Ir para conteúdo

Escoteiros perdidos em Itanhaém queriam revitalizar trilha


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

:arrow: FONTE: A Tribuna On LIne

http://atribunadigital.globo.com/bn_conteudo.asp?cod=434564&opr=125

 

[align=justify]Os escoteiros que passaram pouco mais de 88 horas perdidos no Parque Estadual da Serra do Mar tinham a missão de revitalizar uma trilha com quase 500 anos de história, que liga o litoral ao planalto paulista. A aventura, apesar de mal sucedida, não feriu ninguém.

 

Os nove escoteiros e seus três guias foram recebidos pelos bombeiros e familiares na Fazenda Mambu, em Itanhaém, às 2h40 da madrugada de terça para quarta-feira. Bem de saúde, eles sequer precisaram ser medicados.

 

De acordo com o gestor da unidade Curucutu - um dos oito núcleos - do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), Thales Schmidt Calaça, os escoteiros haviam se proposto a reabrir uma antiga trilha, a Mambu, que liga Itanhaém ao Distrito de Santo Amaro, na Capital. Segundo ele, o caminho era muito utilizado por padres jesuítas que catequizaram os índios guaranis no litoral paulista nos anos 1500.

 

Calaça comentou que há registros sobre o uso da trilha como passagem para a região dos Andes. Mais tarde, o mesmo caminho foi adotado para instalar a linha de telégrafo. Porém, em desuso, a trilha acabou sendo novamente engolida pela Mata Atlântica.[/align]

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

vamos lá, conversei com um dos "guias" desse causo.

 

1. não se propuseram a localizar a trilha, o pedido foi feito pelo parque.

2. o parque passou um mapa com proporção 1:50.000

3. não se perderam, apenas avisaram os pais da molecada que, em razão da lama e chuva, a trilha ia levar mais tempo pra ser completada.

4. não foram eles que chamaram o corpo de bombeiros, foi um dos pais que apavorou-se - e depois se arrependeu.

5. o corpo de bombeiros os localizou no meio da trilha e os fez esperar por horas pq queria fazer um "resgate" de helicóptero - boas cenas, né?

6. o tempo, que estava horroroso mesmo, impediu esse "resgate".

7. continuaram a trilha até o final, guiando os bombeiros que tavam com eles.

 

ah, e uso "guias" entre aspas pq não são guias. era apenas uma expedição escoteira, e os perrengues que passaram são os normais de qq trilha. chuva, lama e etc.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Ao ler o relato, fiquei imaginando que se eu ficasse alguns dias a mais sem dar sinal de vida, minha mãe com certeza chamaria os bombeiros! Hehehe.

E olhe que eu já sou bem mais velho que eles.

 

Mas alguém tem alguma informação sobre essa trilha que eles pretendiam revitalizar?

Sou formado em História e há tempos venho pensando em unir um levantamento histórico com uma boa trilha...

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...