Membros japarumi Postado Março 24, 2016 Membros Postado Março 24, 2016 Olá gente, tudo bem?? Criei esse relato para ajudar pessoas que, assim como eu, vivem a base de escala para conseguir tirar algum lazer. Encontrei poucas informações atualizadas sobre Ibitipoca partindo de Ônibus de SP, então juntei informações de vários sites, e segue o resultado!! Essa viagem foi realizada no dia 19 e 20 de março de 2016. DESLOCAMENTO/TRANSPORTE Sexta a noite - Deixamos o carro no estacionamento rodoviária do Tiete Saída de São Paulo até Juiz de Fora - viação Cometa: sai da Rodoviária do Tiete as 21 hs Convencional: 102,00 Chegada as 4:15 hs Tempo de viagem: 7 hs e meia O ônibus faz 1 parada de 20 min em Resende no Graal Sábado Juiz de Fora até Lima Duarte - viação Bassamar: saída as 6 hs - atravessa a rua em frente a rodoviária tem ponto de ônibus. - ônibus de viagem - média de tempo: 1h e meia Chegada em LD as 7:10hs Valor: 18,00 *paga direto para o motorista - no mesmo ponto, que é o ponto final, passa o ônibus que vai para Ibitipoca Lima Duarte até Ibitipoca - viação Vimara: saída as 7:30 hs do centro e chegada em Ibit ás 9hs Valor: 13 reais - ônibus de transporte intermunicipal Em Ibitipoca - próximo ao ponto final, em uma subida a direita tem uma kombi que leva até o parque (Kombi do Sorriso) - valor: 5,00 por pessoa Vale super a pena, porque estávamos com barraca, mochila etc Chegada no parque - Verificar a possibilidade de reserva, em feriado prolongado ou época de evento/festa na cidade, é necessário reserva. Eu liguei na portaria durante a semana da viagem e fui informada que em final de semana comum não precisava reservar. Porém mandei um email para a portaria para ter como documento. Foi a sorte!! Estava tendo evento na cidade e a portaria não queria liberar o camping para nós. Só que eu informei que tinha ligado, e inclusive tinha o email do parque informando que não era necessária a reserva para o final de semana que eu iria. Aí não teve jeito...liberaram a entrada. - Camping dentro do parque: 40,00 - Valeu super a pena e atendeu minhas expectativas *Pontos positivos: banheiro limpo, chuveiro quente e com espaço para deixar roupas pendurada dentro do "box" sem molhar, o camping fica do lado da lanchonete e banheiro, tem vários espaços pra camping demarcados com número e bem distribuídos, com iluminação, guarda parque em muitos lugares/pontos turísticos passando uma boa sensação de segurança *Pontos negativos: armamos a barraca do lado da escada que dá acesso a lanchonete e banheiro. Péssimo. As pessoas passavam conversando o tempo inteiro, e ouvia se as risadas e bagunças da galera do camping que ficaram até tarde acordada vendo estrela e bebendo próximo a lanchonete. Parecia que estavam todos dentro da minha barraca. Quando finalmente caia no sono, acordava com gente passando e conversando e com as risadas do povo...enfim...faltou conscientização da galera na passagem do lado das barracas. Outro ponto, apesar de concordar com as regras e entender os motivos de segurança, após as 18hs não pode sair do parque e ir pra Vila. Ou seja, coma pelo parque. Se fizer isso, não vai conseguir entrar, nem com o famoso jeitinho brasileiro. Regras são regras. Vai dormir lá fora, enqto a barraca tá lá dentro. - quem acampa lá dentro além de ter o privilégio de começar mais cedo as trilhas e não precisa pagar o ingresso se entrada, só o camping. ROTEIRO SÁBADO CIRCUITO DAS ÁGUAS - até armar as barracas e iniciar a trilha demorou. O ônibus até Ibit atrasou para chegar em LD e a portaria tomou um pouco de tempo tbém até liberar a entrada, então invertemos nosso roteiro até pq o parque já estava cheio - iniciamos a trilha as 10hs, fizemos o Circuito das Águas, a trilha começa do lado da lanchonete. São 5km, sem crise!! Faz a volta por baixa, nadando nos lagos e o retorno é feito pelos mirantes, dando visão para todo o parque. - Após o circuito, descemos para a vila com a kombi (5 reais), compramos mantimentos no mercado para o dia seguinte e retornamos antes do parque fechar. Lanchonete: - água: 3 reais - almoço 25 por pessoa *tem torneira com filtro próximo ao sanitários. Pode encher as garrafinhas lá, apesar da agua sair meio verde...rs DOMINGO JANELA DO CÉU - levantamos as 5:30 horas, pegamos os mantimentos e partiu trilha Foi a melhor coisa que fizemos!! :'> Pegamos um pouco de neblina e orvalho na trilha, mas foi ótimo pois suávamos e isso refrescou mto a gente. Debaixo do sol seria mto sacrificante fazer a trilha, principalmente no inicio, que a subida é bem chata e cansativa, muito ingreme. Mas Janela do céu era o objetivo e valeria qualquer tipo de esforço. Fizemos a trilha em 2h e meia, tranquilas... Fomos as primeiras a chegar, ainda tinha um pouco de neblina sob as montanhas, então ficamos fazendo um tempinho na Cachoeirinha...acho que fica uns 200 m da Janela...aproveitamos e terminamos de tomar o café da manhã!! Ao chegar na Janela tinham 4 pessoas lá...mas tranquilo!! Tiramos fotos maravilhosas, céu limpo... *não consigo colocar fotos no relato Ficamos 1h mais ou menos por lá...de repente começou a encher mto e começou a ficar chato...enfim...rsrsrs VOLTA Ibitipoca até LD - só tem ônibus de manhã ou a tarde Ou as 8hs ou as 17hs!! O ônibus que sai as 17 hs e chega em LD as 19hs Valor: 13 reais Lima Duarte até Juiz de Fora - tem um ônibus que sai as 19hs. Chega em JF as 20:30 hs mais ou menos Valor: 18 reais] - dá para comprar passagem no ponto de onde parte o bus - atenção: dá para escolher o numero do assento. Ninguém informou isso, e eu e minha amiga sentamos separadas e cheias de tralhas Juiz de Fora até São Paulo - saída as 21:10hs e chega em SP as 4:45 da segunda - chegamos as 5hs...ainda deu tempo de passar em casa, tomar um banho e correr para o trabalho!! Oh vida, oh céus!! Resumindo: - assim que eu descobrir como posta fotos atualizo o relato rsrsrs - o ônibus de SP-JF E JF-SP da viação Cometa É EXTREMAMENTE GELADO por causa do ar condicionado!! - o estacionamento do lado da rodoviária do Tiete ficou 90,00 reais - porém para mim tbém valeu cada centavo, pois a estrada de Lima Duarte até Ibitipoca tem trechos mto ruins, de mta subida e buracos, então o custo-beneficio-correria-cansaço valeu a pena. Vi 1 carro 4x4 descendo no guincho, todo arrebentado, na entrada de Ibit e isso me deixou mais aliviada. - o chão do camping é de areia, meio ruim para enfiar as estacas, mas não impossivel, tanto é que...rsrsrs - levem lanternas para explorar as grutas, vale a pena, são lindas Bom, qq coisa, só perguntar Esse é o link do meu fb, qq coisa me add lá que eu abro o album de fotos >https://www.facebook.com/JapaHarumi Super bjo e boa viagem!!! 1 Citar
Membros fabio.sudre Postado Abril 3, 2016 Membros Postado Abril 3, 2016 Ibitipoca é o paraíso... lugar mágico e seu relato foi muito bom... Parabéns! Citar
Membros japarumi Postado Abril 4, 2016 Autor Membros Postado Abril 4, 2016 Obrigada Fábio!! Pretendo voltar mais vezes!! Vale o replay Citar
Membros fabio.sudre Postado Abril 4, 2016 Membros Postado Abril 4, 2016 Dia 28 estarei lá e super aconselho ir em agora no ibitiblues melhor evento e só música boa... Citar
Membros Weslley Mundi Postado Agosto 22, 2016 Membros Postado Agosto 22, 2016 Opaaaa, estava procurando informações sobre onibus e não achava nada, VLW... Mês que vem vou de carona para minas (as infos que eu procurava é para caso de emergencia, preciso estar em sampa segunda de manha kkk) fazer um pré-aquecimento do mochilão na américa e seu relato ajudou bastante. Citar
Membros japarumi Postado Agosto 22, 2016 Autor Membros Postado Agosto 22, 2016 Fico feliz, Weslley Te desejo um fds de mto sol!! Citar
Membros Jussara de Oliveira Postado Março 28, 2019 Membros Postado Março 28, 2019 Amei seu relato....ajudou muito, estava procurando alguma informação de como chegar de onibus saindo de São Paulo. Adorei a clareza e simplicidade do relato. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.