Ir para conteúdo

CHILE BOLÍVIA E PERÚ - 27 DIAS DE AVENTURA POR US$ 1800 DÓLARES (JAN/2016)


Posts Recomendados

  • Membros

CHILE BOLÍVIA E PERÚ - 27 DIAS DE AVENTURA POR US$ 1800 DÓLARES (JAN/2016)

 

598dd6246c442_capablog.jpg.a50399580c2cc791704269e203db8554.jpg

*Agradecimento especial ao meu conterrâneo de Vitória-ES também, RODRIGOVIX que deixou um dos relatos mais geniais que ví aqui no Mochileiros e me ajudou MUITO e foi basicamente pelo relato dele que fiz meu roteiro, com algumas poucas mudanças. @Rodrigovix, valeu por todo seu esforço de compartilhar sua trip! Venho aqui com o mesmo espírito para tentar devolver um pouquinho para o Mochileiros e para quem tanto me ajudou, valeu galera, esse fórum é do Carvalho!

 

[Relato do Rodrigo, complementar ao meu, vocês tem que ler: bolivia-chile-peru-26-dias-abril-2015-tudo-por-1-600-dolares-t114832.html]

--

Pré Viagem

Era junho de 2015 quando comecei a pesquisar um pouquinho sobre que viagem bacana seria a das férias de 2015/2016, em janeiro. Sabia que não poderia ser uma viagem cara, e por isso pensei em viajar aqui pela América Latina mesmo. Porém, o dólar na época não estava ajudando nem um pouco: Lá pra junho já estava próximo de R$ 4,00 e acabei tendo que comprar dólares a R$ 4,15 em dezembro =’/

 

O que basicamente me fez querer viajar para Chile Bolívia e Perú, foi o relato do Rodrigo. Percebi que tinha um roteiro já pronto, com diversas cidades bacanas, nos 3 países, fazendo tudo de ônibus, vendo paisagens muito diversas e desconcertantes! Também continha bastante aventura, o que me fez querer mais ainda fazer aquele roteiro! Foi meio que por essa comodidade de já estar tudo alí pronto que eu embarquei nessa. A princípio o roteiro era idêntico ao do Rodrigo, mas fui já com a expectativa de que poderia mudar ou teriam alguns pequenos ajustes. Eu iria com um amigo, mas depois ele decidiu não ir mais. Acabei indo sozinho mesmo (gosto de viajar sozinho) e fiz diversos amigos no decorrer da viagem. Valeu muito a pena! E mesmo indo sozinho, não fiquei sozinho em nenhum momento da viagem, nem na volta, porque sozinho você se força a sair da zona de conforto e acaba tendo que fazer amizades mesmo por sobrevivência e também por economia, Haha... A antena natural ‘buscar amigos’ soava sempre que trocava de cidade e tinha que dizer mais um Adeus a mais um grupo de amigos viajantes.

 

O custos da viagem são para US$ 1.800 dólares TUDO: Passagem + Hospedagem + Transporte + Passeios + Alimentação + cervejas... está incluso também um óculos que acabei tendo que comprar. Tudo fecha 1800 dólares, talvez 1700 dólares sem o óculos.

Vou colocar a conversão padrão de 1.00 dólar = 4,00 reais

 

ÍNDICE(a ser construído ::hãã2:: )

  • Cap1: Aquele começo cansativo...
    Cap2: Brasileiros are everywhere, um bom time e o início do Salar
    Cap3: Na Bolivia 'Tudo es posible, pero nada Seguro'
    Cap4: Um cagaço na fronteira: O primeiro dia em San 'Perro' de Atacama!
    Cap5: Lagunas Altiplânicas e o INCRÍVEL Salar de Tara
    Cap6: Aniversário especial no Cãnion e uma surpresa
    Cap7: A ideia errada de querer subir mais de 6000 metros - Subindo o Vulcão Chachani
    Cap8: GotInca? Os Incas são foda! - Voltando ao passado em Cusco
    Cap9: Conhecendo finalmente Machu Picchu
    Cap10: Numa ilha bucólica a mais de 4000m - Isla del Sol
    Cap11: A trilha mais linda que já ví - altas emoções na estrada da morte
    Cap12: Tentando ir embora, perrengue nas estradas da Bolívia e o fim da Trip

 

Meu estilo de viagem e umas dicas

Eu queria uma viagem de aventura, que pudesse conhecer muita gente diferente no caminho e pudesse aprender muito sobre a cultura dos locais. Gosto de ir sozinho, pois me forço a buscar pessoas, a me virar, passar uns perrengues não imaginados mas que dão boas histórias... e tudo fica mais excitante! De qualquer forma, mesmo gostando das coisas não tão planejadas, tive que me planejar, porque se não, poderia gastar o dobro! Por isso fiz o roteiro eu fui para seguir ele mesmo. Tinha ideia de hostels e agências, mas sempre fechei lá na hora mesmo, muitas vezes em grupo ou com boas indicações. Não sou um cara que vai com o mínimo! Separei uma grana pra me divertir, tomei muita cerveja, fui para festas, gastei um bocado na parte de diversão. No dia-dia, aproveitei ao máximo os cafés da manhã e comia coisas em conta na rua. Não eram aquelas das mais baratas, também me preocupei com intoxicações que poderiam rolar na Bolívia, por exemplo, por isso, na grande parte da viagem comi poucas vezes em lugares muito bons e na maioria das vezes tinha um almoço num preço que achava bacana. Nada de luxo. Com relação às aventuras, eu sabia que iam ser caras, a maioria em dólares, tudo saiu um pouco mais caro que imaginava, mas mesmo assim, como era meu objetivo, já fui esperando isso.

 

Segue meu roteiro final abaixo, o primeiro que eu imaginei antes de viajar está aqui by Rodrigovix: bolivia-chile-peru-26-dias-abril-2015-tudo-por-1-600-dolares-t114832.html

 

12/01 - Vitória x São Paulo x Santa Cruz de la Sierra

13/01 - Santa Cruz de la Sierra x Sucre x Uyuni

14/01 - Salar de Uyuni

15/01 - Salar de Uyuni

16/01 - Salar de Uyuni x San Pedro de Atacama (Valle da Morte + Valle Luna)

17/01 - San Pedro de Atacama (Lagunas Altiplanicas)

18/01 - San Pedro de Atacama (Salar de Tara) x Arica

19/01 – Arica x Tacna x Arequipa

20/01 – Arequipa

21/01 – Arequipa (Canon del Colca)

22/01 – Arequipa (Canon del Colca)

23/01 – Arequipa

24/01 – Arequipa

25/01 – Arequipa (Vulcão Chachani)

26/01 – Arequipa (Vulcão Chachani) x Cusco

27/01 – Cusco

28/01 – Cusco

29/01 – Cusco

30/01 – Cusco x Aguas Calientes (Rumo a Machu Picchu)

31/01 – Machu Picchu

01/02 – Aguas Calientes x Cusco x Copacabana

02/02 – Copacabana (Isla del Sol)

03/02 – Copacabana x La Paz

04/02 – La Paz

05/02 – La Paz x Santa Cruz de La Sierra

06/02 – Deveria chegar em Santa Cruz

07/02 – Santa Cruz de la Sierra

08/02 – Santa Cruz de la Sierra x Gru x Vitória

 

A principal diferença do meu Roteiro e do Rodrigovix, é que acabei cortando Huacachina e trocado por mais dias em Arequipa para subir o Vulcão, por isso Arequipa parece que tem dias demais. Como queria muito subir o Vulcão e estava difícil fechar um grupo, acabei perdendo tempo de viagem, mas como disse, minha prioridade eram os passeios/aventuras. Também, por falta de tempo e uns outros problemas de protestos na Bolívia... ::grr:: acabei não conseguindo fazer o Chacaltaya + Valle Luna em La Paz.

 

O que levar:

Antes de iniciar a trip, fiz um checklist do que eu precisava. E faltava bastante coisa! Escolher a bota foi a parte mais difícil, busquei muitas referências aqui mesmo, até decidir pela Bota Vento - Finisterre, ela é animal, super confortável e comprei a um preço muito bacana na loja online Arco e Flecha. A bota é essencial nesse tipo de roteiro que envolve montanha, trilha, água, gelo. Só uma coisa que ela não foi realmente boa e na verdade, nem acredito que seja para isso: baixas temperaturas. Mais pra frente meu pé quase congelou quando fui subir o Vulcão Chachani em Arequipa, mesmo usando duas meias.

 

7 camisetas

1 camisa manga longa segunda pele

1 Casaco bom (para aguentar até 0 graus)

1 Camisa/casaco manga comprida

1 calça-bermuda

1 Calça

3 bermudas

8 cuecas

1 Bolsa de ataque (bolsa menor de 20l da Quechua)

3 pares de meias grossas cano alto

2 pares de meias finas (liners) – não usei, só as grossas

1 toca

1 par de luvas

1 Cachecol – não usei

1 toalha microfibra (secagem rápida)

1 money belt

1 sabonete

1 shampoo médio

1 protetor solar grande - tive que comprar outro lá!

1 protetor labial

1 repelente

2 cadeados

1 escova de dentes

1 creme dental

1 barbeador elétrico

1 desodorante rolão (menor)

1 perfume

1 cortador de unhas

1 canivete

1 kit remédios (enjoo, dormir, dores e gripe)

1 par de óculos de sol

1 carregador celular

1 par de fones de ouvido

1 GOPRO e Acessórios

1 IPOD NANO

1 caneta

1 bloco de anotações – livro da viagem

1 capa de chuva para a mochila

1 pasta plástica flexível para documentos

1 Carteira identidade e Cartão de Crédito Internacional

1 Papel Higiénico

1 Livro

1 Fita crepe para embalar a mochila (só usei na ida)

1 Boné

1 Passaporte

1 Seguro viagem e CNH

1 Remédio DIAMOX para altitude, floratil (estômago), hipogloss

1 Sunga

1 Chinelo

 

598dd6249ec91_2016-01-1123_06_36.jpg.4dce68940a2b66429302b1b5e7daefa3.jpg

Comprei muita roupa de trekking na Decatlhon, elas foram muito úteis. Repeti inúmeras vezes a calça, que era leve e poderia abrir para virar bermuda. Bermudas leves também. Boné e óculos também são essenciais uma vez que você vai entrar em contato direto com sol e principalmente na Bolívia, no Salar, os raios solares vão com tudo nos seus olhos e podem até cegar! Escolham um bom óculos, porque o meu se esfacelou nos primeiros dias... ::putz:: hahaha..

 

Levar só um calçado também valeu mto a pena. Vc fica sempre de bota pra tudo né, vai pra boate igual pedreiro, com as botas sujas... mas bom, achei melhor do que carregar mais um tênis pesado! O casaco corta vento foi muito importante no Salar de Uyuni de noite e no vulcão, que chegou a -2 de noite. Ele só era meio grande e incomodava levar ele pra lá e pra cá, invistam num casaco mais enxuto, não precisa ser aqueles de neve gigantes. As temperaturas variavam muito nos desertos, então, se preparem que vai ter muito tira e põe, faz parte.

Eu já tinha uma bolsa de Mochileiro 75 litros. Ela é meio velha e um pouco desconfortável mas serviu muito bem. Comprei tbm uma capa de chuva que acabei não usando porque ficou muito grande e geralmente não peguei chuva com a mochila nas costas, mas poderia facilmente e ia molhar tudo!

 

Outras coisas importantes pré-viagem

- Para uma viagem dessas, tem coisas que é bom antecipar. Uma delas é o ingresso de Machu Picchu. Caso você esteja pensando em subir Machu Picchu e o Waynapicchu (a montanha mais alta que fica em frente a cidade), é bom comprar antes online. O site é esse aqui: http://www.machupicchu.gob.pe/ sei que muita gente tem problema para comprar, mas segui a receita da galera, pedi para habilitar o Certified by Visa e depois de ligar várias vezes, parece que uma das mulheres entendeu e consegui comprar pelo site. No entanto, um amigo meu conseguiu comprar lá em Cusco, faltando 3 dias para subir, então, vai de cada um assumir o risco.

 

- Passagem Brasil – Santa Cruz de La Sierra (Bolívia): Optei por essa passagem porque batia com o roteiro e também os preços em janeiro não variaram muito se fosse para outras cidades. O preço não foi muito bom: R$ 1689,00 com taxas pela GOL.

 

- Passagem de Santa Cruz de La Sierra para Sucre: Como meu voo seria para Santa Cruz de La Sierra, tive que pegar outro voo de lá para Sucre. Duas agências fazem esse trajeto, Amaszonas e Boa. Ouvi falar que a Boa é melhor. O voo custou US$ 56.00 dólares.

 

- Comprar dólares: Fui só com dinheiro. Não usei nada de cartão para fugir do IOF. Deu tudo certo usando um bom Money belt para carregar tudo. Levei 1200 dólares e uns 600 reais. No geral o dólar sempre valeu mais que qualquer outra conversão. Real estava sempre um pouco pior. Comprei dólares 600 dólares a R$ 3,98 e outros 600 dólares a R$ 4,15. Triste, eu sei. O dólar foi aumentando muito de setembro para frente, não deu nem pra pegar uns 3,80...

 

- Seguro Viagem: É super importante ter, nunca se sabe né gente, não arrisquem, nesse meio de aventura aí pode acontecer de tudo! Invistam num segurozin que vale a pena :P Comprei pela Mondial mesmo, foi R$200,00 tudo.

 

- Altitude e Remédios: Olha, são lugares altos. Existe sim o mal da altitude e eu comecei realmente a acreditar que a altitude nos jogos de futebol pioram o desempenho deles. Senti uma dor de cabeça doida ao subir o vulcão. Levei Diamox, mas sinceramente, não sei até que ponto ele realmente me ajudou, tomei algumas vezes e tomei antes de chegar em Sucre, mas continuei tendo leves dores de cabeça, algo parecido com uma ressaca. Ao longo da trip masquei muito as folhas de coca, mas sinceramente, não sei se evitaram de verdade a altitude, na dúvida, eu enchia a boca de folha ::lol4:: Tem gente que passa muito mal mesmo, busquem informações e não deixem de levar algo para a altitude! Pega muita gente! Outra coisa importante foi levar remédios para dor de cabeça e hipogloss (vc acaba andando mto). Floratil eu não usei, não tive nenhum problema com qualquer comida.

 

- Espanhol. É de boa, todas essas cidades recebem muito turistas e muitas entendiam bem o português. Eu fui lá pra treinar então, o portunhol funciona tranquilamente ::otemo::

 

AGORA, VAMOS COMEÇAR... ::quilpish::::hahaha::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

CAP 1 – Aquele começo cansativo... – dia 01 e 02

 

Era minha segunda trip sozinho. Ano passado 2015 em janeiro, eu tinha viajado para a Argentina por duas semanas e foi uma experiência maravilhosa! Lá tinha prometido pra mim, juntar mais dinheiro para gastar mais em viagens, menos em materiais. E era isso que um ano depois estava fazendo novamente... bate aquela ansiedade boa... quem eu vou encontrar? Que paisagens vou ver? Que perrengues vão acontecer? Eu iria sozinho, mas a decisão não era de ficar sozinho. Antes de embarcar no Aeroporto de Vitória, vem um amigo que insistia em me encontrar. Ele aparece com uma caixa de Redbull e me dá um convite para participar de um desafio da Redbull. Que surpresa! Calculei e percebi que teria apenas uma semana quando voltasse da viagem pra fazer o vídeo e participar do desafio. Mofei por umas 11 horas e fiquei pensando no que ia fazer pro desafio, até embarcar as 23h no voo de noite para Santa Cruz de la Sierra, a Bolívia me esperava.

 

598dd624c71c8_2016-01-1209_47.54-1.jpg.195540453fb2e2963cdf71c4fba55f86.jpg

No voo, recebo o papel da imigração. Preencho ele todo e passo rápido (por favor, não percam isso... vocês vão ver lá na frente, a merda que deu). A fila de brasileiros era extensa. Reduzo em 2 horas o horário e vejo: Eram 00:40 ainda, e meu voo da Amaszonas para Sucre era só as 10hrs da manhã. Putz, já estava catinguento de ter ficado esparramado em Guarulhos e ia ficar mais 10h jogado no chão da Bolívia tentando dormir (o que obviamente eu não conseguiria). Vale lembrar que a Amaszonas me trocou o voo, que era as 7hrs, e passou para as 10hrs (isso faltando apenas dois dias, recebo por email). Então acabei mofando mais no aero.

 

Como eu estava com fome, fui na casa de câmbio trocar uns Bolivianos, lá eu pude encontrar uns brasileiros e fui rápido fazendo amizade. Encontrei um mineiro gente boa que iria ver novamente, na cagada, só no final da viagem, Rodrigo Maciel. A cotação estava 1 dólar = 6,85bob (cotação levemente ruim na época, que girava mais lá pra 6,95), então, comprei pouco só pra comer ali no aero e depois trocaria em Sucre (6,95, o real estava 1 real = 1,60 Bob, façam as contas, fica pior) ou Uyuni.

 

Ok né, alí na fila da casa de câmbio do aero, percebi que eu seria o único a mofar no aero, a maioria ia para um hostel. Fiquei lá, mas encontrei 2 brasileiros e mais um outro que morava lá e estudava medicina, o Ítalo. Foi bom conhecer ele, ficamos conversando muito sobre o país, já que ele morava lá há um bom tempo. Deixou claro para não comer nada na rua (kkkkkkk) que existem problemas sérios de higiene... e suas outras impressões. Comi um pedaço de pizza no Aero, o pior investimento da minha vida, a pizza era bem gordurosa e com cara de feita há uma semana, custou 4 dólares, nada barato. Naquela hora quase tudo estava fechado, não tive opção.

 

O aero parecia bem seguro, me esparramei lá no segundo andar e próximo as 9 embarquei no terminal para ir a Sucre. O voo que era para 10:30, atrasou e só entrei lá pras 11:15. Uma pena, a Bolívia já estava me parecendo desorganizada.

 

598dd624eb78c_2016-01-1223_23_23.jpg.b3e07453fb354394cf71cb9e62efdfcf.jpg

Cheguei em Sucre logo depois, o voo é bem rápido. Lá na saída faço amizade com uns franceses. A ideia é nunca pegar taxi sozinho né, haha, fui com eles depois de negociar um pouco com os taxistas lá fora (tudo é pechinchável, não tem preço certo, tudo, tudo mesmo, é negociável, aproveite para testar seus dotes de negociador). O taxista falava pouco e se chamava Euro, haha, brinquei com ele. Saiu 40 bob o total do Aero ao centro, se não me engano, como dividimos, ficou 10bob pra mim. A gente iria primeiro trocar dólares (o taxista mesmo parou e esperou a gente, do lado da calçada) e depois desembarcar próximo à rodoviária, para comprar a passagem para Uyuni para o mesmo dia (para poder chegar lá cedinho).

 

A rodoviária é tristona, sério, bem suja, pedintes, cachorro pra tudo quanto é lado... Por indicação, fui na 6 de Octubre e paguei 70bob para sair as 20:30 e chegar lá cedinho às 05 da matina. O ônibus foi basicão, nada demais, um pouco sujo e tem boliviano até no teto... haha mas tinha gente no corredor... não sei como aguentaram.

Sucre me pareceu bem feiona, como fiquei pouco e só andei perto da rodoviária e o caminho de taxi, só vi uma faveleira. Tem gente que fica lá um, dois dias, mas eu não tive vontade não... Assim, não hesitem em pagar para um ônibus melhor na bolívia, como já dito aqui inúmeras vezes, os ônibus são geralmente parecidos (velhos) e podem quebrar no caminho (acreditem, rolou comigo, mas em outro país, cenas do prox capítulo haha). Os preços giram por aí mesmo, 70bob e só a 6 de Octubre e mais uma que não me lembro, fazem direto para Uyuni. Os horários não passam de 20:30 ou 21:00 para a saída para Uyuni direto. Também tem aquela outra opção de ir para Potosí e de lá comprar outra passagem para Uyuni, que saem de 30 em 30 minutos vide alguns relatos. De qualquer forma, gravem as boas companhias e vão nelas, pq há muitas lá! E todas parecem meio iguais...

Ahh... vale lembrar que não tem banheiro, geralmente na Bolívia o busu não vai ter banheiro, eu inclusive viajei em um na volta para Santa Cruz, que tinha, mas estava fechado! Durante a viagem, uma hora eles pararam (era de madruga, sei lá que horas) um frio considerável, mas foi a primeira mijada mais bonita da viagem até então! O céu estava estreladasso! As Cholas levantavam a saiona e agachavam alí mesmo, na tora... hahahaha ::lol4::::lol4:: Eles ligam as luzes na nossa cara direto, por qualquer coisa... param muito para pegar gente no caminho.. ou seja... mal dormi, e estava mal dormido já há quase 3 dias....

 

Agora que tinha o ticket do busão, fiquei mais tranquilo. Mas eu estava morto, não tinha dormido e com aquele sebo catinguento. Eu queria um hotel só prum banho rápido e pra poder dormir um pouco. Daí rolou uma coisa legal, encontrei um outro cara que parecia um mochileiro e estava meio puto com uns dois hotéis que estavam abertos, mas não tinham ninguém na recepção. Como eu também fiquei de cara com isso, fiz amizade com ele e fomos procurar outros hotéis. Não lembro o nome dele, mas era um boliviano que trabalhava na estatal de petróleo do governo da Bolívia. Ele, ao contrário da maioria, parecia ter boas condições. Achamos um hotel marromenos e quando eu chego lá, eram 60bob para um quarto individual por noite, putz! #caro!! Como eu ia ficar só 6hrs, tentei negociar, mas não rolou. O que acontece é que o cara vem e insiste pagar a diária pra mim, pois ele tinha direito àquilo e que ele podia bancar pois vinha da estatal. Minha mãe me disse que ele tava me querendo, hauhahua, ele não parecia ter interesse em homens, #nemeu ::hahaha:: , mas o cara insistiu muito em pagar, pegou a chave e vazou pro quarto dele. Eu pensei, tô podre, com dor de cabeça (a soroche, mal da altitude, batendo de leve), morrendo de sono, cansadão, não achava mais nenhum hotel... quer saber? Aceitei mesmo. Agradeci bastante a ele! Que pessoa boa, fiquei surpreso! Subi e tomei um banho tão frio que lavou a sujeira a alma e todos os pecados. O quarto era simplão.

 

IMG-20160417-WA0004.jpg.c6e23dbeac52098911ee4f5d9cf2170d.jpg

Logo depois fui num supermercado e comprei muita água, bananas e uns snacks, pensando na viagem. Comi e tomei o Diamox, o remédio pro mal da altitude. Eu sentia uma dor de cabeça leve e me sentia meio tonto, meio lerdo... depois disso desabei na cama. Acordei em cima da hora e fui correndo. Cheguei lá 20:34, 4 minutos atrasado, todos já estavam no ônibus e o motorista faz uns gestos meio puto pra mim. ‘Caraio, o ônibus sai no horário! Quase perco!’. Subestimei a Bolívia e exagerei no jeitinho brasileiro. Prometi não repetir isso novamente =P

--

 

Gastos do dia 01 - No brasil ainda

- Croissant Starbucks: 10 reais

- Café Starbucks: 10 reais

TOTAL: 20 reais

 

Gastos do dia 02 - Santa Cruz e Sucre

Câmbio Aeroporto: 1 dólar = 6,85bob; troquei 20 dólares

Câmbio Centro de Sucre: 1 dólar = 6,95bob

- Pizza zuada, de uma semana, roubo: 27bob

- Ônibus para Uyuni: 70bob

- Táxi sucre: 10bob

- Compra mercadinho: 22,5 bob (bananas, água, biscoitos)

TOTAL: 129,5 bob

 

PROXIMO CAPÍTULO: Brasileiros are everywhere, um bom time e o início do Salar

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Lucas, meu conterrâneo. Feliz em ter contribuído pra sua viagem. Esses feedbacks nos fazem ver que o esforço do relato vale a pena. Um ajudando o outro, é esse o espírito. Parabéns pelo tópico. Já vi que vai ser dos bons e vai inspirar muita gente também! ::otemo::

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cap2: Brasileiros are everywhere, um bom time e o início do Salar

 

Chego as 05 e poko da matina em Uyuni, depois de uma noite bem mal dormida. Fico me perguntando por que não trouxe dramin...

 

Logo ao sair, um susto. Frio do kcete!!! Eu estava só com um casaco fino. Minhas orelhas começam a congelar e busco a minha toca rápido enquanto sofro um ataque de vendedores de tours de Uyuni, sobretudo da Betto Tours (muito recomendada por alguns brasileiros). Digo não a todos, pois não queria fechar alí na hora. Já tinha em mente fechar com a Esmeralda Tours – com muito boas referências aqui. Estava escuro ainda e eu não tinha ideia de onde ir. Não tinha quase ninguém na rua... fui andando e perguntando, onde é a praça das agências, até que uma moça me aborda e pergunta se queria um café da manhã por 10bolívianos, embarquei na hora! Chegando lá, adivinha? Era 15. Pqp... tá de brinks né? ::ahhhh::::vapapu::::vapapu::::grr:: Se tem uma coisa que eu odeio é ser passado a perna, ser taxado de trouxa, por esses caras malandros de tours... e lendo relatos, eu sabia que tinha muito disso na Bolívia! Cuidado galera!

 

Ao chegar, vejo que o local do café da manhã é do mesmo espaço da Betto Tours – booooa estratégia galera! Haha. Sento e tomo um café da manhã simplão, por 15bob vem café solúvel ruim ou chá, geleia e manteiga (numa quantidade mínima) e um pão redondo. Lá já estava cheio de turistas. Quando estava iniciando meu café, vejo uns dois carinhas passando para ir na mesa ao fundo, uhmmm.. bolsa de marca meio conhecida, aquela calça de sempre, botas meio suspeitas, o cara era moreno... enfim, me cheirou a brasileiro e na hora gritei. ‘Ei, vcs são brasileiros?’. Quando fui ver, uma surpresa, era o Leonardo, um amigo que tinha encontrado aqui no Mochileiros e tinha trocado uma ideia pelo site. Era possível encontrar ele, mas não era certo... aquela coisa, ‘se você estiver lá a gente se fala’. Cagada né! :lol: Estava ele e o primo dele, o Alexandre. Nesse momento, fui super sortudo, pois acabei conseguindo um grupo para poder pechinchar e fazer a trip do Salar de 3 dias. Uma das minhas maiores preocupações, era o grupo que iria estar comigo nesses 3 dias... ::otemo:: dependendo, pode ser um grupo chato, pouco animado, que só fica dentro da van o tempo inteiro... e com brasileiros eu sabia que a zuera seria certa! ::lol4::

 

598dd643e9a08_caf.JPG.aa69be638114046b9459ba54bb5b1cde.JPG

 

Fechando o Passeio

Lá pras 08hrs as agências começam a abrir...elas ficam dentro e ao redor da praça principal, muito fácil de achar e todos sabem, não se preocupem. Diferente de mim, a Cordillera era a primeira opção do Leo. Segundo ele, por lá sairia mais de 1000 e pouco bolivianos, pois eles tinham reservado antes. Uma coisa que tinha lido, era que fechar previamente passeios da Bolívia era cilada. Eu esperava fechar a 900bob no máximo na Esmeralda, daí resolvemos tentar nos dois e ver qual que oferecia os melhores serviços e preços. Também não queria o mais barato. Desconfie do mais barato na Bolívia!

 

Antes de começar as negociações, pensei minhas estratégias pra pechinchar ::hahaha:::

1) Pede pra explicar o serviço e espera o valor. Faz um ‘uhmmmmm’ e cara de pensativo e espera pra ver se ela fala.. ‘ah, mas posso te dar um desconto X’... (legal dai vc vai pra próxima etapa);

2) Se ela não te fez um preço melhor, PEÇA um preço melhor. É bem provável que ela abaixe. Mesmo ela já te fazendo um preço melhor sem você pedir, peça de novo. Ela abaixando ou não você tenta mais uma estratégia;

3) Se nada aí em cima der certo, ou se você ao menos, conseguiu um desconto, pergunta pra ela se ela faz um preço melhor se você chamar mais amigos. Geralmente eles abaixam!

*Isso funcionou de certa forma em todos os passeios em todos os países kkkk, vale o mesmo para a compra de moeda! ::cool:::'> ::cool:::'>

 

No fim, fomos e voltamos na Cordillera e na Esmeralda umas vezes. Percebemos que era basicamente o mesmo roteiro e o no final, foi o mesmo preço! Acabamos sentindo mais confiança na Cordillera. Eles pareceram mais profissionais e ela nos ganhou falando que iria uma moça que era tipo uma ‘fiscal’ com a gente, que analisaria todo o passeio para fazer uma avaliação... dai né, pensei, ‘os caras não são loucos de mandar mal com a fiscal..’ e fechamos lá mesmo. ::otemo::

 

Uma coisa que ficou claro em todo o passeio da Cordillera, é que eles são bem restritos com o horário, pelo menos com relação à volta! Tínhamos sempre que chegar no horário certo no hotel, e esse foi um dos argumentos do guia para a gente não ficar para o por do sol no primeiro dia... O que eles pecaram - que foi mais erro do guia na minha opinião - foi no final 2° dia, que ficou muito corrido e ficamos com pouquíssimo tempo na Laguna Colorada, a lagoa mais bonita de todas as lagoas dos 3 dias. Depois falo melhor sobre minhas impressões gerais sobre a Cordillera.

 

O Roteiro - Salar de Uyuni passeio 3 dias 2 noites pela Cordillera:

Dia 1: Cemitério de Trens + Monumento Rally Dakar + Passeio no Salar + Isla Incahuasi

Dia 2: Passeio Lagunas Altiplânicas: Laguna Honda, Hedionda, Cañapa, Arbol de Piedra + Laguna Colorada

Dia 3: Geisers ‘Sol de la Mañana’ + Termas de Polques + Deserto Dali + Laguna Blanca + Laguna verde + Transfer pro Atacama

*Não inclusos no valor: Entrada Isla Incahuasi (30bob) + Parque Avaroa (150bob)

**Com hotel e comida. Banho quente somente no primeiro hotel. Incluso transfer pro Atacama

***TOTAL: 850 Bob

 

Outra preocupação pertinente é com o guia. Acho que vocês já leram muito que isso é igual loteria né, tem guia bêbado, tem guia chato e sério, tem guia que apressa todo mundo... e tem guias que caem de cabeça na viagem, se divertem e viram seu amigo! Perguntamos muito sobre esse guia, se ele era da companhia, se ele era bom... enfim, perguntei muito para ter certeza de que ela tinha certeza de que o guia era bom e sabia do que estava falando... hahahah ::lol4:: No nosso caso, foi o Elvis, isso, o Rei Elvis Presley ::hahaha:: Um moleque novo, de 25 anos, super alegre. Ele foi excepcional com a gente! Fez a viagem ser muito mais maneira! Deixou a gente colocar música, contava inúmeras piadas e dava conselhos sábios hahaha.

 

Após fecharmos , fomos num mercado ao ar livre para comprar papel higiênico, bastante água, alguns snacks (comprava Oreo direto, Chips Ahoy...). COMPRE MUITA ÁGUA! Você ficará por 3 dias viajando no meio do nada, a água depois é mais cara, então compre no mínimo um galão de 5L para você ou 2 ou 3 garrafas de 2,5L que fica mais fácil de carregar.

 

Às 10:30 em frente a Cordillera, encontramos os nossos novos amigos: A ‘fiscal’ – Gabriela, boliviana, e a coreana Isabel. Fiquei felizão de saber que seria um grupo internacional e também um grupo pequeno – 5 pessoas! A maioria das agências coloca 6 pessoas. 7 eu não sei se acontece na Pickup. As meninas pareciam bem simpáticas e divertidas! O carro era daqueles off-road 4x4, tudo OK.

 

598dd643c6f21_comeando.JPG.d55a13a4d4b37a37dd4254803cdd0c7a.JPG

Tudo vai em cima, por isso, coloque tudo que você precisa na sua bolsa menor ou de ataque. Nesse primeiro dia (pra quem vai no verão) não é necessário pegar casacos pesados. Só o basicão do Brasil. Embarcamos.

 

Dica matadora: Se você é grande ou quer mais espaço, nunca vá no fundo, fique no meio. Na frente corre o risco de você tomar muito sol, não é tão ruim, mas no fundo é osso, sério! Tirando a parte do Salar, a estrada te faz quicar na velocidade 7 da dança do crew. Treme muito e seu popozão não vai aguentar. Você não vai conseguir tirar uma soneca esperta, porque vai ficar quebrando pescocinho a viagem toda. É infernal (experiência própria).

 

A primeira parada foi no cemitério de trens ou um parquinho altamente perigoso e divertido no meio do deserto, ou até mesmo um local perfeito para parkour. É interessante ver os vagões e toda a estrutura lá, no meio do nada, mas nada imperdível. Quando chegamos lá pras 11hrs estava um pouco cheio de turistas. Gente pra tudo quanto é lado, subindo nos trens, entrando nos vagões e vários fazendo macaquices. Ficamos imaginando muito quantos acidentes deveriam ocorrer lá. Aos poucos fui vendo que o grupo era bem divertido e todos entrosaram bem rápido!

 

598dd64436f68_trens5.JPG.fb6ffa36dafcfc47b816d983afb49898.JPG

trens2.jpg.7f4371e51510d3e04484c8308974b203.jpg

598dd644846f6_trens4.JPG.f9b369e8dd1671bdd35e1e4ea6192118.JPG

Ficamos uma meia hora. Resolvemos ir logo para fugir dos turistas. Isso é algo importante! Se você conseguir um guia bacana, combina com ele de dar umas fugidas dos outros turistas, ir em horários alternativos...!

Aos poucos fomos entrando no Salar propriamente dito. Era dia 14 e infelizmente ele não estava alagado... =’/ É incrível aquele lugar... um branco sem fim... Elvis podia ter colocado 180km/h lá, mas ele mesmo não passava de 80km/h. Era bem contido no quesito segurança. Fizemos algumas poucas paradas rápidas e fomos rumo ao monumento da Dakar e, ao lado, uma parte onde tem várias bandeiras de países, incluindo uma do Atlético Mineiro (imensa), Corintians... hahahah que tomavam lugares de outros países.

 

dakar.JPG.4e77bc998e4dc741b0b7ac26ef387d7e.JPG

598dd644cb44c_2016-01-1414_51_50.jpg.f84c341f9b031b9279cfe041582b99cb.jpg

Depois, teríamos almoço. Elvis deu duas opções: Comer numa estrutura coberta ao lado do monumento ou comer no meio do nada no Salar. O que vocês acham que escolhemos? Fomos comer no meio do nada de sal! ::lol3::::hãã2::::hahaha:: Os rangos quem prepara sempre são os motoristas. Eram simples, mas saborosos, nada de luxo.

 

to be continue....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

(...) continuação: CAP 2

598dd645243fd_2016-01-1415_22_04.jpg.8bbe55d57b4e39fa01659f622eaca0d9.jpg

Depois de comer, sozinhos alí no nada, fomos fazer as fotos de perspectiva *-* ::hahaha:: Foi divertidasso... soltamos a criatividade e o Elvis ajudou muito a gente! Foi super disposto, deu várias ideias, se jogou no chão para tirar uma foto melhor que a outra e deu dois dinossauros para a gente o ‘Luis Mario’ e o ‘Luisinho’... haha ::tchann:: Caso vcs queiram fotos maneiras, é importante levar uma boa câmera, que seja diferente de uma GOPRO (como foi meu caso – a GOPRO abre a imagem e impede fotos de perspectiva assim), graças a meus amigos que eu consegui essas fotos.

Perspectiva1.jpg.e25bd2b72035b457c1d42a7628c55852.jpg

Perspectiva2.JPG.72d626507850837987908fe888d46304.JPG

Perspectiva3.JPG.ab01f04d63121a6d065b71be17e7cef7.JPG

Perspectiva4.JPG.789e9c952a9efa27ac95d1c9abea7b91.JPG

Depois de relaxar, curtir e tirar 1212919 fotos ::hãã:: , saímos para o próximo destino: A Isla Incahuasi. Um dos lugares que mais gostei. Muito exótico! É como se fosse uma ‘ilha’ no meio da brancura do deserto de sal, com cactos milenares e uma vista sensacional. É bom lembrar que a entrada não está inclusa no passeio, custou 30bob!

598dd64648157_2016-01-1417_39_53.jpg.c5a119edfc864a266635b447ee50ff45.jpg

598dd6466ca2d_2016-01-1418_01_10.jpg.72542726fbdacca1f98b6fccf2f8320d.jpg

598dd6469bc27_paisagemisla.jpg.768d7b29ae01d1f92ca87bb21064ac41.jpg

Ficamos em torno de 1h lá. É rápido e fácil subir até o topo. Ao descermos já era perto de uns 17hrs... daí lembrei do tal ‘Pôr do Sol no Salar’ que o @Rodrigovix falara tão bem... Mas não foi possível ::bad:::x, o Elvis disse que o pôr seria tarde e que teríamos que chegar logo no hotel para o jantar. Também disse que fica escuro rápido e que, até o hotel, era +- 1h:30. Então, infelizmente, para nós não rolou.

 

Na volta, um sol infernal, e eu sentado alí na frente, ao lado do Elvis, com um puta sol na cara ::putz:: . Como sou bem branquelo, brinquei que ‘eu não pego cor, pego CANCER’ e dai o Elvis, entendeu que eu estava reclamando e começou a dar lições de moral e sabedoria, de que se estamos na Bolívia e alí no deserto, devemos lançar mão de nossa zona de conforto e aceitar a natureza como ela é :D

 

O hotel era de sal mesmo! Lambi a parede para verificar! ::lol3::.. enfim, chegamos e já tinha uma galera nesse primeiro Hotel. O que achei bacana era que os carros do lado de fora eram tudo da Cordillera, ou seja, me pareceu que o hotel só recebia gente dessa agência. Na sala principal, em poucos minutos encontramos brasileiros (é incrível como estamos em todos os lugares..). Fizemos rápido amizade e fomos tentar ver o resto do pôr do sol enquanto o lanche não estava pronto. Já esfriava muito rápido. O lanche foi bem sem graça... café solúvel, leite em pó, poucos pães para cada um... com isso, já estava me acostumando a ter uma expectativa MUITO baixa para os ‘banquetes’ na Bolívia... e foi pensando assim que tivemos uma surpresa das mais incríveis no Jantar.. hahahaha ::lol4::... Primeiro veio uma sopa e pães para o nosso grupo. Logo que acaba, a Coreana vem e fala ‘Não tem mais nada não?’ eu falei ‘Olha, eu acredito que não, se tem uma coisa que eu aprendi aqui é a ter baixa expectativa’ blabla.. quando nos vem o segundo prato... Coxa de Galinha recheado de batatas fritas em volta! ::ahhhh::::hahaha::::hahaha::::hahaha:: Hahahah, foi surreal! Foi tão inesperado que a Coreana deu um grito de alegria ::ahhhh:: hahahah... comemos felizes até cansar.

598dd646b64b2_InicioJantar.jpg.ba3f01d019bc5ae2ab97dcbc99842ac4.jpg

O fim da noite foi tomar um banho pra tirar a nhaca e se preparar para o próximo dia. Eu e Leo demos uma volta na vila, mas estava completamente sem iluminação. O céu alí já era repleto de estrelas, muito bonito. Mal deu tempo para jogar um jogo ou conhecer outras pessoas. Logo estava tudo apagado e fomos dormir.

--

 

Gastos do dia 03 (Inicio Passeio Salar de Uyuni – dia 01)

- Desayuno migué: 15 bob

- Misto para realmente matar a fome: 15 bob

- Água 4l: 12bob

- Papel Higiênico: 2bob

- Chips Ahoy: 12bob

- Passeio Cordillera: 850bob

- Entrada Isla Incahuasi: 30bob

TOTAL: 936 bob (US$ 130.35)

*1 dólar = 6,95 bob

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...