Ir para conteúdo

Mochileiros se confraternizam na Capital Paulista


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

:arrow: FONTE: Jornal de Itupeva

http://www.jornaldeitupeva.com.br/noticia.php?id=100228154807

 

[align=Justify]Um grupo de amigos, integrantes da comunidade Mochileiros, do Orkut, realizou o primeiro encontro de 2010. A cidade escolhida como palco para o evento foi a Capital do Estado, São Paulo.

 

A confraternização aconteceu ontem, sábado, das 16h às 21 horas, em um conceituado boteco, localizado na esquina da avenida Paulista, que é o

principal centro financeiro do país, bem como um dos pontos mais característicos de São Paulo, que revela a importância da cidade não só como um pólo econômico, mas também como centralidade cultural e de entretenimento.

 

Segundo Richard Takahashi, um dos participantes do encontro, o objetivo da comunidade mochileiros na internet é promover o intercâmbio de informações entre viajantes independentes sobre os mais interessantes destinos e culturas no mundo todo.

 

“Acredito que viajar é a melhor maneira de conhecer o mundo. Acredito que os adeptos à prática adquirem muita experiência e conhecimento cultural, pois mantém contato com novos povos, novas línguas, cores, gastronomia, além de paisagens fenomenais. Com isso, tornam-se pessoas melhores e mais aptas a enfrentar e transformar o mundo em um lugar melhor”.

 

O Mochileiro é um viajante independente, que organiza suas viagens por conta própria, dando ênfase ao conhecimento, aventura e diversão. Geralmente, utiliza meios de hospedagens mais econômicos e costuma fazer viagens mais longas.

 

Geralmente, os mochileiros são viajantes de todas as idades, nacionalidades e classes sociais possíveis, que amam sair de suas casas, atravessar fronteiras de países ou mesmo de estados, conhecer locais e pessoas de culturas diferentes, por meio de uma forma totalmente aventureira, independente, econômica e enriquecedora.

 

Segundo os participantes do 1º Encontro em São Paulo, “os mochileiros querem ter independência para escolher quais os atrativos a serem visitados, o tempo de permanência em cada local, os meios de locomoção a serem utilizados, os locais de hospedagem e o percurso a ser seguido.

 

Não estão preocupados com luxo e conforto, mas sim com segurança, higiene e praticidade. Seus recursos financeiros, mais por uma questão de opção que por limitação, privilegiam reduzidas despesas em hospedagem, transporte e alimentação, em benefício de atividades que lhes proporcionem prazer ou prolongamento do período de viagem.

 

Entre os principais fatores que levam o grupo a escolher o estilo de viagem estão o aspecto econômico, oportunidade de conhecer outras pessoas, experiência mais realista e melhor do país, além do prolongamento do tempo de viagem, independência, flexibilidade e experiência prévia como mochileiro.

 

A cultura mochileira originou-se da “Geração Beatnik”, que nasceu nos Estados Unidos da América e é composta por artistas e escritores, que constituíram um dos mais significativos movimentos literários do século XX e introduziram a palavra liberdade à sociedade americana das décadas de 50 e 60.

 

Atualmente, a Austrália é o berço do Turismo Backpacker, sendo o país que mais recebe mochileiros no mundo, sendo registrado mais de US$ 4 bilhões nos anos de 97, 98 e 99.

A comunidade Mochileiros possui 144,5 mil membros e está disponível na rede social Orkut, da internet.[/align]

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...