Ir para conteúdo

Sete dias no Rio de Janeiro (25/09 a 01/10/15)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá :D

Quase um ano depois da viagem aqui estou eu para relatar minha experiência na cidade maravilhosa ::otemo:: Pra quem está planejando o destino recomendo demaais! ::love::::love::

 

É muita informação, se eu me esquecer de algo queiram me perdoar ::essa::

Gostaria de começar com algumas dicas simples:

#1 Desista de conhecer tudo: O Rio tem infinitas atrações e a não ser que você vá passar meses por lá é preciso eleger os locais que mais te atraem pesquisando antes.

#2 Quanto à segurança muitas pessoas me alertaram sobre os perigos de furtos e assaltos, recebi dicas básicas mas valiosas de alguns amigos que já visitaram antes de mim e de moradores que conheci na viagem então lá vai:

- Ao caminhar pelas ruas não marque bobeira com celular na mão ou nos bolsos, caminhar desatentamente não rola! Esteja sempre atento ao que esta acontecendo ao seu redor. Durante nossa estadia por lá não vi o tal do arrastão, mas moradores confirmam que é real e acontece quando você menos espera.

- Se for andar de Ônibus (e nas ruas acho que também vale a dica) não saia parecendo um pinheiro de natal, com um gucci na cabeça, michel kors no pulso, aparador de aliança de brilhantes no dedo, olhando desatentamente para o seu Iphone 6 Plus :lol: enfim, o Rio é um lugar de gente simples e simpática, é esse tipo de acessório que chama a atenção dos espertinhos, seja leve e curta os momentos sem frescura, nas ruas vemos pessoas com os mais diversos estilos mas muito a vontade.

- Na zona sul a realidade é bem diferente da região central e Lapa (foram os locais que conheci) infelizmente nestes últimos há muita mendicância, porém, ser mendigo não implica ser bandido, nas praças e passeios é comum encontrar moradores de rua e eles sequer lhe direcionarem o olhar, é uma cidade de contrastes, mas não precisa achar que todo mundo vai te assaltar/ estuprar como dizem os noticiários, se puder doar algum alimento a gratidão será visível. As ruas cheiram muito mal na região da Lapa e do centro, isso porque nota-se que pessoas urinam e até defecam nas ruas :( nessa região olhe bem aonde você pisa ::hãã2::

- Na zona sul não vi mendigos ou pedintes, apenas alguns pivetes com atitudes muito suspeitas próximo à pontos de ônibus e locais de grande trafego, entretanto, em cada esquina havia uma viatura policial, a segurança pública nessa região é de primeira, nas demais regiões já não era tão comum ver policiais ou guardar municipais.

- Não saia levando consigo nada mais que o necessário, principalmente as mulheres costumam carregar carteira com todos os documentos, não faça isso, apenas um documento com foto + cartão de banco e algum dinheiro bastam, também nem preciso dizer pra não carregar muito dinheiro consigo né... acho que isso vale pra qualquer lugar.

#3 Não ande com pressa, a impressão que tive é de que o carioca é um povo muito tranquilo e bem humorado, ao caminhar pelas ruas de grandes movimentos não espere que as pessoas estejam apressadas e que haverão poucas filas, a caixa do mercado por exemplo, não vai te atender rapidamente, relaxa :D

# Pergunte! Pensa num povo gentil e prestativo! Eles explicam tudinho ::otemo::

 

Viajamos eu e meu marido apenas e ficamos sete dias (ahhh que arrependimento de não ficado ao menos uns dez dias)

598dd84a26c16_Dia02(1).jpg.a4a97a3baa6a883fda838fc84dabb4f4.jpg

 

Da viagem (ida e volta)

>> Compramos as passagens com um mês de antecedência pela Azul totalizando R$960,00 ida e volta, foi a Cia com o melhor preço para o trecho, o voo tinha três conexões, SIM! Eu e meu marido somos Sr. e Sra. Conexão :D sempre escolhemos os vôos com o maior número de paradas para poder esticar as pernas, fazer um lanche, ir ao banheiro, etc. Em nossa cidade não tem aeroporto, por isso saímos de Cascavel, onde deixamos o carro na casa de amigos e partimos bem cedo rumo ao Rio.

 

Da hospedagem:

>>Nessa viagem resolvemos alugar uma kitnet, pensando em estar mais a vontade, preparar lanches rápidos para economizar na alimentação, etc.

O contato encontrei no “alugue temporada” https://www.aluguetemporada.com.br/imovel/p555764540?utm_campaign=HABR_OWN_INQ_HASC_replied_PPS&utm_content=propthumb_image_o_lprop&utm_term=20150919&utm_source=SYS&utm_medium=email

Com Sr. Gerson Tinoco Fones:

(48) 8824-4939 (Claro)

(48) 9985-5292 (TIM) WHATSAPP

(48) 9131-6910 (Vivo)

gersontinoco (Skype)

Ele foi muito atencioso, nos deu dicas de passeios, compras, restaurantes e mercado.

 

Na verdade a princípio ficamos com bastante receio de depositar o calção para reserva, isso porque nas minhas pesquisas encontrei muitos relatos de golpe em aluguel de imóveis para temporada, por isso fui muito transparente com o locatário e combinei que iria até o local para ver, e apenas depois de conferir a veracidade do anúncio pagaria o referido valor, porém, combinamos que após conferir faria depósito do valor total (diárias + taxas). Ele concordou e assim ocorreu. A localização é perfeita para quem quer algo próximo do aeroporto, o local fica há umas seis quadras do Santos Dumont, bem perto dos Arcos da Lapa,optei por esse local também pensando em poupar no taxi/ transfer para o aeroporto, também fica ha uns dez minutos do Saara e de vários pontos turísticos da região central/ Lapa, como escadaria Selaron, Museus, etc

O local não era aquela brastemp, mas não estávamos a fim de perder tempo procurando outro lugar, uma kitinet bastante pequena com dois cômodos, sendo um banheiro minúsculo e um quarto de uns 20m² onde havia ar condicionado, uma cama casal, mesa, sofá, TV, geladeira, microondas, fogão e armários. A limpeza estava ok, porém a qualidade do mobiliário deixava um pouco a desejar, fogão e cama bastante usados e os utensílios de cozinha aparentavam estar mal lavados e muito gastos, de fato não é um local para quem busca conforto e luxo, mas a segurança e a localização valeram à pena, como não tínhamos a intenção de cozinhar nem passar muito tempo no quarto, tudo bem. No anuncio há fotos que retratam bem a real condição do imóvel, bem como os preços, ele foi irredutível em negociar valores :(

 

Dia 01:

>> Chegando ao Rio, no Santos Dumont que, diga-se de passagem, tem umas das vistas mais lindas que já vi, foi muito fácil encontrar vans e taxis a disposição, no entanto atravessando a rua já haviam alguns restaurantes, e, como chegamos no horário do almoço já nos atiramos no primeiro Buffet que vimos. Nosso local de hospedagem era há poucas quadras do aeroporto então seguimos a pé mesmo. Organizamos a bagagem e saímos para nosso primeiro passeio. Fomos conhecer o Saara. ::hãã2::

Saara: Quem conhece o comercio no Paraguai já tem uma boa referencia de como funciona, por lá os preços são demais de camaradas e o pessoal bastante amistoso, tem de tudo!! Nós não levamos quase nada na bagagem pois a intenção era fazer muuuitas compras, nossa primeira aquisição foi uma mochila, as horas passaram rápido enquanto enchíamos a tal mochila de bugigangas :D chapéus, lenços, biquínis, saída de praia, sacola de praia, peças simples de malha, chinelos, compramos até alguns eletrônicos. Eu não sou do tipo “lembrancinha/ souvenir”, mas pra quem aprecia lá tem muitas opções. Aqui está uma #dica para economizar na bagagem, se você pretende fazer compras durante a viagem, invista uns minutos pesquisando o que há de bacana no comercio local, e, não leve o que você já sabe que vai acabar comprando hehe. É importante citar que vi muita porcaria à venda também, produtos falsificados, itens de péssima qualidade, mesmo assim vale à pena conhecer a feira porque tem muita coisa boa também que na zona sul custa mais caro.

 

À noite fomos jantar no restaurante “Cantinho do Velho” pertinho do local de hospedagem, o cansaço não deixou esticar muito a noite, mas o restaurante era tudo de bom! Pagodezinho ao vivo e uma comida pra lá de boa, pagamos R$60,00 num filé parmegiana gigante com acompanhamentos. Na região da Lapa barzinho e comida é o que não falta, a gente ficava até em dúvida de qual lugar entrar, tudo parecia muito animado e atrativo.

 

Dia 02:

>> Dia chuvoso por isso acabamos acordando tarde, após um café bem caro numa panificadora estranha (depois explico), fomos nos aventurar andando de ônibus, consegui todas as informações necessárias neste site: http://www.rioonibus.com/ mas acho que perguntando não é nada mal também, eu tremia na minha primeira viagem de ônibus ::lol3:: mas valeu a pena, a passagem estava R$3,80 e há linhas pra todo canto, já de taxi o gasto seria infinitamente maior já que tudo é longe... Minha opinião é de que não há nenhuma grande sacada ao escolher local de hospedagem no RJ, porque o perto deles, ao menos pra mim é longe, então o jeito é relaxar e curtir o caminho. Em alguns horários é possível pegar ônibus bem vazios, já em outros quase não da pra entrar :cry: fuja dos horários clássicos de pico.

Bem, quanto ao café, chegamos a conclusão de que a alimentação é mesmo algo caro no Rio, talvez a minha realidade é que seja de uma cidade com baixo custo de vida, mas pra mim 20,00 por pessoa pra um café da manhã é caríssimo! No fim do dia reservamos um tempinho para ir ao mercado e então poder tomar café nos demais dias em casa mesmo :D Sabe aqueles botecos que se encontra alguns idosos jogando cartas, salgados fritos amanhecidos e cuja higiene não parece ser das melhores? Nesse lugar também vai ser caro ::cool:::'> na dúvida, procure um lugar mais legalzinho mesmo que o "assalto" é inevitável hahah

 

>>Seguindo sem mais enrolação desembarcamos no shopping Leblon, eu estava a procura de uma mochila térmica para facilitar nossa alimentação, almoçamos por ali e enquanto isso o tempo mudou, o sol apareceu então seguimos a pé até a praia

598dd84a1ede5_Dia02(11).jpg.61f9bac023e138f2ddd369c4befff67a.jpg

Gente que vida difícil deve ser morar ali no Leblon! Acho que me acostumaria fácil! Ao contrário da nossa região de hospedagem por ali não tem mal cheiro heheh

Ficamos na praia até o anoitecer e ainda fomos embora com gostinho de quero mais!

Praia.jpg.cab3020558e86037ef9ef01d877e8686.jpg

A noite como disse antes fomos ao mercado e devido ao cansaço jantamos em casa mesmo, um banquete de lasanha sadia ::lol4::

 

Dia 03:

>> Dia de grandes expectativas, acordamos cedo e fomos pegar o ônibus para o Cristo, a intenção era ir também ao Pão de Açucar, no entanto acabamos desistindo (depois explico)

A linha de ônibus que vai para o Cristo é muito característica, haviam apenas turistas e todos com as mesmas dúvidas, onde desembarcar, onde comer, etc, nesse momento nos sentimos os clássicos #turistas :D

Cristo.JPG.1798d8adbb121f6c77007c1fa0ad7811.JPG

Bem perto da entrada para o Cristo tem algumas opções de restaurantes com bons preços, ha um mercadinho também e algumas lojas de artesanato e lembranças.

Me informei sobre a compra dos bilhetes pela internet antes: https://cristoredentoroficial.com.br/ingressos

É possível subir o morro do corcovado até o Cristo com o trem do corcovado (recomendo) ou com vans, as vans ficam do lado de fora da bilheteria, não cheguei a perguntar mas os demais turistas disseram que o preço é o mesmo, a unica diferença é que ela sobe mais rapidamente e sem contemplação, o trem demora um pouco mas a vista é belíssima, principalmente se você se sentar do lado direito #ficaadica

Chegando no Cristo confesso que fiquei um pouco decepcionada, a vista é incrível, o Cristo é lindo, e só! Não consegui fotos muito legais porque havia muita gente! Muita gente meeesmo!! Sabe a classica foto com os braços abertos? É você e mais cem pessoas com os braços abertos tentando um close hihih ficamos uns 15 minutos ali e já descemos.

598dd847f339e_Cristo(3).jpg.3cd26396f00bee88305df32f2caaf58e.jpg

Pegamos o ônibus novamente desta vez rumo a copacabana, que, dispensa comentários! É realmente tudo o que dizem...

 

598dd849e8066_praia(2).jpg.9c3c1b2032eaad89c7cbd171f8bd75af.jpg

 

De novo ficamos até o anoitecer, voltamos para "casa" e saímos enfim para conhecer os barzinhos da Lapa, é impossível escolher um! Da vontade de entrar em todos heheh, fomos no Carioca da gema ::otemo::

 

Dia 04:

>> Dia de voar de Asa Delta ::ahhhh::

Mais uma vez acordamos cedo e partimos pro ponte de ônibus, dessa vez rumo a São Conrado, o dia estava um pouco nublado, ficamos bem apreensivos mas o instrutor de voo explicou que a condição para voar é o vento e não o sol :)

Consegui o contato de alguns instrutores de vôo através do site Clube São Conrado de Voo Livre: http://www.cscvl.com.br/

Eles oferecem vôos de asa delta e parapente, a associação não indica um instrutor, eles trabalham de maneira independente por isso a pesquisa de preço é bem chatinha, é preciso pegar o contato de todos eles e ir perguntando o preço e as condições. Alguns incluem as fotos e o vídeo, outros cobram a parte e é isso que vai dar diferença no final. Bem, após muitas ligações e mensagens o instrutor que mais me agradou foi o Gabriel Fly :D

Contato: (021) 99589-6594

Acho que foi a melhor coisa que fiz no Rio durante essa deliciosa semana, no entanto ainda não foi neste dia que conseguimos voar. Fizemos nosso cadastro junto à associação e uma rápida instrução, depois ficamos por ali aguardando as condições ideais de vento, o que era promissor de acordo com o pessoal do controle, subimos até a rampa de decolagem, o instrutor nos levou no carro dele juntamente com o equipamento e equipe de apoio, ficamos ali por cerca de uma hora, porém!!!! O tempo virou do nada, esfriou ::Cold:: uma neblina horrível tomou conta de tudo e decidimos voltar no dia seguinte :(:shock:::putz::

 

598dd8485f9c9_Narampa.jpg.479f3e6635373c5cba0896de8d1c5c91.jpg

 

Neste dia cinza nada parecia estar favorável, a não ser mais shopping, desta vez fomos ao Botafogo Praia Shopping, onde encontramos várias lojas muito acessíveis e ótimos preços. Ja jantamos por ali e voltamos pra "casa", a noite não podia faltar um barzinho na Lapa, dessa vez fomos conhecer o Leviano Bar, céus tinha muuita gente! ::otemo:: animadíssimo como tudo por alí.

 

Dia 05:

>> Dia de fazer o vôo de Asa delta parte 2. Saímos de casa cedo e antes de ir pra São Conrado passamos para conhecer a escadaria Selaron e para ver de perto os arcos da Lapa.

 

598dd8482fe3f_EscadariaSelaron(1).JPG.c020671bf86786cd40087620602df9ab.JPG

598dd84848319_EscadariaSelaron(2).JPG.cc50145d3c218a4a51d4740e273d508f.JPG

598dd8487c15c_Semttulo.png.33b1b93db46b153db198045c49e36168.png

 

Chegando em São Conrado, dessa vez o sol refletia um lindo dia e fomos logo para a rampa, já tínhamos feito todos os procedimentos no dia anterior então foi só vestir a roupa e se jogar!

 

598dd848bdb54_GOPR9872005.jpg.a7de05e4a43f80c85e7ad4e9052ee212.jpg

598dd849befa0_GOPR9872010.jpg.367d9d0b382423586e3c780386b114e0.jpg

598dd849c6489_GOPR9872025.jpg.74ecf68e20fcc34114b06f37d48a38ae.jpg

598dd849ccdc0_GOPR9872097.jpg.108a527d2994ddc020ed817065e3e004.jpg

 

Uma experiência fantástica que recomendo pra todo mundo, ao contrário do que parece não dá medo, com a vista e a sensação que rola não tem como sentir nada além de adrenalina, muita emoção e #goodvibes :D Chegando ao solo conferimos as fotos e vídeo e aproveitamos um pouco a praia de São Conrado, por alí ritmo bastante diferente das demais praias da Zona Sul, vale a pena conhecer ;) Bem perto da praia tem o shopping Fashion Mall, almoçamos por ali e apanhamos outro ônibus rumo a Ipanema, onde terminamos o dia curtindo o sol e o mar.

 

Dia 06:

>> Acho que esse foi o dia mais cheio da nossa semana, acordamos cedo e fomos até a orla da Glória, são uns dez minutos de caminhada, visitamos a Marina da Gloria

 

598dd848b5616_Dia06(8).JPG.545d5413042f5bf604bb046644fb81f8.JPG

 

Gostaria de ter feito um passeio de barco mas infelizmente não daria tempo  Seguimos caminhando pelo calçadão até a Praia do Flamengo, Que vista! Pão de açúcar, Cristo, a praia em si não é das mais atrativas, para banho não me senti a vontade, mas é um lugar bem tranqüilo e bonito.

 

598dd848992ae_Dia06(49).JPG.020b72ea40df4dc1338b8508e79617cf.JPG

 

O parque do Flamengo também é bem legal para uma corrida, mas precisávamos seguir, pegamos um ônibus rumo a São Conrado desta vez para fazer a trilha da Pedra Bonita, dica que o Gabriel Fly nos deu. Ali há também a trilha da pedra da Gávea, este leva cerca de duas horas, já a Pedra Bonita cerca de 30 minutos, acabamos escolhendo a segunda para otimizar o tempo, e, sem contar que o pessoal do clube de vôo nos alertou que a vista é a mesma.

598dd848177f4_Dia06(12).JPG.eddd5fc256659dce5dd39204dd73ec77.JPG

A trilha é demais! Vale a pena conferir, infelizmente a chuva e o frio mudou um pouco nossos planos em alguns dias, não conseguimos visitar vários lugares que estavam em mente e acabamos nos limitando a shopping, mas este foi o dia que fez valer a pena, muito contato com a natureza, a caminhada é de tirar o fôlego, realmente da uma pernada mas muito prazerosa, chegar no cume é tudo de bom!

 

Depois de descer seguimos para a praia novamente, ultimo dia então precisava aproveitar! Foi a vez de conhecer Copacabana, onde acabamos estendendo até mais tarde, deu um medinho de voltar de ônibus a noite, e, acabamos fazendo uma confusão que acabou sendo interessante. Uma pessoa nos ensinou a pegar o metro, fomos de ônibus até a estação mais próxima, porém chegando lá descobrimos que não havia linha até a Lapa, resolvemos fazer uma caminhada por uma feira que ali havia, e, experimentar os famosos caldos vendidos em barracas de rua, geeente que coisa boa! Caramba o feijão amigo é delicioso!! O preço então, super amigo, apenas R$ 7,00. Seguimos pra “casa” e dessa vez fomos dormir mesmo pois as pernas doíam 

 

 

Dia 07:

>> Ôh dia triste! Dia de ir embora, Acordamos cedo, terminamos de arrumar a mochila e saímos sentido aeroporto, nosso vôo era ao meio dia, então fizemos o caminho a pé de novo pra passar por alguns pontos turísticos que ficavam a caminho do aeroporto. Tem muita coisa pra conhecer na região, tivemos que deixar alguns lugares para traz porque o tempo era curto, deu pra passar no Monumento Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial, no shopping Bossa Nova Mall e no Clube de Natação e Regatas Santa Luzia.

598dd84a164ef_Dia06(93).JPG.5e71406f960510bda390579c451787f2.JPG

 

Espero poder ajudar alguém com meu relato assim como fui ajudada por várias pessoas que aqui registraram suas experiências! Se alguém tiver dicas de fotografia fico muito feliz em receber pois como é possível observar não somos muito bons nisso hehe

Gratidão a todos!

::kiss::

Link para o comentário
  • 11 meses depois...
  • Membros

O Rio e sensacional,já tinha ido quando era pequeno, e resolvi voltar, fiquei 8 dias por la e isso faz apenas 1 semana,fiquei em um Hostel chamado Walking on the Beach,que por sinal e muito bom!!!!

Enquanto a segurança, só seguir as dicas já escrito no Post,eu não tive nenhum problema enquanto a isso,andei por todos os lados alguns dias sozinhos e outros com amigos que fiz no Hostel e foi tudo super tranquilo,não deixem de fazer os passeios clássicos,curti a noite da famosa lapa e se estiver de segunda feira a toa não deixe de ir ate o famosa samba do alto da Pedra,dentre vários outros passeios que da pra fazer tranquilamente! !!!!

 

Abraços

Link para o comentário
  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...