha, alem de uma lojinha de souvenir super bacana!

 

109.jpg

 

110.jpg

 

1105.jpg

 

As casas próximas a Praça Cantão, onde acontecem muitas festas e eventos, receberam uma pintura especial através um projeto de uma marca de tintas. O resultado é muito bacana, uma pena é ele ter parado por ali, colorindo apenas uma terço da favela.

 

115.jpg

 

113.jpg

 

112.jpg

 

Algumas ruas tiveram que mudar de nome, pois eram muito sugestivas! hahah

 

111.jpg

 

Descendo entre os becos e vielas, as vezes sem ver um pedaço do céu, eu via as pessoas seguindo a vida, e ficava me perguntando se a presença de tanta gente de fora não atrapalhava a rotina delas, se não se sentiam invadidas. Ao mesmo tempo que eu achava mega legal estar ali, será que eu também não estava sendo inconveniente? Querendo conversar, saber como era viver ali. É uma vida como qualquer outra, mas somos tao influenciados pela mídia que aquilo parece ser de outro mundo, como se só houvesse violência, miséria, infelicidade. E é justamente o contrario, claro que nem tudo são flores, mas qualquer outro lugar do país enfrenta problemas semelhantes e todo mundo busca uma saída, batalha para melhorar, acho que por isso esses lugares se tornam mágicos, as pessoas tornam os lugares mágicos!

 

Links:

 

https://www.facebook.com/favelasantamarta?fref=ts

 

http://favelasantamartatour.blogspot.com.br/

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Boa noite. Muito boa essa história, muito boa mesmo, quando vi o título fiquei penssando "tanto lugar pra ir, pra que sair daqui de SP pra ir para uma favela no Rio?". Mas depois que li sua aventura pensei, o mundo é muito grande para olharmos apenas para o esperado, existem muitos horizonte á serem explorados. Muito boa a história. Abraços de Karaca's City rs.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...