Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Road Trip. Candelária, Teutônia, Fontoura Xavier. Mar.2016.

Postado
  • Membros

1ª Parada Candelária: Cidade antiga, parecendo estar esquecida pelo tempo. Já estávamos indo embora da cidade, quando em minha ultima esperança, de encontrar algo bonito para ver na cidade, perguntei a vendedora de uma loja, se conhecia algum ponto turístico da cidade. E por milagre, na 5ª tentativa, a moça indicou o Aqueduto. E não nos arrependemos, o lugar é lindo, a senhora Silvia, proprietária, muito atenciosa e talentosa, mantém, com muito bom gosto e arte o lugar. Visita imperdível. Candelária em si, é uma cidade meio triste, com transito confuso, e sem ruas asfaltadas, até onde puder ver. E pelo jeito o povo nada sabe sobre os atrativos do lugar. Mas o Aqueduto salva, pois, é incrível, todo o lugar, com o Morro do Botucarai, de fundo. Dona Silvia, explicou ainda da Rota dos Tropeiros, no caminho de soledade, com várias outras atrações.

Depois de Candelária, seguimos viagem, e paramos para almoçar em Vera Cruz, cidadezinha, bem alemã, toda certinha, limpa, milimétrica, e cheia de pardais. "A Capital do Pardais". A praça é bem bonitinha, arrumada, almoçamos no Jeffs Grill, comida bem boa e barata, lugar muito limpo. O pão doce estava surpreendeu. Engraçado foi parar na praça, e perguntar se existia algum atrativo turístico na cidade, e o rapaz que estava ali sentado, deu uma risada, pensou, e disse rindo "não". Seguimos viagem.

Chegamos a Venâncio Aires, capital do Chimarrão, cidade bem urbanizada, bem parecida com Santa Cruz do Sul, e fiquei boquiaberto com a Igreja Central, imensa e esplendida. Fora isso, um comércio forte, e achamos vestuário, e calçados bem baratos. Povo muito educado, o atendente da loja Calci, nunca vi mais prestativo, estava atendendo três pessoas ao mesmo tempo, e foi super atencioso com minha mulher, despencou uns 20 pares de calçados, e mesmo nenhum servindo, pediu quase que se desculpou por não ter o que ela queria. Deu até vontade de comprar qualquer coisa, só p garantir a comissão do homem.

Próxima parada Lajeado: Não conhecia, e fiquei surpreso com o tamanho da cidade. Cidade grande e organizada. Fomos no parque do imigrante, e não achamos nada de mais, só quadras de esporte. Depois perguntando dali e daqui, nos indicaram o parque "Dos Dick", lugar lindo, de natureza exuberante. perfeito para passar o dia. Fiquei encantando com o lago. mas ficamos pouco tempo, porque ainda, queria chegar a Teutônia.

Conhecia teutônia só de fotos, e meu objetivo da viagem, era conhecer a Lagoa da Harmonia, mas como chegamos tarde, lá pelas 17 horas, e esse horário de inverno não favorece. Quis ir primeiro ver os famosos sapatos de pau, que dão fama a cidade. Mas oh, cidadezinha complicada e comprida. Tive que pedir informação umas 5 vezes, claro, já que não tenho GPS. Demoramos muito para achar o centro administrativo, e quando chegamos, já estava quase anoitecendo. Achei "legalzinho", mas confesso que fiquei um tanto decepcionado com o lugar. A Lagoa da Harmonia, fica pra próxima. Compramos lembrancinhas, na casa do artesão, onde fomos muito bem atendidos, por uma senhora, que esqueci de perguntar o nome. Como num mesmo estado, as cidades são tão diferentes? De Candelária, com aquele ar triste, e o povo, sem conhecer nada da cidade. Em Teutônia, todas as pessoas a quem pedimos informações, foram muito atenciosas, e detalhistas, sendo que o primeiro rapaz, com quem conversamos chegou ao extremo, de ficar uns 5 min. parado no meio da rua, mas meio mesmo, pois, eu não tinha estacionado o carro, e explicar as minucias de como chegar ao centro administrativo, tantas minucias que é obvio, não prestei atenção em tanta informação e me perdi, mais uma vez. Mas valeu a boa vontade.

Depois de Teutônia o objetivo era voltar para Santa Maria, mas qual nada, em Lajeado, por não conhecer, e não ter GPS (nota mental comprar GPS, antes da próxima indiada). Me perdi umas duas vezes na sai, até pegar uma com a placa Passo Fundo-Soledade, pois pensei, Soledade é perto de Candelária, é pros meu lados. Bom isso deu umas 2 h, subindo serro, em estradas desertas, e sem saber ao certo onde estava indo. Mas eis que do nada, como uma miragem, avisto imensos dinossauros, letreiros, e quase me acidento, pois, viro a direção com tudo, para ver o que era aquilo. Era o Parque das Tuias, e que local incrível. estava fechado, pois, já eram 21 hrs, mas o paradouro estava aberto. E mesmo assim, incrível. O maior artesanato que já vi até então. Tudo que imaginar tem. De estatuas gigantes de madeiras, moveis gigantes de madeiras, o lugar é imenso, e fantástico. Paramos, comemos, e alimentei a alma. As vezes é se perdendo que a gente se acha. De resto, foi mais umas 3 horas, de retorno, pelo caminho infinitamente mais longo, em estrada escuras, mal sinalizadas, esburacadíssimas. E chegar em casa as 00h30 do dia 06.03.16, tendo saído, de casa as 9h30 min do dia 05.03.2016. Mas me pergunta se faria de novo: Sim. Mal posso esperar.

Mais no blog: http://cenasperdidas.blogspot.com.br

598dd4b9436ad_candelaria_rs.16(8).jpg.86cf156847abcdb4ceb442d728909cef.jpg

598dd4b9bb977_venancioaires_rs.16(5).jpg.8b97e0795df89e977b231d7a7776a827.jpg

598dd4b9bfaf4_lajeado_rs.16(2).jpg.b1dbcf39edb882e52219b328ae11ee9c.jpg

598dd4b9c4157_teutonia_rs.2016(8).jpg.3e3abb8ab7afc7720327e1812ca3480a.jpg

598dd4b9c80ed_Fontouraxavier_rs.2016(12).jpg.729cc38a27231858016193bce029af69.jpg

Featured Replies

• 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.