Ir para conteúdo

Aconcágua dando início a outra temporada difícil


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

:arrow: FONTE: Extremos

http://www.extremos.com.br/noticias/091210-Temporada-2009-2010-do-aconcagua.asp

 

[align=Justify]Na temporada de verão do hemisfério sul, o Aconcágua (6.965m) - o segundo mais alto do Seven Summits - atrai uma grande multidão de escaladores. Na temporada passada foi um dos mais movimentados dos últimos anos, e também um dos mais tragécos.

 

No relatório de hoje (Alpinismonline) diz que a montanha causou a sua primeira vítima desta temporada (2009/2010), o montanhista Michel Miniesil, 29 anos, teria sido encontrado morto na segunda-feira perto do cume.

 

Um grupo de alpinistas encontraram o corpo cerca de 50 metros do topo da rota normal e alertou as autoridades. O resgate do corpo foi atrasado devido aos ventos fortes. Na terça-feira, a patrulha de resgate encontrou um outro escalador em um estado de esgotamento e teve que desviar seus esforços para ele.

 

O relatório diz que 9 alpinistas foram resgatados já nesta temporada. Na temporada passada (2008/2009), seis alpinistas morreram no Aconcágua, o dobro da taxa de mortalidade anual normal.

 

 

 

Mortes no Aconcágua na temporada 2008-2009

 

- Stefan Jaromin (GER), 42 anos, estava tentando uma ascensão solo do Aconcágua, mas em sua segunda tentativa, algo deu errado. Jaromin foi encontrado morto em 3 de janeiro.

 

- Em 6 de janeiro a equipe de resgate do Aconcágua foi alertado que, quatro italianos e um guia argentino estava perdidos na Rota "Glaciar de los Polacos". Eles fizeram o cume pela via clássica, mas se perderam em uma tempestade repentina e desceram por engano na rota técnica polonês. Elena Senin, 38, e guia de Federico Campanini, 31, ambos morreram. Os outros - Marco Afasio, Marina Acanazio e Mateo Refrigerato - foram resgatados por um helicóptero.

 

- Em 9 de janeiro, o alpinista britânico Michael Freemann, 42, estava apenas a poucos metros da escalada, quando ele desmaiou e morreu de um ataque cardíaco.

 

- Pierre-Emeric Benteyn, 35, engenheiro de Fórmula Um da Red Bull, equipe responsável pelo carro de Mark Webber, desapareceu no "Glaciar de los Polacos" início de janeiro em uma tentativa de solo para o cume. Equipes de resgate não conseguiram encontrar o alpinista.

 

- Em 16 de janeiro, o alpinista americano Arthur Michel Lelisle, 51, sofreu uma queda na rota regular e morreu devido ao seus ferimentos.

 

Devido a todas as tragédias, reuniram-se vários grupos e associações na Argentina, em um esforço para proporcionar um melhor equipamento, tais como barracas, cordas e sacos de dormir para o serviço de emergência, a fim de facilitar a mais rápida ajuda aos escaladores. Várias pessoas também ofereceram os seus conhecimentos á contribuir para melhorar os serviços.[/align]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

aclimatação!!! pqp!!!!!

 

 

boa parte desses acidente spoderiam ser evitados se a turma fizesse uma aclimatação decente. já há anos o beck escreveu sobre esses acidentes: o povo pensa que aconcágua é programa pra duas semanas, mas pede um mês ou mais! neguim não faz a aclimatação decente e daí morre de problema de coração e etc! mal aclimatado fica confuso, erra caminho, se perde, não enxerga, faz nó errado, tropeça em barraca, veste calça ao contrário, faz o diabo! pq? pq tá um zumbi.... tá com a consciência de um zumbi!

 

aconcágua é quase um sete mil. tem que alcimatar, e aclimatação pede tempo, paciência, saco, e grana pra ficar lá comendo parado.

 

não é pq a rota normal parece um trekking siples, que a ascenção não pede aclimatação. no aconcágua, o limite não é a perna, é o pulmão, o sangue, o cérebro!

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Essa da aclimatacao realmente é uma piada, fiz o campo base a pouco tempo na alta temporada e econtrei uma brasileiro que um ano antes tinha tentado o cume, chegou apenas até Plaza de Mulas por má aclimatacao, tive que me segurar e muito pra nao dar uma boa risada.

 

Pra piorar esse ano ia tentar de novo, pareceu que tinha aprendido a licao em partes, o planejamento de aclimatacao até que era condizente com os quase 7000 mts do Aconcagua, mas os caras estavam muito mal equipados, usando bota snake e anorak trilhas e rumos.

 

Muitos acham que so porque a rota normal é praticamente um trekking o Aconcagua vira um passeio no parque, é impressionante a quantidade de gente que cai da para quedas ali sem ter a minima nocao do que esta fazendo. A porcentagem de pessoas que fazem cume e o indice de morte apenas evidenciam os absurdos que acontecem por la...

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...