Ir para conteúdo

Dúvida: Voo Manaus - Tefé.


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal. Alguém que já fez a rota Manaus a Tefé (ou conhece alguém que fez, viu relatos em qualquer lugar, etc) pode me esclarecer algumas dúvidas?

 

Vi que para ir até Tefé há 3 opções: Lancha rápida (preço bem caro para mim), aquelas barcas com rede (mais de 40hs de trajeto) e voos pela azul e uma companhia aérea chamada MAP Linhas Aéreas. Vi que entre os voos da azul e as rotas fluviais não tem tanta diferença de preço a ponto de compensar a viagem por rota fluvial (a não ser que seja para dormir na rede, aí sai um pouco mais em conta, mas sinceramente pelo desconforto para mim não vale tanto a diferença de $$ que é pequena). Pesquisando, achei voos dessa MAP Linhas Aéreas por 199,00 ::otemo:: , vi que é uma cia nova (começou em 2014 eu acho) que faz rotas exclusivamente pelo norte (várias cidades do Amazonas, Rondônia e Pará). Enfim, queria saber se alguém conhece, se é confiável, se alguém já teve algum problema comprando passagens dessa empresa, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não estou dizendo que a MAP está em vias de falir ou cancelar voos, pois não conheço a realidade dela, ela pode estar bem de saúde financeira e comprando aviões novos e expandindo rotas...

 

Mas estas pequenas empresas aéreas que operam no interior da Região Norte costumam abrir e falir num ciclo de 5 a 10 anos, nos últimos 30 anos já devem ter aberto e falido umas 10 empresas similares.

 

Eu mesmo precisava viajar a trabalho para uma grande empresa mineradora no interior do Pará algumas vezes por ano por vários anos seguidos, já voei com umas 5 ou 6 empresas diferentes lá no interior da região norte, acho tirando a Trip que foi comprada pela Azul e a Gol, nenhuma das outras continua a voar...

 

O que eu quero dizer com isto, é que muitas vezes você não tem outra opção viável com um custo acessível, então resta ir com estas empresas menores ou gastar uma pequena fortuna. Eu só não recomendaria comprar as passagens com muitos meses de antecedência, para evitar riscos de cancelamentos dos voos e você ter problemas em receber o dinheiro de volta. Uns 30 ou 60 dias de antecedência costumam ser suficientes para minimizar bastante o risco de cancelamentos e ainda conseguir preços aceitáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Ariane! Eu moro em Tefé há quase dois anos e vira e mexe preciso fazer esse trajeto. Eu nunca peguei lancha nem barco entre Manaus e Tefé. Já fiz viagens de lancha e barco com o mesmo tempo de duração em outros trajetos e acho que, apesar do ligeiro desconforto, é uma experiência que vale muito à pena, se você ainda não fez. No caso do barco, dormir em rede e conviver com as pessoas da região te permitem sentir um pouco melhor o que é a Amazônia (do Amazonas).

 

Mas também sei que nem sempre dá pra encaixar no nosso calendário de viagem 6 dias de deslocamento, porque isso ia representar 6 dias a menos para vivenciar o lugar. Ainda mais para quem está saindo com as folgas contadas, como eu :D Nesses casos, o avião compensa, mesmo podendo ser um pouco mais caro que as outras opções.

 

Quanto a comprar com antecedência, ultimamente não temos tido tantos cancelamentos de voos da Azul quanto tivemos no ano de 2015. A empresa levou muitos processos e parece que mudou bastante sua organização para evitar os cancelamentos. O que tem acontecido muito são alterações no horário (e sem aviso prévio, você só fica sabendo quando vai ver sua conta ou fazer o webcheckin). O que pode ser um problema, se vc comprar passagem de outra companhia aérea para/de Manaus com horário muito colado a esse voô que vai/volta de Tefé.

 

Mas fique atenta porque, segundo determinação da ANAC e Código do Consumidor, caso aconteça a mínima alteração de horário (5 minutos de diferença, que seja) as companhias aéreas são OBRIGADAS a devolver integralmente o valor da tua passagem, ou mudar para um dia antes ou para um dia depois, sem cobrança de taxa ou da diferença entre as passagens. Se eles não quiserem alterar, é processo na certa. O pior problema é cancelamento, porque aí atrapalha sua programação né. Mas eu já passei por cancelamento e eles ofereceram transporte e hospedagem em Manaus - que também não é mais do que obrigação.

 

Quanto à MAP, ainda não voei nela, porque sempre consigo um preço mais em conta pela Azul. E porque quase sempre vou para além de Manaus e não tenho paciência de ficar tentando coordenar passagens aéreas de diferentes companhias. Se eu fosse você, procuraria passagem na Azul durante a semana, porque é quando costuma ter um desconto. Não para você voar durante a semana, mas fazer a busca na próxima terça-feira, por exemplo, em vez de pesquisar hoje, que é domingo. O problema é que com o carnaval as passagens estão muita caras mesmo para esse período... Mas semana passada procurei e encontrei voo da Azul por menos de R$200,00 o trecho (R$400,00 ida e volta).

 

E se precisar de qualquer ajuda por aqui, é só escrever! Vou preparar um post com os atrativos da cidade, mas ainda vai demorar pra colocar aqui.

 

Abraços e bem vinda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...