Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

O inesperado em meio ao Cerrado

Postado
  • Membros

:arrow: FONTE:Webventure

http://www.webventure.com.br/destinoaventura/conteudo/noticias/index/id/26847

 

[align=Justify]O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão”. Esta frase de Euclides da Cunha, escrita em sua obra “Os Sertões” representa muito bem o que aconteceu a milhões de anos no Jalapão. Com altitude variando entre 200 e 400 metros acima do nível do mar, acredita-se que aquilo tudo tenha sido oceano, já que o solo arenoso faz parte de todo o sudoeste do estado do Tocantins.

 

A imagem predominante da região são chapadões e serras e a maior entre elas é a do Espírito Santo. Para conhecê-la vale a pena acordar cedo e se preparar para uma subida bem puxada de aproximadamente um quilômetro. Antes que você entre em exaustão, há estrategicamente colocados quatro banquinhos pelo caminho para poder descansar e contemplar a maravilhosa vista. Para aqueles que cansam fácil, os guias prepararam uma bebida poderosa, o “Jalapower”, que nada mais é que soro caseiro, limão e suco de caju bem gelado.

 

Com o pique reforçado fica mais fácil perceber a riqueza da flora na Serra e os chapadões a perder de vista da região. É possível também ver a Serra Geral, que faz divisa entre o Estado do Tocantins e o Estado da Bahia.

 

Pelo caminho é possível encontrar a Jalapa, planta que deu origem ao nome Jalapão, várias Canela de Ema, pés de Cajuzinho, de Maracujazinho do cerrado, a sugestiva planta Pau Doce, usada como abortivo pela comunidade local e a Vergantesa, que dizem por lá ser afrodisíaca.

 

Para os olhos - Ao chegar ao topo caminha-se mais três quilômetros em um terreno plano. A caminhada leva à outra extremidade da Serra. De lá a paisagem muda e as falésias enchem os olhos. O mais curioso, é que a força do vento quando bate no platô faz um barulho como se fosse oceano.

 

O processo de erosão da Serra deu origem às Dunas que foram formadas aos seus pés. De cor alaranjada, devido aos paredões de arenito de cor avermelhada, o vento traz as partículas da rocha, o dióxido de ferro, que acabam caindo nas dunas, deixando-as coloridas e diferente do que você jamais viu. Embaixo das dunas um pequeno córrego, com água rica em ferro é um refresco para os pés, já que sua profundidade não passa de 20cm.

 

O Jalapão também é chamado de deserto, não pelas suas características, mas pela sua densidade demográfica, umas das mais baixas do Estado com 0,8 habitantes por quilômetro quadrado. Daí a preocupação em mantê-lo intacto. Sensíveis à pisadas, quanto menor o número de visitantes na área, maior a chance de que essa maravilha da natureza dure para as próximas gerações.

 

 

A reportagem do Webventure viajou à convite do Sebrae-TO.[/align]

Featured Replies

Postado
  • Membros

::otemo::::otemo::

 

O Jalapão é tudo isso e muiiiiiiiito ++++ ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Paisagens indescritíveis, sem comentários.

 

Em tempo : Para quem quiser aqui tem fotos maravilhosas desse lugar mágico.

 

Maria Emilia

Postado
  • Membros

É me aguardem,até fim do ano terão fotos minha neste paraiso mesmo que seja só bate e volta mais servirá pra futuras incursões.

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.