Membros Marcus Martins Postado Abril 3, 2016 Membros Postado Abril 3, 2016 Durante a semana marcamos, eu, meu irmão Vitor e meu sobrinho Marlon, filho dele, de fazermos a trilha das praias selvagens no sábado 02Abril16. Eu já vinha estudando o lugar a algum tempo e após verificar o tempo no final de semana, achei que havia chegado a hora. Para minha surpresa meu irmão me liga 6 h da matina, se desculpando, dizendo que não acordou bem e por isso não iria. Marlon me pegou em casa e acessamos a Av. Brasil, saindo da mesma em Campo Grande, até pegar a Estrada Velha de Barra de Guaratiba que leva até a praia do mesmo nome, onde se inicia a trilha. A estrada está em ótimas condições pois foi recapeada recentemente. Também nesta estrada se encontram vários restaurantes especializados em frutos do mar, dos mais sofisticados ao mais humildes, tipo o quintal de uma casa, o que não quer dizer que a qualidade seja menor. Para quem vai de ônibus o que eu conheço é o 867 (Campo Grande/Barra de Guaratiba), que sai da rodoviária de Campo Grande, que fica em frente a estação ferroviária, e faz ponto final na praia, onde é só se informar sobre o início da trilha, que começa no canto da praia. Então vamos a trilha propriamente dita. Já começamos, às 09:30h, com subidas pela rua de acesso a trilha, bem como uma escadaria. Após a última casa se inicia a trilha de terra, depois de uns quarenta minutos de um sobe e desce suave chegamos em uma bifurcação, descendo a direita iríamos para Praia do Perigoso, Praia dos Búzios e Pedra da tartaruga. Pegamos a direita para irmos logo na Pedra da Tartaruga, de onde pode se avistar todas as praias que pretendíamos ir. (Perigoso, Praia do Meio, Praia Funda e Praia do Inferno). Uns cinco/dez minutos descendo já avistamos a Pedra da Tartaruga e a Praia dos Búzios, que fica a direita . No final desta descida para a esquerda vai para a Praia do Perigoso e para a direita Praia dos Búzios e subida para Pedra da Tartaruga, uma subida puxada mais não muito longa, e da "cabeça da tartaruga" se tem uma visão das quatro praias restantes. Perigoso, que fica logo abaixo da cabeça, do Meio, Funda e do Inferno, todas separadas por rochas que avançam sobre um mar límpido, ora esverdeado, ora azulado. Muito bonito. Lá em cima tinha cerca de 80 pessoas fazendo rapel em umas dez cordas penduradas na cabeça da tartaruga. Descemos e voltamos a bifurcação na trilha principal, e não fomos a Praia do Perigoso pois pretendíamos parar ali na volta para entrar no mar, sendo que é a praia mais frequentada por ser a mais próxima. Uns vinte minutos depois chegamos na Praia do Meio sendo a trilha por dentro da mata, e na chegada uma descida ingrime sobre uma grande pedra, onde tem uma tira para auxiliar na descida. A Praia do Meio é a maior em extensão de areia, tem uns 300m. Tinham umas 10 pessoas na praia. Andamos até o final dela e começamos a subir nas rochas para atravessar até a Praia Funda, sendo que não se consegue atravessar exclusivamente pelas pedras, tendo que entrar em uma trilha na mata e andar mais uns 15 min. Não tem como errar é tudo muito bem marcado. Na Praia Funda as ondas são mais fortes e tinha cinco surfistas na água. Passamos batidos para atravessar as últimas pedras e chegar a Praia do Inferno, que é a menor de todas e muito linda. Como havíamos chegado ao final paramos um pouco para fazer um lanche e tomar água iniciando nossa volta. O que era descida para chegar nas praias na ida, agora na volta era subida, e o sol estava castigando, tanto que os 3 litros de água que levamos foi pouco. Fizemos todo o caminho de volta e ao chegarmos naquela primeira bifurcação da ida, descemos para a Praia do Perigoso, pois íamos tomar banho de mar ali. Ah, na chegada a praia tem um ambulante vendendo cerveja(R$10), refrigerantes (R$6) e água (R$4) e aceita até cartão. Ficamos uns 30 min. tomando banho de mar e olhando as pessoas fazendo rapel na cabeça da tartaruga. Visual maravilhoso. A água estava numa temperatura muito boa e deu para relaxar legal. Após esta meia hora resolvemos ir embora pois a fome já havia dado o ar de sua graça, hehe. Seriam mais uns 40/50 min até o carro e o sol estava inclemente, mas o banho de mar ajudou a recuperar as forças. Chegamos as 14:00h, o que deu no total 4 horas e meia, sendo que curtimos cada lugar sem pressa e tirando fotos. Como não somos de ferro, na volta pela Estrada de Barra de Guaratiba paramos para fazer uma refeição e tomar duas cervejinhas, para comemorar esse dia perfeito. Obs: não consegui colocar as duas últimas fotos no lugar correto. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.