Ir para conteúdo

GRIPE SUÍNA : Prefeitura adia maior festival de pesca


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

:arrow: Diário de Cuiabá

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=355083

 

Ao invés de setembro, como todos os anos, festival internacional de Cáceres deve acontecer ano que vem, em virtude do risco de contaminação

CLARICE NAVARRO DIÓRIO / Da Sucursal de Cáceres

 

598d9e675beca_festival_cceres.jpg.43aa07c664b503fa988503cd4cc23e5d.jpg

 

O prefeito de Cáceres, Túlio Fontes, anunciou ontem à tarde a decisão de adiar a realização do 30º Festival Internacional de Pesca, realizado todos os anos no mês de setembro. Segundo ele, o evento vai ser realizado no primeiro semestre do ano que vem, em abril ou maio. Como justificativa, ele citou a preocupação com o avanço do vírus Influenza A (H1N1), causador da gripe suína.

 

Na manhã de quarta-feira, o assunto foi discutido com a sociedade em uma reunião no plenário do Fórum. Na oportunidade, a prefeitura apresentou um mapa de riscos mostrando o número dos casos da gripe suína em todo o mundo, e a situação da rede de atendimento à saúde em Cáceres. Segundo o secretário de Saúde do município, Luiz Landim, os dois hospitais de Cáceres trabalham no limite. O Hospital Regional, que é público, atende a 22 municípios. “O município não tem capacidade pra enfrentar um surto da doença”, explicou.

 

O FIP é um evento que reúne todos os anos um público de 150 mil pessoas nos nove dias de programação. Pessoas de todos os pontos do país, e também do exterior, visitam a cidade devido ao evento. Antes de tomar a decisão, o prefeito pediu que a situação fosse avaliada por órgãos como a Secretaria de Estado de Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

 

Na quarta-feira, a SES enviou um ofício ao prefeito como resposta à solicitação feita sobre as recomendações para o FIP, em que propõe a intensificação das ações de prevenção elaboradas pelo Comitê de Enfrentamento da Influenza, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.

 

“Há a necessidade da divulgação maciça de informação à população antes e durante o evento sobre essas medidas de prevenção, o trabalho de capacitação de profissionais de saúde, principalmente médicos e enfermeiros. Orientamos também que as atividades sejam realizadas em locais abertos e que sejam evitadas as programações com grande aglomeração de pessoas e também recomendamos a realização do evento em um período menor, levando à redução do tempo de exposição da população”, traz o documento, assinado pela superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria, Maria Conceição da Encarnação Villa.

 

“Não temos como realizar um FIP acanhado”, afirmou o prefeito. “O evento é gigantesco, é o maior competição de pesca em água doce do mundo. Já tem vida própria. Então, para não colocar em risco a saúde da população, após a discussão com a sociedade, decidimos adiar”.

 

NOTIFICAÇÕES - A SES divulgou ontem o boletim atualizado da gripe suína em Mato Grosso, contando com 26 confirmações da doença e quatro casos tidos como mortes suspeitas de terem sido provocadas pelo vírus H1N1. Cuiabá é a cidade que concentra mais confirmações, 11 no total. Cáceres não tem nenhuma. As mortes suspeitas contadas pelo Estado ainda aguardam exames laboratoriais que as confirmem ou não. Elas aconteceram em Sorriso, Primavera do Leste, Rondonópolis e no município de Toledo, no interior do estado do Paraná, onde morreu uma moradora de Rondonópolis. (Colaborou Renê Dióz)

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...