Ir para conteúdo

Bussola e navegação utilizando mapa


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia, gente

Queria tirar uma duvida relacionada com navegação por bússola e mapa de terrenos.

Vou dar um exemplo simples. Este vídeo demonstra bem minha dúvida :

Como vcs podem ver, ir de um lugar ao outro é bem tranquilo, como mostrado neste exemplo. Porém, nenhum video ou explicação que eu vi na internet a respeito desta forma de orientação, faz correção da declinação magnética.

 

Ou seja, quando se faz a visada e depois gira-se o limbo até o portão alinhar-se com o norte, estamos fazendo um ajuste considerando a agulha apontando para o norte magnético. Daí, segundo o video, alinha-se as linhas de meridiano da bussola com as linhas de meridiano do mapa para traçar a rota. Porém, as linhas de meridiano da bussola estão alinhadas com o norte magnético e não com o norte cartográfico. Ou seja, deveria-se fazer uma correção da declinação magnetica para depois alinhar-se as linhas de meridiano (corrigidas) com as do mapa.

 

Parece esquisito seguir uma orientação tirada de um mapa sem fazer a correção da declinação. Faz sentido?

Vc sabe do que estou falando?

Abs

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Bom dia, gente

Queria tirar uma duvida relacionada com navegação por bússola e mapa de terrenos.

Vou dar um exemplo simples. Este vídeo demonstra bem minha dúvida :

Como vcs podem ver, ir de um lugar ao outro é bem tranquilo, como mostrado neste exemplo. Porém, nenhum video ou explicação que eu vi na internet a respeito desta forma de orientação, faz correção da declinação magnética.

 

Ou seja, quando se faz a visada e depois gira-se o limbo até o portão alinhar-se com o norte, estamos fazendo um ajuste considerando a agulha apontando para o norte magnético. Daí, segundo o video, alinha-se as linhas de meridiano da bussola com as linhas de meridiano do mapa para traçar a rota. Porém, as linhas de meridiano da bussola estão alinhadas com o norte magnético e não com o norte cartográfico. Ou seja, deveria-se fazer uma correção da declinação magnetica para depois alinhar-se as linhas de meridiano (corrigidas) com as do mapa.

 

Parece esquisito seguir uma orientação tirada de um mapa sem fazer a correção da declinação. Faz sentido?

Vc sabe do que estou falando?

Abs

 

Vamos ver se eu entendi.

Quando gira-se o limbo para alinhar com o norte estamos sabendo qual o azimute iremos seguir, no caso do vídeo 260º, esse azimute você consegue obter em aplicativos de celular e até mesmo relógios digitais, você aponta para um lado e ele da o azimute. Em termos gerais azimute significa direção.

 

Então, quando alinhamos o norte da carta com o norte do limbo, estamos obtendo o azimute. Porém a agulha, que aponta o norte magnético, ainda não está alinhada, então não temos a direção.

 

Ao alinharmos a agulha com o norte da carta, que é o norte do limbo (previamente alinhados) estamos obtendo qual a direção a ser seguida (no caso, 260º).

 

A declinação magnética até onde eu tenho conhecimento varia de acordo com a localidade perante os trópicos, ou seja, uma bussola da Europa vai ter um desvio magnético aqui no Brasil.

Link para o comentário
  • Membros

Pois é. Quando tiro o azimute de uma direção, até onde eu entendo, é necessário fazer a correção da declinação. Caso contrário vou estar seguindo o norte magnético e não o norte da carta. Achei um site de um guia onde ele fala sobre a correção. Não entendo como vc pode tirar o azimute de uma carta utilizando o sistema de meridianos da carta que se baseia em norte cartografico e usar o norte magnético como direção. Minha carta tem uma diferença de 22 graus. É uma diferença enorme.

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Marcus, eu sou navegador em veleiros, além das cartas náuticas digitais rasterizadas (digitalizadas) e cartas náuticas vetoriais utilizadas nos equipamentos Plotter/GPS náutico, eu utilizo as cartas náuticas oficiais (obrigatória) em papel, que são os mapas dos rios, mares e oceanos , que já vem determinado o aumento ou redução da declinação magnética desde o último ano da atualização ou revisão da carta náutica, a partir desta declinação é que são feito os cálculos da declinação magnética atual, que no nosso caso a declinação é sempre para (W) oeste.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Marcus, eu sou navegador em veleiros, além das cartas náuticas digitais rasterizadas (digitalizadas) e cartas náuticas vetoriais utilizadas nos equipamentos Plotter/GPS náutico, eu utilizo as cartas náuticas oficiais (obrigatória) em papel, que são os mapas dos rios, mares e oceanos , que já vem determinado o aumento ou redução da declinação magnética desde o último ano da atualização ou revisão da carta náutica, a partir desta declinação é que são feito os cálculos da declinação magnética atual, que no nosso caso a declinação é sempre para (W) oeste.

 

Ola, Cardoso. Obrigado pelo replay.

Sei do que está falando. Tenho curso de Arrais amador, embora só tenha velejado em pequenos daysailers. Construí há uns anos atrás um pequeno veleiro que vc pode ver o processo aqui ( http://bolgergypsy.blogspot.com.br/), caso tenha curiosidade. Foi feito em minha casa em Paraty.

O problema que encontrei quanto à navegação não se refere à correção, mas quanto ao ajuste dos meridianos na bússola. Nos vídeos que vejo sobre navegação terrestre, nenhum ajusta os meridianos da bussola com o que seria o meridiano da declinação magnética, mas com o do mapa. Vou refazer minhas análises e ver se estou errando em alguma coisa. Abraço.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...