Ir para conteúdo

Alcântara - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

nnaomi

Tem muita diferença sim de uma embarçação para outra. Já fui de Lancha( Lanchão, como alguns chamam por lá) são os ditos oficiais, são os melhores para ir. Os alternativos são barcos tipo vela( feitos de madeira) e os catamarãs. Este último é pura aventura, pois balança para caramba, fui uma vez e vi algumas pessoas que pediram a morte lá ::otemo:: . O mar é sempre agitado, principalmente de junho a setembro. Mesmo a lancha oficial balança um pouco. Para os mais sensíveis recomendo alguma medicação para enjôo mesmo nas lanchas. Os preços de uma para outra não variam muito. coisa de 10 a 15 reais.

 

Dá para fazer tudo a pé em Alcântara e sem guia. Logo no desembarque tem um centro turístico onde é possível encontrar um mapa/guia da cidade com muitas infos. Do centro para a Praia da Baronesa e Praia dos Guarás é uma caminhada um pouco mais demorada, mas é algo em torno dos 30 a 45 min. Mas não espere infro nas praias de Alcântara, pois não há, é lugar para quem gosta de pouco movimento e praias desérticas.

Na praia da Baronesa você terá que pegar um pequeno barco, ( há sempre barqueiros para fazer esta travessia) para ir ao outro lado da praia, devido a um braço de rio que alí deságua. Logo quando chegar na praia da Baronesa, de frente a pousada dos guarás, não te assutes, pois o começo da praia fica por detrás de um mangue, e do lado de uma falésia, ou seja, não é ainda realmente a praia em si, heheheh. A peixada da pousada dos Guarás costuma ser bem gostosa.

 

Dica: Solicite ao barqueiro, na volta, para se se embrenhar um pouco dentro do mangue( isso de barco, claro) será possível avistar vários guarás em seus ninhos(dependendo da época e do horário do dia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

pessoal, agradecimentos a todos q me ajudaram a montar o roteiro da minha viagem!

 

como prometido, anotei tudo e postei um relato q tem infos de Alcantara tb:

25 dias desbravando Maranhão e Piauí - Parte 1: São Luis

 

em breve outros relatos!

p/ facilitar o acesso, vou colocar os relatos na minha assinatura!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Olá, estou pensando em passear em Alcântara na próxima segunda-feira e gostaria de saber se realmente não há risco de eu ficar presa em Alcântara. Pego avião de volta de São Luis dia 27 às 4 da manhã e não posso nem sonhar em dormir lá.

 

não dá p/ garantir 100%, vai q acontece uma catástrofe da natureza ou todos os barcos pifam ou sei lá o que...

mas eu diria que vc tem 99% de voltar tranquila/te p/ a capital.

na parte 1 do meu relato (ver link na assinatura) tem informações detalhadas de como chegar em Alcantara.

boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Olá

 

Fui recentemente , agora em Outubro. ! A parte pior do passeio é o transporte mesmo, a ida foi tranquila mas a volta foi terrível. O catamarã balançava muito, ondas fortes e turbulentas, seis pessoas provocaram, dentre elas meu esposo :) De acordo com os guias, os meses de agosto e setembro não é aconselhável fazer o trajeto de barco. Muito perigoso devido a ressaca do Mar.

 

Dicas

 

- Fizemos um bate-volta, mas há quem prefira pernoitar. Quem gosta de turismo de aventura, Alcântara dá algumas opções. Não fizemos , mas a patrícia do blog Turomaquia experimentou.

 

- Comprar um mapa da cidade. Está disponível no terminal hidroviário de São Luis, ou no Centro de Informações de Alcântara. Infelizmente o Estado do Maranhão não disponibiliza gratuitamente.

 

- Verifique um dia antes o horário das saídas, pois mudam de acordo com a Maré.

 

- Há 3 tipos de embarcação : barco a vela, escuna e catamarã. Disseram que o catamarã balança menos.

 

- Se preferir contrate um guia local ( eles estão de bobeira no embarque quanto no desembarque ). Não contratamos, mas tivemos certa dificuldade de escolher ou identificar as melhores e mais conservadas atrações.

 

- Almoçamos no Restaurante Cantaria, excelente comida com uma vista maravilhosa. Está localizado em frente a Igreja dos Sinos ( Desterro).

 

Visite se: Gosta de turismo histórico e fazer caminhadas. Em Alcântara dá para fazer tudo a pé, uma delícia. Patrimônio histórico do Brasil

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membros

Pessoal, fui agora no mês de Julho de 2015 então deixo aqui o valor atual da travessia São Luís/Alcântara feita de catamarã (as embarcações partem do Terminal Hidroviário, próximo ao Centro Histórico de São Luís):

 

CATAMARÃ SABOR DE MEL: R$30,00 p/pessoa (ida+volta)...

 

OBS: Não precisa comprar ida e volta pois lá em Alcântara tem o posto de venda de passagem de volta para São Luís, assim para quem vai p/ pousar compensa comprar a volta em Alcântara...

 

O tempo de duração da travessia varia conforme a embarcação escolhida, tendo em média de 1h10 a 1h40 , eu escolhi o catamarã e durou cerca de 1h30 na ida mas infelizmente na volta deu um problema no motor e o percurso durou cerca de 3h40 até São Luís...

 

Em Alcântara há guias particulares ou de agências querendo vender seus serviços, mas se optar por não contratá-los não tem problema, compre um mapa da cidade no Departamento de Turismo da Prefeitura (R$7,90) e siga por conta própria, a parte que interessa ao turista não é tão longa para ser percorrida...

 

* Não deixe de experimentar o "doce de espécie", a iguaria mais conhecida de Alcântara, lá esse doce é mais barato do que em São Luís...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Estive lá há poucos dias.

Para quem conhece as cidades históricas mineiras, ficará decepcionado. Alcântara parece uma cidade morta, só encontramos um restaurante aberto, há poucas pousadas e lojas de artesanato.

O centro histórico, porém, é bonito. As ruínas da igreja matriz estão bem conservadas, e um dos casarões em volta abriga um museu, a Casa Histórica de Alcântara. Porém, o museu fechou agora em agosto e só reabrirá em 2016, após passar por uma reforma.

Andando um pouco mais a pé, chega-se em outra ruína, a de uma casa que abrigaria o imperador Pedro II (ele desistiu da viagem e a construção foi paralisada). ao lado dela, há uma bonita igreja.

Outro museu interessante é o mantido pela base aérea de Alcântara, ond se lançam foguetes. O local fica próximo a uma igreja, e abriga réplicas de foguetes e até um foguete de uns 4 metros no quintal, de verdade. A entrada é gratuita.

Um cuidado: evitem a Rua da Amargura, a não ser que estejam em grupos ou com algum guia. Um funcionário do museu nos alertou sobre o risco de assaltos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...