Olá galera que roda esse mundo com a mochila nas costas!
Venho aqui escrever um breve relato com algumas informações atualizadas sobre o Suriname, mais especificamente sobre Paramaribo, capital do pequeno País.
Curiosidade, o que nos move: Eu moro em Belém e desde criança tinha curiosidade sobre o Suriname, pois tínhamos uns vizinhos que possuíam parentes por lá, e que de vez em quando vinham visitá-los. Nessa época eu tinha uns 7 anos de idade e um grande Mapa-Mundi no meu quarto. Vasculhei todo o continente asiático procurando pelo Suriname (com esse nome só podia ser na Ásia). Não encontrei. Procurei na África. Nada. Desisti de procurar. Até que, muito tempo depois, eu estava olhando a América do Sul, bem acima do Pará e, para minha grande surpresa, lá estava o Suriname (abreviado no mapa SRN, pois o nome do país era muito grande para caber no espaço tão pequeno que representava o país... ....
E foi daí que veio o desejo...
Vamos aos preparativos da viagem:
-Como chegar lá: Pode-se chegar ao Suriname por terra (via Macapá-Oiapoque- St Laurent du Maroni- Albina); pode-se chegar pela Guiana via Ferry Boat; Pode-se chegar por Amsterdã pelo voo do imenso avião da KLM (acho que é diário); Pode-se chegar dos Estados Unidos e do Caribe com a Surinam Airways, e, finalmente, pode-se pegar o avião da GOL Linhas Aéreas em Belém e chegar ao Suriname em 1h30minutos (foi exatamente o que eu fiz ); este trecho também é operado pela Surinam Airways. A Gol está operando esse trecho desde agosto de 2015 com preços bem atraentes; a passagem foi comprada com dois meses de antecedência e custou R$ 79,90 + taxas= 350,00 ida e volta
- Brasileiros precisam de passaporte de preferência com prazo de validade superior a seis meses tendo com referência o período da viagem (uma conhecida que trabalha na Gol aqui me disse que a imigração lá estava implicando com pessoas cujo passaporte faltasse menos de seis meses para expirar a validade; segundo ela, nesses casos, eles exigiam ver a passagem de retorno ao Brasil para poder liberar a entrada). Brasileiros não precisam de visto para permanecer no país por até 90 dias;
- Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela: Regiões endêmicas exigem esse documento. Sinceramente, ninguém me pediu isso na entrada do Suriname, mas é melhor não vacilar...
Câmbio: Se vocês forem viajar para lá nos finais de semana e feriados locais, muito cuidado!!! Aparentemente eles não trocam reais por dólares surinameses nas casas de câmbio locais, apenas nos bancos surinameses, que funcionam em horário comercial (não abrem aos fins de semana). O ideal é levar dólar americano ou euro para trocar. E troquem só o necessário, pois se sobrarem dólares surinameses(SRD) e vocês quiserem reconverter para Dólares Americanos ou Euros para trocar por reais no Brasil eles simplesmente NÃO trocam... aí você se vê obrigado a gastar todos os SRD's...
Olá galera que roda esse mundo com a mochila nas costas!
Venho aqui escrever um breve relato com algumas informações atualizadas sobre o Suriname, mais especificamente sobre Paramaribo, capital do pequeno País.
Curiosidade, o que nos move: Eu moro em Belém e desde criança tinha curiosidade sobre o Suriname, pois tínhamos uns vizinhos que possuíam parentes por lá, e que de vez em quando vinham visitá-los. Nessa época eu tinha uns 7 anos de idade e um grande Mapa-Mundi no meu quarto. Vasculhei todo o continente asiático procurando pelo Suriname (com esse nome só podia ser na Ásia). Não encontrei. Procurei na África. Nada. Desisti de procurar. Até que, muito tempo depois, eu estava olhando a América do Sul, bem acima do Pará e, para minha grande surpresa, lá estava o Suriname (abreviado no mapa SRN, pois o nome do país era muito grande para caber no espaço tão pequeno que representava o país...
....
E foi daí que veio o desejo...
Vamos aos preparativos da viagem:
-Como chegar lá: Pode-se chegar ao Suriname por terra (via Macapá-Oiapoque- St Laurent du Maroni- Albina); pode-se chegar pela Guiana via Ferry Boat; Pode-se chegar por Amsterdã pelo voo do imenso avião da KLM (acho que é diário); Pode-se chegar dos Estados Unidos e do Caribe com a Surinam Airways, e, finalmente, pode-se pegar o avião da GOL Linhas Aéreas em Belém e chegar ao Suriname em 1h30minutos (foi exatamente o que eu fiz
); este trecho também é operado pela Surinam Airways. A Gol está operando esse trecho desde agosto de 2015 com preços bem atraentes; a passagem foi comprada com dois meses de antecedência e custou R$ 79,90 + taxas= 350,00 ida e volta 
- Brasileiros precisam de passaporte de preferência com prazo de validade superior a seis meses tendo com referência o período da viagem (uma conhecida que trabalha na Gol aqui me disse que a imigração lá estava implicando com pessoas cujo passaporte faltasse menos de seis meses para expirar a validade; segundo ela, nesses casos, eles exigiam ver a passagem de retorno ao Brasil para poder liberar a entrada). Brasileiros não precisam de visto para permanecer no país por até 90 dias;
- Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela: Regiões endêmicas exigem esse documento. Sinceramente, ninguém me pediu isso na entrada do Suriname, mas é melhor não vacilar...
Olhem esse link da anvisa para tirar as dúvidas: http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/anvisa/home/portosaeroportosfronteiras/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hnd0cPE3MfAwMDMydnA093Uz8z00B_A3dzY_2CbEdFAHHjY6k!/?1dmy&urile=wcm%3Apath%3A/anvisa+portal/anvisa/inicio/portos+aeroportos+e+fronteiras/publicacao+portos+aeroportos+e+fronteiras/certificado+internacional+de+vacinacao
Câmbio: Se vocês forem viajar para lá nos finais de semana e feriados locais, muito cuidado!!! Aparentemente eles não trocam reais por dólares surinameses nas casas de câmbio locais, apenas nos bancos surinameses, que funcionam em horário comercial (não abrem aos fins de semana). O ideal é levar dólar americano ou euro para trocar. E troquem só o necessário, pois se sobrarem dólares surinameses(SRD) e vocês quiserem reconverter para Dólares Americanos ou Euros para trocar por reais no Brasil eles simplesmente NÃO trocam... aí você se vê obrigado a gastar todos os SRD's...

Logo logo volto com o resto do relato...