Ir para conteúdo

A Bela Vila de Santo Amaro do Sul, em General Câmara.RS. Patrimônio Arquitetônico Nacional


Posts Recomendados

  • Membros

Conforme planejado, saímos de Santa Maria, RS, região central, com destino a Santo Amaro do Sul, distrito de General Câmara, itinerário que fazia parte de uma viagem maior, rumo a Florianópolis, mas como minha filosofia é ir passeando, e descobrindo os caminhos por onde passo, encaixei essa visita a Santo Amaro, da qual já havia visto fotografias magníficas, via cyberspace. Saímos pela BR 287, cheia de pardais, pedágios e com bastante transito, e após Santa Cruz do Sul, pegamos a RS 244, pista vazia, e ótimo asfalto.

1ª Parada: Passo do Sobrado, da região do Vale do Taquari, cidade onde nasceu Mano Menezes;

2ª Parada: Vale Verde;

3ª Parada: General Câmara, Distrito de Santo Amaro do Sul

A estrada seguia boa, e foi fácil achar, pois havia uma grande placa indicando, Patrimônio Histórico Nacional, ai não tinha como não visitar. Já sabia que seriam 4 km por estrada de chão, mas estrada péssima! Pura pedra, ruim mesmo, poxa, aí fica difícil! E na Vilinha, pior ainda, muitas ruas interditadas ou desmoronadas, deve ter sido de alguma enchente, pois o lugar, acabei descobrindo, também é um balneário, a beira do rio Jacuí, bastante

frequentado por pescadores. O lugar até tem ares turísticos, com pousadas e restaurantes oferecendo frutos do mar. As casinhas, e alguns casarões lembram muito a Bahia, pelo estilo colonial Português (Também lembra Rio Pardo.RS), e a Igreja Matriz, é um local a parte, uma verdadeira obra de arte, realmente uma das mais belas do Estado, se não a mais bela, em seu estilo barroco. Apesar dos pesares o local é muito bom para se passear e relaxar, e curtir a atmosfera que emana do lugar, uma sensação boa de nostalgia, um convite para sentar e ver a vida passar. O dia estava lindo e as fotos ficaram boas, mas apesar disso o passeio não foi fácil, pela condição das estradas e ruas. Incrível o potencial turístico que possui Rio Grande do Sul, porém, também inacreditável o descaso e relaxamento com que é tratado. Lugares como esse que poderiam ser um centro turístico, com alto potencial, e acabam se tornando uma aventura para maluco (meu caso). Parece que General Câmara tem outras atrações, mas não pude explorar dessa vez. Reflexões a parte, segue o fandango. O lugar também é interessante para acampar ou alugar uma cabana próxima ao rio.

Antes de chegar ao litoral gaúcho, ainda deu pra encaixar uma passadinha por São Jeo, e Charqueadas, na região carbonífera do RS, que inclui a cidade de Arroio dos Ratos, que possui O Museu do Carvão, do qual contarei num próximo post.

Andanças feitas, até o pernoite no litoral gaúcho, para no dia seguinte rumar para Florianópolis, que é um caso a parte. Aqui mais uma singela contribuição, de mais uma aventura pelo meu Rio Grande, mais 5 cidades pro caderninho, rumo a 100 cidades gaúchas capturadas, ou seja 1/5 do total, quem sabe um dia chego as 497. E fica o pensamento de que; O melhor da viagem, é a viagem.

 

Relato completo e outros aqui- http://rotasetrips.blogspot.com.br/

genecamara.igreja.stoamar.jpg.cd54ee5dba83b875de473e2e9f07f709.jpg

genecamara.amaropolis.jpg.7ccd452c1517be2c8e6b52ae37b30086.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...