Ir para conteúdo

Primeiro parque perimetral do DF será inaugurado nesta sexta


MariaEmilia

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

:arrow: Correio Braziliense

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/09/24/cidades,i=144160/PRIMEIRO+PARQUE+PERIMETRAL+DO+DF+SERA+INAUGURADO+NESTA+SEXTA+FEIRA.shtml

 

 

[align=justify]Na manhã desta sexta-feira (25/9), será inaugurado no Recanto das Emas o Parque Monjolo, o primeiro parque perimetral do DF. A área de lazer fica na extensão da quadra 508 à quadra 511 da cidade.

 

A ideia é conscientizar a população para evitar a depredação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), muitas vezes utilizadas como terreno baldio e aterro sanitário.

 

Os parques perimetrais são abertos, entre a área urbana e as APPs, servindo como espaço de transição. E os fiscais são os próprios moradores. No local, além de arborização, haverá estrutura de lazer e esporte, com pistas de corrida, parques infantis, quiosques, ciclovias, quadras poliesportivas e aparelhos para exercícios físicos.

 

Além do Recanto das Emas, há projetos prontos para as cidades de São Sebastião, Taguatinga, Ceilândia, Gama, Núcleo Bandeirante. Em Samambaia, o parque Três Meninas passará por mudanças para se adequar ao projeto nos moldes do parque perimetral. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), os projetos para seis parques estão prontos, mas a intenção é que sejam implantadom em 74 áreas.

 

 

Preservação

 

Para o administrador do Recanto das Emas, Stênio Pinho, o mais importante é dar condições para que os próprios moradores estejam cientes da importância de preservar.

 

Segundo ele, o parque impedirá que a comunidade jogue entulho e lixo. Além disso, a população da cidade tem se mobilizado e se sentido responsável pelo local. “Primeiro vem a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Depois, manter o local de lazer próprio para a diversão, que servirá para toda a comunidade”.

 

Participação

 

Na inauguração do Parque Monjolo, cerca 4 mil crianças das escolas da região vão plantar 500 mudas nativas do Cerrado, em homenagem ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. As 500 mudas plantadas terão o nome de alunos, para que cada estudante adote uma árvore e se responsabilize pela preservação.

 

A área total do parque no Recanto das Emas tem a extensão de 2.200 metros. A primeira etapa, que será inaugurada na sexta-feira, tem 1.600 metros e fica entre as quadras 508 e 509.

 

O projeto é uma iniciativa da Seduma em parceria com a Novacap e Administração Regional do Recanto das Emas. Além da conscientização, o parque tem por finalidade a reintegração dessas áreas à cidade, evitando ocupações irregulares.[/align]

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...