Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Conheça o Projeto da primeira Estrada Parque do Estado do Rio de Janeiro

Postado
  • Membros

:arrow: FONTE: UOL

http://www2.uol.com.br/guiamaua/noticias/20090715_001.htm

 

[t1]ESTRADA PARQUE VISCONDE DE MAUÁ[/t1]

 

O que é a Estrada Parque?

É uma via inserida no todo ou em parte em uma Unidade de Conservação, adaptada ao ambiente natural e cultura, planejada de forma a evitar ou minimizar os impactos ambientais, colaborar na preservação da paisagem e a salvaguardar a segurança do usuário, reduzindo os conflitos entre fauna, flora e o uso da estrada.

 

O empreendimento

Pavimentação e adequação ambiental da RJ-163, entre as Vilas de Capelinha e Visconde de Mauá e da RJ-151, entre a Vila da Maromba, em Itatiaia, e a Ponte dos Cachorros, em Resende. São aproximadamente 30km de estradas, totalmente inseridas na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira.

 

Principais características do projeto

- Via pavimentada com largura mínima de 6,00m;

- Via operada com restrições de tráfego;

- Faixas transversais em paralelepípedos, sinalizadoras dos mirantes, do Ponto Pergunta, das zoopassagens aéreas e dos trechos que atravessam as vilas da Região;

- Controle de acesso, com a implantação de um Pórtico, na RJ-163;

- Sistema de drenagem adequado à região;

- Contenção de encostas com o menor impacto na paisagem;

- Sinalização com indicações turísticas, de segurança e de educação ambiental.

 

Adequação Ambiental

- Conjunto de intervenções que visam compatibilizar a utilização da via com: a preservação dos ecossistemas locais, a valorização da paisagem e valores culturais e o fomento à educação ambiental, ao turismo consciente, ao lazer e ao desenvolvimento socioeconômico da região.

- Pórtico de controle de acesso à unidade de conservação e de informações turísticas e de atendimento aos visitantes.

- Zoopassagens que irão permitir a travessia segura de animais silvestres, o aumento do fluxo migratório e a conectividade da paisagem.

- Valorização dos mirantes existentes, tornando-os seguros e adequados a parada de descaso e a contemplação dos cenários proporcionados pela Serra da Mantiqueira.

- Adequação da única construção comercial que será permitida na RJ-163 – o Ponto Pergunta – estabelecendo a separação entre a propriedade privada e o espaço público da via, com acostamento, estacionamento e rearborização.

- Adequação de pontes rodoviárias compatibilizando com as pontes antigas na região de Visconde de Mauá, notadamente em relação a utilização para pedestres e o guarda corpo necessário.

- Tratamento especial a pontos e trechos da estrada que mereçam ser valorizados (fontes de água, áreas degradadas, pontes antigas...) e usadas como acostamentos e paradas.

 

Empreendedor responsável pelo projeto

O projeto tem como empreendedor a Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro – DER-RJ.

 

Benefícios esperados

- Melhorar as condições de acessibilidade as vilas da região de Visconde de Mauá;

- Proporcionar maior segurança aos usuários da via;

- Incentivar o movimento turístico na região, minimizando os conflitos entre fauna e flora e o uso da estrada;

- Estimular comportamentos sustentáveis que equilibram o desenvolvimento e a preservação do patrimônio natural ao estabelecer regras de uso e normas de controle.

 

Realização:

Governo Federal – Ministério do Turismo

Secretaria de Estado de Obras – UEE/Prodetur – Rio de Janeiro

DER-RJ

 

[align=center]

[/align]

[creditos]You Tube[/creditos]

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

:arrow:Fonte: http://www.avozdacidade.com/portal/Politica/htm000021293.asp

 

[t1]Obra da estrada-parque foi lançada[/t1]

 

RESENDE

Com investimentos de R$ 49 milhões e prazo de execução projetado para 12 meses, foi dada a largada para as obras da estrada-parque, o maior projeto do setor turístico do país, na região de Visconde de Mauá. Totalizando cerca de 20 quilômetros, a estrada-parque compreende o asfaltamento ambientalmente correto no trecho da RJ-163 entre Capelinha e Visconde de Mauá, e a RJ-151, entre a Vila da Maromba e a Ponte dos Cachorros. A cerimônia de lançamento do projeto foi realizada no dia 28 de dezembro, no Colégio Estadual Antônio Pirino, em Visconde de Mauá, com a presença de prefeitos e políticos da região e do Governo do Estado, mas sem o governador Sérgio Cabral (PMDB). O mau tempo impossibilitou seu voo à região.

Ele foi representado pelo subsecretário de Urbanismo, Vicente Loureiro, que enalteceu a perseverança de todos os envolvidos no projeto. “O deputado Noel de Carvalho teve um grande papel nessa obra, que agora anunciamos o início para a comunidade de Visconde de Mauá. É uma estrada que vai evitar a degradação ambiental. A partir de janeiro já teremos obras de contenção de encostas, o mais adequado pelo período de chuvas. As empresas Tecnopolo e Ipê Engenharia estão autorizadas a começar a obra que deve gerar em torno de 300 empregos e tem previsão de conclusão para um ano, mas pretendemos antecipar para dez meses”, anuncia Loureiro.

O diferencial do projeto, elaborado com apoio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), Prefeitura de Resende, Secretaria de Estado de Obras, Secretaria de Estado do Ambiente e Ministério do Turismo é a política de desenvolvimento sustentável. Em toda sua extensão a estrada terá asfalto à base de polímeros e ainda mirantes, centro para visitantes, passagens subterrâneas para animais (zoopassagens), evitando possíveis atropelamentos pelo acesso entre veículos; novos acostamentos.

De acordo com o deputado estadual Noel de Carvalho (PMDB), a estrada-parque é a concretização de um projeto pioneiro no setor turístico e de meio ambiente, nos mesmos moldes dos países do primeiro mundo. “Todo o projeto vinha sendo elaborado desde 1995, quando o ex-prefeito Silvio de Carvalho esteve na Alemanha e trouxe a ideia para ser implantada na nossa região. Depois de receber diversas obras de saneamento, urbanização e a criação de um centro de cultura, Visconde de Mauá ganha a estrada-parque, que vai trazer progresso para toda a região”, afirma o parlamentar que foi saudado pelo prefeito José Rechuan (DEM) ao término do evento e ressaltou que o projeto será patenteado pela Uerj. “Toda a topografia da região, as fontes e cursos d´água foram analisados ao longo desse período. Para se ter ideia, as zoopassagens serão adequadas para orientar os animais”, argumenta Noel de Carvalho.

Segundo o prefeito José Rechuan, a obra é mais uma vitória do primeiro ano de mandato, em parceria com o Governo do Estado. “A população de Visconde de Mauá vai ter um crescimento sustentável e ordenado, ao alcance da grandiosidade da região. Toda a grandeza, a beleza da região vai ser priorizada com essa obra. Estamos somando forças com o Governo do Estado nesse empreendimento”, finaliza.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.