Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Estrada real - Caminho velho.

Postado
  • Membros

1-20160710_143815.jpg.c561cad445cf81eb81d14addef535794.jpgBoas amigos de caminhada, descrevemos aqui nossa aventura pela estrada - caminho velho.

Nosso roteiro foi de Ouro Preto a Paraty em 12 dias. Acampando duas noites em cada cidade. Chegávamos de manhã, armava acamp curtir a cidade de tarde e o dia posterior inteiro. As cidades sedes foram: Ouro Preto, Tiradentes, Carrancas, Aiuruoca, Cunha e Paraty.

Dia 1 - Saímos de Sorocaba depois do trabalho, 10:00 h, curtindo Raul, chegamos em Contagem 18:30 h. resolvemos achar um hotel barato, dormir e curtir a estrada até Ouro Preto de manhazinha.

Dia 2 - Saímos de Contagem de manhazinha com destino a Ouro Preto. No centro da cidade de Glaura saímos do asfalto e seguimos para São Bartolomeu e de lá para Ouro Preto. São Bartolomeu foi uma grata surpresa, cidade pequena e aconchegante, conversamos muito com seu Vicente o rei do doce de goiaba e outros. Mas não vá a cidade final de semana, pois lota do pessoal de BH. Chegamos a Ouro Preto pela estrada real. Nosso camping ficava a 18 km do centro, chegando descobrimos que era aniversário da cidade e resolvemos ficar por lá, achamos uma pousada baratinha e por lá ficamos, curtimos todo o dia todo, rua acima, rua abaixo. Voltamos a noite para a festa.

Dia 3 - Partiu Tiradentes. Armar barraca e curtir cidade de tarde e de noite.

Dia 4 - Resolvemos conhecer Bichinho e Prados. Em Prados subimos o morro da bica que dá uma vista linda da região. Em Prados almoçamos no restaurante Gauchão, comida boa e preço acessível. O dono, sr. Moretson Rezende, recém formado em sociologia nos conta suas histórias de tropeada e aulas ao ar livre com seus alunos, uma boa conversa. Na volta a Tiradentes paramos para uma prosa com sr. José que faz esculturas na beira da estrada com pedra sabão.

Dia 5 – Partiu Carrancas. Passamos em São João Del Rey, almoçamos e passeamos. Armar Barraca e passeios complexos da Toca e da Ponte. Ponte é só seguir a trilha. Da Toca passa pelo mata burro e mais a frente vira a direita seguindo a agua, lá tem o coração da novela. Atravessando tem a caverna da Toca, precisa de lanterna para atravessa-la.

Dia 6 – Carrancas: cachu da fumaça e esmeralda de manhã, onde almoçamos, comida simples e boa. De tarde complexo da Zilda, lugar lindo e magico, dá pra ficar mais dias por lá, um gostinho de quero mais.

Dia 7 – Partiu Aiuruoca. Fomos pela estrada real que indica uma serra bonita, estrada de terra, bom passeio. Armar barraca (ficamos no vale do Matutu) e passeio cachu dos macacos. Conversa com sr. Gerônimo que faz balaio de bambu desde os 10 anos de idade.

Dia 8 –Aiuruoca: Conhecer o casarão do Vale do Matutu e cachu arco íris e do meio, a cachu do fundo dizem que é a maior, mas não fomos por falta de informação, caminhada boa. Na volta Cachoeira das Fadas. No casarão nos informaram que lá é um dos sete centros espirituais de Minas Gerais.

Dia 9 – Partiu Cunha – Paramos em Passo Quatro com passeio pela aconchegante cidade e visita a cachu Iporã. Chegamos em Cunha final da tarde e não achamos o camping, paramos na cidade toda enfeitada para festa do Divino. Achamos hotel por 50,00 e por lá ficamos. D. Celia nos atendeu, lhe perguntei sobre garagem para o carro. Ela me apontou o carro forte parado na frente de um banco e disse que não tinha problema pois até o carro com dinheiro ficava na rua. Eu e minha mulher demos muitas risadas. Passeamos a noite na cidade, comemos tomamos quentão da festa e fomos dormir. Resolvemos encurtar Cunha e ficar mais dias em Paraty.

Dia 10 – Partiu Paraty de manhazinha. Paramos no km 65 para subir o morro da Macela. 15 minutos de estrada de terra e 50 minutos de caminhada íngreme até o topo, que vale muito a pena, enxerga-se a praia e Paraty. Chegamos na cidade e almoçamos. Fomos pra Paraty-mirim por indicação de um amigo no camping dona Ana. Esperamos muito e ela não apareceu. Voltamos a Paraty, camping no centro tudo de bom. Área coberta, cozinha comunitária e umas camas pra depois do churrasco. Passeamos na cidade mágica.

Dia 11 – Paraty: amigos da barraca ao lado nos convidam para ir a Trindade. Ele e o filho de bike. Levamos comida, e embaixo de uma arvore frondosa almoçamos. Foi conversar conosco o Mauro que nos relatou a luta dos moradores de Trindade contra os invasores de condomínio de classe alta que desmataram a praia e suas belezas e tomaram conta de parte dela; inclusive, segundo ele mandaram matar uma família que morava nas confluências do local. Fomos na cachu da pedra que engole, e depois piscinas naturais, belíssimo passeio.

Dia 12 – Passeio de escuna pelas ilhas e praias mais longes. Bons pulos na agua.

Dia 13 – Partiu Sorocaba. Subimos por Cunha. No meio da estrada visualizamos a placa indicando São Luiz do Paraitinga. E resolvemos visitar. Belíssima estrada cheia de curvas. Passamos por Lagoinha, cidade aconchegante, compramos um enorme círculo de biscoite de polvilho por R$ 2,80, levamos vários pra família. 20 km depois chegamos em São Luiz, demos uma volta na praça e fomos parar na cachaçaria, reparamos uns motoqueiros que não saiam de um cantinho, era onde se experimentava as bebidas, também fomos e descobrimos por que não saiam de lá. Tudo muito bom. Compramos varias. Chegamos em Sorocity 16:00 h.

Ótimo passeio. Muitas lembranças. Muitos dias para separar as muitas fotos.

Nos prometemos voltar em Carrancas e São Luiz.

Boas aventuras a todos e todas.

1-20160712_123342.jpg.af32718a76d8e6051bd751a8b7e29994.jpg

1-20160716_112839.jpg.86f3475f7ac17ef5f0a5ec6e135b4770.jpg

1-DSC00392.JPG.4333a1c238b7dbc65f4f2cb8429fcd10.JPG

1-DSC00428.JPG.49d81fd160ecd3d2d909f90f1189a53c.JPG

1-DSC00513-001.JPG.cd633d7483ac016380853ece84845e2d.JPG

1-DSC00647-002.JPG.b136d8674d08893a02250d081cc91197.JPG

1-IMG_8315.JPG.07a5d6643cc72c38320d203c842373b9.JPG

1-DSC00747-001.JPG.16ae5f2481ec9428d8e83c770656f8ca.JPG

1-IMG_8540.JPG.da213b7eb3f63a06704b43ae8e8ad271.JPG

1-IMG_8750.JPG.c5a43184049259ebb67e9f285bf42134.JPG

1-IMG_9089.JPG.2759695049fb56dca299a208606dac2c.JPG

Featured Replies

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Muito obrigado por compartilhar essa viagem/experiência. 

Estou saindo de Aracaju/SE, e iriei fazer esse passeio. Suas dicas foram muito valiosas!

Muito obrigado! 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.