Ir para conteúdo

Vistos para a Ásia Central


heka

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Vistos

 

Em geral os procedimentos para conseguir o visto para entrar nos países da Ásia Central não diferem muito de um para outro país. Porém não há representação consular destes países no Brasil, obrigando os viajantes a conseguirem os vistos em outros países de passagem, como a Rússia, na Europa ou EUA.

 

Os requerimentos gerais são:

 

• Carta-convite (Alguns exigem que o processamento do visto seja feito por uma agência de turismo local)

• Passagem ou reserva da passagem com data de retorno

• Roteiro e hospedagem reservada

• Dias que ficará (alguns países exigem saber o local de entrada e saída)

• Passaporte válido por no mínimo 6 meses.

• Foto

• Taxa de visto

• E outros documentos a critério de cada país.

 

No Uzbequistão é possível conseguir o visto na chegada do aeroporto se as seguintes regras se aplicarem:

1.Não há representação consular no país onde o vôo se origina para o Uzbequistão

2. O vôo de conexão no país onde há consulado ou embaixada do Uzbequistão, não provê tempo suficiente para conseguir o visto.

 

Mais informações nos sites: http://WWW.vistos.com.br ou http://WWW.advantour.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Olá BCanever,

 

Há muito tempo que penso em fazer a Rota da Seda,mas devido a muitas dúvidas e falta de tempo para organizar acabo fazendo outras viagens.Gostaria de saber como conseguir os vistos para Uzbequistão,Quirguistão e como conseguir a autorização do Ministério das relações exteriores do Irã para tirar o visto.Se possivel gostaria de informações sobre itinerários,meios de transportes e alojamentos nesses lugares.Sei que são muitas informações,mas se puder,preciso de algumas dicas sobre essa viagem fantástica.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, o unico visto que tirei no Brasil foi do Irã. Não pedi o codigo de verificação, so mandei os documentos e ficou pronto em umas semanas. Se devem ter feito tudo sem eu saber. Se pedir numa embaixada fora do Brasil vão te pedir este codigo com certeza. Foi super tranquilo, só um pouco demorado.

Uzbequistão e Cazaquistão comprei uma carta convite de uma agencia e me mandaram por email. Fui na embaixada em Istambul e peguei os vistos. Na verdade a do Uzbequistão não ficou pronta a tempo, mas me deram o visto mesmo assim. Quirguistão não precisa de carta convite. Eu fui por terra, mas da para tirar o visto do Quirguistão sem carta convite no aeroporto tambem.

Turcomenistão vc precisa de um guia todo o tempo com vc para viajar com visto de turismo. Eu optei por um visto de transito, para ter liberdade de viajar sozinho. Mas só me deram 5 dias.

 

 

Eu viajei Turquia-Norte do Iraque - Irã- Turcomenistão- Uzbequistão-Cazaquistão- Quirguistão- China- Paquistão e India( Jammu/caxemira e Ladak).

 

Hospedagem super tranquila, sempre opções de hoteis e guest houses baratas. No Quirguistão fiquei bastante em Yurts e no Irã na casa dos iranianos.

 

Alguns lugares peguei trem, mas viajei mais de onibus mesmo. Na asia central tem muitos taxis comunitários, quando tem 4 passageiros sai. É uma mão na roda para alguns trajetos que tem pouco onibus. Em geral falam pouco ingles, mas é uma viagem tranquila. A maior programação tem que ser sobre os vistos. Transporte, alimentação e hospedagem é como em qualquer viagem. Nunca reservei nenhum hotel.

 

Fiz um mapa no trip line com que mostra um pouco mais o itinerário: http://www.tripline.net/trip/new-3751101164151004A3A182D19AE7BE68?edit=1&vis=private#add

 

Va montando tua viagem e qualquer dúvida me fale.

Se quiser dar umas dicas ou ver umas fotos veja: http://saiporai.wordpress.com/

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bcanever,

 

Qual foi a agencia que vc solicitou a carta convite?Quando vc chegou em Istambul quanto tempo demorou para sair o visto desses dois paises?Onde vc consguiu o visto do Turcomanistão e demorou quanto tempo?

Agradeço as suas dicas,pois a maior dificuldade são os vistos.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Asia,

 

Usei a Stantour e fui bem prático e com bons preços. Recomendo.

 

Escrevi um post no meu blog sobre os vistos que tirei em Istambul: http://saiporai.wordpress.com/2011/04/21/vistos-complicados-2/

 

Os posts sobre vistos complicados ja esta servindo mais para desmistificar alguns vistos do que outra coisa. Nao sei se eu tenho viajado demais, mas ja nao sao tao complicados. Podem ser um empenho, mas nada que nao se possa contornar.

 

Para viajar para alguns paises, como os da ex-URSS (alem de outros), muitas vezes e solicitado uma LOI, carta convite. Como ia para a regiao, resolvi providenciar as LOIs assim que o visto do Iran chegou. Sabia do caso de um amigo que tirou o visto do Uzbequistao sem a carta convite, mas nao poderia correr o risco. A carta pode demorar semanas para ficar pronta, e se o visto fosse negado, isto custaria muito tempo a mais em Istanbul.

 

Entrei em contato com uma agencia que providencia o convite sem outros servicos inclusos (muitas vendem um pacote com hotel, transporte…). Eu fiz o pedido para o Cazaquistao, Uzbequistao e Quirguistao. Logo descobri que o Quirguistao nao esta solicitando cartas convites para brasileiros.

 

Visto Cazaquistao

 

-Trem de 40 minutos ate a estacao de Florya. Andar 15 minutos, achar o endereco. Descobrir que o Consulado mudou. Tentar se comunicar com os vizinhos para descobrir onde e o novo endereco. Acabar pegando um taxi ate o local. Descobrir que o consulado esta fechado sem nenhum motivo aparente.

 

-Outro dia, retornar ate o ja conhecido endereco, preencher o formulario de 3 folhas, entregar a carta convite e uma foto. Pagar uma taxa num banco perto do endereco antigo, retornar para entregar o recibo. Muita chuva e um taxista que mandou nos descermos no meio do caminho, pq recebeu uma chamada, isso nos atrapalhou tambem, alem de nos molharmos bastante.

 

-Retornar no Consulado dois dias uteis depois. Perguntar sobre o passaporte e a mulher nao achar. Esperar uns 15 minutos enquanto ela faz diversas ligacoes. Chega a pessoa que nos atendeu no outro dia. Procura o nosso passapote e entrega com o visto (mesmo tendo deixado partes do formulario em branco, como dados dos vistos da sequencia da viagem).

 

Quirguistao

 

-Tram, subida e uma ladeira, Consulado fechado. Espera. Abre. A mulher passa por nos varias vezes e nao fala nada. Arruma a mesa dela. Vai para a cozinha. Faz cha. Toma cha enquanto ve os emails. Nos chama na frente de uma familia que chegou antes. Formulario de uma so pagina e foto. Pagar taxa no banco ali perto. Escritorio do banco (que nao e no banco). Entregar o recibo. Falaram para voltar em 4 dias uteis. Dei uma chorada pois tinha que pegar o visto do Uzbequistao. Deixou eu ficar com o passaporte e entregar no dia seguinte, e prometeu o visto para 3 dias uteis (antes do fds).

 

Uzbequistao:

 

Carta convite atrasou sem motivo. Preenchi formulario na internet e imprimi copia. Coloquei “ainda esperando” no local onde pedia o numero da carta convite (nao imprimia se nao estivesse preenchido). Tram, funicular em vez de subir a ladeira pois estava chovendo, metro, descobrir qual microonibus vai ate o bairro do Consulado. Ao chegar, subir uma escadaria na chuva. Aguardar a vez. Entregar o formulario e foto. Torcer para nao falarem nada da carta convite. Descer a escadaria (uma quadra de escada) na chuva e ir ate o banco. Pagar a taxa, levar o comprovante. Esperar (com os pes molhados) 4 hrs num cafe/restaurante. Pegar o visto mesmo sem carta convite. Comemorar, descer as escadas com o novo amigo viajante que estava pegando visto. Pegar microonibus, pegar metro. Ir ate o consulado do Quirguistao. Entregar o passaporte. Escutar que vai demorar 4 dias mesmo, e nao 3 ( e com isto perder o trem do final de semana).

 

Entao, pode ser empenho, complicado neste sentido, mas dificil tambem nao e. Achei que ate foram faceis. Claro que nao se comparam ao vistos que pegamos nas fronteiras, mas aquele mito de “sera que vao me dar o visto” nestes casos e um pouco de exagero.

 

Caso alguem precise dos enderecos, precos, nomes dos transportes de tudo isto em Istambul, e so falar. Nao coloquei, pois ficaria meio chato para quem nao vai usar.

 

Bem, logo a viagem propriamente dita comeca, e ainda existem algumas embaixadas para serem visitadas.

 

Norte do Iraque tirei na fronteira, gratuito. Do Paquistão até ano passado dava para tirar na fronteira com a China, em Sost. Mas no final da temporada mudou a politica. A estrada fica aberta poucos meses por ano devido ao tempo.

 

Visto da China tirei no mesmo dia em Tashkent, pagando um express visa, pois teria que fazer aplicação para o visto da India, que demora 5 dias úteis em qualquer consulado. Nenhum deles pediu passagem aerea de volta, reserva de hotel, blablabla...

Turcomenistãoo demora de 5 a 10 dias o visto de transito, depende quanto vc paga. Dei entrada em Teran e pequei 3 semanas depois em Mashhad. Não foram muito simpáticos, e achei que talvez não daria certo. Mas no final tudo correu bem, e sai do Irã no meu ultimo dia de validade do visto.

 

Dou algumas dicas sobre vistos nas fronteiras de outros países aqui: http://saiporai.wordpress.com/2010/06/30/visto-para-brasileiros/

 

Se quiser falar comigo manda uma MP e te passo meu fone.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Vistos para o Kirgistão:

 

Não há necessidade de carta convite e o visto pode ser conseguido na chegada do aeroporto de Bishek.

 

Vistos para o Ubekistão:

 

O visto para o UZ pode ser conseguido no aeroporto de Tashkent, mediante a posse de uma carta convite.

A carta convite pode ser emitida através de uma agencia de turismo ( Stantour, Advantour ou outra que preste este serviço), mediante on pagamento de uma taxa ao redor de USD 45.

A agência irá requerer cópia de passaporte e carta confirmando sua situação de trabalho e talvez o printing da reserva de vôo.

Outros dados também serão pedidos:

 

1 Full Name (incl. name at birth or previous names if applicable):

> 2 Date of Birth :

> 3 City and Country of Birth :

> 4 Citizenship (also previous citizenship if changed) :

> 5 Passport Number :

> 6 Date of the passport issue and expiration :

> 7 Issuing authority :

> 8 Gender :

> 9 Marital Status:

> 9a if married: spouse's full name:

> 10 Occupation, Place of Employment and type of business :

> 11 Address and phone number of place of work :

> 12 Accompanying children travelling on applicant's passport :

> 13 Previous visits (date, purpose and inviting party if applicable):

> 14 Port of Entry :

> 15 Date(s) of Entry and Departure :

> 16 Cities and Sites you wish to visit :

> 17 City/country where you will obtain visa :

> 18 Home Address and Phone number:

 

[creditos]Informação obtida pelo usuário Ásia[/creditos]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...