Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Marrocos: Tanger & Chefchaouen - 3 dias

Postado
  • Membros

Oi pessoal,

Atualmente estou fazendo intercâmbio acadêmico em Rabat, capital do Marrocos, e no feriado do ano novo muçulmano (03/10) aproveitei para visitar Tanger e Chefchaouen. Escrevi esse relato no meu blog, onde também adicionei algumas fotos.

Caso você queira conferir o blog, o link é esse: https://wordpress.com/posts/danirodando.wordpress.com

Aqui vai o relato,

Nas primeiras duas semanas aqui no Marrocos foram o que eles chamam de “semanas introdutórias”. Não tivemos aulas propriamente dito, mas algumas palestras e atividades para introduzir ao que é Rabat, o Marrocos e a universidade. De posse da programação da semana, notei que na sexta-feira da segunda semana (30/09) não teríamos nada. Como segunda-feira (dia 03/10) era feriado aqui no Marrocos, por conta do ano novo muçulmano, pensei logo eu: “é uma ótima oportunidade para uma p’tit voyage, n’est-ce pas?”. Eu sendo eu, rs!

Ps: só por efeito de curiosidade, aparentemente os marroquinos não ligam para esse feriado, não vimos absolutamente nenhum sinal de comemoração.

Os outros alunos intercambistas também tiveram a mesma ideia e, ao juntarmos 11 pessoas, decidimos ir para o norte antes que o inverno esfrie o país todo. E na sexta-feira de manhã pegamos o trem rumo à cidade de Tanger, que fica entre o atlântico e o estreito de Gibraltar, bem próximo da Espanha (da pra pegar um barco e em 20min você chega em Algeciras). Para quem não sabe, nessa região do país (o norte) a colonização foi espanhola e não francesa, então proporcionalmente menos pessoas falam o francês e muitos falam o espanhol. Inclusive no darija do norte (darija é como o dialeto árabe marroquino é chamado) mistura muitas palavras em espanhol, como o darija de Rabat também se apropriou de vocabulário da língua francesa. Bueno, entoces cambiamos al castellano, no hay problema.

Reservamos um hotel pelo booking.com e o que eu sei é que 2 noites em HOTEL, com café da manhã (que era ótimo por sinal), saíram uns 28 euros/pessoa. A passagem de trem custava uns 18 euros ida e volta, então o fim de semana - aparentemente - não sairia muito caro. Doce ilusão: Tanger é caríssima! Pelo menos se compararmos com os preços em Rabat (claro que se você converter para real tudo sai à metade do preço, mas é melhor começar a pensar em dirhams e esquecer os reais). Chegamos ao redor de meio dia, fomos para a medina (depois de ser extorquidos pelos taxistas por não ter noção da distância da estação de trem para a medina - não paguem mais do que 15 dirhams (pagamos 50), se vocês fizerem esse trajeto!). Estávamos famintos e era sexta-feira - o que no Marrocos significa COUSCOUS!!! -, de forma que começamos a procurar um lugar para comer. O problema é que, acostumados com a realidade não tão turística de Rabat, nos assustamos porque os preços eram simplesmente o dobro! Acabamos comendo um couscous não tão bom num restaurante super agradável, porém caríssimo (um couscous saiu 64 DH/pessoa). O problema é que na hora de pagar teve alguma confusão que confesso não ter entendido muito bem, porque preferi me afastar. Acho que o problema foi que não deixamos gorjeta, só que também não gostamos da comida nem do serviço, isso fora que a conta estava errada (para mais, claro).

Passamos o dia visitando a medina (que é como a parte antiga das cidades são chamadas aqui nos países do Magreb) e a kasbah (cidade murada). São lindas, lindas, vale à pena perder o dia andando nas ruelas e descobrindo tudo o que tem no souk, nas lojas, nos salons de thé, etc. Na kasbah visitamos o Museu das Culturas do Mediterrâneo (ou algo similar), onde se contava sobre a historia da região e a relação com outras partes do mediterrâneo, como a Grécia, o Império Romano, a Península Ibérica, o Império Otomano, etc. O museu não é muito grande, mas é super interessante e fica numa casa em estilo Al-Andalus (ou seria marroquino mesmo? ahahahah). Uma amiga intercambista, que é de Cordoba (Espanha), se sentiu em casa, não só porque a arquitetura é muito parecida com a do sul da Espanha, mas também o fato de falarem castellano, dos jardins, enfim tudo é parecido. Depois de séculos de árabes vivendo na península ibérica não há santa inquisição que consiga apagar seus rastros, não é mesmo?

Nós queríamos visitar Chefchaouen (la Perle Bleu - Pérola Azul, como dizem aqui no Marrocos), que é uma cidade que fica a 2/3 horas de Tanger, subindo as montanhas. Estávamos na dúvida sobre dormir uma noite lá ou passar o dia e voltar para Tanger. Acabamos decidindo passar o dia, então precisávamos conferir meios de se chegar na cidade. Fomos no hotel perguntar sobre ônibus e grand taxi (são taxis coletivos que tem permissão para fazer viagens entre cidades no país), já que não dá para ir de trem. Os horários do ônibus eram horríveis e ainda demorava muito, então nos restou negociar com os taxistas (Gsuis!). Sei é que queriam nos cobrar 1.000 DH (da uns 90€), a ser dividido por 6 pessoas. Conseguimos por 750 DH (ainda acho que pagamos caro, dava pra conseguir por menos, rs!), mas tudo bem.

Saímos de manhã e em 2:30 mais ou menos chegamos em Chefchaouen. Na hora já bateu a sensação de que valeu cada centavo, a cidade é pequenininha e fica numa encosta, com aquelas casinhas antigas todas amontoadas, formando umas ruelas e becos por onde se caminha. Desce um rio da montanha e dizem que se pode beber a água dele, que é a mais pura do Marrocos. Confesso que depois de ter uma experiência não tão boa com a água de Cuba eu estava meio cético, mas terminei me rendendo e não tive nenhum problema. Se vocês forem, aproveitem que a fonte é de graça e bebam encham as garrafas! Começamos a visita por cima, afinal pra baixo todo santo ajuda, não é mesmo? Você vai descendo as ruelas e é lindo, super agradável, com lojas, cafés, e casas onde vivem pessoas, em meio a oliveiras e parreiras. Às vezes me sentia estranho, porque sei lá… é tanto turista andando na janela das pessoas, parece meio invasivo. O certo é que subimos e descemos as ladeiras, visitamos a kasbah e foi maravilhoso. Almoçamos em um restaurante (foi ótimo e os preços são bem mais em conta que em Tanger, gente!) e depois rumamos para uma mesquita que fica no alto de um morro, de onde daria para ter uma visão panorâmica da cidade. A mesquita em si é super sem graça, mas a vista vale à pena!

Um ponto positivo em Chefchaouen é que o assedio não é grande, apesar de ser muito turístico. Você anda tranquilamente pela cidade e ninguém fica te perturbando pra entrar numa loja ou insistindo pra comprar souvenirs. Além, claro, de serem muito simpáticos e receptivos, apesar da fama que as pessoas dessa região têm (entre os marroquinos) de serem conservadores e arrogantes.

Voltamos para Tanger ao redor das 18h e chegando fomos direto pra orla comer frutos do mar. Eu e minha amiga espanhola arriscamos uma paella, mas foi uma péssima escolha! Não era uma paella, era arroz com dois camarões e uns pedaços de lula. Tipo, o gosto era estanho e tinha muito pouco frutos do mar, pelo menos não foi tão caro (25 DH, o que para Tanger ta ótimo, rs). Minha amiga ficou muito, mas muito irritada, ela repetia que se sentiu ofendida - como espanhola - por eles chamarem aquilo de paella, rs.

Voltando para o hotel já tínhamos que novamente negociar o preço do taxi para ir para as Grottes d’Hercules, nos arredores de Tanger, já que o transporte público não funciona muito bem e os táxis comuns não podem ir lá (aqui no Marrocos os taxis comuns - com taxímetro - só podem circular dentro das cidades). Depois de negociar fomos procurar um restaurante na orla para comer frutos do mar. Nesse lugar, segundo a mitologia grega, havia um dragão que guardava a macieira das maçãs de ouro, que garantiam imortalidade a quem as comessem. São umas grutas à beira-mar, num lugar super bonito. O fato é que eu achei muito pega turista, eles cobram entrada em uma das grutas (a mais sem graça de todas), sendo que ela ta toda trabalhada, é super pequena e tem uma loja e uma pessoa com macacos cobrando por fotos com turistas. Primeiro que eu sou super contra explorar animais desse jeito, segundo que a caverna não era nada de especial. Na segunda e maior de todas não se paga nada para entrar, ela é bem maior e pode-se ver o mar de dentro dela. Pagamos 350 DH no taxi, mas acho que saiu caro porque era uma passeio de tipo 3h… se vocês forem negociem para pagar menos, porque é realmente muito perto de Tanger. Voltamos para a medina, tentamos visitar a sinagoga (que é a única a ainda funcionar no Marrocos), mas estava fechada. No final da tarde pegamos o trem de volta para Rabat, já que o dinheiro começava a escassear, rs.

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.