Ir para conteúdo

Santiago de Compostela - Guia de Informações


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[info]Este tópico é um Guia que está sendo construido com informações pela equipe do site e também com informações de usuários que foram postadas nos fóruns relacionados ao tema aqui no Mochileiros.com.

 

O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações para viajantes de língua portuguesa e a contribuição de todos os membros é muito importante.

 

Veja como contribuir :

1- Faça suas perguntas ou deixe suas dicas no Tópico - Santiago de Compostela.clique aqui[/info]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Santiago de Compostela

Santiago de Compostela É uma cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca onde acorrem os peregrinos que perfazem os Caminhos de Santiago de maneira a depararem-se com o manto de Sant'Iago, um dos apóstolos de Cristo, cujo corpo se diz que foi trasladado para aquele lugar.

Mapa dos caminhos da fé

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_19194_camino_tur_550_mapa_compostela.jpg

 

Catedral de Santiago

 

20090914154146.jpg

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
  • Membros de Honra

História

No território que atualmente ocupa a catedral existia um povoado romano, que se tende a identificar como a mansão romana de Aseconia, que existiu entre a segunda metade do século I e o século V. O povoado desapareceu mas permaneceu uma necrópole que esteve em uso, provavelmente, até o século VII.

O nascimento de Santiago, como se conhece agora, está ligada à descoberta (presumível) dos restos do Apóstolo Santiago entre 820 e 835, à elevação do nível religioso dos restos, à Universidade e, mais recente, à capitalidade da Galiza.

Segundo a tradição medieval, como aparece pela primeira vez na Concórdia de Antealtares (1077), o eremita Paio alertado por luzes noturnas, que se produziam no bosque de Libredão, avisou o bispo de Iria Flavia, Teodomiro, que descobriu os restos de Santiago Maior e de dois dos seus discípulos, no lugar que posteriormente se levantaria Compostela, topônimo que poderia vir de Campus Stellae, isto é "campo de estrelas", ou mais provavelmente de Composita Tella, "terras bem ajeitadas", eufemismo de cemitério; ou mesmo "[Ja]Com[e A]postol"). A descoberta propiciou que Afonso II das Astúrias, necessitado de coesão interna e apoio externo para o seu reino, fizera uma peregrinação que anunciou no interior do seu reino e no exterior, a um novo lugar de peregrinação da cristandade num momento em que a importância de Roma decaíra e Jerusalém não era acessível por estar em poder dos muçulmanos.

Pouco a pouco foi-se desenvolvendo a cidade, primeiro estabeleceu-se uma comunidade eclesiástica permanente a cargo dos restos atopados formada pelo bispo de Iria e os monges de San Paio de Antealtares, espontaneamente assentou-se uma população heterogênea, ainda que fundamentalmente estava formada por emigrantes procedentes das aldeias próximas, que foi aumentando à medida que se desenvolvia a peregrinação por razões religiosas por todo o ocidente peninsular, reforçado pelo privilégio concedido por Ordonho II no ano 915 pelo que se estabelecia que quem quer que permanecer quarenta dias sem ser reclamado como servo passava a ser considerado como um homem livre com direito a residir em Compostela. A cidade foi destruída por Al-Mansur em 10 de Agosto do ano 997, que tão só respeitou a sepultura do apóstolo. Após a volta dos habitantes começou a reconstrução, o bispo Cresconio, a meados do século XI, dotou a cidade dum cinto de fossas e uma muralha como medida defensiva.

No ano 1075 deu-se início à construção da catedral românica refletindo, de imediato, no aumento da peregrinação à Compostela, definindo-a como um lugar de referência religiosa na Europa. Com esse aumento, sua importância, que se vê recompensada também politicamente, tornando-a, na época do Arcebispo Xelmírez, à categoria de metropolitana compostelana (1120). Entre os séculos XII e XIII foi-se artilhando a rede de ruas dentro do recinto amuralhado. A chegada da Peste Negra à cidade seguido de uma forte recessão demográfica, a partir de 1380 recuperou a população e no século XV tinha entre 4.000 e 5.000 habitantes.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

SANTIAGO DE COMPOSTELA é, juntamente com Jerusalém e Roma, um dos lugares de peregrinação mais importantes do mundo. A maioria dos peregrinos utilizam o Caminho Francês, que começa em Roncesvalles ou em Saint Jean Pied de Port, passando através de Espanha, em direcção a Santiago de Compostela. Este percurso tem cerca de 900 Km de extensão. Algumas pessoas começam a peregrinação nas suas terras natais, inclusivamente na Alemanha e na Áustria, de forma que podem assim juntar-se mais 1000 Km ao itinerário. A catedral de Santiago de Compostela é um dos pilares do cristianismo. A cidade de Santiago de Compostela alberga 46 igrejas, 114 campanários, 288 altares e 36 congregações. A história de Santiago de Compostela relata-nos uma arquitectura religiosa e muito antiga. Podem ser admirados exemplares excepcionais, como, por exemplo, dois anjos do século XIV com óculos, integrados num alto-relevo, ou uma Virgem Maria grávida, na entrada de uma igreja.

Com a descoberta do túmulo do apóstolo São Tiago no ano 813, Santiago de Compostela tornou-se num dos centros de peregrinação mais importantes do mundo.

Os motivos que levam a empreender a viagem pelo Caminho Francês em direcção a Compostela são extremamente variados. A busca da santificação ou o maravilhoso caminho, já não são actualmente as únicas intenções dos viajantes. A procura de si próprio, a arte ou a ideia de chegar a pé ao fim do mundo são as razões que levam o peregrino a percorrer um caminho tão longo. É uma tradição que remonta a tempos imemoriais e que os nossos antepassados cumpriram, transmitindo-nos a sua sabedoria, crenças, ideias e imaginação.

 

Embora existam diversos caminhos, que começam na Alemanha, Suiça, Itália e Holanda, dirigindo-se em direcção à fronteira espanhola, a partir daqui há realmente apenas um caminho prinicipal até Compostela: o CAMINHO FRANCÊS.

O primeiro troço do caminho subdivide-se entre Aragão e Navarra, encontrando-se nesta última região, onde o CAMINHO FRANCÊS começa, atravessando Navarra, La Rioja, Castela, Leão e a Galiza para, finalmente, chegar a Compostela.

Para além deste caminho principal, existe o mais antigo, embora menos frequentado, Caminho Asturiano, o CAMINHO DO NORTE, que, paralelamente ao Mar Cantábrico e percorrendo o País Basco, Cantábria, Astúrias e Galiza conduz a Compostela.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Nesta página o Portal Peregrino procura mostrar alguns mapas do Caminho de Santiago, para orientar os peregrinos.

http://www.caminhodesantiago.com/mapas.htm

 

Muitas são as intenções de quem procura um mapa do Caminho de Santiago. Alguns querem os detalhes que só mapas com escalas ampliadas podem oferecer, enquanto outros procuram apenas pela situação do Caminho de Santiago no mapa da Espanha, da Península Ibérica ou da Europa.

 

Além disso, são bem diferenciados até os mapas de mesma escala, fornecendo cada um deles detalhes distintos, como vegetação, clima, acidentes geográficos, estradas, hidrografia, etc.

 

Para tentar atender a todas as procuras, o que é uma pretensão quase inalcansável, é que apresentamos nesta página vários mapas do Caminho de Santiago.

 

Como todas as páginas deste Portal Peregrino, caso o visitante tenha sugestões ou contribuições, estas serão muito bem-vindas.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Dicas práticas

 

 

- Especiais para quem vai fazer a peregrinação da forma mais tradicional: "a pé"

Inf http://www.santiago.com.br/dicas01.asp

Nota: esta parte do site vem a ser um conjunto de sugestões para que os futuros peregrinos possam usufruir desta experiência com mais conforto e intensidade. Porém, trata de opiniões pessoais. Ou seja, se você pretende fazer o Caminho, deve consultar outros sites, livros e confrontar opiniões.

Alerta aos brasileiros peregrinos

Conforme divulgado em jornais e TVs, infelizmente o Governo da Espanha intensificou o rigor na entrada de turistas sul-americanos no país. Sugiro ao futuro peregrino que leve do Brasil sua “Credencial de Peregrino” (vide abaixo) além de contatar a Embaixada da Espanha a fim de colher mais informações (necessidade de outros documentos e vacinas). Outra dica: leve impresso alguns dados deste site (as “30 dicas extras”, por exemplo) para mostrar sua real intenção de fazer o Caminho.

Embaixada da Espanha no Brasil, departamento consular:

(61) – 3244 2121 / 3244 9365 / 3242 1020

1- A "Credencial del Peregrino":

É um documento que dá direito ao portador de pernoitar em albergues especiais, igrejas e monastérios ao longo de toda a Rota espanhola. Nele, há várias lacunas em branco para serem postos de carimbos nos lugares que lhe hospede a fim de comprovar sua passagem. Assim, mais tarde ao chegar em Santiago, você receberá a "Compostela", um belo diploma escrito em latim – em tudo igual aos concedidos na Idade Média – coroando sua peregrinação.

A credencial não é um documento obrigatório para se trilhar o Caminho. A utilidade dela vem do fato de poder usar a rede de albergues e sua infra-estrutura, além de dar direito de, se quiser, sacar o diploma em Santiago (note que para ter direito ao diploma, é necessário percorrer ao menos os últimos 100 quilômetros a pé ou os últimos 200 de bicicleta).

 

 

Este "passaporte" pode ser sacado em quaisquer das Associações de peregrinos existentes no mundo, embora cada uma delas tenha uma certa burocracia diferenciada a esta concessão (algumas pedem até uma carta de apresentação de uma paróquia...).

No Brasil pode ser obtido na Associação de Amigos e Confrades do Caminho de Santiago - Brasil, a primeira entidade de auxílio aos peregrinos na América Latina, bastando enviar (por carta ou fax) uma cópia da passagem aérea à Europa; ou então comparecendo pessoalmente a sua sede, munido da documentação (identidade e passagem).

O documento é gratuito, sendo cobrado apenas o envio para sua cidade (para quem não mora em São Paulo).

Associação de Amigos e Confrades do Caminho de Santiago - Brasil

Rua França Pinto, 203, Vila Mariana, São Paulo-SP, 04016-131

Telefone: (11) 5549-6160

Danilo Tiisel - Fundador / Marcos Valério - Presidente

 

* Horário de atendimento (pessoalmente ou por telefone):

Segunda a sexta-feira, das 10 às 18 h;

Sádados, das 10 às 14 h.

2- De onde iniciar a jornada?

A primeira escolha é de onde iniciar a façanha. Os dois pontos de partida mais comuns são Saint-Jean-Pied-de-Port (foto), na França (774 quilômetros distante de Santiago), e Roncesvalles, já na Espanha (750 quilômetros de caminhada), através da Rota Navarra (vide mapa). Há também um outro trajeto mais ao sul, utilizado em menor escala, que parte de Somport (850 quilômetros de Compostela), conhecido como a Rota Aragonesa, e que se une com o primeiro roteiro 200 quilômetros depois

Calcula-se que um andarilho com saúde perfeita e preparo físico mediano, possa vencer a pé a distância que separa Saint-Jean de Santiago entre 29 e 33 dias efetivos (e ininterruptos) de caminhada (desde Roncesvalles, um dia a menos).

É claro que você tem toda liberdade de escolher um ponto mais perto de Santiago, como Pamplona (706 quilômetros), Burgos (450 quilômetros de Compostela) ou León (a “apenas” 300 quilômetros de Santiago) por exemplo, tão como, um lugar de partida bem mais distante, como Le Puy ou Paris. Ou seja, não existe um lugar específico de saída – é você que escolhe onde o seu Caminho deve começar.

Na minha opinião, o ideal seria você iniciar a rota em Roncesvalles. Claro que, não havendo essa possibilidade (falta de tempo por exemplo), você pode sem problemas fazer só a metade (desde Burgos) ou apenas o último terço (León) do Caminho sugerido (há pessoas que escolhem fazer apenas os últimos 100 quilômetros da rota, desde o povoado de Ferreiros, na Galiza). Mas saiba que quanto mais tempo você passar no Caminho, mais intensa e rica em experiências será a viagem. A decisão é toda sua.

Caso a sua escolha seja Saint-Jean-Pied-de-Port ou Roncesvalles (os lugares mais comuns de partida, principalmente aos brasileiros), tão como Somport, veja abaixo minhas dicas de como chegar a estes locais (a partir de Madri).

2.1 - Para quem decidiu partir de Roncesvalles:

1º Passo: de Madri até a cidade espanhola de Pamplona.

a- De avião: você pode comprar desde o Brasil esta conexão junto com o bilhete internacional. Em alguns casos (Cia. Ibéria, por exemplo), fica muitíssimo barato fazer o trajeto Madri-Pamplona de avião (inclusive, pode-se adquirir o trecho aéreo por inteiro: Brasil-Madri-Pamplona/Santiago-Madri-Brasil), O vôo de Madri a Pamplona dura 45 minutos. Fique atento que o portão de embarque para vôos nacionais fica em outro terminal, no lado oposto do desembarque internacional.

b- De trem: usado pela maioria dos peregrinos: após o desembarque, pegue o metrô (no final do aeroporto, após o terminal de vôos locais) a fim de chegar a Estação de Trem Chamartín. O bilhete até Pamplona custa (31 euros aprox.) e a viagem dura 5 horas. Confira horários no site www.renfe.es .

2º Passo: de Pamplona até Roncesvalles:

Boa parte das pessoas que utilizaram o avião ou trem chega pela noite em Pamplona. Na estação de trem ou no aeroporto, pegue um ônibus ou táxi até o centro da cidade, pedindo para saltar na Praça Príncipe de Viana. Lá, há vários hotéis e pensões onde você pode passar a noite.

Uma dica útil: há a possibilidade de você ficar um bom tempo no aeroporto esperando que apareça um táxi ou ônibus. Assim, leve anotado o telefone da central de táxi de Pamplona (984 22 12 12 / www.radiotaxipamplona.com), pois o aeroporto é pequeno e há horários (em especial pela noite) que não há condução esperando os viajantes.

A partir de Pamplona, há 2 opções para chegar em Roncesvalles:

a- De ônibus: de Pamplona até Roncesvalles há ônibus apenas às 18h, pela Companhia La Montanhesa (948-22 15 84 / www.lamontanhesa.com.br). Assim, quem pernoitou em Pamplona terá o dia inteiro para conhecer os pontos turísticos da cidade (aproveite bem, pois quando você retornar a Pamplona como peregrino, poderá estar muito cansado para visitar Museus e Igrejas...).

b- De táxi: se preferir pegar um táxi diretamente até Roncesvalles, você deve negociar com um taxista o preço, por volta de 80 euros. Claro que se você chegar pela noite em Pamplona, deve esperar para ir de táxi somente dia seguinte, pois o albergue de Roncesvalles fica em um Monastério e tem hora para fechar (geralmente às 23h). Além disto, só há uma pensão naquele vilarejo.

Chegando Roncesvalles, vá direto ao prédio do Seminário Mayor de Santa Maria, onde é reservado dois imensos quartos com beliches a todos aqueles portadores da credencial. Se ainda for de manhã ou início da tarde, se desejar pode pegar um carimbo na credencial e sair logo caminhando (o próximo albergue de peregrinos fica 22 quilômetros depois, em Zubiri; porém, antes deste povoado, há três vilarejos dotados de pensões – Burguete, Espinal e Viscarret). Caso a sua ansiedade de iniciar o Caminho não seja assim tão grande, você pode ficar neste vilarejo todo o dia conhecendo seus colegas e, pela noite, participar da missa com uma solene bênção dos peregrinos seguindo antigos ritos medievais. Algo fantástico e inesquecível.

É claro que quem escolher partir de Saint-Jean, albergando-se em Roncesvalles, também terá a oportunidade de passar por esta incrível experiência.

 

Endereços úteis em Roncesvalles:

Albergue de Peregrinos: Colegiata de Santa Maria de Roncesvalles (fone: 948 76 00 00).

Hospedarias: La Posada (948 76 02 25) e Casa Sabina (948 76 00 12).

Endereços úteis em Pamplona:

Albergue de Peregrinos: Iglesia de San Saturnino, Calle de Ansoleaga, 02 (importante: em períodos de maior movimento, são habilitados escolas e ginásios para este fim).

Hotel: há várias pensões baratas na Praça Príncipe de Viana.

Loja de equipamentos de aventura: Coronel Tapioca - Calle Sangüesa, a uma quadra da Praça Príncipe de Viana.

Informações turísticas: Calle de Ahumada, no. 03 (fone 948 22 07 41).

Loja de bicicletas: Decathon

Oficina de conserto de bicicletas: Ciclos Alberto, Monstério de Urdax, 23 (fone: 948 17 26 09).

Estação de ônibus: Conde Olivetos, sem número.

Hospital de Navarra: 948 42 21 00

Cyber café: Calle Garcia Castanón, 2.

2.2 -Para quem decidiu partir desde Saint-Jean-Pied-de-Port:

1º passo: chegar em Pamplona (igual ao item anterior).

2º Passo: Pamplona - Saint-Jean. A partir de Pamplona, há duas possibilidades:

a- Você pode pegar em Pamplona um táxi direto para Saint-Jean (o equivalente a 120 euros – não esqueça de negociar o preço e tentar achar outros peregrinos para dividirem com você a fatura).

b- Ir até Roncesvalles de ônibus (ver itens anteriores) e pegar um táxi de lá até Saint-Jean. O problema, neste caso, é que você tem que marcar antes, já que os taxistas vivem em povoados próximos.

Alguns contatos de taxistas das redondezas:

Sr. Telexeia (povoado de Zibiri): 948 30 40 06 / 948 79 02 18

Sr. Andoni: 948 79 02 18

Chegando em Saint-Jean, procure no centro histórico (fechado para automóveis), na Rue de la Citadelle, no. 39, o albergue de peregrinos (ou alguma das várias pensões existentes nesta área da cidade). Até bem pouco tempo atrás, nesta mesma rua vivia a Madame Debril (personagem de "O Diário de um Mago", de Paulo Coelho), falecida em maio de 2000, grande incentivadora das peregrinações, que por mais de 30 anos atendeu voluntária e carinhosamente os peregrinos. Tive o privilégio de conversar com ela longamente em 1993. Desde aqui, minhas homenagens a esta grande dama.

Endereços útes em Saint-Jean:

Informações turísticas - Place de la poste - Tél.: 05.59.37.03.57

Pensão Etchogoin - 05 59 37 12 08

IMPORTANTE: o trecho de Saint-Jean-Pied-de-Port até Roncesvalles é o mais difícil de todos, ainda mais sendo o primeiro dia de caminhada. São 27 quilômetros de subidas fortes que parecem que não vão acabar nunca e uma descida abrupta. Não há em toda a rota um povoado onde você possa se abastecer de comida e, o que é pior, havia (ao menos até bem pouco tempo atrás) somente uma fonte rústica de água, um pouco depois da saída de Saint-Jean. Eu mesmo sofri muito em 1993 por excesso de peso na mochila, despreparo físico, fome, falta de mapas detalhados e melhores informações.

Assim, se você pretende começar em Saint-Jean-Pied-de-Port, seja prudente, avaliando antes as suas condições físicas. Saia cedo (um pouco antes do sol raiar), bem alimentado (importantíssimo), com água no cantil e um pouco de comida (mas sem exageros) na mochila.

Não esqueça de verificar na véspera onde você poderá tomar o café da manhã bem cedo antes de iniciar o trajeto. Sugiro também que você compre de véspera alguns chocolates e sanduíches, pois não deve haver nenhum mercado aberto na hora que você partir de Saint-Jean, e o café da manhã geralmente não é muito reforçado nos hotéis e pensões. Esteja atento para não passar fome na subida dos Pirineus.

Outra precaução importante para quem vai no início da primavera ou final do outono: verifique se as rotas não estão cobertas de neve; se o Caminho está trafegável na parte mais alta da montanha.

Ah, já ia esquecendo: tome cuidado na saída de Saint-Jean para não pegar a rota errada, pois há dois itinerários possíveis (e devidamente sinalizados) até Roncesvalles:

 

a- A Rota de Napoleão, também chamada de Port de Cize, utilizada pela grande maioria dos peregrinos, seguindo pela montanha por ramais asfaltados e belíssimas trilhas de pastores, sem passar por nenhum vilarejo.

b- A Rota de Vancarlos, seguindo por estrada asfaltada na encosta da montanha, cruzando um povoado (Vancarlos) que, embora pareça mais fácil que a primeira, é muito, muito perigosa, pois a estrada só tem duas mãos e não possui acostamento, além da constante névoa dificultando a perícia dos motoristas.

 

2.3 - Para quem decidiu partir de Somport:

Para os que desejam aventura e solidão, há também um outro itinerário possível, a não menos tradicional Rota Aragonesa (foto acima) que parte de Somport na fronteira franco-espanhola (vide mapa), e que se une com o primeiro trajeto na cidade de Puente la Reina, 200 quilômetros depois. É uma rota um mais difícil, com poucos lugares dotados de albergues e longas distâncias entre os povoados. Também, mais bela, rústica, longa e solitária que o trajeto anterior.

Então se você for corajoso e preferir este traçado, deve seguir as instruções anteriores até a cidade de Pamplona. Depois, há três possibilidades:

a- De Pamplona, pegar um ônibus até a cidade espanhola de Jaca (pronuncia-se "Raca"). Lá, você passaria a noite no albergue de peregrinos ou, se preferir, em um dos hotéis e pensões do lugar. Dia seguinte, bem cedo, tomar um táxi (reservado na véspera – uns 30 euros) que lhe levará em 20 minutos até a fronteira (Somport).

Lembro que Somport não é cidade, e sim, um mero ponto geográfico com apenas um monumento e aduana (desativada) separando os dois países, sem, portanto, possibilidade concreta de albergar-se ou comprar mantimentos (tenho informações que em algumas épocas do ano, é aberta aos peregrinos uma rústica cabana de caçadores, mas nada que se possa confiar... ).

Assim, chegando lá, você deve saltar do táxi e iniciar imediatamente o seu Caminho, tendo o povoado seguinte dotado de certa infra-estrutura (restaurante, pensão e hotel) só 7km depois, em Confranc Estación.

b- Outra possibilidade é você chegar em Jaca e imediatamente pegar um táxi até Somport, tomando o cuidado de calcular bem a etapa do dia, já que provavelmente você iniciará o Caminho no início da tarde, com menos tempo de “trabalho” antes de escurecer.

c- Você pode economizar tempo indo direto de táxi (o equivalente a 130 euros) de Pamplona a Jaca, ou mesmo, direto de Pamplona até Somport (dependendo, como falei antes, da hora).

É bom ressaltar: nestes dois últimos casos (“b” e ”c”), fique atento para a hora que você iniciará a etapa do dia, pois caminhar por trilhas rústicas no escuro é algo perigoso e não muito confortável.

Para quem gosta de arte medieval, há neste itinerário grandes exemplos de arquitetura em estilo românico: Igrejas de Jaca, Sangüesa, Monreal e – especialmente - Eunate. Há também, dentro da Rota Aragonesa, alguns desvios (rotas alternativas) que levam peregrinos mais curiosos (e mais dispostos a gastar a sola do sapato) a lugares mágicos como San Juan de la Peña, Berdún e Javier .

 

Endereços úteis de Jaca:

Albergue de Peregrinos: Calle Conde Aznar (974 - 36 15 94).

Hotel Alpinia (974 36 40 26); El Albeto (974 36 16 42).

Restaurante: La Cocina Aragonesa. Cervantes, 05 (974 36 10 50).

- A melhor época:

Usualmente, as melhores épocas para iniciar a jornada são finais de abril até início de junho; ou então de setembro até finais de outubro.

A fórmula é simples: tentar escapar dos extremos, no caso o inverno (sempre rigoroso para os padrões tropicais) e o verão (deveras cálido e com as rotas e albergues sempre lotados).

O seu agente de viagens pode lhe ajudar nesta escolha.

Clima no Caminho de Santiago (aproximadamente):

Inverno: Máxima de 16o C e mínima de -4,5o C

Primavera: Máxima de 24o C e mínima de 5o C

Verão: Máxima de 36o C e mínima 12,5o C.

Outono: Máxima de 25o C e mínima de 7o C.

 

4- Viajando à Espanha:

Para brasileiros não é exigido visto, porém, é bom contatar a Embaixada para melhores informações. Às vezes, é necessário tomar a vacina contra Febre Amarela recebendo o devido documento (que só tem efeitos legais depois de 10 dias). É bom lembrar que há uma política de contenção de imigrantes em toda Europa, e há a possibilidade mesmo remota de você ser indagado na aduana sobre seus propósitos de viagem (ainda mais na condição de mochileiro...) É tudo rotina e, se por acaso acontecer, você não deve temer nada. Fale a verdade e mostre sua "credencial del peregrino". Tenho certeza que tudo sairá bem.

Telefones úteis:

- Embaixada da Espanha no Brasil (Brasília): (61) 242-4515

- Embaixada do Brasil na Espanha (Madri): 91308-0459

- Chamadas a cobrar a partir da Espanha (telefonista falando português): 900-990055

Link para o comentário
  • Membros de Honra

[creditos]As informações colhidas nos tópicos relacionados neste site e wikepedia contribuiram em muito para este informativo[/creditos]

 

Existem diversos links de associação

Associação de Confrades e amigos do Caminho de Santiago de Compostela

 

http://www.santiago.org.br/http://www.mundicamino.com/

 

http://www.caminhodesantiago.com/

 

http://www.amigosdelcamino.com/

 

http://caminodesantiago.consumer.es/

 

http://www.compostela.com.br/por/index.html

 

http://www.urcamino.com/

 

http://www.expertosenelcamino.com/

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...