Use o menu Tags para buscar informações sobre destinos! - Clique aqui e confira outras mudanças!

Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Rodolfo Borelli

Comunidades e tribos

Posts Recomendados

Boa tarde. Gostaria de saber de algum aplicativo que indica algumas comunidades ou tribos ou alguem que conheça alguma que receba mochileiros. No qual quero poder passar uns dias para conhecer e que possa ser feito alguns trabalhos em troca de dinheiro ou apenas descanso e alimentação. Desde ja muito grato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, não conheço nenhum app e algo que eu possa te indicar onde você consiga procurar diretamente essas oportunidades de voluntariado em tribos e/ou comunidades tradicionais, mas vou indicar algumas coisas que talvez possam ajudar um pouco:

 

Se você estuda ou mora próximo a alguma universidade que tenha cursos, grupos de pesquisa, etc nas áreas de humanas (principalmente sociais, antropologia, etc) e/ou meio ambiente, sustentabilidade, etc. E melhor ainda, se é uma universidade que tem alunos que vieram de políticas afirmativas para populações tradicionais (alunos indígenas, de comunidades quilombolas, de populações ribeirinhas, de assentamentos rurais, etc) e tem professores que trabalham nessas linhas de pesquisa, sempre há grupos que são abertos a participação e neles você faz contato com essas pessoas e, por meio desses contatos você descobre oportunidades. Vou citar um exemplo: Na minha universidade há diversos alunos oriundos dessas populações tradicionais e consequentemente diversos grupos e núcleos criados por eles dois quais podemos participar. Participei um pouco de um núcleo de agroecologia e desenvolvimento rural onde sempre apareciam algumas oportunidades de desenvolver algum trabalho com o pessoal do assentamento rural, eles forneciam muitas vezes transporte, acomodação e refeiçoes.

Procurando pessoas que pertencem as tribos/comunidades que você tem interesse ou que trabalham com elas é mais fácil você achar oportunidades de voluntariado.

Outra opção é entrar em contato com os institutos de pesquisa, como a RDS Mamirauá, por exemplo, que oferece oportunidades de trabalho remunerado ou voluntário várias vezes ao ano em diversas áreas, geralmente todas as oportunidades são na pousada da reserva e inclui hospedagem, alimentação e, algumas vezes, uma bolsa $$.

Se tiver interesse em trabalhar com indígenas, entre no grupo do concurso da funai no facebook (o nome do grupo é concurso funai - sem propagandas, eu acho), o grupo é voltado ao concurso da funai mas está cheio de indigenistas da funai lá e eles se disponibilizam a nos responder e esclarecer dúvidas sobre qualquer coisa relacionada a questão indígena, eles são extremamente prestativos e legais.

Enfim, são só algumas dicas, basicamente procurar pessoas de universidades, ongs e instituições que trabalham com populações tradicionais. Espero que ajude.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso  

×