Ir para conteúdo

Trolltunga - tudo o que você precisa saber


Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Galera!!! Em junho desse ano fizemos a trilha para Trolltunga e foi simplesmente sensacional!!!! Que lugar mágico!!

 

Eu fiz um relato bem completo para o blog http://vamospraonde.com/trolltunga/,'>http://vamospraonde.com/trolltunga/, mas vou colocar algumas dicas aqui pra facilitar também! :)

 

Trolltunga está localizada a 17km de Odda, a cidade mais próxima e mais interessante para que você monte sua base. O aeroporto mais próximo está em Bergen, a 190km de distância – a rota até lá é linda, vale a pena!

 

Nós pousamos em Bergen, onde dormimos por uma noite (Basic Hotel - uma opção mais econômica que encontramos). No aeroporto mesmo alugamos um carro – que seria nosso companheiro por toda a viagem.

 

Para ir de Bergen a Odda foi necessário pegar um ferry para fazer o trecho Tørvikbygd-Jondal.

 

Trolltunga – que significa língua (tunga) do Troll – é uma das falésias cênicas mais espetaculares da Noruega. Ela foi formada a mais de 10.000 atrás.

 

A pedra está esticada horizontalmente sobre o lago Ringedalsvatnet, e, dependendo do ângulo da foto, passa a impressão de praticamente não ter sustentação – e estar de certa forma suspensa sobre o lago.

 

É possível realizar a trilha para Trolltunga de junho a setembro, quando espera-se que não tenha mais neve no caminho. Mas nós fomos em junho e pegamos bastante neve na trilha. :) Então, nunca se sabe o que esperar do clima na Noruega.

 

É permitido acampar na trilha – vimos vários aventureiros levando barracas e montando um base por lá. A ideia é ótima para dividir o esforço da caminhada em dois dias, além de te permitir chegar bem cedinho na pedra e ver um céu incrível à noite (se o tempo permitir).

 

Odda é a base ideal para quem vai a Trolltunga. Foi até lá que dirigimos. Nos hospedamos no Trolltunga Hotel. Super bonito e agradável bem em frente a um lago.

 

Como chegar em Trolltunga

 

O ideal mesmo é ter um carro alugado nessa viagem. Se você não tiver, você pode ir ao ponto de início da trilha de taxi ( (+47) 53 64 14 14 ), ônibus*, ou tentar descolar uma carona com outro hóspede do hotel. É tranquilo! A volta é que precisa ser mais planejada – ou previamente agendada com o taxista (lembrando que isso acaba limitando um pouco o seu tempo em Trolltunga, ou te deixa esperando um bom tempo no retorno).

Dirija desde Odda pela rota 13 até Tyssedal, de lá, siga placas para Skjeggedal. Em aproximadamente 7km você verá o estacionamento para Trolltunga. Cuidado para não confundir: há uma para de ônibus e um estacionamento no meio da rota. Você não deve parar ali – continue subindo até o estacionamento correto – você terá certeza que chegou! Não tem erro. O estacionamento custa NOK 120 por dia.

 

A trilha para Trolltunga não é uma trilha fácil. Ela existe um certo preparo (nada muito exagerado, mas pelo menos um alongamento, um conhecimento básico do que é uma trilha de dia inteiro, uma experiência com subidas longas e íngremes e roupas adequadas, principalmente um tênis impermeável caso tenha neve no caminho). São ao todo 22km de trilha, e cerca de 1.000m de subida.

 

Uma vez que você passa por ela você já pode se sentir vitorioso! Mas respire fundo, porque ainda vem muito chão por aí :)

 

Começamos subindo praticamente uma escada de pedras com “degraus” altos e complicados. É uma subida muito puxada. A gente começa a trilha a 430m de altitude, então só nesse inicinho já subimos o equivalente a um prédio de 150 andares (ou 470m exatamente).

 

Antigamente, essa subida inicial era feita no trilho de um funicular desativado; agora ela é feita por essas pedras, quase ao lado do trilho.

 

Passada essa primeira parte, chegamos em um ponto que já estava coberto de neve. Daí até o fim seria neve pra todo lado!

 

Esse início de verão foi bem atípico na Noruega, nos disseram, mas é bom que saibam que a possibilidade de pegar neve na trilha existe – e na verdade em junho ela não é tão remota assim. Lembrando, fizemos esse trekking dia 20/06/2015.

 

Logo já encaramos outra subida, também intensa. Foram 1.6km e uma inclinação de 250m.

 

A partir daí passamos por alguns momentos planos e outras subidas que pelo cansaço pareciam intermináveis, mas pra nossa alegria terminavam – e nos levavam cada vez mais perto do nosso objetivo: Trolltunga.

 

Existem vários momentos bonitos durante a trilha, com destaque para a primeira vem em que vemos uma pontinha do lago Ringedalsvatnet.

 

Ela é bem demarcada com T pintado em vermelho – sempre que você se sentir “perdido” procure o T nas pedras ao seu redor. Siga sempre em direção ao próximo T.

 

De repente, quando menos esperávamos, avistamos a pedra, e qualquer subida ou caminhada seguinte pareceu suave e tranquila!

 

A emoção era muuuuito grande!! É impressionante mas a vontade de chegar é tão grande que a gente tira forças até de onde não tem!

 

E assim, enfim, chegamos! Após 4,5h horas de caminhada e menos cansados do que esperávamos, estávamos finalmente em Trolltunga! A vista lá de cima é surreal. Esse é mais um daqueles lugares incríveis cujas fotos não representam nem 1% da beleza que realmente são.

 

Ficamos tão empolgados e deslumbrados que passamos boas 3 horas lá em cima.

 

Como é Trolltunga: a pedra, a vista, as fotos!

 

Eu sempre ficava imaginando como as pessoas conseguiam tirar uma foto sozinha na pedra uma vez que essa é trilha extremamente popular. Será que dariam sorte de realmente chegar lá sem ninguém? Não!! Ali em cima vive lotado!! O que acontece é que as pessoas fazem uma fila e respeitam a vez de cada um tirar a sua foto corajosa e capaz de deixa qualquer amigo com inveja hehe!

 

Isso é bem legal – e garante mais segurança também! A pedra é pequena e bem perigosa por estar sobre um penhasco. Logo, ninguém quer ser derrubado de lá porque o turista ao lado se desequilibrou e se segurou em você, né? Trágico e horrível falar isso, mas é importante para ressaltar que sim, é um lugar extremo, que dá muita vertigem e que é de certa forma perigoso! Mas é lindo, todo mundo sobe, tira foto e não acontece nada :wink:! Mas em todo caso: tenham cuidado e atenção!

 

Caminhem pela região toda lá de cima também! Não é só essa pedra em questão que é incrível, e também não é só ela que garante boas fotos e vistas perfeitas! Olhando para o lago e indo para a esquerda da pedra, você consegue um visual tão impressionante quanto – com uma vista talvez ainda mais bonita do lago!

 

Almocem por lá o seu lunch Box, descansem, aproveitem muuuito bem a vista… E depois é hora de encarar os 11km mais uma vez! Preparem os joelhos – a descida é íngreme!!

 

Fotos e mais ficas: http://vamospraonde.com/trolltunga/

 

Gente, não deixem de fazer essa trilha se forem a Noruega! vale todo o esforço!! é muito inexplicável esse lugar!

 

beijinhos

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...