Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Budapeste - Viena - Praga - Berlim: 18 dias de férias após 10 anos de estudos e trabalho - Julho/16 [Fotos e dicas]

Postado
  • Membros

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos que colaboraram com o planejamento da minha viagem no post que criei anteriormente (budapeste-viena-praga-berlim-t126378.html). Agora venho retribuir à comunidade com um relato dessa viagem, que foi simplesmente perfeita!

INFORMAÇÕES GERAIS:

Uma breve introdução contextual:

Decidi fazer essa viagem para me presentear e tirar férias (de verdade) após uns 10 anos de ralação… Defendi minha tese de doutorado em março desse ano e uns três dias depois já estava com as passagens compradas. Comprei rápido justamente para não correr o risco de “refugar” depois.

Essa foi minha primeira viagem internacional a lazer (já tinha ido a Cingapura em janeiro de 2015, mas foi para uma conferência). Enfim, férias mais que merecidas depois de tantos anos.

Roteiros:

Eu estava decidido que tiraria pelo menos 15 dias na Europa. Só não sabia exatamente onde. Então, pesquisando no Viaje na Viagem encontrei uma dica de roteiro que me encantou: Budapeste, Viena, Praga e Berlim - um passeio pela Europa Central. Budapeste, Praga e Berlim foram cidades que sempre tive vontade de conhecer, então aproveitei a dica.

Então planejei para aproveitar o máximo possível de cada cidade, tal que o roteiro ficou assim:

Saída de BH: 03/07

Budapeste: 4 noites (chegada 04/07; 5; 6; 7; saída 8 ) - 3 dias inteiros

Viena: 4 noites (chegada 8; 9; 10; 11; saída 12) - 3 dias inteiros

Praga: 4 noites (chegada 12; 13; 14; 15; saída 16) - 3 dias inteiros

Berlim: 6 noites (chegada 16; 17; 18; 19; 20; 21; saída 22) - 5 dias inteiros

Total de noites: 18

Total de dias inteiros: 14

Passagens e seguro viagem:

Comprei as passagens pelo Submarino Viagens no dia 28/03 por R$4.100,00 (incluindo taxas), e paguei mais R$50,00 pelo seguro viagem. Ida pela KLM com conexão em Amsterdã e volta de Berlim pela Alitalia com conexão em Roma.

Foi justamente com o seguro viagem que tive algumas dores de cabeça com o Submarino Viagens - eles colocaram a origem da minha viagem como Afeganistão (era Brasil, claro!). Liguei várias vezes (ficando literalmente horas no telefone para ser atendido. E mesmo depois de informar o erro, por 3 vezes me enviaram a apólice errada) e mandei e-mails (que nunca foram respondidos), até que registrei reclamações no Consumidor.gov.br (https://www.consumidor.gov.br/) e no Reclame Aqui (que demorou uns 50 dias para ser respondido). Uma semana depois recebi uma resposta pelo consumidor.gov.br, até que consegui cancelar a compra do seguro viagem. Acabei fazendo separadamente pela Mondial Assistance (paguei uns R$350,00).

Hospedagem:

Escolhi os hostels e hotel pelo Booking.com. Fiquei pesquisando por um bom tempo, até que fiz as reservas por até meados de Abril.

Budapeste (04/07 a 08): Best Choice Hostel

Viena (08/07 a 12): Wombat's City Hostels Vienna at The Naschmarkt

Praga (12/07 a 16): Pension Pohádka Praha

Berlim (16/07 a 22): Derag Livinghotel Grosser Kurfürst

Nota: decidi ficar em uma pensão em Praga e em um hotel em Berlim justamente porque eu sabia que tudo seria muito cansativo, e eu queria relaxar um pouco mais na segunda metade da viagem. Como eu disse, estava me presenteando, então o sacrifício financeiro valeria a pena (e valeu!).

Orçamento:

Com passagens e hospedagens prontas, foi hora de começar a pesquisar os gastos. Fiz levantamentos de gastos com alimentação, preços de atrações e passagens de ônibus ou trem entre as cidades. Comprei tickets de algumas atrações antecipadamente (o que foi importante), como a tour pelo Parlamento de Budapeste e TV Tower em Berlim, por exemplo.

No fim das contas, acabei levando ~900 EUR num cartão pré-pago mais 1.100 EUR em espécie.

Transporte interno:

Pesquisei muito e estava achando as passagens de trem entre as cidades muito caras. 40 EUR para cima! Até que vi uma dica aqui, para comprar as passagens de ônibus pela Student Agency por preços absurdamente baixos. Porém, como tinha vontade de experimentar uma primeira viagem de trem, acabei encontrando uma companhia de Budapeste que estava vendendo passagens para Viena com ótimo preço. Então ficou assim:

Budapeste para Viena: 19 EUR (trem RailJet)

Viena para Praga: 15 EUR (ônibus RegioJet)

Praga para Berlim: 15 EUR (ônibus RegioJet)

Saída de BH dia 03 (domingo):

A viagem começou no aeroporto de Confins, saindo 12h e chegando às 13h no Rio de Janeiro (Galeão). O vôo da KLM partiria somente às 19:50, então tive tempo suficiente para andar pelo aeroporto e ficar conversando com dois camaradas que iriam para Miami; com isso o tempo “passou rápido”. O vôo saiu exatamente no horário previsto. Achei o avião bem confortável, com configuração 3-4-3 na classe econômica.

Imigração em Amsterdã:

Chegamos por volta de 12h de domingo no aeroporto Schiphol em Amsterdã. Fui direto em direção ao portão de embarque para o vôo para Budapeste, que sairia às 14:20. Passei pela imigração, e o agente foi muuuuito tranquilo. Ele apenas pegou meu passaporte e perguntou o que eu iria fazer (respondi “férias”) e onde eu iria; ele até brincou “você não vai passar em Amsterdã?”, respondi que dessa vez não, mas que iria na próxima, aí ele respondeu “então tá bom, mas fique em Amsterdã da próxima vez, caso contrário não deixarei você entrar” (risos).

O vôo acabou atrasando por uns 30 minutos, mas deu tudo certo.

Vamos, então, ao principal: as cidades! ::hahaha::

Editado por Visitante

• Respostas 25
  • Visualizações 10.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• BERLIN (06 noites):   Hospedagem: O Derag Livinghotel Grosser Kurfürst fica em Mitte, região central da capital alemã. Ótima localização, a 10 minutos de caminhada da Alexanderplatz e possui uma est

• Olá pessoal,   o relato está completo agora!   Espero que curtam, e que ele possa ajudar outras pessoas a planejarem suas viagens por esses lugares, assim como outros relatos me ajudaram bastant

• Olááá Bárbara!!!   Eu apens troquei uns 100 EUR no dia que cheguei lá e talvez mais uns 20 EUR uns 2 dias depois (lembrando que fiquei 4 noites). Pois usei bastante meu cartão pré-pago (em Euro) e t

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Parabéns pela riqueza de detalhes do seu relato! Pretendo fazer o mesmo roteiro no ano que vem. Você tem alguma planilha com os custos da viagem? Em média, qual foi o custo total?

Obrigado pelo retorno, Edelmondes.

Segue o link da planilha que montei para planejar a viagem:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/14T-QYX80dgRNWkFeyIKVFObvq7j51rLV12KLT0HhLLc/edit?usp=sharing

Os itens riscados foram os que não fiz, por diversas razões (falta de tempo, descoberta de novas coisas na cidade, etc).

Nos itens "alimentação", o preço se refere a todos os dias, e não é "preço por refeição". Mas confesso que nem todos os dias eu fazia todas as refeições; só café da manhã e janta foi certos, enquanto almoço e café da tarde variava de acordo com a vontade (fome). Mas sempre tirava um dia (normalmente o último) para jantar num local mais "bacana".

Na média, eu gastei realmente uns 60 a 70 EUR por dia em cada cidade. Essa planilha foi essencial para eu me programar em relação as atrações e também na compra de moedas em espécie ou VTM.

Inclusive, voltei para casa com ~100 EUR (mais uns 100 de tax free que resgatei no aeroporto devido aos equipamentos para fotografia que comprei). Ou seja, foi tudo dentro do planejado. Porém não fiquei me policiando muito, quando via uma oportunidade que estava fora do planejado, eu não deixava passar. Ah, além do dinheiro em espécie e cartão pré-pago, levei um cartão internacional por questões de segurança/emergência.

Enfim, coisas que você consegue prever são passagens (ônibus e trem), atrações e hospedagem. O resto vai na base de uma estimativa razoável mesmo.

Recomendo assistir todos os vídeos do Viaje na Viagem (sobre Europa). Segue o link para um dessa playlist:

Espero ter ajudado. Mas se tiver mais alguma dúvida, estou a disposição.

Abraço!

• 9 meses depois...
Postado
  • Membros

Oi lourencobj!

Você se recorda de onde trocou seus euros pela moeda local em Budapeste?

É preciso se atentar para a mesma lógica de trocar dinheiro em Praga (casa de câmbio com comissões variadas, risco de troca de dinheiro falsificado, etc)?

Postado
  • Autor
  • Membros
Oi lourencobj!

Você se recorda de onde trocou seus euros pela moeda local em Budapeste?

É preciso se atentar para a mesma lógica de trocar dinheiro em Praga (casa de câmbio com comissões variadas, risco de troca de dinheiro falsificado, etc)?

Olááá Bárbara!!!

Eu apens troquei uns 100 EUR no dia que cheguei lá e talvez mais uns 20 EUR uns 2 dias depois (lembrando que fiquei 4 noites). Pois usei bastante meu cartão pré-pago (em Euro) e também Euro em espécie, pois alguns restaurantes já davam os preços em EUR mesmo (mas tem que ficar atenta, pois alguns restaurantes dão os preços em HUF, mas se vc quiser pagar em EUR eles até aceitam, mas cobram uma taxa absurda que não vale a pena).

Eu troquei esse dinheiro na Váci utca (rua Váci), que é uma rua de comércio e deve ter uma casa de câmbio a cada 10 m... Não me lembro exatamente qual. Mas uma coisa eu digo: pode ficar tranquila, pois em geral, sempre vai encontrar anúncios como "no commission" e blá blá blá, mas sempre vão cobrar comissão. Isso não é problema, pois todas cobram comissão.

Em Budapeste foi tudo bem tranquilo. Não tem que se preocupar com notas falsas como em Praga (o que acontece especialmente se trocar dinheiro com um "qualquer" na rua). Em Budapeste não apareceu ninguém para me encher o saco abordando para trocar moeda.

Enfim, falei, falei... e talvez não falei nada... hehehhee

Mas a mensagem final é: pesquise a cotação em algumas casas de câmbio que encontrar, e faça negócio com a que achar melhor. Não vi nenhuma "ameaça" ou "golpe" com isso lá.

Budapeste é maravilhosa! Encantadora!

Dizem que Budapeste é a "Paris do leste europeu". Mas estive semana passada em Paris e digo: preferi o ambiente de Budapeste.

Obs.: fiz 8 dias em Londres e 7 em Paris. Estou voltando amanhã para o Brasil. Estou pegando gosto por isso. Espero poder viajar sempre! :D

• 8 meses depois...
Postado
  • Membros

@lourencobj  

Parabéns pelo relato! Tudo muito bem descrito, gostoso de ler, ótimas fotos! Adorei as dicas... e serão úteis na minha próxima viagem, pois pretendo passar por algumas dessas cidades :)

Dá para perceber que você fez uma pesquisa beeeem detalhada antes da viagem. Parabéns!!!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Em 3/25/2018 em 21:11, Ca Carneiro disse:

@lourencobj  

Parabéns pelo relato! Tudo muito bem descrito, gostoso de ler, ótimas fotos! Adorei as dicas... e serão úteis na minha próxima viagem, pois pretendo passar por algumas dessas cidades :)

Dá para perceber que você fez uma pesquisa beeeem detalhada antes da viagem. Parabéns!!!

Obrigado! 😁

Precisando de algo, talvez eu consiga ajudar. 

Ótima viagem. Aproveite!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.