Ir para conteúdo
heka

Malásia -Guia de Informações

Posts Recomendados

História

A existência de vida humana nesta região parece remontar a 40 mil anos, de acordo com um crânio humano encontrado em uma caverna em Sarawak.

No séc. 2 já existia comércio com a Índia. No sec. 3 a região foi governada pelo império Funan, que era baseado no Camboja e mais tarde nos sec. 7 a 15 pelo império Srivijayan baseado em Sumatra. No séc. 15, com o suporte dos chineses a Malásia expandiu seus domínios. Neste período foi marcado também pela introdução do islamismo que se difundiu rapidamente. No séc. 16, atraídos pela prosperidade da península, os portugueses chegaram, seguidos pelos holandeses no séc. 17 e pelos britânicos no sec. 18. Os britânicos, por sua vez trouxeram chineses e indianos que mudaram a cara da população. A independência veio em 1957. Porém, em 1969, tensões raciais já acumuladas por longos anos fizeram explodir violentos conflitos que mataram centenas de pessoas.

Hoje a sociedade malaia, parece ter se tornado mais tolerante nas questões raciais e diferentes etnias convivem pacificamente. Usualmente os malaios controlam o governo e os chineses a economia.

 

Informações Gerais

 

ATM: nas cidades principais são fáceis de achar, porém nas ilhas são limitadas.

Capital: Kuala Lumpur

Governo: monarquia constitucional

Custos: 20 dólares/dia

Língua: bahasa melayu (oficial), chinês, tâmil e inglês

Religião: maioria mulçumana

Moeda: ringgit

Estações: seca Abr-Out; chuvas Nov-Mar (costa leste de Nov-Mar e oeste de Mai-Out)

Vistos: brasileiros são isentos de vistos até estadia de 90 dias.

 

Mulheres viajantes: Apesar de ser um país islâmico, é tranqüilo para as mulheres viajarem independentes. Ao entrar em mesquistas deve se usar o lenço para cobrir a cabeça. Vestir de forma moderada também é recomendável, além de outras precauções de segurança, que sempre devem ser tomadas.

 

Perigos e Cuidados: no geral o país é seguro para se viajar, mas como sempre precauções devem ser tomadas, como não ficar em lugares desertos tarde da noite, pessoas estranhas, etc. Um tipo de crime que vem ocorrendo com freqüência são roubos de bolsas e malas por motociclistas. Se mordido por animais, tome cuidados, pois a raiva é freqüente, melhor se precaver com a vacina anti rábica. Ao fazer trekkings e hiking se previna contra sanguessugas, especialmente no período de chuvas.

 

Principais atrações

 

malasia.jpg.9e97dddfecbab49503ca3d4d5c240eac.jpg

Taman Negara: região de selva, onde o visitante, pode conhecer a floresta por cima, fazendo arvorismo, fazer trekkings ou tentar observação de animais noturno.

 

Pulau Perhetian: lugar de águas claras, boa para snorkelling

malasia2.jpg.add1edd40ca2e6e18af62d77ab9dfae8.jpg

 

Monte Kinabalu: Montanha de cerca de 4000 m, para quem gosta de montanhismo.

 

Cameron Highlands: a uma altitude de 1300 a 1800m, é o lugar onde se pode encontrar plantações de chá e fugir do clima úmido e tropical das terras baixas.

 

Gunung Mulu: listado como patrimônio da humanidade, possui uma das maiores entradas de caverna já descobertas.

 

Sungai Kinabatangan: terra dos orangotangos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×