Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Islândia com Aurora Boreal, Highlands Escocesas, Edimburgo, Londres, Bath e Paris em 15 dias, com muitas fotos.

Postado
  • Membros

Olá amigos mochileiros, tudo bem?

Estou aqui para relatar minha última viagem, realizada a pouco mais de um mês. Num período de 15 dias, estive desbravando o Reino Unido, em especial a Escócia, e a pequena e maravilhosa Islândia, junto com minha namorada. Começando por Londres, deu tempo de fazer um bate-e-volta em Paris, antes de seguirmos viagem rumo à Escócia. Depois daquela parada obrigatória em Edimburgo, partimos de carro numa viagem de 3 dias pela Highlands, passando pela Isle of Skye, com direito a lindas paisagens e castelos (além de muita chuva!). Depois pegamos um voo em Glasgow rumo à Reykjavik (capital da Islândia), de onde partimos em mais uma viagem de carro de 6 dias desbravando a região sul da ilha. De dia, paisagens exóticas, e de noite uma caça incansável à Aurora Boreal, até que conseguimos avistá-la, no último dia da viagem. Tentarei detalhar ao máximo a minha jornada a vocês, com dicas e (muitas) fotos, esperando que isso possa ajudar futuros viajantes.

É minha segunda viagem à Europa, e pra quem tiver curiosidade, esse é o relato da anterior, que realizei em 2012: http://www.mochileiros.com/europa-jul-2012-paris-berlin-potsdam-praga-veneza-florenca-pisa-roma-em-19-dias-t73794.html

Vamos ao que interessa...

PLANEJAMENTO

Montando o roteiro inicial

A idéia inicial surgiu depois de ler em algum blog um relato de uma viagem às Highlands Escocesas. Comecei, então, a investigar mais a respeito. Depois de ler outros relatos, estava convencido de fazer uma viagem de carro na Escócia, e ao comentar com minha namorada da idéia ela logo topou.

A partir daí fomos estentedo nosso roteiro. Como não visitamos Londres da primeira vez, era necessário incluir alguns dias por lá e, porque não, outras cidades da Inglaterra? Começamos a pesquisar sobre Bath, Brigthon, Liverpool, Manchester, York...

Mas aí surgiu um outro fator que mudou bastante nossos planos iniciais. Sempre quisemos ver a Aurora Boreal, e a alguns anos que leio a respeito. Bem, na Escócia estaríamos mais próximos do Circulo Polar Ártico do que já jamais estivemos e quem sabe se teríamos outra chance como essa? Porque não aproveitar? As possibilidades a partir dali são muitas. Noruega, Suécia, Finlândia... Mas todas opções que não pareciam tão atrativas para nós.

Já havia lido numa revista sobre como a ilha é conhecida por ser a terra do gelo e do fogo, das paisagens inacreditáveis, dos vulcões, dos geysers, das geleiras, e... da Aurora Boreal! Assim, escolhemos a ilha como destino para nossa busca pela quantidade de atrações no lugar, além das luzes do norte. Assim não ficaríamos tão obcecados em vê-la, e poderíamos aproveitar um lugar fantástico, independente do sucesso da nossa busca.

Por fim, ainda deu tempo de incluir um bate-e-volta pra Paris, a partir de Londres. A passagem na Eurostar não era tão cara, e daria pra visitar de novo minha (nossa) cidade favorita.

O roteiro, ao final da viagem, contando alterações, foi realizado da seguinte maneira:

Dia 0: Saída de Belém

Dia 1: Belém-Lisboa-Londres (avião, TAP)

Dia 2: Londres

Dia 3: Londres-Paris-Londres (trem, Eurostar)

Dia 4: Londres-Salisbury-Bath-Londres (trem, diversos)

Dia 5: Londres-Edimburgo (trem, Virgin Trains )

Dia 6: Edimburgo

Dia 7: Edimburgo-Stirling-Fort Willian-Portree (carro, Europcar)

Dia 8: Isle of Skye; Portree (carro)

Dia 9: Portree-Loch Ness-Glasgow (carro)

Dia 10: Glasgow-Reykjavik (avião, Icelandair)

Dia 11: Reyjavik-Hellnar-Borgarnes (carro, Sixt)

Dia 12: Borgarness-Blue Lagoon-Golden Circle-Hella (carro)

Dia 13: Hella-Vik-Kirkjubaejarklaustur (carro)

Dia 14: Kirkjubaejarklaustur-Skaftafell-Vik (carro)

Dia 15: Vik-Reykjavik(carro); Reykjavik-Londres (avião, Icelandair)

Dia 16: Londres-Lisboa-Belém (avião, TAP)

Em vermelho, as cidades onde dormimos em cada dia.

Estudando o roteiro

A primeira coisa que fiz foi adquirir um livro específico sobre os lugares onde visitaria. Comprei o guia “Inglaterra, Escócia e País de Gales” da Publifolha, que é muito didático. Tudo esquematizado por cidade, informações gerais sobre os países, e muitas fotos.

Sobre a Islândia, até onde eu sei, não existem guias específicos em Português. Por isso comprei, no site da Livraria Cultura, o guia da Lonely Planet “Iceland”. Como vocês devem saber, os guias da LP não tem tantas imagens, mas são extremamente informativos, com mapas de cada região do país. E foi uma excelente compra, porque mesmo online foi difícil achar conteúdo sobre a ilha.

Além disso, claro, blogs e fóruns. Acessei muito o Mochileiros. Aliás, foi um dos únicos lugares que encontrei relatos sobre Islândia em português. Usei bastante o site da Lonely Planet também, que tem um fórum específico de cada país, em inglês.

Para finalizar o roteiro, usei o mesmo método da viagem anterior da Europa. Com a ajuda do excel, montei variações do roteiro e ia estudando as vantagens e desvantagens de cada um, até deixar o que achava mais essencial. Para quem quiser ter uma idéia, basta baixar o arquivo a seguir: Anexo 1.xlsx.

Passagens, hotéis e outros gastos.

Antes mesmo de montar o roteiro final, e já sabendo que Londres seria nosso ponto de partida, comecei a pesquisar preços de passagem. Já existe em Belém um voo direto para Lisboa pela TAP mas os preços são mais caros que saindo dos grandes centros. Por isso, em princípio, descartamos essa possibilidade.

Passei então a pesquisar empresas aéreas saindo de São Paulo. Pelo que me lembro a mais em conta que encontrei foi a Iberia, com um valor aproximado de R$ 2.400,00, mas precisaríamos gastar pontos (e tempo) para chegar a SP. Foi então que, por acaso, numa data posterior à minha programção de férias, encontrei um voo da TAP saindo de Belém por R$ 2.500,00. Valia muito à pena. Então alterei em uma semana minha programação de férias para pegar esse voo.

Quanto aos hotéis, reservei 3 pela decolar.com, site onde geralmente reservo meus hotéis, e 7 pelo Expedia. Havia usado este ultimo apenas uma vez, mas foi onde encontrei a maior variedade de opções, principalmente na Escócia e na Islândia. Apesar da explosão do dólar (e consequentemente do Euro e Libra) logo depois que marcamos nossa viagem, os hotéis não saíram tão caros quanto eu esperava, com exceção de Londres, que é uma cidade caríssima!

Outros gastos prévios incluíram diversas passagens de trem, aluguel de carros e diversos passeios/entradas para atrações. Deixamos quase tudo comprado antes da viagem.

Também compramos a passagem de avião para a Islândia, pela Icelandair. Saindo de Glasgow e voltando para Londres, a passagem por pessoa saiu por $ 234,00.

Itinerário Final

Já com toda a pesquisa de roteiro feita e os hotéis reservados, montamos o nosso itinerário detalhado, dia por dia, para seguir como base. Dá trabalho (o da Islândia, por exemplo, só finalizamos dias antes da viagem) mas sempre vale à pena. Claro que, no fim das contas, não foi possível realizar tudo que planejamos, mas creio que ao menos uns 75% do planejado foi possível de concretizar. Ao final do relato vou detalhar o que conseguimos e não conseguimos realizar do roteiro.

Quem tiver interesse no meu itinerário, basta abrir o arquivo a seguir: Anexo 2.xlsx

Arrumando as malas

Com quase tudo pronto, reservamos a última semana para os preparativos finais. Além de imprimir todos os comprovantes de passagens e hotéis, adquirimos um seguro-viagem, atendendo à exigência de 30.000 Euros para acidentes e mais 30.000 para doença, segundo o Acordo de Schengen. O nosso adquirimos na CVC.

Quanto ao que levar na mala, já sabíamos da necessidade de levar muita roupa de frio. Enfrentaríamos o final do Outono Europeu, em regiões mais frias que o centro do continente. A previsão era pegarmos por volta de 10ºC em Londres, 5-8ºC na Escócia e por entre 0 e 5ºC na Islândia. É muito frio! Mas, levando em conta que já havíamos enfrentado -12ºC em Nova York, pensei que seriam suficientes as roupas de inverno e casacos que já possuíamos. Mas pensei errado!

Se teve algo que planejei mal antes da viagem foram as roupas a levar. Como já havia enfrentado um inverno de temperatura negativa e neve, pensei que as temperaturas na Europa seriam suportáveis. Mas esqueci de uma grande diferença. Duas na verdade. Chuva e vento. A maioria dos lugares que fomos eram campos abertos, regiões elevadas, onde bate muito, muito vento. E além disso chove muito na região! Acho que dos 15 dias de viagem, vimos o sol 4 dias no máximo. O resto foi de dias nublados e bastante chuva. Se faltou planejamento, acabamos resolvendo o problema por lá. Depois de se afundar em chuva em Isle of Skye, compramos um kit completo de roupas e botas impermeáveis para o resto da viagem. Mas isso vou falar mais pra frente.

Bem, nessa primeira parte tratei apenas do planejamento da viagem. A partir de amanhã já começo a adicionar o relato em si, com detalhes e fotos de onde passamos.

Editado por Visitante

Featured Replies

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.