Ir para conteúdo

Trekking em Ambiente de Caatinga (BA-AL-PE)


Posts Recomendados

  • Membros

Opa Paulo,

O canion de xingó é uma das grandes atrações turisticas do nordeste. Esculpido pelo Rio São Francisco na divisa dos Estados de Sergipe e Alagoas e alagado depois da construção da Represa de Xingó, precisamente na divisa das cidades de Canindé do São Francisco - SE e Piranhas - AL.

 

Informações adicionais:

caninde-de-sao-francisco-perguntas-e-respostas-t14520.html

piranhas-perguntas-e-respostas-t22002.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal,

curto demais trilhar esses ambientes de caatinga, porém, devido à escassez de água, tudo fica mais difícil. O que tenho feito é selecionar alguns lugares e fazer o bate e volta.

Em maio/2007 conheci a Serra da Capivara no Piauí [ 3 dias de trilhas ].

Em dez/2008, cortei a Paraíba de João Pessoa até Souza [aluguei um carro - 10 dias] e passei em lugares muito massas.Quando cheguei ao Cariri, fiquei hospedado no Hotel Fazenda Pai Mateus e fiz o bate e volta no Lajedo do Pai Mateus, Lajedo do Bravo, Monumento Natural Sacas de Lã e Serra do Jatobá na cidade de Serra Branca. Os lugares são incríveis, com pouca gente visitando. Aliás, nos Lajedos e na Serra Branca, apenas eu, um amigo das aventuras e o guia.. Demais a experiência..

Fiz também, em set/2009, o Parque Nacional Vale do Catimbau em Buíque/PE [ 3 dias ]. Surpresa impressionante.

 

Abraço a todos.

Marcos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Olá pessoal,

curto demais trilhar esses ambientes de caatinga, porém, devido à escassez de água, tudo fica mais difícil. O que tenho feito é selecionar alguns lugares e fazer o bate e volta.

Em maio/2007 conheci a Serra da Capivara no Piauí [ 3 dias de trilhas ].

Em dez/2008, cortei a Paraíba de João Pessoa até Souza [aluguei um carro - 10 dias] e passei em lugares muito massas.Quando cheguei ao Cariri, fiquei hospedado no Hotel Fazenda Pai Mateus e fiz o bate e volta no Lajedo do Pai Mateus, Lajedo do Bravo, Monumento Natural Sacas de Lã e Serra do Jatobá na cidade de Serra Branca. Os lugares são incríveis, com pouca gente visitando. Aliás, nos Lajedos e na Serra Branca, apenas eu, um amigo das aventuras e o guia.. Demais a experiência..

Fiz também, em set/2009, o Parque Nacional Vale do Catimbau em Buíque/PE [ 3 dias ]. Surpresa impressionante.

 

Abraço a todos.

Marcos.

 

Marcos,

 

Que fantástico!!!! Puxa, essas aventuras dariam ótimos relatos!!! Tu é daqui de Salvador, né??? também gosto muito de trekking em ambiente de caatinga, poderíamos marcar uma trip com a galera mochileira! e aí topa? bora acertar !!!

 

abraços! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Frida, blz?

Sou de Salvador sim..

Na verdade curto tudo que tem natureza, mas, sem dúvida, fiquei encantado com as paisagens áridas do cariri e sertão nordestinos e com as pessoas com as quais tive a oportunidade de conhecer.

Este ano já programei os meus dias de folga e férias: em junho entre os dias 24/6 e 26/06 farei a travessia Petrê-Terê, e, no fim do ano, o Monte Roraima e Salto Angel (+-15 dias).

A minha próxima visita ao sertão deve ser para o Raso da Catarina, mas ainda não sei quando...

Quando você planejar alguma coisa, mande aí no forum para que eu possa tomar conhecimento e, quem sabe, juntos, montarmos um grupo massa.

 

Abração.

Marcos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Tonyldo!

Sou Carlos,nos encontramos no Fetival de Inverno em Garanhuns-PE-2010, na AABB. Se ainda não fizestes a trilha do Xingó, estou interessado em fazê-la. Qualquer coisa, posta msg.

 

Fala Carlos, blz!? cara eu como bom Sergipano já conheço xingó :) o que eu ainda não fiz foi uma grande travessia no ambiente de caatinga. Se vc quiser mais informações sobre a região tem esse tópico aqui:

caninde-de-sao-francisco-perguntas-e-respostas-t14520.html

 

Olá Frida, blz?

Sou de Salvador sim..

Na verdade curto tudo que tem natureza, mas, sem dúvida, fiquei encantado com as paisagens áridas do cariri e sertão nordestinos e com as pessoas com as quais tive a oportunidade de conhecer.

Este ano já programei os meus dias de folga e férias: em junho entre os dias 24/6 e 26/06 farei a travessia Petrê-Terê, e, no fim do ano, o Monte Roraima e Salto Angel (+-15 dias).

A minha próxima visita ao sertão deve ser para o Raso da Catarina, mas ainda não sei quando...

Quando você planejar alguma coisa, mande aí no forum para que eu possa tomar conhecimento e, quem sabe, juntos, montarmos um grupo massa.

 

Abração.

Marcos.

 

Mermão o Raso deve ser cabuloso... outro dia eu tava comentando com um amigo que Bear Grills do programa "A Prova de Tudo" da Discovery deveria fazer um programa no Raso (no verão é claro) pra vê se ele é macho mesmo. Acho que só dá pra encarar uma travessia no raso durante o inverno.

Mas estou a postos pra integrar qualquer expedição ao alto Sertão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Ola Galera, observei aqui que a ultima mensagem consta de 2011, mas espero que vcs nao tenham perdido o interesse pela caatinga.... e' o seguinte, a sete anos fiz o Caminho de Santiago de Compostela, e desde entao venho desenvolvendo um projeto que agora esta saindo do papel e se realizando... estou criando o Caminho do Sao Francisco, ou seja, criando uma rota que partira de Paulo Afonso na Bahia ate a Foz do Rio Sao Francisco em Alagoas, totalizando 350km.... estes levantamentos estao sendo efetuados para que o percurso possa ser percorrido a pe, a cavalo de bike e por canoagem.... curtam a nossa pagina no facebock "caminhos do sao francisco" e fiquem atualizados das informacoes. Gostaria tambem pra aproveitar e solicitar ideias, tracks de gps, e pontos interessantes de quem ja conheceu o lugar e gostaria de que fosse inserido nos roteiros, para que possa ser analisado por nos.

 

um forte abraco e breve nos veremos no caminho do Sao Francisco

 

Guga Malta

guga@gugamalta.com.br

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá galera do Trekking. Eu estou sendo um novo membro e participante da modalidade. Fiquei muito feliz em saber que a nossa Região, tem um pessoal bastante entrosado e participativo. Quero muito formar e juntar participantes da modalidade Trekking, para poder fazer um mochilão na Caatinga. Alguém se habilita a se conhecermos, trocarmos ideias e formar um grupo? Gostaria muito de levar a frente e mostrar ao Brasil e ao Mundo que a Caatinga Nordestina é um ambiente severo, mas com técnicas e companheirismo e respeito, tudo pode da certo.

Abraço a todos e aguardo resposta e sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...