Ir para conteúdo

Chile registra mais de 60 terremotos secundários até a manhã deste domingo


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

:arrow: FONTE: Folha Online

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u700184.shtml

 

[align=Justify]Mais de 60 réplicas do terremoto que atingiu fortemente o Chile na madrugada deste sábado (27) foram registradas entre ontem e este domingo no país. De acordo com especialistas citados pelo jornal chileno El Mercurio, esses tremores, que podem ser de grande força, continuarão pelos próximos dias e até meses.

 

Em Santiago, um terremoto que abalou o centro e o sul do Chile estremeceu edifícios na capital chilena na manhã deste domingo, disseram testemunhasà agência de notícias Reuters. Não há informações sobre vítimas ou danos a prédios ou casas.

 

Na região de Maule, de acordo com o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGC, na sigla em inglês), um abalo de 6,1 graus de magnitude foi registrado por volta de 8h25 (hora local). Outro local que sentiu tremores neste domingo foi a costa de Libertador O'Higgins, com magnitude de 5 graus às 7h11.

 

Também no Equador, foi registrado um terremoto na manhã deste domingo. Com força moderada, de magnitude 5,3 ele atingiu uma área próxima ao litoral do Equador, a 15 km da cidade de Portoviejo e a 125 km de Guaiaquil. O terremoto ocorreu às 5h26 locais (7h26 de Brasília), a 40,8 km de profundidade.[/align]

Link para o comentário
  • Colaboradores

Para atualização de dados, os tremores secundários chegam á 140 e 711 mortos, sendo que a tendência desses números é subir.

O Chile fica de frente para a borda de uma placa continental que raramente se movimenta, mas quando o faz, é para arrasar o quarteirão. O Nordeste do Brasil passa pelo mesmo caso, mas como não há movimentos recentes nesses últimos anos, nada aparece, mas mesmo nós não estamos livres de algo similar.

O Chile em outra ocasião já foi alvo de um outro terremoto que foi tido como o maior de toda a história mundial, por isso mesmo, eles de certa forma já estavam preparados para alguma ocorrência, a surpresa foi na verdade a magnitude do tremor e a Tsunami que o acompanhou, frisando que isso foi causado pela acomodação de uma placa tectônica situada no mar de frente para o Chile. Fontes dizem que o tremor foi sentido em menor escala até mesmo dentro do Brasil.

Mas quem de fato passará a sofrer intensamente com as consequências, é o novo presidente eleito que assumirá no próximo dia 11, terá de entrar num quadro onde encontrará um país literalmente desabado, os orgão de economia, estimam o prejuízo em até 15% do PIB chileno, a onde de saques começou, sendo que a população não furta gêneros de primeira nessecidade, mas televisores de plasma, máquinas de lavar entre outros. O toque de recolher já foi imposto e a violência sobe vertiginosamente; é o medo do fim, o medo da morte instaurando o pânico.

Para variar, o governo brasileiro ofereceu ajuda, que já foi amplamente aceita. Mas por não termos experiência nesse campo, talvez nossos esforços não sejam de fato eficazes.

Abraços.

 

Fontes:

-BBC Brasil:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/03/100301_chile_tremores_secundarios_rw.shtml

 

http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2010/02/100228_chile_aereas.shtml

Link para o comentário
  • Colaboradores

Segundo John van Wyhe historiador britânico, Charles Darwin teria presenciado um terremoto de magnitude similar em 1835 e isso teria auxiliado na Teoria da Evolução das Espécies. Já o professor chileno de sismologia, Mário Pardo, haverá um hiato de 80 anos até um novo abalo similar no Chile, porém, o mais recente foi 800 vezes mais poderoso do que o ocorrido no Haití e centena de vezes maior do que o de 1985.

Novos alertas de maremoto foram dados porém não se confirmaram. As baixas contabilizadas chegam á aproximadamente 802 sendo que 500 seriam nas áreas abordadas pelo maremoto.

O governo aumentou o número de patrulhas militares e as horas do toque de recolher que agora vai de 18 ás 06hs. Porém os bandidos que insistem em assolar o povo, agora se deslocam para o interior, rumo ás áreas menos patrulhadas, enquanto isso, Hilary, prefere fofocar sobre a corrupção no Brasil. Como se o que há no Chile não fosse evento de preocupação mundial...

Abraços.

 

Fontes:

-BBC Brasil:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/03/100303_chile_replicas_np.shtml

 

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/03/100303_chile_replicas_np.shtml

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...