Ir para conteúdo

Mochilão de Lima a Santiago, passando por Bolívia e Argentina. Agosto de 2015.


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal!

Depois de ser ajudado por muitos de vocês, agora é minha vez de contribuir.

Meu nome é Beto. Sou de Salvador e esse foi meu segundo mochilão pela América do Sul. O primeiro foi Ano passado. Fiz o roteiro leste - oeste, saindo de Montevideu até Santiago, em 20 dias. Porém Aqui no blog vou relatar a viagem desse ano: Comecei por Lima no Peru e finalizei em Santiago do Chile, em 34 dias, passando ainda pela Bolívia e Argentina.

Vamos lá !

 

ANTES DE COMEÇAR DE FATO, AVISO A VOCÊS QUE NO FINAL DO RELATO TEM UM VIDEO QUE FIZ DURANTE A VIAGEM. DÊEM UMA OLHADA. VALE A PENA!

 

Duração: 30/07/2015 a 03 / 09 / 2015.

 

ROTEIRO

30/07/15 ( noite): Salvador -São Paulo

31/07/15 (manhã): São Paulo - Lima

01 / 08 15 : Lima

02 / 08 / 15 : Lima

03 / 08 / 15 : Lima -Ica (5h de viagem )

04 / 08 / 15 : Ica

05/08 / 15 : Ica - Cusco (18h de viagem)

06/08 / 15 : Cusco

07 / 08 / 15 : Cusco

08 / 08 / 15 : Cusco

09 / 08 / 15 :Cusco - Águas calientes

10 / 08 / 15 : Machu Picchu

11 / 08 / 15 : Cusco

12 / 08 / 15 : Cusco - Puno (8h de viagem )

13 / 08 / 15 :Puno

14/ 08 / 15 : Puno - La Paz ( 8h de viagem )

15 / 08 / 15 : La Paz

16 / 08 / 15 : La Paz

17 / 08 / 15 : La Paz - Sucre ( 12h de viagem)

18 / 08 / 15 : Sucre

19/ 08 / 15 : Sucre - Uyuni ( 7h de viagem )

20 / 08 / 15 : Uyuni

21 / 08 / 15 : Uyuni

22 / 08 / 15 : Uyuni -San Pedro de Atacama

23 / 08 / 15 : San Pedro de Atacama

24 / 08 / 15 : San Pedro de Atacama

25 / 08 / 15 : Atacama -Salta ( 10h de viagem )

26 / 08 / 15 : Salta

27 / 08 / 15 : Salta - Mendoza ( 12h de viagem )

28/ 08 / 15 : Mendoza

29/ 08 / 15 : Mendoza - Santiago ( 6h de viagem )

30 / 08 / 15 : Santiago

01 / 09/ 15 : Santiago

02 / 09 / 15 : Santiago

03 / 09 / 15 : Santiago - Sampa

06 / 09/ 15 : São Paulo - Salvador

 

Bem, antes de começar gostaria de dizer que fiz a viagem de avião, pela TAM, somente na ida: Salvador - Sampa-Lima e na volta: Santiago -São Paulo - Salvador. O restante do roteiro fiz todo de ônibus.

 

PREÇOS ( OS QUE ME RECORDO)

Passagens de avião: sp-lima/stgo-sp R$1.011,00

 

Táxi do aeroporto até Bairro Miraflores em Lima : 50 soles( as moedas brasileira e peruana na época estavam +ou- o mesmo valor)

Passagens de ônibus não me recordo.

Hostel em Lima 39 soles, em Ica 30 soles, Cusco 30 soles (todos com café da manhã)

Hostel na Bolívia ficam em torno de 25 reais com café da manha. Em San Pedro de Atacama 10 dólares (sem café da manhã). Em Santiago do Chile 15 dólares

Passeios: boleto turístico do vale sagrado 130 soles. Entrada em Machu Picchu 120 soles ( compre com meses de antecedência, principalmente se for em alta temporada (julho e agosto). Ilhas flutuantes 50soles. Tuor em Uyuni de 3 dias e 2 noites, pela empresa LIPZ 800 bob ( a moeda boliviana, na época, estava valendo a metade da brasileira ). Esquiar no chile 500 reais :twisted: ( inclui roupas, sapatos, equipamentos, aula e transporte)

Temperatura : Nessa época do ano Lima e Cusco estavam bem frias . Puno, La Paz e Uyuny estava gelado. Já Sucre e San Pedro de Atacama estavam com temperatura tipIca de deserto: de dia muito quente , cerca de 30 graus e de noite muito frio cerca dos 0 grau. Ótimo pra quem tem problemas respiratórios e de garganta ::otemo::

 

Um pequeno problema: Dois dias antes de viajar peguei zica vírus (uma modalidade de dengue q surgiu aqui na Bahia). Passei os primeiros 10 dias do mochilão ruim. Mas aguentei firme e aproveitei o q deu. Espero que eesses tipos imprevistos n peguem vcs.

 

A VIAGEM

 

31 / 07 / 15 : Depois de 6horas de vôo, cheguei em Lima as 11h da manhã (horário local, -2h em relação ao horário de Brasília ). Peguei o táxi e fui direto pra o hostel em Miraflores descansar. Quebradooo ::essa::

 

01 / 08 / 15 : Caminhei pela cidade. Tirei muitas fotos pelos parques, ruas, praças. Em especial em um lugar chamado Barranco, praça San Martin e Parque do Amor onde temos um belo visual do oceano Pacífico.

 

02 / 08 / 15 : Dia de Museus. Não pode deixar de conhecer um Sítio Arqueológico que fica no meio da cidade chamado Huaca Pucllana nesse mesmo lugar tb tem um museu bem massa e no começo da noite fui conhecer o parque das águas.

 

03 / 08 / 15 : Dia de deixar Lima. Então no mesmo dia comprei minha passagem pra Ica(70 soles ) e viajei. Cheguei em Ica pela tarde. Mas preferi me hospedar em Huacachina q é um oásis localizado nesse deserto

 

04/ 08 / 15 : Em Ica/Huacachina não tem muito o que fazer. Para mim o mais interessante foi fazer o passeio pelo deserto e fazer sanboard nas areias escaldantes do deserto. Nesse mesmo dia cheguei do passeio, peguei minhas coisas e fui direto pra rodoviária pra pegar meu ônibus rumo a Cusco.

05 / 08 / 15 : Ainda adoentado cheguei em Cusco ::dãã2::ãã2::'> ::xiu:: . Adivinha o que fiz logo que cheguei? Tomei chá de Coca, pra combater o soroche, q é a tontura e o mal estar causado pela altitude. Pq pior do q eu estava poderia ficar. Rsrs... Além de me hidratar muito, nesse primeiro dia só fiquei entre o hostel e a Praça de Armas. O momento exigia isso.

 

06/ 08 / 15 : Nesse dia já acordei um pouquinho melhor. MinhaS atividades nesse dia foi caminhar pela cidade fotografando, comprei meu boleto turístico pelo vale sagrado e fui aos museus da cidade. O que mais gostei foi o que conta a história de Pachacuteq(maior imperador Inca )

07 / 08 / 15 : Já mais disposto do que o dia anterior, eu contratei um tuor pelo vale sagrado , 60 soles, com direito a alimentação e fomos aos principais sítios arqueológicos que ficam em volta de Cusco: Moray, Salinas de Maras, Pisac, Ollantaytombo, Chinchero... dura o dia todo.

08 / 08 / 15 : Dia de conhecer igrejas, catedral de Cusco e o Sítio arqueolótgico de qorikancha. FOI o dia da minha primeira gelada. Dilissa! Rsrs...

 

09 / 08 / 15 : Dia de aventura.... bem, antes vou fazer uma breve explicação de como chegar a Machu Picchu. Existem 2 rotas principais que são muito caras. São elas: A trilha Inca e ir de trem( no mínimo 400 reais). Eu fui por uma terceira rota que não é muito divulgada mas é bem mais barata(80 soles ) e perigosa também: ir de van até a hidroelétrica do rio Urubama e daí fazer uma trilha de 2 horas até Águas Calientes, onde dormimos e no outro dia cedo pega um micro ônibus( 12 dolares ) subir para Machu Picchu. Se você nao tem medo de curvas altamente perigosas na beira de absmos super indico. No meu caso ainda teve um pequeno acidente no caminho, nossa van se chocou com uma caminhonete, mas graças a Deus ninguém se feriu. Só perdemos um tempo na estrada e por isso só chegamos em Águas Calientes só a noite.

10 / 08 / 15 : Dia de conhecer Machu Picchu. Primeiro ponto chave de minha viagem. As 7h subir a cidade perdida dos Incas . Lugar fantástico. Recomendo contratar um guia para conhecer melhor o lugar, com as devidas explicações. Com certeza assim é bem mais interessante. Depois de muitas fotos as , ao meio dia tive de começar a descer de machu picchu para voltar a hidroelétrica até as 14 h. Assim fiz todo o caminho de volta e chegamos em Cusco a noite.

11 / 08 / 15 : Dia de deixar Cusco :cry: Lugar phodaaaa. Volto em breve. Mas tinha de seguir viagem pra Puno

 

12 / 08 / 15 : Cheguei em Puno e estava nevando ::Cold:: . Dizem q é raro acontecer isso na cidade. Sorte minha :D . O que tem de mais interessante na cidade é conhecer o Lago Titikaka e ir nas Ilhas Flutuantes de Uros. Então reservei meu passeio logo pro dia seguinte e depois fui conhecer a cidade.

13 / 08 / 15 : Fiz o passeio pelo Lago Titikaka e fui nas Ilhas de Taquilla e Uros, particularmente achei essa última bem mais interessante. SAIMOS as 8h retornamos as 17h e custou 50 soles.

14 / 08 / 15 : Bye Bye Peru. Dia de deixar esse país maravilhoso, rumo a La Paz na Bolívia. A fronteira entre esses dois países é um caooos kkkkkkk. .. mas é bem interessante observar a rotina daquele lugar. No mesmo dia cheguei em La Paz.

15 / 08 / 15 : Cheguei em La Paz, nem sair da rodoviária e já comprei logo minha passagem para ir a Sucre três dias depois. Como o hostel que reservei era muito perto dali, fui andando. A primeira impressão que temos de La Paz é q é uma cidade desorganizada e confusa. Pode até ser, mas n tem como negar que é muito interessante e culturalmente tão diferente das cidades brasileiras. Nesse mesmo dia fui conhecer o mercado das bruxas, lugar bem interessante pra comprar lembrancinhas baratas e observar un pouco da cultura boliviana.

16 / 08 / 15 : Dia de conhecer as ruínas de Tiwanaku, uma civilização Pré Inca, localizada a 72km de La Paz. Dizem que tiveram até contato com extra terrestres. Nesse passeio ainda temos a oportunidade de conhecer mais dois museus. Dura o dia todo.

16 / 08 / 15 : Neste dia tirei algumas fotos da cidade. Visitei igrejas e andei de teleférico. De onde temos a melhor paisagem de La Paz. Lindo de se vê a cidade cercada por todas aquelas montanhas coberta de neve.

17 / 08 / 15 : Dia de partir. Como eu ainda estava com dores nas pernas devido a zica , infelizmente não fiz o downhill. Mas fica pra próxima.

18 / 08 / 15 : Cheguei em Sucre pela manhã e nesse mesmo dia fui conhecer o parque cretáceo. Para quem gosta de dinossauros, como eu, é um passeio que recomendo muito. Nele podemos conhecer um pouco do período jurássico, tirar fotos com réplicas dos dinos em tamanho original e observar pegadas originais desses animais.

19 / 08 / 15 : Neste dia Caminhei pela cidade. Tirei muitas fotos, Sucre é perfeita para isso. Prédios coloniais muito bem preservados, ruas limpas, praças com belos jardins. Enfim é uma linda cidade. A noite tive de regressar ao hostel pegar minha mochila pra partir para Uyuni, outro ponto chave de minha viagem. Hasta la vista, Sucre!

20 / 08 / 15 : Cheguei em Uyuni por volta das 5h da manhã. No mesmo dia contratei o passeio pelo Salar até o Deserto do Atacama. Esse roteiro dura 3 dias e duas noites incríveis. As paisagens mais lindas que vi na minha vida. Nesse primeiro dia conhecemos o cemitério de trens e o Salar de Uyuni. Neste dia dormimos em uma pousada simples no meio do deserto. O único banho que foi possível tomar durante esse trajeto custou 10 bob, depois disso banho só foi possível em Atacama. Rsrs...

21 / 08 / 15 : Neste dia acordei as 5 da matina pra mais um dia de aventura. Dia de conhecer as lagunas de cores vibrantes: colorada, hedionda e verde. Cada lugar é único. Com formas trabalhadas pela natureza durante anos, como por exemplo a árvore de pedra que é uma rocha q tem o formato de uma árvore. Isso devido a erosão eólica ( vento ).

Quando a noite chegou ficamos em uma casa simples que a energia era interrompida as 21h

22 / 08 / 15 : Acordei as 4h da manhã. Horário ideal pra sair e visitar os geiseres. Vale muito a pena presenciar esse espetáculo da natureza. Parece q a qualquer momento algo vai explodir. Depois desse momento fomos nos banhar nas aguas termas. Temperatura atmosférica estava 3 graus e a água quentinha, em torno dos 35. Não pensei duas vezes e me joguei. Depois disso seguimos para a fronteira com o Chile e chegamos em San Pedro de Atacama.

 

Pausa para fotos... ::otemo::::otemo::

peru.jpg.e215ce41cae681fbd627f69f3b50cad9.jpg

lima2.jpg.7f24b653de8c661cf5891f1eb66cb540.jpg

598dd07d6f7e3_huacalima.jpg.84e7f37ebf0183ca392549a95d67eed0.jpg

machupichu2.jpg.430e35b9f630d12d2292b30b75ec1ec6.jpg

11356770_873749912716663_49317123_n.jpg.d5e53be73da5d7cf562d74b2f96963f6.jpg

 

sucre.jpg.613d90ae57a65d51ef02295097a2330e.jpg

bol.jpg.5aa68fbd3446a7c836333a6d06df647f.jpg

bol3.jpg.da00d43a454bcda82ab27e41e0a25bf4.jpg

laguna.jpg.b1eab648c1ee7413f3fd6e4f0a7f18d2.jpg

11906182_440703219452392_2012376155_n.jpg.6ada9b67c38df877227caec3aac9fed2.jpg

11376182_523754487774142_656892278_n.jpg.aaa9a4d24e96bd006f8bf0e1d3f6033a.jpg

 

Vale de La Muerte - San Pedro de Atacama

11313758_1666661513552753_964545854_n.jpg.ffb2518dc65eacca7d9c8e0b1a43bfc8.jpg

 

11249130_761350707307380_1117598044_n.jpg.51a92d4d04bd1eda86b5b0f8a96eb3a7.jpg

Santiago.jpg.df71c4e06e3b86fecbfac64241373be4.jpg

 

 

 

23 / 08 / 15 : Nesse dia já EM SPA (SAN PEDRO DE ATACAMA ), decidir conhecer a pequena cidade , que parece mais uma vila encravada no meio do deserto, Caminhei pelas ruas, tirei muitas fotos e fui me informar sobre os passeios turísticos. Lembrando que no Chile tudo é bem mais caro do que nos outros países que passei. Então se vc tiver afim de economizar uma grana eu recomendo alugar uma bike e fazer os passeios. Foi o q fiz. Na minha opinião foi a melhor escolha não so por causa do preço como tb por causa do tempo para aproveitar os lugares e tirar fotos das paisagens fantásticas.

Neste mesmo dia a noite fiz um tuor astronomico. Dizem que o céu de SPA é o melhor de todo mundo para observar as estrelas. Realmente foi bem legal.

24 / 08 / 15 : Dia de pedalada. 35 km pelo deserto, visitando lugares maravilhosos. Paisagens que realmente parecem ser de outro planeta. Exemplo disso é o Vale de la luna e o Vale de la muerte.

25 / 08 / 15 : Dia de viajar... partir de SPA em direção a Salta na Argentina. Como a fronteira fecha as 20:00 h fiz a viagem durante o dia. Durou cerca de 10h. Cheguei em Salta a noite fui procurar uma pousada, jantei e cama.

26 / 08 / 15 : Bem, gostaria de dizer que Salta entrou em meu roteiro mais para servir como um ponto de apoio. Pois a duração da viagem entre SPA e Santiago é mais de 24h, e eu não estava maluco de passar esse tempão dentro de um ônibus. Por isso permaneci na cidade 1 dia e meio, mas ficaria muito mais tempo se necessário. A cidade é linda e bem legal.

Aproveitei esse dia pra percorrer as ruas da cidade, conhecer o cotidiano dos moradores, tirar fotos das praças e parques que são lindos.

27 / 08 / 15 : Neste dia acordei tarde, devido a baladinha q aproveitei na noite anterior e como ia viajar a noite, aproveitei a tarde pra conhecer o Cerro San Bernardo. Peguei o teleférico e subir. Se tem uma visão bem legal da cidade lá de cima. Fim da tarde optei em descer o cerro a pé. Cheguei na pousada começo da noite peguei minhas coisas e fui pra rodoviária pegar o ônibus para Mendoza.

28 / 08 / 15 : Depois de uma noite inteira de viagem, cheguei em Mendoza. Deixei minhas coisas no hostel e fui conhecer a cidade debaixo de um calor de quase 40 graus. Pois é... no meio do inverno Mendoza estava um inferno de tanto calor. Tanto q o zoológicofechou para visitação e as escolas estavam liberando a mulecada mais cedo. Isso tudo por causa de um fenômeno natural que ocorre naquela região, onde um vento local chamado Zonda que é quente e seco, estaciona sobre essa região e muda completamente a temperatura. Pra vcs terem idéia uma 5 dias antes de eu chegar na cidade, a temperatura estava alcançando mínima de 5 graus.

29 / 08 / 15 : Dia do tuor do vinho. Fui em 3 bodegas na região de Maipú: a Lopez, Baudron e a Tempus. Fiz a festa com tanto vinho bom e barato.

30 / 08 / 15 : Dia de deixar a Argentina rumo a minha última parada antes de voltar ao Brasil. São apenas 6horas de viagem entre Mendoza e Santiago. Passa rapidinho e a paisagem das Cordilheiras dos Andes toda coberta de neve ajuda na distração durante a viagem. Cheguei em Santiago no começo da noite tomei um vinho, jantei e fui dormir. Dia seguinte queria bater perna pela cidade e revisitar lugares que gosto.

31 / 08 / 15 : Santiago é uma cidade bem legal pra se conheçer e tem diversas opções de passeios pra se fazer a custos baixos ou de graça. Nesse dia foi isso que fiz. Fui a Praça de La Moneda, a linda Catedral de Santiago, Cerro Santa Luzia e cerro San Cristobal.

01 / 09 / 15 : Quem for em Santiago no inverno, tem que ir esquiar, apesar dos preços bastante salgados( cerca de 500 reais aula+equipamentos + transporte até a estação) . Existem três estações de esqui principais: La Parva, Colorado e Vale Nevada. Depois de um dia inteiro caindo e dando vexame , voltei pro Hostel morto de cansado.

02 / 09 / 15 : Tirei esse dia pra conhecer a parte da cidade que n conhecia. Pela manhã fui na bodega Concha e Toro conhecer como se prepara os vinhos por lá , com explicações em português ainda temos direito a degustação. De tarde fui conhecer o centro moderno de Santiago onde tem o maior arranha céu da América do Sul, pode -se subir até o último andar e receber explicações (inglês ou espanhol)sobre a história da cidade, depois fui até o parque da cidade que fica ali perto. A noite me despedir dessa aventura pela América do Sul em uma balada patrocinada pelo hostel , entrada grátis e opem bar de cerveja e terremoto (bebida típica do Chile ) até a meia noite.

03 / 09 / 15 : Com um grande aperto no coração tinha de voltar para o Brasil. Meu vôo estava marcado para o meio da tarde. Cheguei em São Paulo de noite do mesmo dia onde permaneci até o dia 06 de setembro.

06 / 09 / 15 : Retorno para Salvador, com ótimas lembranças nlguardadas no coração e já com planos e roteiros do meu próximo mochilão na cabeça.

 

 

Espero ter contribuído um pouco com a construção de roteiros e planejamento de viagens de alguém aqui.

Grande abraço e até a próxima!

 

Fiquem agora com o vídeo que fiz;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá,

Estou querendo fazer esse mesmo roteiro, só que de Santiago a Lima, pois me disseram que depois que se conhece Machu Pichu, nada mais enche a vista? rsrs

VocÊ gostou de fazer nessa ordem? Pra mim seria interessante nesse sentido que você fez, pq o trajeto Uyuni - Atacama sai mais barato que o contrário, segundo dizem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eita... só te digo uma coisa: Vá!!! É Muito bom.

Rapaz, Machu Picchu é incrível. Mas o Salar de Uyuni tb é poderoso.

Foram dois motivos principais que me fizeram começar por Lima e descer até Santiago - 1º O fato de tudo na Bolívia e Peru ser beeem mais barato que no Chile, inclusive o passeio de Uyuni e 2º Eu já conhecia a região central de Chile, então estava super ansioso para conhecer os outros lugares

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...