Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
rogerio.oliveira2

De Limeira-SP a São Lourenço-MG – viajando de carro

Posts Recomendados

20/11 a 22/11 de 2015

Para quem está no estado de São Paulo perto da região de Campinas ou até mesmo distante e quiser se aventurar para uma cidade também termal, assim como Poços de Caldas – São Lourenço é uma ótima opção e é fácil de se chegar apesar das estradas em Minas serem mais simples e com pouca sinalização, mas nada que faça você perder a cabeça e se desesperar! Além de postos de combustível ao longo do trajeto é possível também pedir informação dentro de algumas cidades que se passa!

Total rodado = 315 km (ida)

Pedágios = Somente 2 no estado de São Paulo – (rumo a Mogi-Mirim e Itapira)

PREPARANDO O PERCURSO

Quando lancei no google.maps Limeira-SP a São Lourenço-MG o programa me deu várias rotas e decidi ir pela do interior passando por Ouro Fino-MG, não sei se fiz bem, visto que a estrada nesse trajeto foi a pior parte devido aos inúmeros buracos no asfalto e acostamentos pequenos, entretanto quando sentia insegurança por não haver tantas placas ao longo da estrada, conseguia parar em algum posto e confirmar rota.

Chegando em Pouso Alegre-MG foi o momento mais tenso, por que nesse interim resolvi pegar a rodovia Fernão Dias BR381 como o google havia me mostrado, como aquilo tinha se tornado um pouco complicado para mim, parei em uma concessionária e pedi informação para um moço, o qual de imediato me desaconselhou pegar tal rota pela distancia e me informou que seguindo reto entraria na estrada rumo à Santa Rita do Sapucaí, passando pelas cidades de Pedralva, Cristina e Carmo de Minas(rodovia MG-459 e 347 )e dirigindo mais alguns quilômetros estaria finalmente no meu destino. Vale mencionar que fiz o caminho como ensinado – a sinalização é péssima, apesar da estrada ser muito boa, mas devagar se vai longe, tanto é que cheguei na cidade e aproveitei muito.

Dicas na cidade

É uma cidade bem movimentada por turistas, existem várias lojas de doces e queijos assim como poços de Caldas, o mercadão municipal é pequeno comparado ao de Poços, mas vale a pena conferir! O calçadão principal da cidade onde se concentram hotéis mais caros, lojas de souvenir, bares e restaurante é muito legal. Um bom lugar para beber e comer algo e conversar muito.

Na hora do almoço os preços são bem acessíveis, há muitas promoções nos restaurantes. Entretanto, a noite esses mesmos restaurantes cobram mais caro, pois muitos só oferecem lanches e pizzas no cardápio! Lembro-me que sai da rua dos turistas e adentrei mais na cidade, na parte dos moradores, ali você encontra outras lanchonetes tão boas quanto a rua principal, mas com preço muito mais justo! Isso a meu ver, se você quiser ficar só no circuito para turistas tudo bem!

Passeio de Maria Fumaça

Você pode andar ainda por outras ruas onde há lojas de artesanatos – assim que chegamos na pousada às 14:00, descansamos um pouco e nesse primeiro dia rodamos o centro da cidade. No segundo dia, logo após o café da manhã fomos para o famoso passeio de Maria fumaça entre as cidades de São Lourenço e Soledad de Minas – Em 2015 o passeio custava R$50,00 por pessoa e isso incluía a todos independente se era a pessoa fosse aposentada, estudante ou professor. Todos pagavam a mesma tarifa, no guichê da estação falavam que o ingresso custava na verdade R$100,00, mas já haviam dado o desconto para todos.

*(na minha opinião: mentira!, apenas mais uma forma de tirar dinheiro de turista, já que os vagões iam lotados)

O passeio vale a pena, muito divertido com violeiros cantando nos vagões e a parada que você faz até a outra estação você vê mais artesanato e comidas. Creio que o passeio dura cerca de 1 hora e meia. Indo para São Lourenço, não tem escapatória faça o passeio! Creio que o passeio só acontece aos sábados e domingos, procure no Google ou na cidade os horários de embarque!

O parque termal da Nestlé

O parque era municipal, mas houve uma concessão para que a Nestlé o explorasse. Ao meu ver, embora pagando o ingresso de R$7,00, vale a pena conhecer e passar umas horas ali. Tudo é muito bem conservado, com manutenção constante, banheiros limpos e há uma área no parque que você toma uma ducha bem gostosa, não há piscinas – somente uma duchão e em volta dele há cadeiras de piscinas e um restaurante. Minha namorada e eu tomamos um banho gostoso ali e ficamos um bom tempo, havíamos encontrado pessoas muito bacanas para conversar naquele local. Ah! Quando fizer o passeio no parque, vá então com um biquíni e/ou shorts mais leve por baixo das roupas para se molhar! Muitos fazem isso! E digo: vale a pena!

Enfim, creio que 3 dias são suficientes para ficar na cidade – é um lugar que oferece lazer e tranquilidade para quem procura esse tipo de turismo! Um ótimo lugar para casais com filhos, namorados e idosos! Tem acessibilidade a deficientes físicos principalmente na área central! Há também pessoas que reservam um tempo para conhecer as cidades vizinhas de Caxambu e Lambari! Se tiver mais tempo em seu roteiro faça tais visitas.

***Para voltar você pode fazer o mesmo percurso da ida ou se preferir, pegue sentindo Lambari, Campanha e caia na Fernão Dias BR-381 e dirija até Atibaia-SP, chegando no entroncamento da Dom Pedro I SP-065, vá rumo a Campinas e lá rumo a Limeira pela Anhanguera BR-50.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso