Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Região das Montanhas Capixabas - Pedra Azul

Postado
  • Membros

Pedra Azul é logo ali…

Alan.

 

O feriadão de Corpus Christi (04 de Junho) chegou e junto veio a vontade/necessidade de embarcar em mais uma aventura… O orçamento apertado, contudo, não nos permitiu sonhar tão alto. Decidimos, portanto, realizar um passeio mais perto e em conta (mais do que já estamos acostumados a fazer).

 

Juntamente com Yasmim (prima da Jaqueline), embarcamos rumo à BR-262, com direção à Pedra Azul, na região turística de Montanhas Capixabas. O trajeto dura em média uma hora e meia e o gasto com combustível seria baixo…

 

Saímos de casa por volta de 12h20min, compramos uns lanchinhos no supermercado e fomos buscar a Yasmim. Em sua casa almoçamos e então partimos, lá pelas 13h00min.

 

01.jpg

 

O percurso é bem tranquilo e a subida para a região serrana nos permite perceber as mudanças nas paisagens e na temperatura, claramente… O friozinho e o zumbido nos ouvidos começa a ser sentido assim que saímos de Viana para Domingos Martins.

 

06.jpg

 

Nossa primeira parada foi na Pousada Vista Linda, em Domingos Martins, à beira da BR-262. Embora trata-se de uma área particular, é permitido a entrada no mirante de forma gratuita, para que os visitantes possam apreciar as belezas das serras capixabas e quem sabe, consumir algo na lanchonete e restaurantes locais.

 

071.jpg

 

Além da vista realmente linda, o local possui um pequeno lago artificial com carpas, ponte… Há também no local estacionamento, área de playground, chalés, restaurantes e cafés. Ainda é possível observar a Mata Atlântica, relativamente preservada, e curtir um clima agradável.

 

10.jpg

 

Após comprarmos uns chocolates e palha italiana, seguimos...

 

11.jpg

 

Lá por volta de 15h30min, chegamos à nossa segunda parada: A Casa da Bica, município de Marechal Floriano.

 

14.jpg

 

23.jpg

 

Trata-se de um estabelecimento bem aconchegante no km 69 da BR-262, bem às margens da rodovia. Ali é possível apreciar a beleza da Cachoeira da Bica (que dá nome ao local), beber água fresca e pura do córrego, além de observar o moinho de fubá e comer alguns quitutes no restaurante, que é bem organizado, por sinal.

 

161.jpg

 

Ficamos ali durante um tempinho e então partimos para o próximo e último destino.

Por volta das 16h00min chegamos à entrada do Parque Estadual da Pedra Azul.

 

27.jpg

 

O Parque, que se localiza na divisa do município de Domingos Martins e de Vargem Alta, foi criado em 1991 com o intuito de proteger a biodiversidade da região, a mata atlântica, a fauna e, sobretudo, o maciço de Granito e Gnaisse que dá nome à área: a Pedra Azul.

 

Sem dúvidas, trata-se de uma das estruturas rochosas mais belas e interessantes do estado e também do Brasil. Parada obrigatória para qualquer turista que vier ou passar por terras capixabas!

 

O Parque possui estacionamento, lanchonetes, hotéis, chalés, centro de atendimento ao turista e visitas gratuitas e guiadas por monitores do IEMA (Instituto Estadual do Meio Ambiente), que devem ser agendadas no mínimo um dia antes.

 

25.jpg

 

É possível alcançar cachoeiras, piscinas naturais, percorrendo diversas trilhas que levam a diferentes pontos do Parque e que, consequentemente, proporcionam diferentes vistas e experiências aos aventureiros.

 

29.jpg

 

Nosso objetivo era percorrer alguma dessas trilhas, contudo, como não agendamos com antecedência (pois o telefone disponibilizado na internet não funcionava), acabamos por não conseguir tal feito. Ainda assim, fomos… Vai que cola!

 

Chegando ao Parque, fomos ao centro de atendimento ao turista e lá recebemos a informação de que poderíamos entrar até certo ponto, estacionar e então percorrer mais uns 800 metros de trilha, até o centro de visitantes. Assim fizemos.

 

33.jpg

 

A trilha é bem tranquila e agradável. Em pouco tempo alcançamos o centro de visitantes, que possui um portal, bebedouro, banheiro, local para os visitantes descansarem das caminhadas e é guardada por funcionários do IEMA, bem aos pés da Pedra Azul.

 

Ali é possível visitar um pequeno museu que guarda alguns animais empalhados.

 

38.jpg

 

Mas demos sorte de receber a visita de um casal de Seriemas…

 

36.jpg

 

Além disso, pudemos contemplar uma flora belíssima…

 

49.jpg

 

Após um dos monitores contar uma lenda interessante sobre a formação da Pedra Azul e a Pedra do Lagarto, iniciamos o caminho de volta..

 

E fomos presenteados com um belo pôr do sol, finalizando assim nosso passeio…

 

441.jpg

 

pedra-azul.png

 

Veja mais:

 

https://estradaseuvou.wordpress.com/seguindo-em-frente/america-do-sul/roteiros/do-atlantico-ao-pacifico-6-paises-em-16-dias/

 

https://estradaseuvou.wordpress.com/seguindo-em-frente/america-do-sul/paises/brasil-2/roteiros/costa-do-descobrimento-bahia-brasil/

 

https://estradaseuvou.wordpress.com/nossa-terra/roteiros/rota-do-caparao/

 

https://estradaseuvou.wordpress.com/nossa-terra/roteiros/de-praia-mole-ao-caravaggio-em-1-dia/

 

https://www.facebook.com/estradaeuvou?ref=aymt_homepage_panel

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.